Rockstar Games

A Rockstar Games, Inc. (também conhecida como Rockstar NYC e anteriormente chamada de BMG Interactive) é uma produtora e publicadora de jogos eletrônicos fundada em 1998 por Sam Houser e Dan Houser, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Conhecida por ter criado grandes nomes dos jogos eletrônicos, a Rockstar é criadora de algumas séries famosas. Sua sede fica em New York (Nova Iorque), mas é formada também por vários estúdios que foram comprados, renomeados ou então construídos pela própria empresa, como é o caso da empresa irmã Take Two Interactive.

A sede da Rockstar está localizada na Broadway, na vizinhança de NoHo, em Nova York, parte dos escritórios da Take Two, e é onde estão os departamentos de marketing, relações públicas e desenvolvimento de produtos.

De acordo com a companhia, a Rockstar Games tem como objetivo criar jogos eletrônicos para entretenimento a partir de alta tecnologia e inovação. Para isso, a empresa tem entre seus valores a qualidade, criatividade, comprometimento e paixão.

Filosofia da empresa

Em outubro de 2011, o vice-presidente da Rockstar Dan Houser disse à Famitsu que a Rockstar evita intencionalmente o desenvolvimento de jogos de Tiro em Primeira Pessoa. “Estamos evitando deliberadamente isso agora”, disse ele, de acordo com uma tradução da 1UP.com. “Está no nosso DNA evitar fazer o que as outras empresas estão fazendo. Eu suponho que você poderia dizer que Max Payne 3 é algo perto de um FPS, mas há aspectos realmente únicos para a definição e jogabilidade ali também, e não apenas na história. Você precisa ter originalidade em seus jogos; você tem que ter algum tipo de mensagem interessante. Pode-se dizer que o objetivo da Rockstar é fazer com que os jogadores realmente sentirem o que estamos tentando fazer”. Houser passou a dizer que a Rockstar fez “novos gêneros por nós com jogos como a série Grand Theft Auto. Que não dependem de depoimentos em um livro de negócios para fazer o que nós fizemos. Eu acho que nós justamente conseguimos porque nos não concentramos no lucro… Se nós fizermos o tipo os jogos que quer jogar, então acreditamos que as pessoas vão comprá-los.”

Jogos mais famosos:

Entre outros: Max Payne, Bully.

Curiosidades

Ah, Rockstar… Ela é responsável pela produção de diversos jogos famosíssimos como GTA V, Gta San Andreas, e GTA Vice City, Bully, Read Dead Revolver, Read Dead Redemption e Read Dead Redemption 2. Mas há MUITA coisa por trás dessa empresa que tanto amamos e eu irei citar algumas delas aqui. Mas enfim, vamos às curiosidades!

Você sabia que há um jogo que basicamente trouxe as principais mecânicas da franquia Grand Theft Auto desenvolvido pela Rockstar Games? O que faz a Rockstar ter seu nome hoje em dia com certeza é o seu domínio quando o assunto é jogos de exploração, mas dificilmente você conhece este.Eu estou falando de Body Harvest, se não for o primeiro game mundo aberto da Rockstar, é um dos. Ele foi lançado dia 30 de setembro de 1998 ao Nintendo 64, Traz conceitos de jogabilidade até hoje usados pela empresa, mas passou despercebido por muitos por ser de um console Nintendo, empresa de consoles que a Rockstar não faz tantas parcerias.

Você provavelmente já deve ter jogado algum game da franquia Need For Speed, certo? Pois é, se eu te disser que a Rockstar tem um jogo nesse estilo? Eu estou falando do clássico Midnight Club: Street Racing, lançado para PlayStation 2 e GameBoy Advance em 25 de outubro de 2000. O jogo teve diversas continuações e o mais famoso deles é o Midnight Club 3 que lançou para PlayStation 2, PSP e Xbox.

A relação entre o nosso querido país e a Rockstar Games é uma coisa, vamos dizer, vasta. Em 2008, O ministério público do Rio Grande Do Sul proibiu a circulação física do game Bully, até então era a única circulação existente nos consoles de mesa. O juiz Flávio Mendes Rebelo proibiu a circulação e divulgação do game alegando que foi proibido por retratar “Fundamentalmente, situações ditadas pela violência, provocação, corrupção, humilhação e professores inescrupulosos, nocivo a formação de crianças e adolescentes.”

Porém em julho de 2016 o game foi relançado ao PlayStation 4 oficialmente no Brasil sem nenhum tipo de restrição. Mas não é por isso que a Rockstar nos abandonaria, já que no GTA San Andreas há uma loja de depilação brasileira, a FUDS. Outra polêmica que conecta nós brasileiros à Rockstar é o caso do cantor MC Miltinho que processou a desenvolvedora em uma das expansões de GTA IV, que continha sua música “Bota o Dedinho Pro Alto”, indenizando o valor de 500 mil reais ao cantor.

Red Dead Redemption

A saga de faroeste da Rockstar conta com dois episódios: “Red Dead Redemption” é de 2010, e “Red Dead Redemption II” chegou em 2018 para PlayStation 4 e Xbox One. A série é a experiência definitiva de velho oeste nos videogames, com uma construção de mundo bem detalhada e cheia de referências aos melhores filmes de bangue bangue de Hollywood.

Ambos os títulos receberam notas impressionantes e diversos prêmios de jogo do ano das principais publicações mundo afora. Sucesso de vendas e crítica, deve render novos episódios no futuro. Só resta saber como a Rockstar vai encaixar a história já bem resolvida em uma possível sequência.

Grand Theft Auto

Quem nunca passou horas da vida criando o caos nas cidades de GTA? A série mais famosa e rentável da Rockstar já está no quinto título na linha principal. A história de foras da lei tentando se adaptar ao sonho americano é sempre sinônimo de sucesso.

Com exceção do segundo título da franquia e algumas expansões, as análises de GTA são sempre positivas. Mestre na criação de mundo, a Rockstar sempre traz cidades repletas de vida, atividades secundárias e muitos pontos interessantes para se explorar.

Na versão mais recente, “GTA V”, o modo online foi introduzido e virou febre, com milhares de jogadores online todos os dias, mesmo anos após o lançamento.

Max Payne

Os primeiros títulos da série Max Payne foram desenvolvidos pela Remedy e apenas publicados pela Rockstar. Ambos foram aclamados pela crítica, ficando famosos pela mecânica chamada “Bullet Time”. Já o terceiro jogo da franquia ficou a cargo da Rockstar, com Dan Houser, escritor de grande parte dos títulos da empresa, assumindo o lugar de Sam Lake, que tinha criado a franquia.

O jogo recebeu análises quase tão boas quanto a dos seus antecessores e cumpriu bem o seu papel na série. A expectativa é por uma continuação, mas pelos rumores que andam rolando, a fila ainda teria outros jogos na frente, como um novo Bully.

Referência:

Tri Curioso, Uol, Wikipedia.

Comente abaixo o que você acha sobre a Rockstar Games!

Deixe seu comentário: