RimWorld

RimWorld é um game top-down indie de construção e simulação desenvolvido por Ludeon Studios. Originalmente chamado de Eclipse Colony, foi inicialmente lançado como um projeto de crowdfunding Kickstarter com acesso antecipado para Microsoft Windows, macOS e Linux em novembro de 2013, e foi lançado oficialmente em 17 de outubro de 2018. O jogo recebeu críticas geralmente positivas.

Gameplay 

O objetivo do jogo é garantir a sobrevivência de uma colônia de pessoas, lutando contra diversos eventos ambientais e/ou internos. Muito da dificuldade, bem como a aclamação da crítica para o jogo, vêm de sua imprevisibilidade, por meio de eventos gerados aleatoriamente, e seu mundo extensivamente projetado e personalizável. Conforme o jogo avança, os eventos se tornam cada vez mais difíceis e o jogador pode desbloquear tecnologias mais avançadas por meio de pesquisas. O jogo tem uma visão bidimensional de cima para baixo.

Escolha seu local de pouso com sabedoria

Depois de cair para a zona de pouso inicial, você terá que lutar muito pela sobrevivência. Felizmente, você poderá escolher onde pousará pela primeira vez.

Existem vários biomas que você pode escolher ao escolher uma zona de pouso. Dito isso, todos os biomas não foram criados iguais. Dependendo do bioma que você escolher, as partes iniciais do jogo podem ser incrivelmente desafiadoras ou comparativamente fáceis.

Por exemplo, o bioma de floresta temperada é considerado o local de partida mais fácil. Afinal, esse bioma abriga as mais moderadas condições climáticas e ambientais. Se você escolher as montanhas ou as planícies, terá que enfrentar um ambiente mais desafiador. No entanto, os biomas mais difíceis são os desertos extremos e as camadas de gelo.

Você quer um desafio emocionante ou prefere aprender o básico com o mínimo de dificuldade? Escolha sua zona de pouso de acordo.

Configure uma Kill Box

A descoberta de caminhos e o movimento geral das unidades inimigas se tornarão um tanto previsíveis à medida que você continuar a jogar RimWorld. Aproveite esse fato.

Envolva sua colônia com uma parede expansiva. Em seguida, construa um corredor que levará à única entrada para sua colônia. Dentro deste corredor, você fará sua caixa de morte.

O conceito de uma kill box é canalizar todos os seus inimigos para um único local previsível para que você possa desencadear uma enorme fúria de armamentos em seu caminho. Monte sentinelas, torres e tudo o mais que você puder jogar contra eles. Isso tornará a defesa de sua colônia muito fácil, quando se trata de um ataque comum.

Você sempre precisa de mais atiradores

Os atiradores de elite são sentinelas maravilhosas para quase todas as ocasiões. Se você precisa ter lutadores postados nos portões da colônia para manter seu povo seguro, os atiradores serão capazes de enfrentar os inimigos que se aproximam mais rápido do que a maioria. Além disso, você ficará feliz por ter um pequeno grupo de atiradores quando os inimigos mecanóides começarem a atacar seu território.

Também é importante notar que os morteiros podem ser uma alternativa ao excesso de atiradores. Você pode usar morteiros para obrigar seus inimigos a correr para suas caixas de morte.

Você vai perder

A menos que você esteja jogando em um dos biomas mais fáceis, é provável que RimWorld acabe por derrotá-lo. Este jogo é difícil.

Não tenha medo de experimentar. Experimente novas estratégias cada vez que construir uma colônia. Enfrente os problemas de maneiras novas e criativas.

Parte da diversão do RimWorld é aprender a melhor forma de vencer o sistema. Dito isso, é provável que o sistema o derrote algumas vezes.

Sempre monitore a saúde de seus colonos

Manter seu colono saudável é uma prioridade. Felizmente, simplesmente manter seu povo bem alimentado é o suficiente para curar pequenas feridas.

Colonos mais profundamente feridos, entretanto, precisarão de uma cama médica. Mantenha pelo menos uma dessas camas à mão e certifique-se de que ela tenha seu próprio quarto com bastante espaço. Por fim, enfeite sua colônia com o máximo de entretenimento e arte de bom gosto que puder. Isso ajudará a prevenir problemas de saúde mental em seu colono no futuro.

Saiba como configurar um abrigo adequado

Existem essencialmente três etapas para configurar seu primeiro assentamento. Você precisa se preocupar com abrigo, provisão e proteção.

Primeiro, você precisa construir dormitórios para cada um de seus colonos. Em seguida, faça tudo o que puder para garantir a preservação adequada das rações de alimentos. Você precisará de uma sala de armazenamento, se não também de um freezer.

Em seguida, envie alguns colonos à caça de comida. Enquanto isso, inicie uma pequena zona de cultivo. Sempre certifique-se de que haja alimentos provenientes de mais de uma fonte. Também é importante notar que você não pode permitir que seus colonos consumam carne crua. Certifique-se de cozinhar todas as refeições.

Por último, construa algumas torres ao redor de sua colônia para garantir a segurança de seu povo. Com o tempo, você poderá construir uma parede e posicionar atiradores. Até então, algumas torres devem servir.

Tenha cuidado ao escolher seus colonos

Existem vários colonos para escolher, e cada um oferecerá um conjunto único de habilidades. Dito isso, há algumas coisas que você deve observar.

Por exemplo, você precisará de um médico, atirador e um cultivador imediatamente. Certifique-se de ter coberto cada um desses conjuntos de habilidades quando o jogo começar. Você deseja evitar trabalhadores não qualificados enquanto puder.

Não ser capaz de transportar mercadorias de um lugar para outro pode ser frustrante, mas não tão frustrante quanto a incapacidade de sua colônia de crescer a um ritmo constante. Além disso, evite piromaníacos. Quando você começar, grande parte do seu assentamento provavelmente será de madeira. Ter um piromaníaco a bordo pode facilmente significar uma catástrofe.

Priorize seu trabalho

Você pode atribuir trabalho para seu colono com base em um sistema numérico de 1-4. Cada colono completará cada tarefa rotulada dentro de uma categoria, antes de passar para as duas categorias. Depois de passar pelas quatro categorias, o colono começará o processo novamente.

Felizmente, você pode categorizar manualmente suas tarefas diárias para cada um dos quatro sistemas. Se você deseja que seu colono abandone imediatamente sua tarefa e comece a fazer suas tarefas a partir do topo da lista, simplesmente desfaça o rascunho e, em seguida, refaça o projeto do colono selecionado.

Anote suas zonas de trabalho. Seu colono não irá realizar uma tarefa se a tarefa estiver fora de sua zona de trabalho, então você pode priorizar uma tarefa e depois perceber que ela foi ignorada.

Mantenha seu colono feliz

Essa dica talvez seja a mais óbvia. Mas, também é importante. Mantenha seu colono feliz.

Quanto menos feliz estiver o colono, mais estressante se tornará o manejo dele. Para cuidar desse problema antes que ele aconteça, certifique-se de manter um amplo suprimento de alimentos, abrigo e um ambiente limpo o tempo todo. Lembre-se de que a visão de cadáveres ou a morte de um colega colono terá um efeito negativo na felicidade do seu grupo.

Escolha suas habilidades com cuidado

Você pode aprender novas habilidades no RimWorld para melhorar suas habilidades ao longo do jogo. Dito isso, é importante escolher sabiamente suas habilidades iniciais de especialização. Aqui está uma lista de algumas das habilidades primárias e auxiliares mais úteis para começar abaixo.

Habilidades primárias: mineração, cultivo, construção e culinária

Habilidades auxiliares: Social, Animais, Artesanato, Pesquisa e Combate

Escolhendo os peões

Uma das primeiras coisas que os jogadores farão é escolher com quais peões começarão um novo jogo de  Rimworld. O jogo apresenta uma pequena seleção de opções, embora os jogadores sempre possam rolar novamente essas opções para tentar obter opções melhores. Há muitas informações apresentadas sobre cada peão, mas existem três áreas principais: habilidades, traços e lesões. Esses podem ser o que faz ou quebra um  jogo Rimworld.

As habilidades são classificadas com um valor numérico, com números altos sendo bons e números baixos sendo ruins. Se uma habilidade não tem um número e está acinzentada, isso significa que o peão é incapaz de fazer qualquer coisa relacionada a essa habilidade. Se uma habilidade tiver um ícone de fogo próximo, isso significa que o peão está interessado nela e pode aumentar o nível dessa habilidade mais rápido. Os novos jogadores querem evitar começar com peões incapazes de combate a incêndios, construção ou corte de plantas, pois são vitais para a sobrevivência no início do jogo.

Os jogadores não devem se preocupar muito em obter níveis de estatísticas incrivelmente altos desde o início, já que qualquer lugar de cinco a oito é geralmente bom o suficiente para começar. Os jogadores devem prestar atenção em fazer com que seus três peões cubram uma quantidade razoável de habilidades, com culinária, construção, manuseio de animais e tiro sendo os mais importantes. Combate a incêndios e trabalho idiota são habilidades que pelo menos um ou dois peões deveriam ser capazes de fazer, já que apagar incêndios e puxar são incrivelmente importantes.

Lesões geralmente não forçam o reset de um personagem, embora os novos jogadores devam saber que um personagem com qualquer tipo de vício trará debuffs de humor que podem levar a uma pausa mental. As características podem ser positivas e negativas, com algumas alterando muito a jogabilidade do peão. Muito parecido com lesões, apenas certifique-se de prestar atenção às características de um peão.

Sobreviver ao inverno

Um grande primeiro objetivo para novos jogadores é sobreviver ao primeiro inverno no jogo, que tende a ser um tema comum em vários jogos de sobrevivência. Com as configurações padrão, os jogadores devem começar na primavera. A primeira coisa que os jogadores devem fazer é construir um único quarto para os peões dormirem, já que o aumento de humor de quartos individuais não compensa os recursos economizados de um quarto comum. A partir daí, colocar a eletricidade em funcionamento é crucial. Os geradores a lenha só devem ser usados ​​se as turbinas eólicas e/ou painéis solares não forem viáveis.

Conseguir um refrigerador portátil para armazenar alimentos é crucial, já que sair para caçar no frio geralmente é uma sentença de morte. Tente priorizar ter duas seções diferentes no refrigerador em vez de torná-lo enorme, pois separar a comida crua e as refeições prontas impedirá que os peões se posicionem sobre a comida e ajudará os jogadores a se manterem organizados. Os jogadores podem definir um limite máximo para as refeições que serão produzidas em uma estação de cozimento, o que pode ajudar a evitar que os peões façam mais refeições do que o necessário.

A última coisa necessária para os jogadores sobreviverem ao inverno é o calor. O calor pode ser alcançado por meio de dois meios principais: aquecedores e roupas quentes. Os aquecedores consomem um pouco de eletricidade, então colocar alguns painéis solares e/ou turbinas eólicas é crucial. Roupas quentes podem ser feitas em uma estação de alfaiataria, e os jogadores não devem ter pelo menos um ou dois pares extras guardados, além de quantos peões precisem vestir.

Missões

A forma como as ameaças hostis são medidas no Rimworld é baseada na riqueza do seu assentamento, ou seja, o valor total de tudo que você construiu ou tem em armazenamento. Assim, à medida que seu assentamento cresce, ele é atacado de forma mais cruel.

É por isso que sempre foi importante ter certeza de ter certas coisas no lugar antes de seguir em frente com todos os tipos de projetos paralelos. Você precisa de uma renda sustentável de alimentos, moradias adequadas e a capacidade de se defender. Caso contrário, as coisas ficarão seriamente em forma de pera.

Este sempre foi um conceito relativamente simples, embora muito mais difícil de colocar em prática. No entanto, com as novas linhas de missão do império em  Rimworld – Royalty, pode ser ainda mais difícil de realizar.

É bastante fácil completar as missões do império mais cedo e receber os benefícios rapidamente. Isso está certo até certo ponto, mas tenha cuidado, pois as recompensas podem colocar a riqueza de seus assentamentos além de seus meios de defendê-la. O império é rico e você pode ficar rico rapidamente; parece bom, mas apenas coloca um alvo nas suas costas. Certifique-se de estar preparado para isso ao aceitar seu favor.

Arte é a Chave

Tem uma sala de estudo social medíocre? Cole uma estátua nele. Tem um hospital coberto de sangue? Cole uma estátua nele. Hordas de mecanóides atacando sua cozinha? Cole uma estátua nele. Criar arte na bancada de artes melhora seriamente o humor dos personagens que estão presos por dentro e os impede de quebrar mentalmente. E não sabemos disso …

Prioritizar

Todos os trabalhos são importantes. Seja você um lixeiro ou um bio-cirurgião, você é necessário para a estrutura da sociedade.

Usando a guia de trabalho, você poderá definir a prioridade de quais trabalhos seus colonos fazem. Naturalmente, você quer que as pessoas façam aquilo em que são boas, mas não há sentido em ter Dave e Tim costurando muitas roupas bonitas quando suas safras não estão sendo colhidas. Você precisará de alguém para fazer tudo, mas nem tudo precisa ser feito de uma vez.

A melhor defesa é a armadura

Não seja obcecado em construir toneladas de canhões e torres. Tem um composto totalmente protegido que funciona independentemente de qualquer entrada de meus colonos, mas as torres não são tão boas. Eles são úteis em massa e para distrair os inimigos, mas sua chance de acertar pode ser bem baixa em comparação com um colono com uma boa estatística de tiro.

Em vez disso, pode ser melhor investir na construção de armaduras melhores para seus colonos. Isso é mais barato e ajuda muito a evitar que eles sofram ferimentos graves durante as invasões. Nem é preciso dizer que você também deve armá-los até os dentes. Tudo isso é bastante fácil usando a mesa de usinagem ou a bancada de fabricação.

Podemos salvá-lo, temos a tecnologia

Lutas acontecem e acidentes também. E em Rimworld isso geralmente leva à perda de membros. Se seu colono parece um pouco mais lento do que antes, você pode selecioná-lo e clicar na guia de saúde para ver o que o está afetando. Eles podem estar faltando um dedo do pé, uma perna ou um estômago sem que você perceba.

Você pode fazer novos! Primeiro, você precisará pesquisar próteses e depois substituições biológicas. Você pode substituir aquele coto de aparência desgastada por tecnologia de ponta. Isso pode custar muitos recursos, mas pode valer a pena para seus colonos mais talentosos e importantes.

Negócio é negócio

Por último, muitas pessoas em Rimworld subutilizam a capacidade de se desviar de sua colônia e negociar com os vizinhos. Você pode, se se sentir tão ousado, também atacar outro assentamento ou acampamento de bandidos. Tudo isso é necessário para adquirir os recursos tão necessários. Não vale a pena esperar que apareça aço ou minerar sua zona rural em busca de componentes se você tiver vizinhos dispostos a negociá-los com você.

As caravanas são extremamente importantes para manter e expandir sua colônia e alcançar seu objetivo de escapar deste planeta esquecido por Deus. É também um bom uso de seus irritantes personagens intitulados arrogantes, pois eles estão dispostos a embarcar no comércio.

Referências:

Gaming Ties List, CBR, Gamespew, wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.