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Return of the Obra Dinn

Return of the Obra Dinn é um jogo eletrônico de puzzle em primeira pessoa desenvolvido e publicado pela 3909 LLC, estúdio liderado pelo designer Lucas Pope. É o segundo jogo comercial de Pope após Papers, Please, de 2013, e foi lançado em 18 de outubro de 2018. Lançado para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, macOS, Mac OS.

Return of the Obra Dinn se passa a bordo de um navio fantasma fictício da Companhia Britânica das Índias Orientais, onde todos os tripulantes e passageiros desapareceram misteriosamente, sendo o objetivo do jogo descobrir como. O jogador, como uma agente da companhia encarregada de descobrir o que ocorreu, utiliza uma combinação de método dedutivo e o uso de um relógio Memento Mortem para retornar ao momento da morte de um membro da tripulação com a finalidade de determinar a identidade de cada um dos sessenta deles, como e quando eles morreram e, se morto por outro humano, o nome do assassino. O jogo, jogado a partir de uma visão em primeira pessoa, usa um estilo gráfico monocromático em 1-bit inspirado pelos jogos nos primeiros sistemas Macintosh.

Jogabilidade

Em Return of the Obra Dinn, o jogador entra no papel de uma analista de sinistros para o escritório londrino da Companhia Britânica das Índias Orientais em 1807. O Obra Dinn, segurado pela Companhia Britânica das Índias Orientais, havia desaparecido em 1802 quando zarpara para navegar ao redor do Cabo da Boa Esperança, mas agora havia reaparecido no porto sem um único dos sessenta tripulantes vivo. O jogador é encarregado de determinar os destinos de todos os tripulantes, incluindo seus nomes, onde e como chegaram a este destino e, se foram mortos, quem foi o assassino.

Não se esqueça de dar zoom

Se você estiver jogando no mouse e no teclado, segurar E enquanto olha para um cadáver permitirá que você amplie seu rosto. Ele também trará a ilustração na qual aquele personagem aparece. Pressionar Tab exibirá a ilustração em tela inteira para que você possa examiná-la mais de perto ou preencher qualquer informação relevante.

É a maneira mais eficiente de ter certeza de que você está reconhecendo corretamente todos os rostos cheios de imagens e agonizantes da tripulação do Obra Dinn.

Verifique os locais circulados

Alguns dos locais nas páginas do diário de bordo estão circulados, o que indica que há corpos para encontrar. E nem todas essas pistas são genéricas (“deck de carga”). Alguns deles são muito específicos e serão extremamente úteis se você sentir que já não tem mais cadáveres.

Os mapas do convés mostram a cronologia

Os mapas de deck podem simplesmente parecer esteticamente gastos e inúteis no início do jogo. Mas eles serão cruciais para rastrear os movimentos de membros da tripulação não identificados.

Cada capítulo concluído será representado nos mapas do deck, que se encontram na capa do livro. No final do jogo, você será capaz de percorrer passo a passo a ordem correta dos eventos – permitindo que você acompanhe os personagens até o momento de seu desaparecimento.

Anote os nomes e conteúdos das cabines

Obra Dinn é mesquinho por ter personagens que dizem os nomes uns dos outros. Mas uma coisa em que você sempre pode confiar é o que eles estão vestindo.

As cabines são identificadas no mapa e podem conter roupas que o ajudarão a identificar as posições da tripulação. Às vezes, eles até conterão o membro da tripulação, facilitando a identificação. Portanto, antes mesmo que o mapa seja preenchido com a linha do tempo dos eventos, você pode usá-lo para rastrear os pertences dos membros da tripulação e combiná-los com as pessoas nas ilustrações.

Identificação de membros desconhecidos da tripulação

Quando você está identificando uma vítima ou um vilão e não sabe seu nome, ainda pode designar sua classificação. Na lista de nomes um tanto cruzada, estão opções como “aspirante desconhecido” ou “passageiro desconhecido”. É aqui que o seu conhecimento sobre uniformes será útil – você pode restringir as opções de personagens de 60 para três em alguns casos, tornando as suposições muito mais fáceis.

Depois de jogar o jogo por três horas , ainda demorou um amigo apontando para eu perceber. 

Você terá que fazer suposições

Você não tem que adivinhar quer queira quer não. Usando o manifesto do navio no início do livro, você pode rastrear o quão perto está de acertar três suposições completas (três instâncias corretas do nome de um personagem, como ele morreu e quem ou o que o matou).

Se você tem dois dos quais tem certeza absoluta, escolha opções selvagens de plug-in para o seu talvez terço. Com a certeza de que você está a um bom palpite de confirmar três mortes, supor se torna muito menos estressante.

Quando você acertar três, o jingle mais delicioso do mundo tocará enquanto as respostas são gravadas no livro. Agora é hora de revisitar o manifesto novamente. Quaisquer destinos restantes que você tenha preenchido completamente não foram confirmados. Isso significa que uma ou mais respostas estão erradas.

Triângulos indicam suposições mais fáceis ou mais difíceis

Assim que o retrato de um personagem estiver claro (ou seja, você pode ver suas características), você notará um conjunto de triângulos acompanhando-o. A dica de ferramenta sobre esses triângulos não aparece na hora designada, então se você ainda não entendeu, aqui está o negócio. Se um personagem tiver três triângulos acima deles, será difícil adivinhar quem eles são, e provavelmente mais vale a pena continuar explorando o navio.

Se um personagem estiver reduzido a um, o jogo está lhe dizendo que você já viu o suficiente para adivinhar sua identidade. Se você não concordar, essa é uma boa dica para voltar pelas memórias em que o personagem aparece e tentar encontrar o que está perdendo.

Use a ferramenta de favoritos

No início do jogo, os favoritos são quase inúteis. No final, adicionar aos favoritos a página de um personagem permitirá que você navegue sequencialmente por toda a sua jornada, revelando cada memória em que ele aparece – e é a única maneira de fazer isso. Se o personagem não estiver marcado, o livro dirá a você sua primeira aparição e quando eles desapareceram.

Os marcadores tornam a solução das mortes dos retardatários uma tarefa muito menos assustadora.

Use o livro para ajudar a deduzir quem é quem

Você registra suas descobertas em Obra Dinn em um livro mágico que contará a história do destino do navio à medida que você o preenche. Mas o livro também tem alguns materiais básicos sobre o navio que permitirão que você tenha uma ideia do básico.

Existem mapas do navio, junto com fotos da tripulação em tempos (um tanto) mais felizes, e até um glossário de termos náuticos. Tudo isso é útil.

Quando estiver tentando descobrir quem são as pessoas que está testemunhando nos dioramas, pense no material suplementar do livro.

Por exemplo – é possível que as pessoas nas fotos estejam sentadas ao lado de outras pessoas que fazem o mesmo trabalho? Há brindes nas roupas que eles usam que possam indicar sua posição ou ocupação? Onde eles estão no navio? O mapa do navio informa sobre quem dorme e trabalha em locais específicos?

Não tenha pressa

Frequentemente, a identidade de uma pessoa só ficará clara muito depois de você ser questionado sobre quem ela é e o que a matou. O mesmo vale para suas ações no momento de sua morte. Não adivinhe muito.

Idealmente, você não deveria estar adivinhando, na verdade. Escreva suas respostas apenas quando estiver absolutamente certo. Dito isso, você não pode progredir a menos que os acerte – mas ter certeza vai evitar que você se questione mais tarde.

Bisbilhotar

Os dioramas costumam ser um pouco mais espaçosos do que parecem à primeira vista. Não tenha medo de se afastar da ação central que está sendo retratada. Quem está ouvindo na esquina? Quem está escondido no cordame? Até mesmo o jogo diz que há testemunhas definidas, pode haver mais pessoas escondidas – mas ainda assim é importante deduzir.

Ouça!

Em Return of the Obra Dinn, o áudio está cheio de pistas, e nem todas as pistas estão disponíveis nas transcrições que facilmente aparecem no livro. Que sotaques você está ouvindo? Você pode cruzar essas referências com as nacionalidades das pessoas a bordo do Obra Dinn, conforme listado no manifesto?

Ocasionalmente, alguém se refere a outra pessoa pelo nome, mas essa está longe de ser a única informação que você deve ouvir.

Que suposições posso fazer com segurança?

O manifesto do navio é totalmente preciso em todos os detalhes e ninguém mudou de nome ou status durante a viagem.

Os membros da tripulação seguem o que fazem de melhor em condições normais. Oficiais não ajudam no aparelhamento; os marinheiros não passam tempo nos aposentos dos oficiais, a menos que tenham permissão; oficiais e mordomos tendem a ficar juntos. Durante circunstâncias incomuns, e há algumas delas, os membros da tripulação tendem a ajudar quando necessário.

O que devo saber sobre como determinar a causa da morte?

Como inspetor de seguros, “acidente” não é uma causa aceitável de morte. Seja tediosamente específico. 

‘Esfaqueado’ também não é uma causa aceitável de morte. Você deve especificar a arma.

As mortes ambíguas geralmente aceitam respostas múltiplas, desde que o culpado seja exato.

Também é importante verificar o mapa com frequência

Conforme você avança, círculos aparecerão no mapa do seu navio – eles apontam para novos capítulos. Se você estiver perdido, basta abrir o mapa e procurar novos ponteiros.

Existem algumas pistas que são extremamente fáceis de perder. Aqui está um resumo rápido de pistas que são extremamente úteis para identificar a tripulação.

Os quartos não são os únicos locais marcados para seus ocupantes exatos

Em alguns capítulos, você poderá encontrar companheiros de tripulação dormindo ou em pé perto de suas redes. Cada rede é numerada – este número corresponde diretamente ao local dos companheiros de tripulação no manifesto da tripulação em seu livro.

O Capítulo 2 é onde você poderá identificar muitos dos marinheiros da tripulação.

Alguns tripulantes e passageiros conseguiram sair vivos

Mas como você pode determinar sua localização? Se você conseguir rotular corretamente cerca de 50% da tripulação, receberá uma carta especial dos sobreviventes – uma carta que declara que eles fugiram para a África.

Parte da tripulação simplesmente desaparece

O que aconteceu com eles? Se um membro da tripulação desaparece em um momento de conflito, normalmente isso só pode significar uma coisa – ele caiu no mar.

Durante a execução, parece que os quatro homens atiraram e mataram a vítima

Parece que sim, mas se você olhar mais de perto, verá que apenas um dos quatro tiros atingiu o homem enforcado. O resto das balas errou por pouco o alvo. Você também pode culpar o Capitão por este incidente, pois ele deu a ordem.

Dicas gerais

Você não precisa entender a linguagem do navio ou as funções dos oficiais, além do que o glossário do jogo contém;

A nacionalidade desempenha um grande papel na determinação de agrupamentos e identificação visual;

Personagens com papéis semelhantes gostam de passar tempo juntos;

O livro em si, da frente para trás, fornece muitos detalhes excelentes para dedução, por padrão;

Não tenha medo de dar um salto de fé de vez em quando e adivinhar. Os melhores quebra-cabeças lógicos requerem algumas suposições para avançar;

Não tem certeza se a descrição de um personagem está correta? No momento em que o jogo o recompensa por resolver três destinos, verifique a planilha “Tripulação” na página três. Se você preencheu totalmente os dados de um membro da Tripulação e eles não foram marcados como resolvidos, algo na descrição está incorreto.

Referências:

Spoiler Media, Gameplay tips, Gameranx, Polygon, Eurogamer, wikipedia.

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