1HitGames

Pesquise

Project CARS

Project CARS (Community Assisted Racing Simulator) é um jogo do gênero simulador de corrida desenvolvido pela companhia Slightly Mad Studios. Foi lançado para PlayStation 4, Xbox One e Microsoft Windows em 7 de maio de 2015, e para Wii U e SteamOS mais tarde em 2015. Project CARS seria originalmente desenvolvido para Microsoft Windows, Wii U, PlayStation 3 e Xbox 360, mas em 6 de Novembro de 2013, a Slightly Mad Studios anunciou que as versões para PlayStation 3 e Xbox 360 seriam canceladas. O jogo passou também por uma série de atrasos, e passou o seu lançamento de novembro de 2014 para maio de 2015.

O projeto foi financiado pela comunidade e pelos próprios desenvolvedores, sem o tradicional incentivo de um distribuidor. Através da compra de “pacotes”, jogadores puderam contribuir para o desenvolvimento em diferentes partes do projeto. Os membros têm alguns benefícios de acordo com o pacote que adquiriram, recebendo uma parte do lucro das vendas, gerados nos primeiros 2 anos após o lançamento, como recompensa pelo seu esforço, a ser pago trimestralmente. Os membros têm também acesso ao fórum privado da Slightly Mad Studios, o World of Mass Development.

A versão para Wii U foi oficialmente cancelada em 21 de julho de 2015.

Jogabilidade

Características: A Slightly Mad Studios tem como alvo um simulador realístico. Para diferenciar o jogo de líderes estabelecidos como Gran Turismo ou Forza Motorsport, o jogo tem à partida todos os carros desbloqueados e todas as provas da carreira desbloqueadas.

Física: O jogo utiliza o Madness Engine, que foi usado nos jogos Need for Speed Shift também e que foi modificado durante o desenvolvimento. O maior poder de processamento dos computadores atuais possibilitou a introdução de um modelo dinâmico de pneus, designado “SETA”, para ser usado no Project CARS, ao invés do modelo fixo baseado nas tabelas como foi usado em simuladores de gerações anteriores.

Alem da contribuição da comunidade, Slightly Mad Studios contratou os serviços do piloto Ben Collins, que também participou do programa Top Gear como “Stig”, Nicolas Hamilton, piloto no Campeonato Britânico de Carros de Turismo (BTCC) e irmão mais novo da estrela da Fórmula 1 Lewis Hamilton, Oli Webb, atualmente piloto na ELMS, René Rast, piloto no WEC, Christie Doran e William Tregurtha.

Conteúdo: Há mais de 70 carros licenciados e atualmente estão confirmadas mais de 110 pistas para estar no lançamento ou em pacotes DLC. Para além das pistas reais, como Spa-Francorchamps, por exemplo, e pistas de kart fictícias, há também duas pistas “ponto a ponto”, inspiradas em locais reais como Côte d’Azur, Costa Pacífica da Califórnia.

Realidade Virtual: A 26 de Agosto de 2012, o suporte para os óculos de realidade virtual Oculus Rift foi anunciado nos fóruns. O anúncio expôs que pelo menos um Kit de Desenvolvimento do Oculus Rift seria trazido. Membros do projeto podem seguir detalhes do desenvolvimento através de um link no fórum.

O jogo também tem suporte para os óculos de realidade virtual da Sony, o Project Morpheus.

O modo carreira

Na tela inicial do modo carreira, você deve incluir os seus dados, como nome e sobrenome, nacionalidade, número do carro e um apelido a ser usado em uma espécie de Twitter dentro do game.

Aqui, é possível notar que existem alguns objetivos que você pode querer completar no modo carreira. Três deles são relacionados a corredores reais, que começaram em divisões de base ou que iniciaram seu trabalho correndo com carros de elite.

Esse é talvez o passo mais importante do início da sua carreira em Project CARS. Aqui, você pode escolher em qual divisão irá começar a correr. Se quiser, pode iniciar com carros fórmula ou de turismo.

Se preferir, pode iniciar a sua carreira correndo com Karts e, conforme ganha campeonatos, pode evoluir e ser contratado por equipes de divisões superiores.

A sugestão que damos é que você tome esse rumo caso seja a sua primeira carreira no game.

Dessa forma, você poderá aproveitar melhor a evolução do seu corredor, além de poder conhecer todas as divisões de corrida do jogo. Isso também ajuda na hora de se adaptar a cada novo carro, em vez de simplesmente pegar uma máquina e não saber como controlá-la direito.

Na tela principal da sua carreira, você pode acompanhar as mensagens dos fãs em uma espécie de rede social, além de receber mensagens de seus chefes e engenheiros.

Também é possível configurar o seu carro do jeito que você deseja, buscando encontrar um equilíbrio para trazer mais desempenho para a corrida.

Na tela de calendário de corridas, você pode escolher os eventos em quais participará. Algumas divisões contam com várias corridas no mesmo dia, então, você deve selecionar as mais importantes ou que mais agradam para competir.

Feito isso, basta iniciar a preparação para a volta de qualificação e tentar o pódio da corrida. A cada competição, você acumula pontos para a temporada.

Ao fim de cada ano, caso você tenha mostrado um bom desempenho, receberá convites para novas equipes, divisões ou a opção para continuar onde está e continuar com o bom trabalho.

O game apresenta três opções

Uma mais fácil, em que o carro não recebe nenhum dano, e você tem vários controladores automáticos de freio e aceleração; um médio, em que o carro pode ser danificado, mas o resultado é puramente visual e o câmbio automático; e um mais difícil, em que todo e qualquer assistente do carro é desligado.

A tela inicial de Project CARS é assim:

Em Carreira, você cria um piloto e deve correr por equipes ao longo de temporadas. Aqui, você pode escolher começar correndo com carros mais potentes ou, se preferir uma evolução natural, iniciar a campanha atrás do volante de um kart, passando por todas as categorias disponíveis.

Em Solo, você participa de uma corrida comum. É possível escolher a pista e o tipo de carro que você deseja utilizar.

Em Treino livre, você pode aproveitar uma pista vazia para conhecer melhor o circuito, além de poder testar melhor os carros sem a pressão de chegar em primeiro lugar.

Em Online, você pode entrar em grupos de jogadores ao redor do mundo e participar de corridas criadas por outras pessoas. Caso deseje criar sua competição, existe a opção Criar no menu principal, assim como “Aleatório rápido”, em que o jogo te coloca em qualquer corrida disponível na rede.

Em Rede de Pilotos, você pode entrar em eventos semanais. Você pode competir com outros corredores para saber quem faz o melhor tempo.

Use o Engenheiro de Corrida

Os menus de afinação de Project CARS 2 fornecem uma opção de Engenheiro de Corridas que é bem útil, onde o jogo toma decisões baseadas na forma com que você quer ajustar o carro, utilizando suas decisões em respostas relacionadas à sua forma de dirigir e sua percepção do carro que está usando.

Em relação à frenagem, por exemplo, você pode constatar para o Engenheiro que o problema número um é que o carro não está parando a tempo para uma curva, ou que você está deslizando todas as vezes que freia. Para taxa de mudança de câmbio, é possível responder que o carro está muito lento no aceleramento ou que é impossível alcançar a velocidade máxima de uma pista em questão.

Se prestar atenção na forma com que o game está alterando as configurações de seu veículo, baseado na suas respostas, então você estará ganhando uma vasta quantidade de conhecimento que será possível utilizar quando você estiver confiante o suficiente para fazer os ajustes você mesmo. Apenas lembre-se se só fazer os ajustes depois de dirigir o carro que você está usando, para dar as respostas mais precisas possíveis.

Sempre escolha seus pneus manualmente

A forma mais direta e imediatamente óbvia de conseguir mais perfomance do seu veículo é escolher o pneu certo. As opções de pneus para pistas em Project CARS 2 incluem pneus lisos e molhados, enquanto os conjuntos alternativos para todo tipo de terreno e neve existem para superficies mais complicadas.

Em termos simples, você vai querer usar pneus lisos em pista seca e pneus molhados na chuva e/ou quando houver indicativo de chuva iminente. O próximo nível de escolhas envolve a dureza do pneus e ter a certeza de quando escolher pneus moles ou duros.

Os moles dão uma maior aderência e, com isso, podem levar a tempos melhores. De contrapartida, eles se desgastam mais rapidamente e em corridas mais longas você terá que ir com maior frequência para os boxes. Durante corridas mais longas é melhor equilibrar o uso de pneus duros e moles, trocando quando for aos boxes, dependendo da sua posição e número de voltas restantes.

Pra que ter um carrão se você não dá pra ajustar?

A taxa padrão de mudança de câmbio não funciona para todas as pistas

A taxa de mudança de câmbio dita quão rapidamente seu carro quer mudar entre marchas. Taxas mais rápidas providenciam uma arma para uma melhor aceleração, enquanto as longas mantêm você em uma marcha específica por mais tempo e entregam uma melhor velocidade máxima.

Essa configuração entrega diferentes resultados a depender do desenho da pista em que você está competindo. Se a pista tem muitas curvas apertadas, trocas mais rápidas são uma boa opção. Adicionalmente, muitas curvas significam muita frenagem e isso faz com que seja improvável que seu carro atinga a velocidade máxima. Para uma pista com retas longas e pouca frenagem, você deve escolher taxas maiores.

Essa regra básica muda a depender da configuração exata do seu veículo e onde você acha que suas habilidades ao volante estão precisando de mais ajuda, então certifique-se de testar antes de definir as taxas finais.

Como se aproximar do rallycross

A disciplina rallycross é bem diferente dos outros tipos de corrida de Project CARS 2, e ela requer um tipo diferente de configuração para tirar o melhor proveito do carro e de suas habilidades atrás do volante.

Você deve trazer o centro de gravidade do carro o mais para baixo possível, reduzindo o peso de sua suspensão. Quanto mais baixo o centro de gravidade, mais responsivo ele será nas curvas. No rallycross, você vai querer que as curvas sejam as mais responsivas possíveis, dada a frequência em que as curvas aparecem para você e o quão rápido você precisa emendar uma na outra – normalmente, entrando lateralmente.

Para isso, vá ao menu de ajuste de suspensão e configure o peso para diminuir a escala. Configure os pneus traseiros levemente mais altos que os dianteiros para exagerar na down force nos pneus dianteiros quando for virar em uma curva. São os dianteiros que entram primeiro, então eles precisam serem capazes de reagir instantaneamente aos comandos do volante.

O lado negativo de um carro com baixo peso é que ele está mais apto a bater sua parte traseira na pista. Para combater isso, vá aos ajustes de amortecedor e aperte a configuração de parada de colisão na dianteira e traseira. Um amortecedor mais firme reduz a quantidade máxima de compressão da suspensão e diminui o risco de pancadas. Na vida real, isso é bem desconfortável para quem dirige, mas aqui não temos que nos preocupar com isso.

Acelere o passo

Talvez você esteja tentado a sair rasgando na pista com o carro mais veloz da sua garagem, mas é mais importante aprender as linhas de corrida no começo. Está sentindo que não consegue pegar o ritmo de uma pista? A melhor solução é pegar um carro mais lerdinho. Ou dar uma segurada nas configurações do seu carrão. Obviamente, praticar leva à perfeição, mas outra dica seria tentar correr contra o fantasma de um jogador mais experiente, só para ver como ele dirige naquele circuito. Dessa forma, você aprende a melhor forma de dirigir em pouco tempo.

Pés no chão

Se você sentir que o seu carro está deslizando muito, tenha certeza que a temperatura dos seus pneus está no verde. Talvez eles estejam no azul, o que significa que estão frios demais, e você não vai ter uma boa tração para ter uma boa performance. Se eles estiverem no vermelho, significa que estão sobreaquecidos e também vão estragar a sua corrida, podendo até estourar. Você não quer dar essa passada extra no pitstop.

Encontre o melhor carro para você

Tem 74 carros em Project CARS e apesar dos carros de alta-performance serem tentadores, é mais importante encontrar um carro que se adeque ao seu estilo. Todo carro reage diferentemente: não tenha pressa para experimentar muitos carros e você vai ver como acabará encontrando o certo. O jogo tem uma mistura de motores com transmissões variadas, e performances muito diferentes. Tem carros velhos e novos também. Aprenda como esses carros se comportam nas curvas: enquanto um carro mais baixo segura com as rodas traseiras, alguns carros de tração dianteira boluda talvez precisem dar uma aliviada no acelerador e usar direito o breque.

As dicas Top Gear

Ouçam muito bem ao seu engenheiro de corrida, que é dublado por Ben Collins, do Top Gear. Ele não está lá só pra fazer barulho no fundo. Preste atenção quando ele te encoraja a pisar mais fundo numa volta, te informa sobre as diferenças no tempo dos corredores atrás de você e na sua frente e, talvez, ainda mais importantemente, te diz a situação do clima. Isso lhe ajudará a decidir se vale a pena trocar os pneus antes que seja tarde demais, e saber administrar paradas é essencial para ganhar vantagem na pista.

Não tenha pressa

Nenhuma corrida é ganha na primeira curva, nenhuma corrida é ganha na primeira volta. O máximo que você pode fazer é arruinar uma corrida inteira na primeira volta – só isso. Poupe os seus pneus na corrida para chegar pesado lá na frente. É fácil se precipitar e queimar os pneus rápido demais. Tenha mais paciência que os seus oponentes e tenha certeza que sairá com o troféu na mão.

Referências:

Red Bull, techtudo, wikipedia.

Corrida, PC, PS4, Xbox One Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comment (1) on “Project CARS”

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.