Pokémon Legends: Arceus

Pokémon Legends: Arceus é um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido pela Game Freak e publicado pela The Pokémon Company e Nintendo. Faz parte da oitava geração da série de jogos eletrônicos Pokémon e serve como uma prequela para os jogos eletrônicos de RPG do Nintendo DS, Pokémon Diamond e Pearl, de 2006. Foi lançado mundialmente em 28 de janeiro de 2022 para Nintendo Switch. O jogo foi anunciado como parte do evento Pokémon 25th Anniversary juntamente com Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl.

Jogabilidade

Pokémon Legends: Arceus é um RPG de ação, uma estreia na série principal de jogos Pokémon. Apesar desta distinção e das mudanças que vêm com ela, Legends: Arceus é dito para homenagear a jogabilidade principal de entradas anteriores na série. Ele apresenta um cenário de mundo aberto na área selvagem introduzido no Pokémon Sword e Shield. O jogo se passa em uma era passada da história da região de Sinnoh, muito antes dos eventos de Pokémon Diamond e Pearl acontecerem. Foi declarado que o objetivo do jogo seria criar a primeira Pokédex de Sinnoh. O mítico Pokémon Arceus terá um papel importante na história. Os jogadores podem capturar Pokémon diretamente no mundo superior imediatamente, sem passar por uma batalha, e podem entrar na batalha liberando Pokémon que capturaram anteriormente perto de um Pokémon selvagem. Pokebolas nesta época eram feitos de madeira e vapor quando o Pokémon foi capturado. No início do jogo, três opções iniciais de Pokémon estão disponíveis: Rowlet (do Pokémon Sun e Moon), Cyndaquil (do Pokémon Gold e Silver) e Oshawott (do Pokémon Black e White), tornando-o o primeiro jogo da série principal a apresentar Pokémon iniciais de três gerações diferentes de jogos.

Fuja!

Na região de Hisui, os Pokémon não atacam apenas uns aos outros, eles também atacam você! Monstros selvagens cospem fogo e atacam você em tempo real. Você recarrega a saúde se evitar receber dano por alguns segundos, mas as gangues de Pokémon ainda podem arruinar rapidamente o seu dia. Então, se você se deparar com um inimigo insuperável, engula seu orgulho e termine a batalha para poder correr por sua vida. Use liberalmente a nova mecânica de esquiva, que você precisará dominar para o punhado de lutas contra chefes cheias de ação.

Jogue as Pokébolas rapidamente, mas com cuidado

Semelhante ao Pokemon Go, Arceus não exige que você batalhe e enfraqueça um Pokémon para pegá-lo. Muitas vezes, você pode simplesmente agachar, se aproximar de um Pikachu irritante e arremessar uma Pokébola atrás dos arbustos. Como um jogo furtivo, você deve estar ciente de seus arredores. Se os Pokémon notarem você e ficarem muito agitados, você terá que lutar contra eles para pegá-los. Você também precisará levar em consideração as propriedades físicas da sua Pokébola ao mirar e arremessar. Algumas bolas voam mais longe. enquanto outros têm melhor desempenho de perto.

Ajude outros jogadores

Pokemon Legends: Arceus é uma experiência em grande parte para um jogador. Você não estará lutando contra outros jogadores da vida real online como em um jogo tradicional de Pokémon. No entanto, uma mecânica social online no estilo Dark Souls adiciona um senso de comunidade compartilhada à experiência. Quando os jogadores morrem (ou “apagam”), eles deixam para trás uma mochila cheia de itens. Se você encontrar essa mochila no mapa, você devolverá esses itens para esse jogador e ganhará Pontos de Mérito para você. Use Pontos de Mérito para comprar itens raros, principalmente itens que ajudam os Pokémon a evoluir.

Investigue todas as possibilidades de pesquisa

Pokemon Legends: Arceus gira em torno da pesquisa de Pokémon para completar o primeiro banco de dados Pokedex. No começo, isso pode parecer um pouco chato. No entanto, você se divertirá muito mais quando perceber quantas maneiras diferentes existem de pesquisar Pokémon. Derrote-os, capture-os, gire-os em sua equipe e observe-os usar certos movimentos. Basicamente, qualquer maneira de interagir com um monstro ajuda a melhorar sua pontuação de pesquisa. Então, jogue o jogo como quiser e observe a pesquisa rolar naturalmente.

Nunca pare de reunir

Como muitos jogos modernos, Pokemon Legends: Arceus apresenta coleta e criação. Parece mais semelhante à série Monster Hunter ; você ainda tem uma caixa de item. Você vai querer reunir muito material, porque a criação é a maneira mais rápida, fácil e barata de ganhar muitos itens vitais, como Pokébolas e poções de saúde. Depois de ganhar dinheiro suficiente, você também deve visitar Baggin na sede da Galaxy Team para expandir sua mochila o máximo possível. Além dos itens de criação normais, também certifique-se de coletar mechas roxas brilhantes para desbloquear o jogo final e converse frequentemente com os aldeões para desbloquear missões secundárias lucrativas. 

Preso? Invocar uma Montaria

Pokemon Legends: Arceus pode compartilhar o mesmo estilo de arte pictórica e espírito de reinvenção de The Legend of Zelda: Breath of the Wild , mas você não pode escalar todas as montanhas tão facilmente quanto Link. Em vez disso, se você quiser ir a algum lugar que pareça impossível, convoque uma de suas montarias. Monte Pokémon, como Wyrdeer, Basculegion, Braviary e Sneasler, para atravessar paisagens agrestes, nadar no mar ou voar pelos céus. As montagens podem até fazer a transição umas para as outras para tornar sua caminhada mais perfeita. 

Moer além do tempo e espaço

Os veteranos de Pokémon podem ficar chocados com a dificuldade de Pokemon Legends: Arceus. A natureza um tanto não linear do mundo significa que você será rapidamente confrontado por Pokémon muito mais poderosos que você. Além disso, mesmo com o recurso de compartilhamento de experiência, você deseja constantemente misturar seu tempo para ajudar na pesquisa, evitando que qualquer Pokémon fique muito nivelado. Então, quando chegar a hora de treinar seriamente seu esquadrão, vá para um campo de distorção do espaço-tempo. Essas zonas de viagem ocasionalmente aparecem no mapa, e quando você se aventura dentro delas, você encontrará Pokémon alfa raros e aprimorados para batalhar. Você terá que trabalhar para isso, mas as recompensas são tão doces. 

Sempre se aproxime de Pokémon furtivamente e use a abordagem ‘Pokémon Go’ primeiro

Você provavelmente ficará tentado a capturar Pokémon à moda antiga – lutando contra eles – sempre que puder. Mas há duas grandes vantagens em sempre tentar capturar Pokémon furtivamente primeiro.

Para começar, o jogo espera que você capture um monte da mesma variedade de Pokémon. Lutar contra cada um não é apenas tedioso, mas muitas vezes desnecessário. Seu Pokémon ainda ganhará experiência, mesmo que você simplesmente capture Pokémon na natureza através do método “Go”.

Além disso, a abordagem “apenas se esgueirar e jogar uma bola” funcionará em Pokémon fortes muito mais tarde no jogo. As iterações anteriores de jogos Pokémon aumentaram a dificuldade ao longo do tempo, mas em “Arceus”, o método furtivo continua sendo uma abordagem viável por toda parte.

Em segundo lugar, é muito raro um Pokémon correr e ser incapturável após uma tentativa fracassada no estilo “Go”. Por outro lado, existem vários Pokémon que fugirão permanentemente se você tentar combatê-los, e isso acontecerá logo no início da batalha, não dando a você nenhuma chance de pegá-los.

Bagas são os melhores itens do jogo

Berries são itens de uso único que seu Pokémon pode segurar e consumir em batalha para curar efeitos de status, restaurar uma pequena quantidade de saúde ou melhorar temporariamente as estatísticas. Normalmente, eles são rapidamente superados por outros itens guardados que você encontra no jogo.

Em “Pokémon Legends: Arceus”, no entanto, eles são sua melhor ferramenta para capturar Pokémon. As bagas não apenas distrairão os Pokémon – tornando-os mais fáceis de pegar, permitindo que você se aproxime deles e apenas jogue uma Pokébola, ignorando a batalha – mas eles podem até ser usados ​​para acalmar alguns Pokémon que estão tentando atacá-lo enquanto você explorar. Em alguns casos, esta é a única maneira de capturar Pokémon furiosos.

Portanto, faça um estoque do que costumava ser alguns dos itens mais inúteis dos jogos Pokémon. E não se preocupe em perder suas propriedades de cura – você encontrará muitos materiais enquanto explora para criar poções e itens de cura de status.

Verifique o Pokédex religiosamente

Nos jogos Pokémon anteriores, o Pokédex servia como preenchimento narrativo, completando automaticamente uma entrada semelhante a uma enciclopédia em um Pokémon assim que você o capturava. Não era necessário olhar, a menos que você quisesse algumas curiosidades biológicas divertidas.

A diferença em “Arceus” é que as entradas do Pokédex para Pokémon não serão concluídas até que você capture vários da mesma variedade e de maneiras diferentes que são novas na série principal. Os vários critérios são listados quando você passa o mouse sobre o Pokémon em questão no Pokédex. Faça referência a isso o tempo todo, porque completar as entradas do Pokédex é como você progride para novas regiões.

O bom é que você não precisa satisfazer todos os critérios para completar uma entrada na Pokédex. No canto inferior direito, você encontrará o “Nível de Pesquisa” de cada Pokémon. Cada caixa que você marca adiciona a ela, e você só precisa de um Nível de Pesquisa de 10 para completar uma entrada.

Complete algumas tarefas da Pokédex, depois volte para o Professor Laventon

Pode parecer um exagero voltar constantemente para as áreas de acampamento no enorme mundo aberto, mas é bastante crucial: o professor Laventon verá suas entradas concluídas e lhe dará pontos de experiência. Ganhe o suficiente, e seu nível de “Star Member” aumentará, permitindo que você acesse novas áreas e, portanto, novas missões principais e secundárias.

Este é o loop de jogabilidade central de “Arceus”, e é um que será perfurado em sua cabeça ao longo do tempo.

Invista em algum espaço de inventário antes de gastar com itens ou roupas

Você pode pensar que será importante estocar itens que curam seus Pokémon cansados. Ou talvez você seja um fashionista que precisa mostrar à região o quão elegante o Magikarp pode ser. Deixe de lado esses impulsos no início do jogo.

As áreas de campo terão toneladas de materiais que você deseja coletar, e seu inventário ficará cheio mais rápido do que você pensa, forçando você a deixar materiais soltos quando não quiser colocar o que está carregando no armazenamento.

Em vez disso, use seu dinheiro para expandir seu espaço de inventário desde o início. Se você visitar Bagin, o cara que está à esquerda dos escritórios do Capitão Cyllene, ele oferecerá para aumentar o tamanho do seu inventário por uma taxa que aumenta cada vez que você pede. Obtenha as primeiras expansões – e apenas as primeiras – para tornar a exploração muito mais fácil.

Você pode facilmente encontrar materiais para criar Poké Balls e poções na natureza, tornando as lojas de itens neste jogo mais à prova de falhas do que qualquer outra coisa. Além disso, se você esperar para comprar roupas, novas opções aparecerão à medida que você avança no jogo, oferecendo mais opções para envergonhar outros treinadores com seu impecável senso de moda.

Obtenha um Pokémon com False Swipe imediatamente – ou apenas pergunte ao tutor de movimento

Uma coisa interessante em “Arceus” é que você tem acesso a um tutor de movimentos desde o início do jogo, o que permite que você ensine aos seus Pokémon novos movimentos que eles podem não conseguir aprender ao subir de nível.

Usando esta mecânica, tente pegar um Pokémon que possa aprender False Swipe, um ataque que sempre deixará outros Pokémon com pelo menos um HP. Isso é crucial para capturar Pokémon através do método de batalha, já que existem muitas variáveis ​​imprevisíveis a serem consideradas na batalha .

Verifique com Zisu em Jubilife Village – ela está no canto superior esquerdo do mapa nos campos de treinamento. Você pode comprar movimentos para Pokémon lá, incluindo False Swipe, o que aumentará drasticamente suas chances de pegar o Pokémon que você luta. Dica profissional: Tanto Rowlet quanto Oshawott, dois dos iniciantes que você pode escolher, são capazes de aprender esse movimento.

E não se preocupe com o False Swipe desperdiçando um dos quatro slots disponíveis para movimentos que seu Pokémon pode usar na batalha. Ao contrário dos jogos Pokémon anteriores, em “Arceus” você pode usar o menu para trocar qualquer movimento que seu Pokémon tenha antes de entrar na batalha.

Alguns NPCs com ‘Requests’ não terão ícones acima deles

“Requests” são o nome de “Arceus” para missões secundárias. Os NPCs geralmente têm indicadores de ícone acima deles se tiverem um pedido, mas alguns não, e essas missões oferecem recompensas interessantes após a conclusão. Ao viajar, tente conversar com qualquer personagem não jogável que pareça precisar de algo, muitas vezes evidente pelo diálogo ambiente angustiante no balão de texto acima deles.

Procure por coisas brilhantes e com aparência de cristal no mundo

Alguns dos pontos de coleta de material mais visíveis que você encontrará no mapa do mundo são estruturas de gemas que se projetam do chão. Aproxime-se deles imediatamente e minere-os, porque eles contêm “Stardust”, que você pode vender por uma quantia considerável de troco.

Salvar scumming existe. Use-o se você realmente não quer perder a captura de um Pokémon raro

Este é um pouco mais controverso, já que geralmente é desaprovado pelos puristas que acreditam que você deve apenas jogar as cartas que recebe. Mas se você encontrar um Pokémon realmente raro e estiver com medo de que ele fuja, você pode desativar o salvamento automático no menu de opções e salvar manualmente antes de tentar pegar o Pokémon à sua frente.

Há uma chance de que isso seja corrigido mais tarde, mas a Nintendo tem um histórico de não corrigir correções manipuladas pelo jogador para a mecânica pretendida (olhando para você, Animal Crossing e viagem no tempo ).

Esteja disposto a deixar de lado quase todas as mecânicas dos jogos Pokémon principais

A série Pokémon está crescendo. Está experimentando ideias totalmente diferentes, forçando os jogadores a desafiar seus preconceitos de maneiras que a série nunca fez antes.

Será difícil conciliar velhos hábitos com um mundo Pokémon onde a batalha não é essencial para a captura. Será esmagador saber que não há um caminho direto de oito academias para chegar ao final. “Arceus” parecerá enorme, sem direção e intimidante no início.

Então deixe de lado essas noções preconcebidas sobre Pokémon. Admire o mundo ao seu redor e apenas explore. O jogo está no seu melhor quando os jogadores têm aquela adrenalina de descobrir algo por conta própria, seja um local escondido, um Pokémon único ou uma nova maneira de interagir com o mundo e suas mecânicas.

Referências:

PC Mag, Washington Post, Wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.