Planet Zoo

O Planet Zoo é um jogo de simulação de construção e gerenciamento desenvolvido e publicado pela Frontier Developments para Microsoft Windows. O jogo é considerado um “sucessor espiritual” dos jogos Zoo Tycoon, com uma jogabilidade semelhante à variante de parque temático do estúdio, Planet Coaster. Foi lançado mundialmente em 5 de novembro de 2019.

Jogabilidade

Em Planet Zoo os jogadores podem construir um zoológico com mais de 73 espécies de animais diferentes na versão base do jogo, e mais 22 espécies estão disponíveis em cinco pacotes de conteúdo para download e na edição Deluxe. Os animais, controlados por inteligência artificial, comportam-se de maneira semelhante aos seus equivalentes da vida real. Por exemplo, lobos adotam uma hierarquia de matilha, enquanto elefantes apresentam comportamento de manada. Cada espécie tem seus próprios requisitos de habitat e necessidades que os jogadores devem satisfazer. Animais predadores podem atacar e matar outros animais, mas não atacam visitantes (ao contrário de Zoo Tycoon). Cada animal tem sua próprio genoma, que afeta sua expectativa de vida, tamanho, saúde e fertilidade, e pode ser passado para seus descendentes. Dessa forma, o jogador pode fazer o cruzamento de animais de forma inteligente, escolhendo as características das futura gerações por meio da seleção artificial. Nesse aspecto, o jogo é altamente realista do ponto de vista da genética, de forma que a consanguinidade tem consequências negativas para a saúde dos descendentes.

Mantenha simples

Assim que o jogo começa, pode ser tentador para um novo jogador gastar cada centavo que você tem para construir o máximo de habitats possível e comprar alguns dos animais mais lucrativos. O problema com isso é que você não tem muito dinheiro no começo e os animais mais lucrativos também são mais problemáticos, especialmente se você não tem recursos suficientes para lidar com eles.

Atenha-se a animais simples como as tartarugas, que irão gerar lucros constantes e ajudá-lo a construir uma boa base. À medida que suas finanças e sua reputação começam a crescer, você pode gradativamente crescer em recintos maiores e animais mais interessantes.

Compartilhe o espaço habitat

Uma coisa que você pode fazer para simplificar no início e minimizar seus custos é permitir que os animais compartilhem o espaço. Obviamente, você só quer animais compatíveis compartilhando um cercado, caso contrário, você pode ver ferimentos e outros problemas.

Os benefícios adicionais de compartilhar habitats é que alguns animais ficarão mais felizes com seus companheiros de quarto e os hóspedes apreciam não ter que viajar muito para ver uma variedade de animais. Sua equipe não terá que viajar muito para manter o habitat, o que os manterá felizes.

Os empréstimos são com fins lucrativos

Os empréstimos podem ser uma ferramenta poderosa para o crescimento rápido do seu zoológico, mas se feitos de forma inadequada podem fazer com que você fique perpetuamente sem fundos ou até mesmo feche suas portas. A única razão pela qual você deve tomar um empréstimo é se você está construindo / comprando algo que tem a garantia de gerar um lucro igual ou maior do que o custo do empréstimo.

Muitos jogadores vão fazer um empréstimo para cobrir os reparos se estiverem com pouco dinheiro e isso é uma ideia muito, muito ruim. Mantenha um fundo de emergência para esses tipos de problemas e questões de manutenção e use empréstimos para gerar lucro.

Gerenciar pagamentos de empréstimos

Se você cometeu um erro com seus empréstimos ou o que você usou não é tão lucrativo quanto você esperava, você pode reduzir seus pagamentos para ter mais espaço de manobra. Isso aumentará o valor geral que você gasta para pagar o empréstimo, mas libera algum fluxo de caixa que você pode usar para obter lucros.

À medida que suas finanças começam a melhorar e você começa a ganhar mais dinheiro, aumente os pagamentos do empréstimo de acordo com isso e faça com que sejam pagos o mais rápido possível. Lembre-se de que os empréstimos são para lucros, o dinheiro é para emergências.

Lembranças e doações

Uma maneira de aumentar seu fluxo de caixa é motivar os visitantes a gastar dinheiro dentro do zoológico. Infelizmente, e compreensivelmente, os hóspedes não estão muito inclinados a gastar dinheiro e muitas vezes vão embora sem gastar nada além do preço do ingresso.

As duas melhores maneiras de obter algo mais dos hóspedes são caixas de doações e lojas de mercadorias. Por alguma razão, esses parecem ser os melhores fabricantes de dinheiro pelo melhor custo. Portanto, se você está entre projetos de construção e quer arrancar mais dinheiro de seus convidados, comece a espalhar isso em seu zoológico.

Não desperdice créditos

Também é importante que você faça um orçamento adequado de seus Créditos de Conservação. Essa moeda é extremamente valiosa e pode comprar coisas incríveis, mas no início você não terá uma maneira eficiente de gerá-las e se arrependerá de gastá-las imediatamente, especialmente em coisas que podem ser compradas com dinheiro.

Limite-se ao dinheiro no início e, uma vez que você tenha algumas coisas configuradas e os Créditos de Conservação comecem a fluir para sua carteira, você poderá ser um pouco mais liberal na forma como os gasta.

Raça e liberação

Uma maneira de obter mais Créditos de Conservação é comprar animais com dinheiro, criá-los, criar os descendentes para serem felizes e saudáveis ​​e depois soltá-los na natureza em troca de Créditos de Conservação. Se você os vende, só recebe dinheiro, você deve soltá-los na selva para obter Créditos.

Assim que tiver créditos suficientes, você pode comprar mais animais exóticos que se reproduzirão e produzirão descendentes que você pode vender ou liberar para créditos. Mas enquanto isso, segure seus créditos, crie animais mais simples e libere-os para créditos fáceis.

Mais mulheres do que homens

Ao começar sua operação de reprodução em grande escala, mantenha um registro de quantos machos você tem em cada habitat. Para muitas espécies, muitos machos em um único habitat iniciarão brigas que resultarão em ferimentos, rajadas de vento e mais trabalho para sua equipe.

Quando você começar a conseguir muitos machos, considere liberá-los ou vendê-los para manter a paz. Não se livre acidentalmente de todos os seus machos, pois você ainda precisa de alguns para procriar, mas não tenha medo de ter proporções distorcidas entre machos e fêmeas. Se as coisas ainda estão saindo do controle, você pode usar anticoncepcionais para manter as populações sob controle.

Tenha o equilíbrio certo da equipe

Agora que seu zoológico está crescendo e mais visitantes estão aparecendo, é importante garantir que você tenha a proporção certa de equipe para animais para hóspedes. Poucos guardadores resultarão em habitats sujos e animais infelizes, poucos veterinários resultarão em muitos animais doentes e a falta de guardas de segurança fará com que convidados indisciplinados assumam o controle e causem problemas.

Você deseja um bom equilíbrio de pessoal para manter tudo em linha que ainda cabe no seu orçamento mensal. Se você é cuidadoso com as finanças e tem uma boa base de animais, a contratação de pessoal para atender às suas necessidades não deve ser um problema.

Dê aos funcionários seu próprio espaço

Ao contrário dos animais, o pessoal gosta de ter o seu próprio espaço. Um membro da equipe não pode compartilhar um pequeno espaço de instalação com outro e isso faz com que um fique do lado de fora esperando enquanto o outro termina o que está fazendo. Certifique-se de construir muitas áreas de instalações pequenas até que você possa entrar nos espaços maiores que podem ser compartilhados.

Também é uma boa ideia rotear áreas para uso da equipe. Isso não apenas permitirá que eles respondam aos problemas com mais rapidez e eficiência, como também não serão forçados a percorrer as multidões, o que não é bom para eles ou para os convidados.

Certifique-se de trabalhar primeiro no modo Carreira

Muitas – embora não todas – das maiores dúvidas que eu tive sobre a construção de um zoológico são respondidas jogando no modo Planet Zoo Career. Existem lacunas definidas em seus tutoriais, mas ele abordará coisas importantes como fazer seus animais felizes, criar habitats básicos e manter suas criaturas saudáveis, tudo isso coberto aqui. É só quando fica mais complicado que você pode querer uma ou duas dicas do Planet Zoo. 

Comece com os animais menores e mais fáceis

Embora você possa pensar que é melhor começar com os animais mais caros ao iniciar seu zoológico, eles geralmente são os residentes de maior manutenção, com alto enriquecimento e necessidades sociais que você não conseguirá atender imediatamente. Em vez disso, comece pequeno e simples, com animais como avestruzes, javalis e tartarugas, que são fáceis de manter e vão lhe render Créditos de Conservação e dinheiro para construir mais coisas em seu zoológico e atrair ainda mais visitantes. 

Compre animais por dinheiro para começar

Os Créditos de Conservação são um pouco como o pó de ouro no Planet Zoo, então é mais fácil se concentrar nos animais que você pode comprar com dinheiro vivo para começar. Dessa forma, você pode obtê-los mais barato e eles podem começar a ganhar para você sem que você precise sacrificar os créditos necessários para as maiores compras posteriores. Não seja ganancioso com os Grizzlies, certo?

Você não pode trocar animais que comprou com dinheiro por moedas de conservação

Embora você possa comprar animais por dinheiro, isso significa que eles são basicamente inúteis quando você os solta na natureza, em termos de ganhar preciosos Créditos de Conservação do Planet Zoo. Em vez disso, transforme suas criaturas adquiridas em seu par reprodutor e faça com que sua prole perca para a natureza por Créditos. Sim, isso pode fazer seu zoológico parecer um criadouro, mas é a melhor maneira de conseguir tudo o que você deseja.  

Certifique-se de contratar tratadores e mecânicos suficientes

Embora os zeladores e veterinários do Planet Zoo sejam obviamente importantes, são os tratadores e a mecânica que manterão suas criaturas seguras, alimentadas, limpas e felizes. Os mecânicos do Planet Zoo irão manter seus habitats e garantir que não haja nenhum risco de fuga, e os tratadores do Planet Zoo farão tudo relacionado aos animais – ou seja, limpar seu cocô, encher bebedouros e bebedouros e trazer novos amigos do centro comercial. 

O jogo dirá que você precisa construir todas as instalações da equipe imediatamente ao iniciar um novo parque, mas na verdade você pode se safar apenas com o seguinte:

Centro comercial 

Sala dos funcionários

Quarentena

Cabana do Guardião

Você pode então ter o suficiente para colocar seu zoológico em funcionamento, trocando os animais menores, o que lhe renderá dinheiro suficiente por meio dos convidados para financiar as outras instalações da equipe um pouco mais tarde. É uma boa maneira de economizar dinheiro a curto prazo.

Uma loja de mercadorias é uma ótima maneira de agradar seus convidados

Brinquedos, balões, apagador de novidades? Todo mundo quer alguns produtos, então por que não dar às pessoas o que elas querem, colocando uma loja de mercadorias do Planet Zoo como seu primeiro porto de escala? Afinal, eles sempre dizem para sair pela loja de presentes. Ele vai trazer dosh suficiente para garantir que você possa dar a eles coisas que também podem mantê-los vivos. Ou seja, banheiros, comida e água. Mas primeiro, o merch!

Não tenha medo de usar anticoncepcionais

Se você está lutando para manter uma população do Planet Zoo em um estado administrável, não tenha medo de adicionar alguns anticoncepcionais ao jantar de seus animais. Você pode simplesmente deslizar o botão na guia do animal para adicionar ou remover anticoncepcionais, pelo menos até ter o problema do macaco sob controle. 

Aproveite as vantagens dos projetos do Steam Workshop

Se você não quer ser tão criativo quando se trata de construir um zoológico do zero, você pode explorar os planos do Planet Zoo Steam Workshop para descobrir o que a comunidade já criou. Há uma série de lindos habitats, exposições e outros designs que já existem e podem ser jogados direto no seu zoológico. 

Referências:

The Gamer, Games Radar, Wikipedia.

Deixe seu comentário: