Plague Inc.

O Plague Inc. é um videogame de simulação de estratégia em tempo real, desenvolvido e publicado pelo estúdio de jogos independente Ndemic Creations, sediado no Reino Unido. O jogador cria e desenvolve um patógeno em um esforço para aniquilar a população humana com uma praga mortal. O jogo usa um modelo epidêmico com um conjunto complexo e realista de variáveis para simular a propagação e a gravidade da praga.

A versão Steam (PC, Mac e Linux) e console é intitulada Plague Inc: Evolved e inclui ajustes e adições à jogabilidade.

O Plague Inc. foi baixado mais de 85 milhões de vezes e foi recebido positivamente pelos críticos. Foi vice-campeão do IGN Game of the Year 2012 por ‘Melhor Jogo de Estratégia Geral’. O jogo continua a ter uma comunidade ativa e é atualizado regularmente.

Em 2017, o desenvolvedor lançou um jogo de tabuleiro físico baseado na Plague Inc., intitulado Plague Inc .: The Board Game . Em dezembro de 2018, o estúdio lançou Rebel Inc. , um jogo de acompanhamento com um tema político.

O jogo teve grandes surtos de novos usuários em vários países, após grandes surtos de vírus, como o surto de Ebola 2014-16 e o surto de coronavírus 2019-2020. Em fevereiro de 2020, o jogo foi removido da App Store da Apple na China depois que os reguladores chineses disseram que o jogo continha “conteúdo ilegal”. 

Foque na transmissão da doença

Antes de transformar o seu vírus em uma doença extremamente poderosa e letal, é necessário infectar o máximo de pessoas. Invista seus pontos em formas de transmissão eficientes, como ar e água, e faça upgrades para não perder tempo e ganhar muitos pontos de DNA.

Caso você aumente a letalidade da sua doença muito cedo, também é possível que você extermine todos os infectados antes que eles tenham a chance de contaminar outras pessoas. Isso leva a um game over prematuro e bastante frustrante.

Impeça a cura

Após alguns minutos de jogo, os países mais afetados vão começar a investir na cura para a sua doença, o que fará com que a barra azul se preencha rapidamente. Para evitar que você perca o jogo, gaste pontos em sintomas mais potentes e em habilidades que tornam o vírus mais resistente a remédios.

Pause o seu jogo

Precisa de um tempo para ler as descrições e informações com calma? Pause o game no canto superior direito da tela para evitar que o jogo continue rolando e você perca tempo. Abrir os menus com detalhes sobre a doença também pausará a partida temporariamente, e te dará tempo para trabalhar com mais calma.

Fique de olho nas notícias

Plague Inc. conta com um sistema de notícias em tempo real, que são atualizadas com informações gerais sobre o planeta e novidades sobre a doença. Fique de olho nos updates para saber como lidar com tentativas de cura, fechamento de fronteiras e outras medidas que países tomarão para frear seu vírus.

Gerencie seus pontos de DNA

Pontos de DNA são obtidos conforme diferentes partes do mundo são infectadas pelo seu vírus, e podem ser usados para turbinar seus atributos, como sintomas e habilidades. É importante fazer um gerenciamento estratégico desses pontos, já que eles se tornam bem mais raros no final do game.

Também é possível remover habilidades e atributos que você não usa mais, como métodos de transmissão e sintomas menos poderosos. Assim você conseguirá recuperar alguns pontos para investir em partes mais urgentes.

Experimente o modo casual

Se estiver com dificuldades em jogar o modo padrão do Plague Inc, há um modo casual criado para novatos no gênero. Ele oferece uma experiência mais tranquila, ideal para aprender sobre as mecânicas e funcionamento do game.

Estoure as bolhas rapidamente

Sempre que novos territórios são infectados ou países enviam cura, pequenas bolhas aparecem sobre o mapa, permitindo que você toque sobre elas para realizar ações. Esses ícones ficam na tela por pouquíssimo tempo, então é importante que você esteja atento para não perder vantagens, como DNA extra ou atrasar a cura.

Criando a bactéria

Escolha os genes. Ao iniciar o jogo, você poderá escolher melhorais para a bactéria, desbloqueando mais opções ao “zerar” o “Plague Inc.” várias vezes; dessa forma, nem todos estarão disponíveis no começo. Ainda é possível ter sucesso mesmo ao não escolher nenhuma melhoria. Veja algumas sugestões (se disponíveis):

Gene de DNA: Salto Metabólico (bônus de DNA por estourar bolhas vermelhas).

Gene de Viagem: Bioma Nativo (bônus de infectividade no país inicial).

Gene de Evolução: Simpto-Estase (evita que o custo dos sintomas aumente).

Gene de Mutação: Imitação Genética (desacelera a pesquisa por uma cura).

Gene de Ambiente: Extremófilo (bônus para todos os ambientes).

Escolha o país inicial da bactéria

Essa decisão é bem importante, já que determina com que velocidade ela se espalhará. Opte pela China, Índia ou África do Sul; os dois primeiros possuem a maior população mundial, acelerando a taxa de disseminação da infecção, enquanto a África do Sul tem um sistema de saúde deficiente, permitindo um rápido crescimento dos microrganismos.

Todas as nações têm clima tropical, que já dará à praga a capacidade de suportar altas temperaturas.

A China e a Índia podem infectar países vizinhos, e como ambos têm portos e aeroportos, não demorará muito para que cidadãos contaminando migrem por navios e aviões, atingindo outras partes do mundo.

Involua novos sintomas

As bactérias vão fazer com que algumas manifestações evoluam à medida que o jogo progride, mas é importante que você os “involua”, ou a dedicação para pesquisar as curas será muito maior. Faça isso tocando no botão DNA (canto esquerdo inferior da tela) e escolhendo “Sintomas”; selecione o gene que foi gerado e escolha “Involuir”, no canto direito inferior do menu.

Infectando o mundo

Aumente a disseminação

Assim que começar a ganhar DNA, procure aumentar a capacidade de transmissão do vírus desbloqueando “Água 1” e “Ar 1”. As bactérias conseguirão se espalhar com maior eficácia em aviões e navios.

Eleve a resistência das bactérias

A “Resiliência Bacteriana” é uma habilidade única desses microrganismos; ao fortalecer a proteção, a bactéria se adapta melhor a todos os climas. “Resistência a Remédios” fará com que elas se espalhem em países mais desenvolvidos. Turbine a transmissão e evolua as seguintes capacidades:

“Resiliência Bacteriana 1”, “Resistência a Remédios 1”, “Água 2”, “Ar 2”, “Bioaerosol Extremo”: disponível após maximizar as transmissões pelo ar e água, melhorando ambos e “Resiliência Bacteriana 2 e 3”.

Aguarde que o mundo seja infectado

É bem provável que isso demore um pouco, portanto, coloque a velocidade de jogono máximo. Continue estourando bolhas e involuindo sintomas quando sofrerem mutações.

Quando a população mundial estiver infectada, uma mensagem dizendo que não há mais pessoas saudáveis aparecerá. É essa a hora de “liberar” os sintomas!

Dizimando a população

Solte sintomas em massa para atacar a população

Com toda ela infectada, é preciso atacá-la de forma rápida e intensa para que pessoas comecem a morrer antes que a cura seja descoberta. Evolua as seguintes manifestações, nessa ordem de preferência:

Assadura, transpiração excessiva, febre, imunossupressão, falência total dos órgãos, coma e paralisia.

Aguarde que as pessoas comecem a morrer

Assim que isso acontecer, obtenha mais sintomas mortais, que possuem um bônus: eles retardam a evolução dos pesquisadores em busca de uma cura:

Insônia, paranoia, convulsões, insanidade.

Como vencer Plague Inc mais facilmente

Para começar, é importante dominar a doença que você está usando, pois cada uma delas age de certa forma. Apesar disso, há algumas habilidades que servem de modelo para todas e algumas técnicas que também ajudam bastante.

Antes de mais nada, a ideia é contaminar o máximo de pessoas o possível sem matá-las, para que elas continuem espalhando a doença para o resto do mundo. Por que o Ebola não erradicou os humanos da Terra ainda? Porque ele é agressivo demais, as pessoas morrem rápido demais e não conseguem transmitir a doença para mais pessoas, ou seja, elas morrem mais rápido do que contaminam outras pessoas.

Isso acaba fazendo que os cientistas acelerem as pesquisas e os países fechando as fronteiras, dificultando assim que você contamine todos os países.

Por isso, a primeira dica importante é: contamine o máximo de pessoas o possível antes de começar a matá-las.

E como eu faço isso? Desenvolvendo as seguintes formas de transmissão no começo do jogo:

Transmissão via Ar e Água são bem mais úteis do que gado, aves e roedores. Eles custam menos no fim das contas e se espalham de maneira bem rápida. Além deles, quando você penetrar na África, compre a contaminação por Sangue. Ela ajuda demais na tomada do continente.

Para realmente conquistar tudo, porém, você precisa adaptar a sua doença aos diversos climas do globo. Para isso, compre no começo do jogo também as resistências a Calor e Frio. Além das resistências a Drogas do tipo 1, 2, 3 e 4. As dos últimos dois tipos ajudam na conquista de países ricos como Canadá, EUA, Suécia e afins.

Para completar, pense um pouco: como você passa a gripe para seus parentes? Espirros, tosses, náusea são sintomas inofensivos no começo do jogo e que ajudam a espalhar a sua doença mais rápido. Além deles serem baratos.

Como impedir que a cura seja desenvolvida antes de você ganhar

Para impedir a cura de erradicar sua doença, você precisa começar a desenvolver características mais complexas na sua doença, como Paranoia, Ataques, Choque Hemorrágico, Coma. Alguns desses sintomas diminuem bastante o progresso da cura, além de irem matando os cientistas, o que cada vez mais desacelera o progresso da pesquisa.

Meus pontos estão subindo devagar demais, por que isso?

Porque você já contaminou boa parte das pessoas e não está matando ninguém. Comece a desenvolver sintomas fatais após pegar uns 2/3 das pessoas do mundo. Os sintomas fatais variam do gosto das pessoas. Aqui vai uma combinação que mata os humanos de maneira rápida o suficiente e ainda espalha a doença de maneira bem efetiva.

Diferenças entre versões

Plague Inc. é levemente diferente nas versões de Android e iOS.

A versão de Android é grátis, mas com anúncios. Caso você deseje, há a opção de pagar e fazer o upgrade do jogo para a versão com cenários extras e afins, além de remover as propagandas.

A versão de iOS custa $0,99 e não tem propagandas, mas também necessita de upgrade para a versão final com cenários e afins.

Já a versão de PC custa cerca de 25 reais e já vem com todos os upgrades de cara. Apesar do preço de entrada ser mais caro, essa versão está sendo constantemente atualizada e ganhando novidades.

Vá Para Isolados Países

Países isolados e menos desenvolvidos, como os encontrados na África e na Índia, deve ser seu primeiro alvo. O cérebro por trás dessa dica é o fato de que os países em desenvolvimento terão dificuldade para pesquisar e obter uma cura para a doença no tempo. No momento em que esses países percebem o que está acontecendo, as chances são altas que o seu patógeno teria dizimado o país em questão.

Esteja informado

Com Plague Inc, você tem a chance de ficar atualizado sobre as notícias e acontecimentos atuais. Desta forma, você estará em uma posição para saber quão mortal o seu patógeno é, assim como saber quantas pessoas que você matou com sucesso. Para ser informado, toque na guia “News” localizado na parte superior da tela.

Entenda Diferentes Países

Se você quiser saber como diferentes países estão a fazer, toque no mapa do mundo localizado na parte inferior da tela. Toque no ícone “i” para ver o número de pessoas infectadas, o número de mortos, assim como o estado do país em questão. É altamente recomendável para ir atrás de países que estão levando na pesquisa cura. Aposto que você não vai querer esperar para tais países o localizem e neutralizem o agente patogénico. 

Abrace o Vírus Nano

Quando se trata de escolher a sua melhor arma vírus, vá para o vírus Nano. Este vírus propaga-se muito mais rapidamente do que outros vírus no jogo. Você deve, no entanto, observar o fato de que é muito fácil de encontrar uma cura para este vírus. A coisa boa é o fato de que, antes de os pesquisadores encontrarem uma cura, sua letalidade teria de espalhar muito mais rápido do que o esperado, aumentando assim as chances de você ganhar o jogo.

Faça uso do Fungo Praga

O Fungo Praga deve ser a primeira arma de cada jogador. O que está praga faz é que uma vez que está infectado, ele explode e libera seus esporos para mais transmissões, aumentando assim suas chances de contratação de mais vítimas. Ao fazer o upgrade, certifique-se de que esta é sua primeira atualização.

Impulsione a Sua Transmissão

Para que você possa infectar um grande grupo de pessoas por um curto período, passar algum de seus pontos de DNA em sua letalidade transmissão. Modificar as cadeias de ADN para mais uma natureza complexa e letal, o que faz com que as mutações genéticas mais complicados e difíceis de descobrir. Quanto maior o número de mutações no gene, maior a probabilidade de aniquilar o mundo inteiro.

Monitorar as Barras e Gráficos

É geralmente muito fácil de acabar com milhões de pessoas do que para acabar com um punhado de sobreviventes. Eu vi um bom número de jogadores profissionais perder o jogo no último estágio por não manter um olho sobre os gráficos do mundo. Como o seu progresso, estar sempre à procura de esta mensagem, “Não existem pessoas saudáveis no mundo”. Isso significa que você dizimou o mundo inteiro e você ganhou o jogo. Se você não ver esta mensagem, dê uma olhada em seus gráficos e veja o seu nível atual e a quantidade de mortes feitas. Vá à caça e tire os poucos sobreviventes antes que eles possam descobrir como se livrar de você.

Evolução é a chave

Sempre faça bom uso das opções “sintomas”, “Transmissão”, “doença”, e “habilidades”. Obtenha um patógeno que tenha uma transmissão, infeciosidade, a letalidade em níveis graves. O traço de seus sintomas deve ser difícil de perceber e fácil de transmitir.

Uma estratégia abrangente Plague Inc como já vimos em nosso artigo é sem dúvida a sua melhor guia quando se joga este jogo. É minha última esperança de que a próxima vez que você embarcar em uma missão para destruir o mundo, você vai estar em uma posição para empregar as dicas Plague Inc mencionados acima.

Dicas

Jogue algumas partidas na dificuldade “Normal” antes de tentar vencer no Modo Brutal.

Não gaste DNA em melhorias de transmissão, como “Gado” e “Pássaro”. É melhor guardá-lo para sintomas que ajudem a matar toda a população no fim.

Referências:

Wonder Share, Critical Hits, wiki how, wikipedia, techtudo.

Deixe seu comentário: