Persona 5

Persona 5 é um jogo eletrônico de RPG desenvolvido pela Atlus. O jogo é cronologicamente a sexta edição da série Persona, que faz parte principalmente da franquia Megami Tensei. Foi lançado para o PlayStation 3 e PlayStation 4 no Japão em setembro de 2016 e em todo o mundo em abril de 2017, onde foi publicado pela Atlus no Japão e na América do Norte, e pela Deep Silver na Europa e Austrália. Persona 5 acontece na Tóquio de hoje e segue o protagonista Joker após sua transferência para a Academia Shujin após ser colocado em liberdade condicional por um assalto do qual ele foi falsamente acusado. Durante o curso de um ano escolar, ele e outros estudantes despertam seus poderes de Persona, tornando-se um grupo de justiceiros secretos conhecidos como os Fantasmas Ladrões de Copas. Eles exploram o Metaverso, um reino sobrenatural que consiste na manifestação física dos desejos subconscientes da humanidade, para mudar a intenção maléfica dos corações dos adultos. Como nos títulos anteriores da série, o grupo enfrenta inimigos conhecidos como Sombras, usando manifestações físicas de sua psique, chamadas Personas. O jogo incorpora elementos do role-playing e dungeon crawling ao lado de cenários de simulação social.

Persona 5 foi desenvolvido pela P-Studio, um estúdio de desenvolvimento interno da Atlus, liderado pelo diretor e produtor de jogos Katsura Hashino. Juntamente com Hashino, os funcionários que retornaram dos primeiros jogos da franquia Persona incluíram o designer de personagens Shigenori Soejima e o compositor musical Shoji Meguro. O trabalho preparatório começou durante o desenvolvimento de Persona 4, com o desenvolvimento completo começando após o lançamento de Catherine em 2011. Os temas do jogo giravam em torno de alcançar a liberdade das limitações da sociedade moderna, enquanto sua história foi fortemente inspirada pela ficção picaresca e Personas iniciais do partido que foram baseados em torno do tema de foras-da-lei e rebeldes.

Anunciado pela primeira vez em 2013, Persona 5 foi adiado em relação à sua data original de lançamento no final de 2014, devido ao jogo não estar totalmente concluído. Persona 5 foi aclamado pela crítica, sendo indicado e vencedor de vários prêmios de fim de ano, incluindo alguns de Jogo do Ano. Desde então, tem sido considerado como um dos melhores jogos de RPG de todos os tempos. O jogo vendeu mais de dois milhões de cópias em todo o mundo até o final de 2017, tornando-se o título mais vendido da franquia global Megami Tensei. Uma adaptação anime, um mangá e um jogo de ritmo spin-off também foram lançados. Joker também aparece como um personagem jogável no jogo de luta Super Smash Bros. Ultimate de 2018.

Use o tempo de maneira inteligente

Toda a história de Persona 5 se passa na duração de um ano, ou seja, há um período de tempo limitado. Sendo assim, é importante gastar bem o tempo disponível. Inicialmente, concentre-se em atividades que aumentam as características sociais do herói, principalmente Guts (coragem), Kindness (bondade) e Knowledge (conhecimento). Nunca desperdice espaços de tempo indo para o Café Leblanc na parte da tarde ou indo direto dormir na parte da noite.

Salve sempre que possível

A opção de registrar o progresso da aventura está disponível em praticamente todos os momentos, salvo durante a exploração de calabouços. Aproveite para salvar sempre que possível, basta observar os ícones no canto inferior esquerdo na tela.

Use a Thieves Guild

A Thieves Guild é um recurso online bem útil. Para utilizar os serviços dessa guilda, basta apertar o touchpad/select. Durante horários livres, a guilda mostra o que os outros jogadores fizeram naquele horário — perfeito para ajudar nos momentos em que não sabemos muito bem como gastar tempo livre. Ela também está disponível no momento de responder às perguntas feitas durante as aulas, normalmente a opção com maior porcentagem é a resposta certa.

Não perca muito tempo nos trabalhos de meio período

No subterrâneo da estação de metrô em Shibuya é possível se candidatar a vários empregos de meio período. Em um primeiro momento, pode ser tentador gastar o tempo livre nesses trabalhos, afinal eles dão algum dinheiro e alguns até melhoram levemente as características sociais do protagonista. Porém, na prática, não é uma atividade lucrativa: você ganha muito mais dinheiro nos Palaces e Mementos, e outras atividades melhoram mais as características sociais. Sendo assim, deixe para trabalhar somente quando realmente necessário — algumas missões paralelas exigem trabalhar em alguns locais.

Concentre-se em melhorar as características sociais do protagonista

O protagonista de Persona 5 tem cinco “características sociais”: Knowledge (conhecimento), Guts (coragem), Proficiency (proficiência), Kindness (bondade) e Charm (charme). É de extrema importância melhorar todas essas características, pois muitos eventos, respostas e conversas com Confidants exigem um nível mínimo em algumas delas. Confira as melhores maneiras de melhorar esses atributos:

Knowledge: O conhecimento aumenta ao responder corretamente às perguntas durante as aulas e quando você estuda em algum local. Tente sempre estudar no Diner em Shibuya, pois é possível aumentar alguma outra característica ao mesmo tempo de acordo com o prato escolhido. Estudar com os amigos antes da semana de provas também é uma ótima maneira de melhorar o conhecimento.

Guts: A melhor maneira de aumentar a coragem na primeira metade da aventura é tentando o desafio da lanchonete em Shibuya. Passar tempo com a confidente Takemi Tae também aumenta levemente a coragem.

Proficiency: Construir ferramentas de infiltração é uma ótima maneira de conseguir mais proficiência. 

Kindness: Trabalhar na loja de flores no subterrâneo da estação de Shibuya é uma boa maneira de melhorar a bondade. Cuidar da planta no quarto do protagonista também aumenta essa característica, sendo essa ação especialmente boa por não consumir tempo — compre os nutrientes necessários na loja de flores.

Charm: Visite a casa de banho pública em Yongen-Jaya para aumentar o charme do protagonista. Alguns dias da semana dão bônus de charme.

Algumas atividades podem dar pontos variados para vários aspectos sociais ao mesmo tempo: ir ao cinema, assistir DVDs e ler livros, por exemplo. Também lembre-se de sempre tomar um suco no subterrâneo do metrô de Shibuya aos domingos, pois ele aumenta levemente um dos atributos sociais sem consumir tempo.

Leia livros

Uma das maneiras de gastar o tempo livre é lendo inúmeros livros. A principal vantagem deles é aumentar características sociais do herói, mas alguns também abrem novas áreas no mapa ou dão alguma vantagem, como receber mais pontos sociais de certas atividades. O protagonista pode comprar alguns volumes em lojas e também pegar emprestado na biblioteca da escola. Durante a aventura, aparecerão várias oportunidades para ler sem gastar tempo, como quando o protagonista consegue um lugar para sentar no metrô — aproveite-as para avançar nas leituras.

Calabouços

Fique atento aos prazos dos Palaces

Todos os calabouços principais do jogo, que se chamam Palaces (palácios), têm um limite de tempo para serem completados. Quando esses locais surgirem, dê prioridade para terminá-los rapidamente. Caso o prazo não seja respeitado, a aventura acaba. Não deixe para enfrentar o chefe no fim da data estipulada, pois é necessário um dia só para enviar o calling card para o alvo. Normalmente não dá para fazer nenhuma atividade no dia em que o calling card é enviado, porém Morgana permitirá construir itens de infiltração — não perca essa oportunidade para montar ferramentas.

Tente sempre avançar o máximo possível ao entrar nos Palaces

Os prazos para terminar os calabouços costumam ser generosos, mas é uma boa perder o mínimo de dias possíveis nas infiltrações de Palaces. Para isso, sempre se prepare antes de entrar no calabouço: atualize o equipamento dos heróis e compre vários itens de recuperação. Também use o SP com sabedoria, pois é extremamente custoso recuperá-lo. Os Palaces sempre têm pontos que exigem que os heróis saiam e voltem em um outro dia, tente alcançá-los a cada incursão nesses locais. O SP é um bom indicador de quando você deve sair do Palace: quando ele está baixo será complicado vencer os combates, sendo assim é melhor voltar para o mundo real.

Abuse da furtividade

Os Palaces estão repletos de inimigos poderosos. Sendo assim, é importante utilizar sempre as mecânicas de furtividade para evitar monstros ou pegá-los de surpresa. Para isso, basta utilizar os vários pontos de cobertura espalhados pelos mapas — os inimigos não conseguem ver os heróis quando eles estão escondidos. Evite ao máximo simplesmente sair correndo e atacando de qualquer jeito.

Observe o cenário com a habilidade “Third Eye”

Logo no começo da aventura, o protagonista ganha um poder chamado Third Eye. Ao ativá-lo, pontos de interação aparecem no cenário, como locais que podem ser escalados e objetos escondidos. Sempre use essa habilidade para conseguir varios itens.

Explore o Mementos com inteligência

O Mementos é um labirinto opcional no qual os andares são construídos de forma procedural. É um ótimo local para treinar os personagens, obter novas Personas e fazer missões paralelas. Porém, ele funciona como os Palaces, o que significa que o tempo livre da noite do dia é perdido. Para não perder muito tempo, deixe para entrar no Mementos quando tiver várias missões paralelas pendentes e sempre depois de completar um Palace (novos andares aparecem após terminar os calabouços da história).

Sempre tenha ferramentas para abrir baús trancados

Vários baús trancados estão espalhados pelos calabouços e para abri-los é necessário ter uma lockpick (gazua). Esse item, que é do tipo “ferramenta de infiltração”, pode ser construído na mesa de trabalho do quarto do protagonista. Quanto maior o nível de Proficiência do herói, mais itens podem ser montados por sessão. Lembre-se de abrir todos os baús do Palace antes de terminá-lo, afinal eles desaparecem após derrotar o chefe. Já no Mementos, dê preferência para baús trancados dos andares mais profundos, pois eles têm itens melhores.

Combate

Abuse das fraquezas dos inimigos para ganhar turnos

Durante o combate, é possível ganhar um turno adicional ao acertar a fraqueza elemental do inimigo. Sendo assim, sempre explore os pontos fracos dos oponentes. Quando possível, derrube todos os inimigos para poder ativar a negociação ou All-Out Attack.

Use o Baton Pass sempre que possível

O Baton Pass é um movimento que permite ceder o turno extra para outro personagem, que receberá um bônus no ataque e defesa. Utilize essa habilidade sempre que possível, pois com ela é possível usar outros heróis para explorar as fraquezas elementais. O Baton Pass é desbloqueado nos primeiros níveis de Confidant dos protagonistas, sendo assim é importante passar um tempo com os personagens do seu time.

Use as armas de fogo prioritariamente para explorar fraquezas elementais

Os heróis de Persona 5 contam com armas de fogo para atacar os inimigos. O ataque delas é equiparável às armas de combate corpo a corpo, porém todas elas contam com munição extremamente limitada. Sendo assim, deixe para utilizá-las somente para atacar inimigos fracos contra balas — normalmente inimigos voadores costumam ser vulneráveis a projéteis. Também não gaste muito dinheiro comprando armamentos melhores, concentre-se em armas corpo a corpo e armaduras. As armas de fogo ficam mais úteis com certas habilidades, porém esses movimentos especiais só podem ser desbloqueados mais para a metade da aventura.

Mude de Persona de acordo com a situação

O protagonista é o único personagem que pode trocar de Personas, cada qual com movimentos e atributos únicos. É muito comum escolher uma Persona que resiste aos elementos dos ataques inimigos, porém, é importante ficar atento também a características como ataque, defesa e agilidade. Além disso, o ideal é ter Personas que tenham ataques de vários elementos diferentes e feitiços de suporte.

Abuse das habilidades de suporte para diminuir características dos inimigos

Persona 5 tem feitiços que infligem status negativos, como paralisia e congelamento, no entanto, eles têm taxa de acerto baixa e raramente funcionam em chefes. Contudo, a classe de habilidades de suporte sempre funciona e é extremamente útil para reduzir características dos oponentes, inclusive chefes. São elas: Tarunda (reduz o ataque por 3 turnos), Rakunda (reduz a defesa por 3 turnos) e Sukunda (reduz a agilidade por 3 turnos).

Use as respostas corretas durante a negociação com inimigos

Um recurso de Shin Megami Tensei que foi resgatado em Persona 5 é a negociação com inimigos. Após derrubar todos os oponentes ao explorar suas fraquezas, é possível conversar com eles para receber dinheiro, itens ou novas Personas. Para transformar os inimigos em Personas, é necessário responder perguntas — respostas incorretas podem trazer problemas como novos inimigos ou vantagens para os monstros. Para se dar bem na negociação, observe a natureza do inimigo, ela aparece no menu Analysis ou no canto superior esquerdo durante a negociação. Confira como abordar cada tipo de monstro e escolha as respostas certas de cada natureza:

Upbeat: gosta de respostas divertidas, odeia respostas sérias ou vagas;

Timid: gosta de respostas gentis, odeia respostas vagas ou divertidas;

Irritable: gosta de respostas sérias, odeia respostas vagas ou gentis;

Gloomy: gosta de respostas vagas, odeia respostas sérias ou divertidas.

Combine Personas sempre que possível

Assim como o protagonista, as Personas recebem experiência, sobem de nível e aprendem novas habilidades. O problema é que normalmente as criaturas necessitam de grande quantidade de experiência para se fortalecer. Sendo assim, faça fusão de personas sempre que possível. A criatura resultante normalmente tem atributos melhores, o que fortalece também o protagonista.

Confidants

Avance mais rápido nos relacionamentos com os Arcanos correspondentes

Sempre que for se encontrar com algum Confidant, leve uma Persona do mesmo Arcano dele, pois isso aumenta a quantidade de pontos de relacionamento recebidas ao interagir com eles.

Escolha as respostas corretas para maximizar os relacionamentos

Durante os encontros com os Confidants, eles vão fazer perguntas para o protagonista. Cada resposta dá uma quantidade determinada de pontos de relacionamento e isso é representado por notas musicais azuis que saem do confidente — o máximo possível de uma resposta é até três notas. Há momentos em que é possível dar presentes ou convidar os amigos para passeios por Tóquio. Sempre leve em consideração a personalidade da pessoa e a situação ao escolher as respostas, presentes e locais de passeio. Sempre salve antes de encontrar algum confidente e carregue o jogo caso o resultado não tenha sido satisfatório.

Invista nos Confidants certos

Uma das maiores novidades no sistema de relacionamentos em Persona 5 é que todos os confidentes liberam habilidades úteis. Por conta do tempo livre limitado, é difícil aumentar o nível de todos eles. Sendo assim, na primeira metade do jogo, invista nos seguintes Confidants para ter boas vantagens na aventura:

Personagens do time, como Ann e Ryuji: Cada nível de relacionamento libera novas técnicas de batalha para os heróis. É importante que eles aprendam ao menos a habilidade Baton Pass, que é obtida no nível 2 ou 3.

Sun (Toranosuke Yoshida): Avançar o relacionamento com o político provê habilidades para receber mais dinheiro e itens durante a negociação com inimigos.

Temperance (Sadayo Kawakami): A professora é extremamente útil por deixar o protagonista fazer outras coisas durante certas aulas (como ler ou fazer ferramentas) e por fazer tarefas para o herói durante a noite.

Death (Takemi Tae): A médica vende muitos itens de recuperação, essenciais para se dar bem nos Palaces. Nos níveis mais intermediários, ela vende acessórios extremamente úteis, como um que recupera SP todo turno.

Priorize ver filmes apenas na companhia de algum personagem

Depois de zerar o jogo pela segunda vez, concluí que alugar filmes em DVD e assisti-los sozinho para aumentar os status não é algo muito prático, por dois motivos. O primeiro é que há um prazo para devolvê-los que você pode acabar perdendo de acordo com os acontecimentos que estiverem ocorrendo na história, impedindo você de ir até a locadora, acarretando em uma multa. O outro motivo é que você gasta tempo em algo que serve apenas para subir seu status, sendo que ver filmes não dá troféu algum. Se quiser assistir algo no jogo, faça isso no cinema ou em casa apenas quando um dos personagens te convidar. Dessa forma, você aumenta não apenas um determinado status social, mas ganha a chance de elevar a afinidade com o personagem também. Filmes, vistos sozinho, devem ser usados apenas como último recurso para amplicação de status. Jogar videogame no jogo, por outro lado, é muito recomendado de ser feito sozinho, pois sobe seu status e também serve para garantir um troféu.

Verifique toda semana as máquinas de vendas automáticas de bebidas

Algumas dessas máquinas contém preciosos refrescos que regeneram seu SP, algo necessário para utilizar os poderes dos Personas. Sempre que checar uma das máquinas e houverem disponíveis estas bebidas de SP, compre todas e volte nelas na semana seguinte, para poder comprar novamente. Ter um estoque desses itens ajudará muito você a completar as dungeons em menos dias. Comprar as que recuperam HP também é altamente recomendado, pois permitirão que você regenere sua vida sem uso de magias, que gastam SP.

Assista televisão

Quando estiver em casa, assista um pouco de televisão. Às vezes está passando um programa de perguntas e respostas que lhe dá uma oportunidade rápida e sem gasto de tempo para aumentar seu “Knowledge” (Conhecimento), um status social demorado de subir em Persona 5.

Faça uso das promoções de vendas de produtos da TV

Uma vez por semana dentro do jogo passa na televisão um daqueles programas que vendem produtos para você comprar pelo telefone. É uma ótima oportunidade de obter algo que pode vir a ser bastante útil nas dungeons, por um preço promocional. Aproveite-as sempre que puder.

Esteja sempre com um Persona da Arcana de quem você quer elevar sua afinidade

Algo importantíssimo, pois há situações onde isto faz você ganhar um ponto adicional de afinidade com o personagem de acordo com o que vocês conversaram. Portanto, antes de decidir dar um rolê com um dos seus amigos no jogo, certifique-se de ter um Persona que fará seus laços com ele se estreitarem mais rapidamente. Qualquer um serve, bastando apenas ser da mesma Arcana que a dele.

Na noite após enviar o “Calling Card”, faça ferramentas de infiltração

É a única atividade que Morgana permitirá que você faça nessa noite, então aproveite-a. Lembre-se da dica 6 e salve o jogo antes. Repita o processo de criação das ferramentas até conseguir três pontos do atributo social “Proficiency” (Perícia) ao invés de dois. O tutorial disso não conta, pois nele você sempre receberá apenas dois pontos. A chance de obter três pontos aumenta de acordo com o seu nível de Proficiency.

Não tenha pressa em entrar no Mementos

Este é o lugar do jogo onde você passará uma boa parte do tempo “farmando” inimigos para subir seu nível e obter certos itens para construir ferramentas de infiltração. Contudo, espere até obter pelo menos umas 3 ou 4 das missões para serem feitas nele antes de resolver gastar seu dia lá. Ir no Mementos tendo poucas missões ou nenhuma não é uma ideia recomendável, a não ser que você esteja com tempo sobrando e não exista literalmente nada melhor para fazer.

Preste atenção nos dias e horas em que as interações com os personagens estão disponíveis

Há dias e horários específicos nos quais você pode tentar estreitar seus laços com cada personagem. Tenha isso em mente na hora que for escolher com quem você vai interagir, para optar pela opção que estará disponível naquele momento, mas não no dia seguinte. Lembre-se da dica 6, salve seu jogo antes e dê loading para optar sair com outro personagem se achar mais conveniente.

Jogue o New Game

Mesmo com todas essas dicas, não é garantido que você consiga terminar Persona 5 maximizando sua afinidade com todos os personagens, algo que só é possível com uma organização impecável de tempo, ou então usando um detonado, o que faz a experiência da descoberta ser anulada, deixando tudo sem graça. Pelo fato de haverem tantas coisas a serem feitas, é provável que algumas delas você acabe deixando de fazer. O New Game+ mantém todos os atributos de status social obtidos por você na primeira jogada, juntamente com as armas, equipamentos e Personas, lhe deixando com bastante tempo livre nas mãos para fazer tudo aquilo que não conseguiu fazer antes. Acaba virando um jogo novo em alguns aspectos.

Referências:

Game Hall, Playstation Blast, wikipedia.

Deixe seu comentário: