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Pentiment

Pentiment é um videogame de aventura da Obsidian Entertainment e publicado pela Xbox Game Studios. O jogo foi lançado em 15 de novembro de 2022, para as plataformas Windows, Xbox One e Xbox Series X/S .

Jogabilidade 

Pentiment é um videogame RPG de aventura narrativa ambientado na Baviera no século XVI. O jogador, como o artista jornaleiro Andreas Maler, investiga o assassinato de uma pessoa proeminente pelo qual seu amigo foi acusado. A história se estende por 25 anos e nunca canonicamente revela o verdadeiro assassino. Em vez disso, o jogador deve acusar um indivíduo com base em quem ele acha que fez isso ou em quem mais merece punição. Simultaneamente com a trama de assassinato principal estão outros crimes e conspirações. 

O estilo de arte do jogo é uma mistura de manuscritos do final da Idade Média, impressão inicial e xilogravuras na transição do final da Idade Média para o início da arte moderna. A música para o jogo foi composta e interpretada por Alkemie Early Music Ensemble. Como diz o diretor do jogo, Josh Sawyer, “[Alkemie é] um grupo musical, eles compõem e gravam como um conjunto… a música com a qual contribuíram para o jogo é estritamente histórica ou inspirada historicamente.”

Você não precisa ser um fã de história

Um dos atrativos do Pentiment, e talvez um dos aspectos que o torna mais intimidador do que a maioria dos jogos de aventura, é sua extrema atenção à precisão histórica. Como resultado, você pode sentir que não conseguirá acompanhá-lo ou não entender algumas convenções e costumes da época.

Não se preocupe. O penitência não quer que você se sinta perdido no meio do mato – pelo menos, não quando se trata de seu cenário. Quaisquer palavras ou frases que possam ter contextos específicos são destacadas em vermelho e, com o pressionar de um botão, você receberá uma breve explicação sobre o que é e sua importância. Não tenha medo; você saberá o que precisa. A Obsidian queria que o jogo fosse acessível, então eles forneceram todas as ferramentas de que você precisa.

Prepare-se para ler

Você gosta de ler? Bem, espero que sim. O arrependimento é construído sobre o texto – também por um bom motivo. Afinal, é um jogo que se concentra em um mosteiro iluminando manuscritos com toda a bela caligrafia que isso implica. Claro, muita leitura definitivamente não é negativa. Somos fãs de jogos com muito texto, especialmente aqueles com uma história tão rica – como a cidade de Tassing e a Europa do século XVI.

Ainda assim, você deve saber que, ao entrar no jogo, ele é muito pesado para leitura – ele espera que você se envolva com ele em seu nível e termos. Você deveria, no entanto, porque não quer perder uma experiência estética tão única, se nada mais.

Fale com todos

Não ignore os habitantes da cidade, faça o que fizer. Há muito o que aprender até mesmo com a conversa fiada da população local – eles podem distribuir fofocas mesquinhas, contar o histórico da cidade ou apontar a direção certa (ou errada) para sua investigação. Não é muito diferente de uma cidade pequena e autêntica nesse sentido – se você quiser saber tudo sobre relacionamentos, brigas pessoais e escândalos, tudo o que precisa fazer é encontrar a pessoa certa, e eles dirão tudo o que sabem.

Você deve fazer as rondas todos os dias e falar com todos que encontrar. Talvez eles apenas digam: “Deus o abençoe”, mas sempre há a chance de eles fornecerem informações valiosas. Se você quiser descobrir quem é o idiota (afinal, este é um jogo de detetive ), o melhor curso de ação é realmente conhecer os “quem” que poderiam ter “dunnit”.

Você não pode fazer tudo

Você pode prometer jantar com várias pessoas, mas isso não significa que você realmente irá. Não é exatamente sua culpa – às vezes, alguém com muito mais poder do que você ou seus anfitriões originais quer você em um lugar específico, e como você vai recusar? Ainda assim, você pode estar perdendo informações se fizer uma escolha em detrimento de outra.

Este não é o tipo de jogo que permite que você repita e salva automaticamente, então suas escolhas são permanentes, a menos que você queira iniciar um novo arquivo. Não se estresse muito com isso; apenas tente fazer o que achar melhor.

Mesmo escolhas inocentes podem ter grandes efeitos

Às vezes, você não saberá que uma de suas opções de diálogo teve um efeito real e tangível até tentar persuadir alguém e ver as pequenas setas vermelhas voltadas para baixo que indicam descontentamento. Ops. Como você poderia saber que uma ação tão inocente, como tentar dizer olá para nunca fazer o bem Martin, na verdade o levaria a não gostar mais de você?

Ações têm consequências, mas considerando que o Pentimento lhe dá um aviso de “lembrará disso” quando você faz certas escolhas, você pode ser levado a pensar que essas são as únicas escolhas que importam. Eles não são. Seja vigilante.

Você pode ver os pensamentos de Andreas

Em algumas conversas, você pode ver Andreas fazer uma pose pensativa e um balão de pensamento pairando logo abaixo das outras opções de fala. Você pode ficar tentado a se apressar nisso, mas é bastante útil. Esta opção permite que você veja o processo de pensamento de Andreas, avaliando suas opções para melhor direcionar a conversa para o que ele precisa.

É um ótimo recurso quando você está tão perplexo quanto o que dizer como Andreas, então use-o sempre que aparecer. Ele joga com os pontos fortes e a formação educacional que você deu a Andreas. É fundamental para o seu sucesso.

As pessoas se movem

Eles têm horários, então não espere que eles fiquem no mesmo lugar o dia todo, todos os dias. Você deve entender onde as pessoas devem estar em um determinado dia, caso queira falar com elas. Certos eventos, como as senhoras da aldeia fiando lã em um dos primeiros dias após o assassinato, afastam todo um grupo de moradores da cidade de seus lugares habituais.

Esses eventos também consomem o dia, portanto, esteja avisado de que você pode estar se privando de outras conversas ou investigações. Em vez disso, preste atenção às pessoas, ao que elas dizem, e você se encontrará alguns passos mais perto de resolver o assassinato.

Cada personagem está em seu diário

Se você está se agarrando a palhas, tentando lembrar o nome (ou rosto) de certos personagens, está tudo bem. Andreas catalogou de maneira conveniente e cuidadosa cada personagem de seu diário. incluindo uma foto. E está em ordem alfabética, para que você possa folhear rapidamente as páginas e encontrar quem procura.

Embora isso não conte tudo sobre eles, é bom ter um pouco de conhecimento sobre cada personagem. Às vezes, você se sente um pouco perdido na selva, tentando descobrir qual é o problema de todos. Andreas consegue. Ele deve ficar frequentemente confuso também.

A criação de personagens não termina em Big Jorg

Embora seja aqui que a criação do personagem começa em Pentimento , conversar com Big Jorg não muda realmente o que Andreas pode ou não fazer. Em vez disso, definir seu passado durante essa conversa decide que tipo de livro ele entenderá e quanto poderá conversar com cada personagem.

Muito mais importante para a criação do personagem é a conversa com o Barão Lorenz, durante a qual o jogador vai escolher o que Andreas estudou na universidade. Primeiro, os jogadores escolherão a especialização de Andreas, entre teologia, direito e medicina. Eles também terão a opção de adquirir 2 dentre várias habilidades possíveis: latinista, lógico, orador, astrônomo, ocultista e naturalista.

Na dúvida, use o mapa

É fácil ficar completamente perdido no Pentimento , correndo pelas mesmas salas com pouca indicação de qual direção é qual, sem saber por que o mosteiro foi construído como uma rotatória. Os jogadores que não têm muita habilidade de orientação devem se lembrar de usar o mapa do jogo.

O mapa do jogo pode parecer uma página de um livro, mas rastreia a localização de Andreas e alguns de seus objetivos, assim como outros mapas de videogame. Considerando o quanto há para fazer no Pentimento , e o pouco tempo para fazê-lo, tomar o caminho certo torna-se essencial.

Não se esqueça de fazer missões secundárias

É importante lembrar que, embora Pentiment não tenha uma IU com direção explícita para o próximo objetivo, seu mapa rastreia alguns dos objetivos de Andreas. Alguns deles estão disponíveis apenas durante um determinado período do dia, enquanto outros podem aparecer apenas após alcançar algum progresso em um determinado enredo.

Embora o mapa geralmente seja útil, muitas missões não dependem de um local ou horário específico, mas de falar com as pessoas certas. Nesses casos, é melhor ler as notas do jogo verificando a guia apropriada.

Escolhas baseadas em antecedentes nem sempre são melhores

Enquanto algumas escolhas representam o que Andreas está pensando no momento, outras são o resultado das habilidades que ele conhece, de sua formação e de seus hobbies. Nenhuma dessas opções é inerentemente superior às opções normais apenas porque não estão disponíveis para todos os jogadores o tempo todo.

Os jogadores devem abster-se de escolher uma opção de diálogo apenas porque vem com uma imagem bonita, não apenas porque nem sempre é a melhor escolha, mas porque pode não fazer sentido com sua versão do protagonista. Brincadeiras à parte, os personagens de Pentimento odeiam quando o Andreas que eles conhecem revela ser uma pessoa completamente diferente. A melhor escolha é sempre manter a consistência e a confiança , independente do que pareça ser a escolha mais tática.

“Hiperlinks” do século 15 para quem não é bom com nomes

Para jogadores que preferem se lembrar das pessoas pela aparência ao invés do nome, o Pentiment oferece uma solução perfeita. Como já era a norma em outros jogos da Obsidian, como Pillars of Eternity, muitos nomes, lugares e fatos históricos mencionados em diálogos serão acompanhados por um hiperlink para o wiki do jogo.

Em Pentiment , clicar nas palavras sublinhadas em vermelho reduzirá a janela do jogo a um ícone, revelando que é uma ilustração em um tomo antigo. As margens desta página geralmente contêm notas marginais , que descrevem ou ilustram as palavras sublinhadas. Cada vez que um personagem é mencionado, os jogadores receberão uma foto dele para acompanhar o nome.

Procure em todos os lugares, o mais rápido possível

A maneira como o tempo funciona em Pentimento é surpreendentemente indulgente: para realmente consumir tempo, os jogadores precisam se envolver em conversas específicas ou fazer uma pausa para almoçar com alguém. Olhar ao redor do mundo superior é sempre uma boa ideia, já que não consome tempo e porque o mapa de Pentimento é surpreendentemente pequeno enquanto está repleto de segredos em constante mudança.

Os jogadores não devem apenas procurar em todos os lugares, mas devem fazê-lo o mais rápido possível. Embora seja raro, algumas pistas desaparecem se não forem tratadas no momento certo e antes de uma determinada data.

Conversar com as pessoas logo antes do jantar não consome tempo

A ideia de perder tempo pode realmente incomodar alguns jogadores, e com razão: o tempo em Pentimento é escasso e precioso. Embora não seja de forma alguma necessário, a melhor maneira de garantir que o tempo não avance acidentalmente interagindo com o ambiente é investigar antes do almoço ou jantar.

A pausa para o jantar consome tempo, mas nenhuma outra ação no jogo parece ser capaz de adiantar o relógio na hora de comer. Embora haja algumas exceções a essa norma, ou seja, dormir pela manhã depois de realizar ações à noite, isso não é algo que você possa fazer logo antes de comer.

Referências:

The Gamer, Game Rant, Wikipedia.

PC, RPG, Xbox One, Xbox Series Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

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