Paladins

Paladins é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa e Terceira pessoa com multijogador online, baseado em equipes e gratuito para jogar, lançado como closed beta em 17 de novembro de 2015, e tendo seu beta aberto somente em 16 de setembro de 2016, dentro de uma semana do seu lançamento no Steam, o jogo havia atraído 750.000 (setecentos e cinquenta mil) downloads, de acordo com o International Business Times, foi um dos dez jogos mais populares pelos usuários no serviço. Cada jogador controla um campeão com diferentes habilidades, e eles são divididos em duas equipes que competem para alcançar objetivos.

Em resposta a acusações de que o jogo seja um clone de Overwatch, o Ex-COO da Hi-Rez Studios, Todd Harris, disse que “Apesar de Overwatch ser um belo jogo, não serviu de inspiração para Paladins. O desenvolvimento de um jogo é um processo interativo com ideias que aparecem de projetos passados. Para o gênero de shooters com heróis, o jogo que merece mais crédito é Team Fortress 2. Lançamos um jogo de tiro baseado nas classes de Team Fortress 2 chamado Global Agenda, em 2010. Paladins foi concebido como uma versão de fantasia de Global Agenda, e, das aproximadamente 85 habilidades de combate presentes atualmente em Paladins, a grande maioria veio desse jogo que fizemos há 10 anos.

O jogo saiu do beta no dia 8 de maio de 2018 e recebeu muitas mudanças visuais graças a nova direção da empresa desenvolvedora do jogo. O diretor da Hi-rez, conhecido pelos jogadores como HirezChris, anunciou no dia 30 de abril de 2018 a retirada do beta do jogo abertamente para a comunidade do jogo. A celebração foi realizada no dia do lançamento do jogo na Twitch, com uma live que durou praticamente o dia inteiro, onde os jogadores teriam livre acesso no chat para conversar com a equipe desenvolvedora do jogo e com representantes da comunidade.

História

Há pouquissimo tempo os fãs do jogo receberam pequenas lores de cada campeão e aos poucos a história do game foi – e está sendo – descoberta pela comunidade de acordo com cada campeão lançado, de novos eventos e mapas.

O reino é dividido entre dois lados basicamente, o lado do Magistrado e o lado dos Paladinos, porém, existem alguns campeões que não estão de nenhum dos dois lados, são neutros.

Mecânica/Jogabilidade

É preciso conhecer cada classe, cada campeão, deck, item e talento que deve ser escolhido em cada partida. Paladins é o tipo de jogo que você realmente precisa ficar atento o tempo inteiro, qualquer pequeno erro pode fazer com que você perca o objetivo e/ou partida.

São 5 jogadores em cada time batalhando para capturar o objetivo e levar o carrinho até a base inimiga. Ao longo da partida você vai ganhando pontos que servem para você comprar itens que podem mudar toda a sua estratégia realizada no começo. Além dos itens, existe um sistema de cartas que modifica as habilidades, armas e até o campeão em si, além disso existem os Talentos, que serão explicados mais a frente.

Itens e Talentos

Falaremos das Cartas mais para frente nesse guia. Como já comentado, são duas coisas extremamente importantes que mudam completamente o jogo. Itens e talentos acabam deixando o jogo mais estratégico do que você possa imaginar, principalmente quando a partida está acirrada, ai fica muito mais interessante.

Itens: São comprados enquanto está na partida. Você recebe pontos enquanto está jogando, e quando conquista o objetivo. Você só pode comprar um item de cada divisão e evoluir até o nível 3. Os itens são divididos de 4 maneiras:

Defesa

Iluminar: Consegue enxergar inimigos que podem ficar invisível com facilidade.
Dano em área: Diminui o tanto de dano que recebe de tiros em área.
Dano Direto: Diminui o tanto de dano que recebe de tiros diretos
Resiliência: Diminui o tempo de efeitos Controle Coletivo.

Utilidades: Montaria: Cavalo fica um pouco mais rápido.
Moral: Carrega mais rapidamente a ULT.
Chronos: Diminui o cooldown de suas habilidades.
Agilidade: Você começa a andar mais rápido.

Cura: Rejuvenescer: Recebe mais vida do suporte.
Rasgo de Vida: Uma porcentagem do seu dano se transforma em cura.
Eliminações: Ao matar um inimigo recebe uma quantidade de vida.
Veterano: Ao estar fora da batalha, recebe vida mais rapidamente.

Ataque: Mãos Habeis: Recarrega mais rápido a arma.
Cauterizar: Diminui a cura que o inimigo recebe de seus suportes.
Demolidor: Destrói mais rapidamente escudos do inimigo.
Escavadeira: Destrói instaláveis mais rapidamente.

Talentos

Antigamente chamado de Lendária, talentos são “cartas” que você pode escolher antes de iniciar a partida. Cada campeão tem 4 talentos e cada uma com suas características.

Importante: O jogo sempre está passando por mudanças, ou seja, pode ser que algum item tenha sido retirado, mudado o valor da compra, mudado o valor do seu efeito. Sempre fique de olho pois balanceamentos podem e sempre acontecem.

Gráficos

A Hi-Rez resolveu investir em um estilo gráfico mais cartunesco, mas não pense que por isso o jogo ficou estranho. Na realidade, os gráficos são bonitos, principalmente após as últimas atualizações que poliram mais o jogo, acrescentaram mais detalhes ao mapa, deixando não somente os personagens, mas todo o mapa mais bonito também.

Passe de Batalha

No lançamento oficial do jogo, uma das novidades que chegaram foi o passe de batalha, trazendo 50 níveis por temporada para você jogar, completar missões, coletar EXP e receber como recompensa alguns itens como skins, moedas, cristais, cosméticos.

Existem duas formas principais para você comprar, por R$ 74,66 é liberado 3 passes de batalhas do ano de 2018 ou você pode pagar 500 cristais in game e liberar apenas o primeiro passe de batalha.

Também existe uma terceira maneira que envolve o passe de batalha. Por R$ 112,00 além de liberar os 3 passes de batalhas citados acima, você acaba recebendo também todos os campeões existentes e os futuros de graça, sem precisar compra-los in game com o dinheiro que recebe das partidas.

Bugs

Paladins infelizmente é muito conhecido também por seus bugs. O jogo sofre de alguns problemas leves que não atrapalham a experiência do jogador, mas também sofre com bugs que acabam com a vontade de querer jogar.

Um dos bugs que não atrapalha o jogo e acaba sendo divertido é onde uma das habilidades (o teleport) da Evie sofre um erro e você consegue ficar andando pelo mapa (sem pegar pontos, nem nada) enquanto está na contagem para a partida iniciar.

Porém, tem os bugs que te deixam irritado, como por exemplo, o jogo crashar no meio da partida e você não conseguir voltar, problemas nos servidores, o ping fica muito alto do nada e fica impossível de jogar. Às vezes acontece de alguém do seu time, ou pior, alguém do time inimigo o personagem ficar paralisado e você não saber se ele esta usando alguma habilidade ou não.

Eventos/Futuras Atualizações

Até onde temos informações, com o lançamento oficial do jogo, as atualizações devem acontecer com menor frequência do que era antes (duas atualizações por mês). Podendo ter mais tempo para criarem mais conteúdo e corrigir bugs.

Após a grande polêmica que a comunidade acusou o jogo de ter se tornado “pay to win” em uma das atualizações, a Hi-Rez vem tentando acertar no que trás para o jogo e aprender com os erros. A comunidade do Paladins felizmente é unida para tentar evitar que o jogo se torne algo ruim ou mais do mesmo.

Comunidade

A Hi-Rez tem um fórum onde você pode reportar bugs, dar dicas, conversar com outros players. Isso abre portas para o jogo não ficar sempre com as mesmas coisas. Além do fórum próprio, existem inúmeros Youtubers que focam seu conteúdo em Paladins, eles costumam dar dicas em seus vídeos de como jogar, tanto quanto opiniões sobre o jogo, fazendo crescer ainda mais o amor pelo jogo e atraindo mais público.

Nos últimos acontecimentos a Hi-rez tem dado bastante atenção para seus jogadores e tentando trazer o que o jogo precisava, mais modo de jogos, eventos, skins e menos campeões novos.

Uma parte da comunidade é unida e quer o melhor do jogo, só que tem o outro lado que não liga para nada, só reclama e o pior… Nas partidas acaba trollando e fica sem jogar o tempo inteiro, fazendo com que o time fique com um jogador a menos, o que tira a diversão total. Se você é esse tipo de pessoa, apenas pare com essas atitudes!

Muitos jogadores reclamam que ao reportar o jogador dentro do jogo e/ou por ticket no site da Hi-Rez, nada acontece com o mesmo. Infelizmente esse é um ponto extremamente negativo, pois os jogadores que querem se divertir, precisam aturar pessoas que só querem atrapalhar o jogo e não tem maturidade alguma. Esses jogadores trolls precisam começar a receber punições pelos seus atos! Já basta os bugs que atrapalham o jogo e ainda tem players que também querem atrapalhar? Ai fica complicado!

Aprenda a trabalhar em equipe

Os shooters modernos têm um problema grave, em especial aqueles que são multiplayer: os jogadores são estimulados a adotarem uma postura individualista. A ideia de Paladins, por exemplo, é que duas equipes de cinco pessoas se enfrentem para cumprir objetivos. É claro que será necessário matar oponentes, independentende do modo de jogo. Afinal, é e sempre vai ser um jogo de tiro.

O problema é que muitos jogadores, principalmente os iniciantes, querem “mostrar serviço”. Na tentativa de não serem newbies, acabam apelando para um estilo Rambo. Disparam tiros e caçam os inimigos pelos mapas de forma descontrolada. Em 99% das vezes acabam mortos, deixando os companheiros na mão.

Por isso o melhor é sempre trabalhar em equipe. São cinco componentes em cada time, e o seu objetivo primário é encontrar o seu lugar e a sua função nesse grupo. Esteja preparado e com sede para matar, mas faça isso apenas se for mesmo necessário e de forma estratégica.

Entenda os modos de jogo

Paladins tem basicamente três modos de jogo: Cerco, Chacina e Mata-Mata. Cada um tem seus objetivos próprios, exigindo dos jogadores formas diferentes de jogar. E isso é muito positivo! Dá dinamismo às partidas, permitindo que os players desenvolvam e apliquem várias habilidades.

A primeira dica do texto cabe muito bem aqui. O trabalho em equipe precisa ser voltado para o cumprimento imediato dos objetivos de cada modo. Eventualmente você acabará eliminando oponentes e ganhando pontos por isso, portanto não se preocupe. Os tiros que você dá precisam beneficiar a equipe, não só o seu progresso individual.

Cerco: esse é o modo principal. As duas equipes de cinco jogadores cada precisam somar 4 pontos em várias rodadas de jogo para vencerem a partida. Esses pontos podem ser obtidos de três formas: tomando controle do Ponto de Captura(1+), levando a Carga para a base inimiga (1+) e parando a Carga inimiga até que o tempo de levar a Carga termine (1+). Essa última forma só fornece ponto uma vez por partida para cada equipe.

Chacina: esse lembra muito um King of the hill. O objetivo é ganhar 400 pontos antes da equipe adversária ou obter mais pontos em 10 minutos. Para isso, deve matar os inimigos ou controlar a grande área no centro do mapa.

Mata-Mata: semelhante à Chacina, aqui o objetivo é chegar a 40 mortes antes do inimigo. Aqui sim o seu maior objetivo é sair dando tiro em todo mundo.

Saiba as funções das classes de Campeões

Como todo bom shooter no estilo MOBA, Paladins conta com classes de personagens. Elas são muito importantes por darem uma base de estilo de jogo aos players. Digamos que cada classe tem uma função pré-estabelecida nas arenas de batalha. Mas não necessariamente é preciso seguir isso à risca, visto que todos os Campeões funcionam muito bem em outras funções que não as suas de origem.

Confira o que cada classe faz

Tanque: é conhecida como a linha de frente do grupo. Seus Campeões são mais robustos, levam menos dano e têm as funções de assegurar os objetivos conquistados e de proteger os demais jogadores da equipe.

Suporte: essa é a classe mais versátil do jogo. Tem utilidade tanto ofensiva quanto defensiva. Eles acompanham os jogadores ofensivos e mesmo os Tanques, de modo a regenerar suas vidas.

Flanco: quem pertence à classe Flanco é mais leve e mais rápido. Sua função básica é ofensiva, mas estratégica, já que vai por trás e pelos lados do inimigo para dar-lhe dano de surpresa.

Dano: já a classe Dano é quem tem mais poder de fogo em Paladins. São os responsáveis ofensividade maior na equipe.

Importante: Felizmente o balanceamento do jogo sempre acontece em alguma atualização, ou seja, o dano de alguma arma pode mudar, pode existir algum re-work de alguma habilidade e o valor da vida de algum campeão pode ser modificado. É necessário prestar atenção nessas mudanças para sempre saber qual campeão e/ou classe usar.

Primeiro escolha a classe, depois o Campeão

No total, entre personagens que já vêm com o jogo e aquelas que podem ser obtidas depois, são 41 Campeões. Jogar com todos pelo menos uma vez é complicado, já que as opções são muitas. Além disso, a maioria precisa ser adquirida por algum tipo de compra, o que nunca é algo divertido.

Mas é importante que você tenha um Campeão favorito. Em Paladins cada uma dessas 41 personagens tem armas, habilidades e talentos únicos. Tudo isso faz diferença, sim, na hora do gameplay. Não adianta: jogar com Lex é uma coisa, jogar com Bomb King é outra.

Para facilitar sua escolha, pense primeiro na escolha da classe. É possível saber com qual estilo de jogo você se identifica mais. Escolhido isso, dentro da classe comece a experimentar Campeão por Campeão. Veja se suas habilidades, se a arma que usa, se o Ultimate é do seu agrado. Somente se sentindo confortável no controle da personagem é possível fazer boas partidas.

Use a elevação do relevo a seu favor

Os mapas de Paladins não são enormes, mas também não são pequenos. A amplitude de espaço de ação faz com que sempre haja aquela dúvida a respeito de onde virá o próximo ataque. Por isso o que muitos jogadores mestres fazem é usar o relevo a seu favor.

A ideia não é atuar de camper, mas sim ter maior cobertura. Lugares altos sempre são os melhores locais para se proteger dos inimigos. Você reduz o espaço de ação deles ao confinar-se em um espaço menor e coberto. Ao mesmo tempo você também ganha um espaço de ação menor, que pode facilitar eliminações de inimigos.

Não esqueça das cartas

O grande diferencial de Paladins em relação a outros shooters é a inclusão do sistema de cartas no jogo. Cada Campeão tem a sua disposição uma coleção de cards modificadores. Eles alteram atributos e habilidades dentro das partidas, muitas vezes modificando quase por completo o estilo de jogo da personagem.

Entender o que cada carta pode fazer pelo seu Campeão é muito importante. Não só porque pode permitir a você jogar de forma única em relação a outros players, mas também porque isso certamente facilitará sua vida nos combates.

Todos os Campeões vêm com um loadout, um conjunto de cartas, pré-estabelecido. O jogador pode mudá-lo sempre antes de cada partida, mas nunca no meio de uma. As combinações são muitas, os tipos e os níveis de cards também. Invista um tempo em analisar esses itens se quiser melhorar seu nível de jogo.

Cartas Lendárias

As Cartas Lendárias funcionam como uma habilidade especial. Cada campeão começa com uma carta pré-definida, e as outras podem ser compradas com Essência (semelhante aos baralhos). Ela deve ser selecionada no início da partida, antes de selecionar o baralho, e não pode ser trocada durante a partida.

Cartas Temporárias

Durante uma partida, você ganhará Créditos por realizar várias tarefas (capturar um objetivo, matar um oponente etc.). No início de cada rodada, você pode usar os Créditos para comprar Cartas Temporárias ou Itens (Burn Cards), o painel é acessado com a tecla “i”. Essas cartas podem te ajudar em coisas como reduzir a capacidade de cura do inimigo, fazer mais dano em escudos, e muito mais!

Você ganha mais créditos ao fazer atividades de acordo com a sua classe, por exemplo, Linhas de Frente ao capturar o objetivo, Suportes ao curarem um aliado, Flancos por fazerem eliminações pelas costas, etc.

Você pode ter no máximo quatro cartas temporárias, uma de cada categoria, e aumentar a efetividade delas gastando mais créditos. Elas expiram depois que a rodada termina no modo Carregamento.

Compras

É possível obter alguns items por meio de compra dentro de Paladins, com as moedas de ouro. Para comprar Skins (aparências) de vestimentas e armas, é necessário escolher o Campeão que deseja customizar na aba Campeões ou ir na aba Loja. O ouro também é usado para desbloquear Campeões e comprar Baús Radiantes. Você obtém ouro ao completar partidas (se sair vitorioso, ganha mais ouro) e ao subir o nível de Maestria de campeões. Alguns itens também podem ser comprados com Cristais , que são obtidos em recompensa de login diário ou comprando com dinheiro real. Existe também o Pacote de Fundador (pago com dinheiro), que desbloqueia todos os campeões atuais e futuros, e garante cristais e roupas exclusivas, além de uma Melhoria de Conta de um mês (que pode ser comprada separadamente com cristais). A Melhoria dá o dobro de Experiência e Ouro no final das partidas e ao subir de nível.

Baús

Ao subir de nível na sua conta de Paladins, você ganha um Baú Radiante. Nesse baú vêm 3 itens (4 se você tiver a Melhoria de Conta ativada), que podem ser: cartas, emotes (ativados na tecla B durante a partida), roupas, sprays, Essência e poses de melhor jogada.

O Baú Radiante também pode ser comprado com ouro. Existem outros tipos de Baú: o Baú Colossal garante uma customização de personagem de raridade Exclusiva ou Rara, mas vem um item por baú. Existem outros baús com pacotes de customização para um personagem apenas ou customizações eventuais, que irão sair do jogo em breve.

Maestria

Cada vez que você joga com um Campeão, dependendo do seu desempenho, você obtém pontos de maestria. Os pontos de maestria aumentam o nível de Maestria no campeão. As maestrias dão recompensas de Ouro ou Baú Radiante, e em níveis mais elevados desbloqueiam as Recompensas de Maestria (skin, spray, pose e emote).

Conquistas

As conquistas são tarefas específicas que lhe garantem uma insígnia ao completá-la. Algumas possuem níveis (como as conquistas de Maestria), outras são únicas (como a conquista Boom Head Shot).

Sprays

Sprays são imagens que são desenhadas ao pressionar T mirando em uma parte do mapa dentro da partida. Além do spray padrão, com o logo do Paladins, você pode ganhar sprays específicos de cada personagem nos Baús Radiantes e Colossais, ou em baús de pacotes de customização. Os sprays de baús radiantes e colossais vêm com uma carta dourada, e o spray é a arte dessa carta. Os sprays de cartas só podem ser usados com o personagem que possui aquela carta.

Títulos

Os títulos são frases que aparecem abaixo do seu nome durante o lobby de uma partida. Os títulos podem ser obtidos ao chegar na maestria 20 com algum campeão, e selecionados em seu perfil (acessado ao clicar no retângulo superior direito com suas informações). Em breve novos títulos poderão ser obtidos de outras maneiras.

Referências:

Gamers Game, Amino Apps, LigadosGames, wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.