1HitGames

Overwatch

Game de tiro em primeira pessoa e multiplayer online da Blizzard, a mesma produtora de títulos como Diablo, Warcraft e Starcraft. Overwatch, para PS4, Xbox One e PC reúne jogadores em equipes, que devem competir por objetivos no mapa e, ao mesmo tempo, eliminar os adversários para somar pontos. Confira dicas para começar a jogar e outras para se dar bem nos embates.

Um FPS diferente

O primeiro de tudo é ter em mente como Overwatch funciona. Quem está acostumado com Call of Duty ou Battlefield deve pensar logo que estamos diante de um FPS, jogo de tiro em primeira pessoa, diferente. O que conta aqui sãos as habilidades dos personagens, já que cada um é diferente do outro, e em como o jogador lida com elas para atacar e se defender.

Menu inicial

A batalha começa no menu inicial. Aqui temos as seguintes opções: Jogar, que te leva para dentro de uma partida; Treinamento, para conhecer os personagens e aprimorar habilidades; Galeria de heróis, para ter detalhes de cada um deles e seus ataques ou defesas; e Caixa de Itens, que dão bônus aos jogadores.

Menus como Social, Perfil e Opções são mais secundários e não afetam diretamente o jogo em si. Em Opções, por exemplo, você pode configurar elementos técnicos como controle e brilho da tela. Em Social o jogador confere a lista de amigos e quem está jogando. Por fim, Perfil exibe o perfil do jogador com dados.

Menu Jogar

O menu Jogar oferece pelo menos quatro opções: Jogo rápido, que permite entrar logo em uma partida – e vale lembrar que não há lobby; Jogar contra IA, que possibilita embates contra oponentes controlados pelo computador; Jogo personalizado, para criar salas com amigos; e Contenda semanal, com tipos de partidas que prometem mudar toda semana.

Menu Treinamento

O treinamento é importante para quem quer aprender os comandos básicos e segredos de Overwatch. Tutorial ensina tudo que você precisa saber sobre controles e objetivos; Campo de treinamento é uma fase aberta e sem inimigos, apenas alvos para serem praticados; Praticar vs. IA permite lutar contra oponentes controlados pelo computador, sem valer nada.

Primeiros passos

Um jogo que pode ser fácil de entender, mas difícil de dominar. Os comandos básicos funcionam como em qualquer outro FPS. É possível andar e olhar para todos os ângulos, enquanto um botão fica responsável pelo tiro e os outros pelas habilidades.

Atenção: não há troca de armas. Ao menos não da forma tradicional. Cada personagem geralmente possui apenas uma, com alguma variação.

O que comanda por aqui são as habilidades. Elas estão espalhadas entre os botões do controle ou do teclado, de acordo com a versão escolhida, e são extremamente variadas. Cada herói faz algo que o outro não faz, o que traz um equilíbrio ao game.

Objetivos

Cada partida dura duas rodadas: na primeira uma equipe fica encarregada de defender determinado ponto no mapa, enquanto a outra ataca. Na segunda partida os papeis se invertem. Ao final, o jogo faz contagem de pontos e define os vencedores, de acordo com os objetivos concluídos ou não.

Também existem aquelas partidas que funcionam como mera captura de pontos no mapa, e aí cada equipe tem que cumprir tudo ao mesmo tempo. Antes de começar um embate, o jogo avisa qual é o estilo de partida que vai ocorrer.

Destaque da partida

Se a equipe do jogador vencer e ele for muito bem naquele embate, o game apresentará um segmento chamado de “Destaque da partida” ao final, mostrando o melhor momento do melhor jogador da equipe. Isso te dá mais pontos e melhora seu ranking, então busque cumprir mais objetivos, eliminar vários adversários ao mesmo tempo ou criar jogadas com habilidade.

Pense em Equipe

Algo que torna o jogo diferente dos outros games de tiros online é a sua necessidade de estratégia para ser bem-sucedido. Aqui, a glória individual não tem lugar, mas sim atingir um objetivo em equipe.

Ocasionalmente terá que deixar o teu personagem principal de lado, e escolher outro que seja adequado ao perfil da equipe. Quanto mais equilibrada for uma equipe, terá mais probabilidades de vencer. Nem sempre os personagens com mais estilo são os mais indicados. Em termos ideias, cada equipe deverá ter um herói ofensivo, dois defensivos e um deles um sniper, um tanque e um de suporte.

Tipos de personagens

A Galeria de Heróis simplesmente reúne os heróis. Ela mostra quantos itens de cada um o jogador já destravou, além de informações vitais sobre fraquezas e vantagens dos personagens e seus golpes.

Também inspirado por Mobas, Overwatch divide seus 21 personagens em classes ou tipos. Há heróis que são ofensivos, como Genji, outros que funcionam de forma mais defensiva, como Mei, os personagens “tanque”, que aguentam muitos golpes, como D.Vah ou Reinhert, e, por fim, heróis de suporte, como o brasileiro Lucio, que curam os aliados na partida.

Uma das maiores vantagens é que você pode trocar de herói quantas vezes quiser enquanto estiver na sua base, o que permite que você supra necessidades do seu time ao longo do jogo ou até mesmo mude totalmente a sua estratégia em um momento de desespero. Isso pode ser feito também para manter ou aumentar uma vantagem que seu time já garantiu, então não tenha medo de trocar um personagem mesmo quando estiver vencendo caso acredite ser necessário. No caso de Overwatch, em time vencedor se mexe sim.

Entenda as diferentes funções dos heróis          

As habilidades variam entre si. Há as básicas, que costumam três ou quatro, além de passivas, e também temos o Ultimate, o golpe mais poderoso.

É bom que o jogador cheque as habilidades dos personagens, na opção da Galeria, antes de começar uma partida, já que elas serão a personalidade de cada herói e vão definir sua estratégia, que varia muito.

Cada personagem tem a sua função e existem quatro grandes classes onde eles podem se inserir.

Dano (Ofensivos e Defensivos): Alguns possuem vantagens em sua mobilidade e são especialistas em causar dano, sendo ótimas escolhas para causar pressão, atrapalhar adversários e atacar objetivos. Alguns são especialistas em guardar posições, criar pontos de engasgue e defender objetivos. Um grande diferencial dos heróis defensivos é a habilidade de “negar” áreas, seja com dano em área, tiros precisos ou até mesmo criação de bloqueios. Heróis: Ashe,Bastion, Doomfist, Genji, Hanzo, Junkrat, McCree, Mei, Pharah, Reaper, Soldado: 76, Sombra, Symmetra, Torbjorn, Tracer, Widowmaker.

Overwatch 2: as principais novidades

Suporte: trabalham em função do time, muitas vezes utilizando-se de habilidades de cura, utilidade ou até prejudicando os adversários. De maneira geral, suportes trazem melhorias para a performance da equipe. Heróis: Ana, Baptiste, Brigitte, Lúcio, Mercy, Moira, Zanyatta.

Tanque: são heróis da linha de frente. Especialistas em receber e negar dano, geralmente possuem poderosas habilidades de sobrevivência e trabalham para proteger sua equipe dos adversários. Heróis: D.Va, Orisa, Reinhardt, Roadhog, Sigma, Winston, Wrecking Ball, Zarya.

Vida Efetiva (padrão)

A quantidade de vida de um personagem varia de acordo com o papel (role) que ele tem no jogo. Como de costume tanques normalmente tem uma quantidade maior de vida, enquanto suportes e heróis ofensivos mantém uma vida mais baixa. Porém no caso de Overwatch, mesmo dentro do mesmo role alguns personagens podem ter vidas variadas.

Chamaremos daqui para frente a vida padrão de cada personagem de ‘vida efetiva’, a que ele possui por padrão, sem ser afetada através de escudos gerais. Em Overwatch, a Vida Efetiva é normalmente representada pelas barras em branco:

Acréscimo de Vida (escudo)

Um personagem no jogo concede um aumento permanente de vida: trata-se da Symmetra com seu Escudo de Fótons. Enquanto o personagem afetado pelo escudo permanecer vivo, ele terá 50 a mais de vida, que pode ser reposto através de cura. Em Overwatch, o acréscimo permanente de vida é representado por barras azuis. Caso o herói morra, o acréscimo é removido, e é preciso reaplicá-lo.

Em Overwatch, o Acréscimo de vida é representado por barras azuis claras.

Escudo Consumível (armadura)

Um personagem do jogo concede um escudo consumível: Torbjörn com seu Implemento de Armadura. Ele concede um escudo temporário, que é um valor acrescido à vida atual, porém ao ser completamente consumido ele pode ser reposto. Além disso, escudos consumíveis ‘amarelos’ tem também a função de mitigar parte do dano recebido por seu usuário, não apenas receber um dano padrão antes da Vida Efetiva.

Por padrão, alguns heróis tanques possuem um escudo consumível por padrão e podem ser recuperados. Veja mais informações sobre no Apêndice: Tanques, logo abaixo.

Em Overwatch, o Escudo Consumível é representado por barras amarelas.

Escudo Temporário

O escudo temporário é uma proteção de valor muito alto e que após aplicado cai gradativamente até se dissipar. Exemplo: Lúcio, concede este tipo de escudo com sua habilidade suprema Barreira de Som. Não sei afirmar exatamente o tamanho do efeito, mas no caso do próprio Lúcio a barreira aumenta a vida para 650/700 e vai caindo rapidamente até voltar ao estado de vida atual do jogador, não a vida completa.

Em Overwatch, este escudo temporário é representado por barras azul escuro.

Além de poderem ser afetados pelos escudos e armadura mencionados acima, os tanques de Overwatch possuem na maioria das vezes escudos próprios e com mecânicas diferentes das mencionadas.

Comece pelos heróis simples

Se você está começando o game agora, não vai querer pegar um personagem muito difícil taticamente. Por isso, a Blizzard dá uma ajuda nesse sentido, mostrando os diferentes níveis de dificuldade de cada herói.

É recomendado que você comece experimentando os heróis ofensivos, pois não é necessária grande coordenação com a equipe. Os mais simples são Pharah, Reaper, Soldado: 76 e Bastion. Quando se sentir um pouco mais confiante, pode experimentar Reinhardt, Roadhog ou Mercy para se inteirar das outras funções mais específicas do game.

Eventualmente, você vai acabar experimentando todos os heróis disponíveis e escolhendo os mais adequados para você e para cada situação.

Modos de jogo

Atualmente possui quatro modos de jogo, incluindo um híbrido de ataque e escolta:

Ataque: A equipe atacante é encarregada de capturar dois pontos de objetivo no mapa, enquanto a equipe defensiva deve detê-los.

Escolta: A equipe atacante é encarregada de escoltar uma carga para um determinado ponto de entrega antes do tempo acabar, enquanto a equipe de defesa deve detê-los. A carga se move ao longo de um caminho fixo quando qualquer jogador da equipe atacante está próximo a ele.

Ataque/Escolta: A equipe atacante tem que capturar a carga e levá-la ao seu destino, enquanto que a equipe defensiva tenta impedi-los.

Controle: Cada equipe tenta capturar e assegurar um objetivo em comum, até o percentual de captura chegar em 100%. Este modo de jogo ocorre em formato de melhor-de-três, ganha a equipe que vencer dois rounds primeiro.

Diferentes mapas com diferentes objetivos

Em cada partida, você vai ter objetivos específicos para cumprir sem ser matar o maior número possível de oponentes. Na verdade, existem quatro tipos de mapas:

Assalto: uma equipe tem de capturar um ponto específico enquanto que o outro time tem de impedir que isso aconteça.

Escolta: os atacantes têm de percorrer o mapa escoltando uma carga até um local de entrega. Os defensores terão de fazer a carga retroceder, enxotando a equipe oponente.

Híbrido: esses mapas combinam assalto com escolta. A partida começa com o objetivo de capturar ou defender um ponto que, ao ser pego com sucesso, libera uma carga que precisa ser escoltada.

Controle: as duas equipes vão lutar por um objetivo. Para capturar um ponto, você tem de escorraçar a equipe oponente durante um certo tempo até atingir os 100%.

Ser inteligente é mais importante do que ser rápido

Não é boa ideia sair correndo pelo mapa, pressionando o oponente sem estratégia. Na verdade, você deve planejar com cuidado a sua posição no mapa e coordenar os seus ataques com o resto do time.

Isso é especialmente importante se você estiver jogando de suporte, pois precisa estar bem posicionado e seguro para conseguir ajudar os aliados. Conheça bem os mapas e esteja atento aos efeitos sonoros do game para agir de acordo com os perigos.

Não poupe balas

Esse é o melhor conselho. Dispare sempre que possível, até quando os oponentes estiverem cobertos por escudos. Mesmo que você seja um personagem de suporte e o seu dano causado não seja significativo, o oponente vai estar sempre condicionado pelos disparos.

Além disso, as munições são ilimitadas e o seu poder principal é recarregado sempre que você dispara.

Distraia os seus inimigos

Tempo é um conceito muito importante e você vai ficar em vantagem sempre que o seu inimigo não for tão rápido como gostaria.

Tente que os inimigos o persigam durante algum tempo ou bloqueie a sua passagem para fazer com que eles não atinjam os pontos a tempo de fazer diferença no curso da partida.

Aprenda as fraquezas de seus oponentes

Para saber o momento de trocar de herói ou como formar uma equipe de peso, é importante também aprender as fraquezas de cada um dos seus inimigos. Tanto individualmente, entendendo qual herói tem uma vantagem tática contra outro, quanto em termos de equipe. Se o time adversário tem muitos atiradores de longo alcance, por exemplo, uma boa pedida é se aproveitar de heróis com alta mobilidade para flanqueá-los. Se eles estão abusando dos tanques, você pode se aproveitar da baixa mobilidade da maioria desses personagens e abusar dos atiradores de longo alcance. Tendo essa visão estratégica, suas chances de vitória são muito maiores.

Comunique-se com sua equipe

Mas nenhuma das dicas acima funciona muito bem se você não conseguir conversar com seus colegas de time e coordenar suas ações. Overwatch tem diversas ferramentas para facilitar essa comunicação, desde um sistema de frases prontas para comunicar acontecimentos ou pedidos de ajuda para sua equipe até um completo chat de voz para que vocês possam conversar ao longo de toda a partida. Seja educado, respeite os outros jogadores e pergunte para eles qual vai ser a estratégia para a vitória e com quais personagens eles preferem jogar. Durante o jogo, avise a posição dos adversários, sugira rotas de ataque e peça ajuda quando preciso. Você vai perceber que um time bem alinhado é mais importante para vencer do que qualquer jogada individual, por mais incrível que ela seja.

Caixa de Itens

O menu da Caixa de Itens permite abrir as caixas obtidas ao longo das partidas. Estas são caixas secretas que vão desbloquear itens poderosos ou não para os jogadores. Estes itens podem ser meramente decorativos para o cartão de perfil do usuário, ou skins – visuais secundários – para cada um dos heróis. Para abrir, segure o botão correspondente, de acordo com a versão que estiver jogando.

Com a caixa aberta, o jogador pode conferir o que ganhou. Se for uma skin ou spray, é possível pressionar um botão para já equipar no personagem, e funciona da mesma forma com cartões de perfil. Há diversos itens que podem sair de uma caixa, como créditos e até skins lendárias e raríssimas.

Referências:

Wikipedia, techtudo, Ligados Game, Euro Gamer, Br ing.

FPS, PC, PS4, Tiro, Xbox One Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comments (2) on “Overwatch”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑