Overcooked: All You Can Eat

Overcooked: All You Can Eat (estilizado como Overcooked! All You Can Eat) é uma compilação que inclui os jogos Overcooked e Overcooked 2 e todas as suas expansões e conteúdos para download lançados até então, bem como suporte a resoluções de até 4K e taxas de até 60 quadros por segundo. 

Desenvolvido pela Ghost Town Games e publicado pela Team17, ele foi lançado em 10 de novembro de 2020 para Xbox Series X/S e em 12 de novembro de 2020 para PlayStation 5. Em 15 de fevereiro de 2021, foi anunciado que uma versão do jogo seria lançada para Microsoft Windows, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One, mantendo o suporte para resolução 4K e até 60 quadros por segundo, com exceção da versão para Switch, que seria limitada a 1080p e 30 quadros por segundo.

Jogabilidade

Apesar de incluir uma versão simplesmente remasterizada de Overcooked 2, a versão de Overcooked incluída em Overcooked: All You Can Eat foi totalmente reconstruída no motor do segundo jogo da série, resultando em gráficos mais aproximados entre os dois jogos e permitindo a função de multijogador online, ausente no jogo original. Diversas opções de acessibilidade, como texto adequado a pessoas com dislexia, uma interface com tamanho ajustável e adaptações para daltonismo, estão disponíveis nos dois jogos. Um modo de assistência, que inclui opções como prazos prolongados para a entrega de pedidos e até mesmo a possibilidade de pular certos níveis, também foi implementado.

Overcooked: All You Can Eat inclui todas as fases e personagens selecionáveis dos dois jogos originais, além de três novos personagens e sete novas fases, atingindo um total de 200 níveis e mais de 120 cozinheiros, incluindo 60 cozinheiros únicos, cada um com duas ou três cores alternativas. Durante o The Game Awards 2020, o Cozinheiro Sueco, da franquia The Muppets, foi anunciado como um personagem jogável e adicionado ao jogo, na forma de conteúdo para download gratuito por tempo limitado.

Use o Apressar e o Arremesso

As duas mecânicas mais importantes do jogo são o Apressar (Dash, em inglês) e Arremessar (Throw, em inglês). O Dash está presente desde o Overcooked original, e consiste no personagem dar uma pequena corrida para se movimentar mais rápido pelo cenário e escapar de plataformas que despencam.

Já o Arremesso foi introduzido em Overcooked 2, sendo mais uma alternativa para os cozinheiros se ajudarem em meio ao caos da cozinha. Com esse movimento, o jogador pode arremessar qualquer objeto em qualquer direção, seja uma frigideira para um colega ou um ingrediente diretamente na panela.

Dominar e combinar essas duas mecânicas é essencial para conseguir dar conta de todas as receitas e obter a pontuação perfeita de três estrelas em cada fase.

Jogue com amigos e distribua tarefas

Apesar de ser um jogo com foco no multiplayer, você também pode jogar a série Overcooked sozinho. Nesse modo, o jogador controla dois cozinheiros ao mesmo tempo, alternando entre eles enquanto corta e cozinha os ingredientes.

No entanto, para ter a “experiência completa”, é altamente recomendável jogar com mais pessoas. No modo multiplayer, o caos é generalizado, exigindo uma boa dose de comunicação e coordenação para vencer os desafios dos cenários (como veículos em movimento e áreas divididas) enquanto tenta completar as receitas e entregar os pratos dentro do prazo – e se divertir no meio disso tudo.

Outra vantagem de jogar com amigos é poder dividir as tarefas, mesmo nos cenários em que todos os jogadores podem fazer de tudo. Conforme a história progride, a complexidade das receitas aumenta, e definir o foco de cada membro da equipe pode ser o diferencial para obter as três estrelas de avaliação.

Fique de olho nas panelas e foque em uma receita por vez

Se você está jogando Overcooked pela primeira vez, nas primeira fases o processo pode parecer tranquilo. Mas não se engane: em pouco tempo, o pesadelo na cozinha irá começar, e é aí que o jogo fica ainda mais divertido (mas também um pouco frustrante).

Você e seus amigos terão atender a inúmeros pedidos ao mesmo tempo, e a dica de ouro é focar em apenas um prato por vez. Pode parecer que não vai dar tempo de entregar tudo (e não vai mesmo), mas para obter todas as estrelas, é melhor entregar uma sequência menor de pratos perfeitos do que vários errados ou ruins.

Outra atividade importante na cozinha é não se esquecer das panelas no fogo. Além de queimar o ingrediente e estragar a receita, o fogo pode se espalhar por todo o ambiente, e alguém terá que interromper o que está fazendo para pegar o extintor e apagar as chamas.

Mantenha os pratos limpos e os ingredientes cortados

Em Overcooked, todo mundo é, ao mesmo tempo, chefe e auxiliar de cozinha – ou seja, todos terão que lavar a louça em algum momento. Sem pratos limpos, você não consegue enviar a comida para o restaurante, e cada cliente impaciente é um ponto a menos no score final.

Uma dica para agilizar o processo é, em cenários mais “tranquilos”, deixar a acumular uma pequena pilha de louça suja e lavá-las toda de uma vez, mas sempre se atentando para os pratos que continuam voltando do restaurante. Em algumas receitas, como o hambúrguer, você também pode usar o pão como um prato, colocando alfaces e tomates nele enquanto a carne não fica pronta.

Para adiantar outras receitas, você e seus companheiros também podem ir cortando os legumes conforme eles chegam. Não há uma “Vigilância Sanitária” no universo de Overcooked, então não se preocupe em acumular vários ingredientes jogados no canto da cozinha para economizar tempo.

Preste atenção na paciência dos clientes

Os restaurantes de Overcooked! All You Can Eat podem não ter estrelas Michelin, mas estão sempre lotados. Isso significa que você e seus amigos terão que atender a muitos pedidos ao mesmo tempo.

Cada ordem que chega tem uma barra embaixo do ícone do prato, que desce conforme a paciência do cliente se esgota. Quanto mais cedo o prato for entregue corretamente, mais satisfeito o cliente fica.

Dependendo da fase, você não precisa entregar todos os pedidos que chegam, mas sim satisfazer totalmente os clientes que receberem seus pratos quentinhos e no tempo correto. Com isso em mente, uma estratégia válida em situações caóticas é focar nos pratos que têm mais tempo disponível, ignorando aqueles com o prazo praticamente terminando.

Como funciona o jogo cross-gen?

Se você tiver o jogo cruzado habilitado, qualquer uma das plataformas pode combinar uma com a outra. Isso também se estende a Matchmaking público nos modos de jogo Co-Op e Versus. 

Modos

Você poderá assumir os modos de campanha, sobrevivência e prática, bem como um  novo  modo de assistência.  

O modo de assistência inclui ajustes que tornam o jogo menos frenético, incluindo tempo limite de receita mais lento e cronômetros de rodada aumentados.
Você também pode desativar a expiração do pedido nas configurações desse modo.

Conquista de Risco Calculado

Para obter a conquista / troféu de Risco Calculado, você deve impedir que um ingrediente queime no último segundo possível. Esta conquista / troféu pode ser desbloqueada em qualquer nível de qualquer modo de jogo. Um ícone de perigo aparecerá na tela sempre que um ingrediente terminar de cozinhar, mas for deixado no fogão, grelha ou frigideira, para indicar que está prestes a queimar. A maneira mais fácil de evitar que um ingrediente queime no último instante é contar 6 segundos a partir do momento em que o ícone vermelho de perigo aparece.

Conquista de Bangers e Lixo

Para obter a conquista / troféu Bangers and Trash, você precisa colocar 99 itens na lixeira. Existe a possibilidade de desbloquear esta conquista / troféu naturalmente de qualquer maneira, apenas jogando os níveis da história de Overcooked! E cozido demais! 2. Do contrário, você pode obtê-lo facilmente selecionando o nível 1-3 em Overcooked! 2 e continuar jogando qualquer comida na lixeira da cozinha até colocar 99 itens nela. Assim que 99 itens forem colocados na lixeira, a conquista / troféu dos Bangers e do Lixo será desbloqueada.

Fácil se você não aguentar a conquista de calor / troféu

Para obter a conquista / troféu Você Não Suporta o Calor, você deve apagar a comida queimando na cozinha, agarrando o extintor de incêndio encontrado no nível em que está jogando. Para fazer comida queimar, você não deve removê-la propositalmente de fogões, churrasqueiras ou fritadeiras quando estiver pronta para que pegue fogo. Para usar o extintor de incêndio para apagar a comida queimando, você precisa pressionar e segurar Square (PlayStation 5) em seu controle. Você provavelmente descobrirá que desbloqueará essa conquista / troféu naturalmente de qualquer maneira enquanto joga Overcooked e Overcooked2! Níveis relacionados à história.

Conquista Something Fishy

Para obter a conquista / troféu Something Fishy, ​​você precisa jogar como uma criatura aquática em um Sushi Level. Você poderá fazer isso jogando a história de Overcooked! 2, onde a primeira oportunidade de obter a conquista / troféu está no nível 1-1. Antes de começar o nível, você deve se lembrar de pressionar o botão ‘Opções’ (PlayStation 5) em seu controle para poder escolher uma criatura de aparência aquática na tela de seleção do chef. Ao fazer isso, você desbloqueará a Conquista / Troféu Something Fishy.

Troféu Clockwork Kitchen

Para obter a conquista / troféu Clockwork Kitchen, você precisa concluir um nível no Modo Clássico fazendo todas as receitas em ordem. É recomendado que você tente esta conquista / troféu no Modo Auxiliar no nível 1-1 do Overcooked! 2. Vá para o menu principal, Campanha, e selecione Cozido demais! 2. Em seguida, escolha ‘Salvar Slot’ seguido pelo Modo Clássico. Agora jogue o nível 1-1 e conclua-o enviando todos os Tickets de Pedidos na ordem em que aparecem no topo da tela.

Conquista do Unbread

Para ganhar a conquista / troféu The Unbread, você deve completar Overcooked! 2 e salvar o Onion Kingdom … de novo. Para tentar este troféu, você precisa ir ao menu principal, escolher Campanha e, a seguir, Cozinhar demais! 2. Recomenda-se então que você selecione o Modo de Assistência, pois jogar o jogo sozinho nesta configuração tornará a conquista / troféu mais fácil de obter, pois os Tickets de Pedidos não estão em um cronômetro. Depois de concluir todos os 37 níveis relacionados à história, você desbloqueará a conquista / troféu. Outra forma de obter a conquista / troféu The Unbread é jogar com um amigo (Online Private) ou através do Shareplay.

Dicas Básicas

Conclua os pedidos o mais rápido possível, mas também fique de olho nos pedidos recebidos para saber o que está por vir. Tente planejar suas ações com antecedência.

Se você está jogando cooperativo, você precisa trabalhar junto com os outros jogadores. Comunique-se e coopere para passar por isso com sucesso.

Divida as tarefas entre vocês com antecedência para que todos tenham uma função a cumprir.

Você receberá um bônus por cumprir pedidos da esquerda para a direita.

Correr pode ajudá-lo a economizar tempo, mas tome cuidado para não topar com outros chefs e derrubá-los.

Um ícone de aviso aparecerá na tela se um ingrediente estiver em perigo de queimar. Fique de olhos abertos e preste atenção ao que deixou cozinhando.

Preste atenção também à paciência de seus clientes. Verde significa que estão bem, mas mudará para amarelo, laranja e, finalmente, vermelho à medida que ficarem mais impacientes. Se um cliente perder completamente a paciência, ele abandonará o pedido e você não receberá nada por concluí-lo. Certifique-se de que haja tempo suficiente para iniciar um pedido antes de iniciá-lo.

Raramente há um momento em que você não terá nada para fazer. Tente maximizar sua eficiência completando uma tarefa enquanto espera outra terminar, sempre que possível.

Se você estiver em uma situação em que precisa jogar um ingrediente para outro jogador, certifique-se de que ele sabe que está chegando e mire nele o melhor que puder para evitar perder tempo jogando-o para trás ou fazendo-o pegá-lo.

Empilhe os pratos antes de levá-los para a pia para que você não precise fazer muitas viagens.

Referências:

Team 17, Tecnoblog, Cheats, Super Cheats, Wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.