Outlast 2

Outlast 2 (estilizado como OU⸸LASTII) é um jogo eletrônico de survival horror em primeira pessoa desenvolvido e publicado pela Red Barrels para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One em 25 de abril de 2017. É a sequência do jogo eletrônico de 2013 Outlast e apresenta um jornalista chamado Blake Langermann, junto com sua esposa Lynn, percorrendo o deserto do Arizona para explorar o assassinato de uma mulher grávida, apenas conhecida como Jane Doe. Blake e Lynn se separam em um acidente de helicóptero, e Blake tem que encontrar sua esposa enquanto viaja através de uma aldeia habitada por uma seita chamada Testamento do Novo Ezequiel (Testament of the New Ezekiel) que acredita que o fim dos dias está chegando.

Pouco depois do lançamento e popularidade de Outlast, Red Barrels anunciou a sequência. Uma demonstração de jogabilidade foi lançada tanto na PAX East quanto na E3 2016 em 22 de abril e 15 de junho, respectivamente, com lançamento inicial previsto para o outono de 2016. No entanto, devido a complicações durante o desenvolvimento, o jogo foi adiado para o primeiro trimestre de 2017 em 1 de agosto. Apesar da promessa de lançar o jogo no primeiro trimestre de 2017, a data de lançamento do jogo foi antecipada para o segundo trimestre de 2017, e foi disponibilizado digitalmente em 25 de abril de 2017 para o Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One.

Qual a história de Outlast 2?

Somos apresentados ao doentio Temple Gate, uma comunidade religiosa comandada pelo sádico Sullivan Knoth, responsável por pregar aos seus seguidores o combate ao Anti-Cristo e, para isso, sair matando o máximo possível de bebês e crianças. 

No jogo você encarna Blake Langermann, um cameraman que parte com a sua esposa Lynn para os confins do deserto do Arizona, com a missão de investigar o misterioso assassinato de uma jovem mulher grávida. 

O casal, no entanto, sofre um trágico acidente de helicóptero. Blake agora se encontra preso no bizarro vilarejo de Knoth, totalmente afastado da civilização e desesperado por encontrar a sua esposa.

Como se isso fosse pouco, Blake ainda precisa descobrir o que está acontecendo nesta macabra comunidade, recheada com criaturas e fanáticos com diferentes propósitos, mas todos sedentos por sangue!

Jogabilidade em Outlast 2

Não existem grandes novidades na jogabilidade de Outlast 2, em comparação com o seu antecessor. A premissa é a mesma: sobreviver sem armas e evitando totalmente os confrontos com os adversários. Blake conta apenas com uma câmera de visão noturna para se guiar em meio as trevas que cobrem o lugar. 

Agir com furtividade é o ponto chave do game e, para isso, você terá a sua disposição vários locais onde poderá se esconder, evitando os inimigos. 

A jogabilidade continua sendo em primeira pessoa, potencializando a veracidade dos sustos e terror sentido ao longo do jogo.

Os gráficos também estão muito melhores em Outlast 2, assim como vários efeitos que são vistos no game, como quando Blake cai na água e fica com os óculos molhados, por exemplo. Estas novas características ajudam a tornar a experiência ainda mais real.

Não resta dúvida que Outlast 2 é um jogo bastante estressante. O constante terror te persegue a todo momento, seja enquanto corre desesperadamente para escapar dos fanáticos enlouquecidos ou se esgueirando pelos cantos torcendo para não ser visto. 

Tentar sobreviver em meio a todo este caos e pressão pode soar como uma missão impossível. Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para te ajudar a se acostumar com a atmosfera pesada de Outlast 2 e seguir vivo até o final do game.

Vá com calma!

Para ter sucesso neste jogo você precisa ter paciência. Como dito, uma das principais características de Outlast é a furtividade. Como você não tem armas para se defender, um confronto com os inimigos tem tudo para terminar em game over, portanto para vencer você não pode ser visto!

Logo nas primeiras etapas do game aprendemos vários comandos que são úteis na hora de ser furtivo, como espreitar pelas janelas e portas, agachar, andar na ponta dos pés, se esconder em barris ou debaixo da cama, entre outros.

Fique sempre atento as baterias

Além de chaves, curativos e cartas não existem muitos itens que podem ser coletados ao longo do game (como acontece com Resident Evil, por exemplo). Mas, nada é mais importante para você do que as benditas baterias!

A sua câmera funciona como os seus olhos em Outlast, através da visão noturna. Sem ela você simplesmente andará a deriva na escuridão até esbarrar com algum inimigo. 

As baterias costumam estar escondidas nos casebres, mas também podem ser achadas em outros locais. Fique atento aos objetos que aparentam brilhar no cenário, pois provavelmente é uma bateria novinha para abastecer a sua câmera.

Evite inimigos usando o Modo Áudio

Além da visão noturna, a câmera em Outlast 2 tem uma novidade: capacidade de captar áudio externo. Esta nova função é extremamente útil para você “scannear” as areas ao seu redor para saber se existem inimigos por perto. 

O áudio é capaz de ouvir os sons através de paredes, muros e demais obstáculos. Desta forma, você consegue saber a distância que o adversário está e se é (ou não) seguro avançar por determinado caminho.

Infelizmente, usar o Modo Áudio gasta muita bateria da câmera, portanto seja prudente e saiba administrar bem o uso desta função.

Corra Blake, Corra!

Bem, não é sempre que a furtividade vai dar certo e, caso seja avistado por um dos fanáticos caçadores, só resta uma coisa a fazer: CORRER!

No entanto, enquanto estiver correndo lembre-se de algumas coisas que podem ajudar a salvar a sua pele: 

No desespero de uma perseguição, você pode se sentir desorientado e totalmente perdido no cenário. Se isso acontecer, tente encontrar pontos brilhantes de luz na area, normalmente existem para indicar qual a direção certa que você deve seguir.

Afaste os caçadores dos portões, portas ou outras passagens. Eles tentarão te cercar e bloquearão estes caminhos. Correr para esses lugares diretamente pode significar a morte certa.

Procure por locais no ambiente que possam servir para a sua fuga, como caminhos alternativos, muros altos e ranhuras no chão que você pode utilizar para deslizar por cercas ou portões.

Os lugares que dão para subir estão marcados com marcas de mãos com sangue ou com uma escada quebrada.

Correr por muito tempo vai te deixar sem fôlego, então a melhor opção é procurar um local para se esconder até os inimigos sumirem.

Novos locais para se esconder

Existem muitos lugares que podem servir de esconderijo, como debaixo das camas, caminhões, no meio do mato, atrás de pedras, submerso na água e – uma novidade em Outlast 2 – dentro de barris, que estão espalhados por toda a vila. 

Caso esteja sendo perseguido, certifique-se de encontrar um desses locais e permaneça escondido até a barra ficar limpa. 

Está perdido e não sabe para onde ir?

Os cenários de Outlast 2 também não são moleza. A escuridão intensa e a névoa, aliada ao estado psicológico de constante stress do jogador, pode fazer com que você se perca ou não saiba para onde seguir em algumas partes.

Se isso acontecer, fique atento a uma dessas três dicas: Procure no chão próximo aos portões, cercas e muros uma ranhura no que pode servir como passagem para atingir uma nova area no cenário.

Se os inimigos estiverem atrás de você, chame atenção deles para longe do local de onde eles surgiram e, depois que despista-los, siga para este local.

Nas areas rochosas procure por pedras com marcas de sangue, você provavelmente terá um caminho para seguir naquela direção.

Lembre também de ficar atento aos sinais de luz brilhantes, pois como dito, costumam funcionar como um “norteador” para o jogador. 

Sua bateria acabou e precisa de mais luz? Apenas morra!

Como já falamos, você deve estar sempre atento ao nível da bateria de sua câmera. Ela não costuma durar muito tempo, principalmente usando o Modo Áudio e a visão noturna (sempre que possível, tente economizar estas funções, ok?). 

Mas caso fique sem baterias e perdido no meio da escuridão, ainda existe um modo de dar a volta por cima: morrer!
Pode parecer dramático, mas em último caso é a melhor solução. Sempre que você morre no jogo, renasce com a bateria da câmera e o sue nível de vida totalmente cheio.

Escapando dos sonhos bizarros de Blake

Ao longo do game você nota que o protagonista tem umas alucinações aleatórias e muito bizarras, que nos leva para o ambiente de uma escola abandonada.

O que você precisa ter em mente é que essas sequências de estranhas alucinações não seguem a mesma lógica do resto do jogo. 

O único modo de sair desses sonhos é você explorando detalhadamente todo o cenário da escola, ler as cartas, atender os telefones, acessar computadores, e interagir com o máximo de coisas disponíveis no ambiente.

Após alguns sustos, alguma saída há de surgir… Será?

Nem todo mundo vai querer te matar, mas mesmo assim… cuidado!

Você vai cruzar com alguns fanáticos que simplesmente não vão correr atrás de você. Se por acaso encontrar uma mulher rezando, não fique preocupado em evitar chamar a sua atenção, ela não vai pular atrás do seu pescoço. 

Mas atenção, não se aproxime dessas pessoas! Elas podem não se importar com a sua presença no local, mas caso você “perturbe a paz”, não exitaram em te cortar ao meio com uma faca de açougueiro!

Covardia sem vergonha

Como bom jogo de terror, Outlast 2 insere o jogador em um mundo ameaçador no qual seu personagem é muito mais fraco que os inimigos ao seu redor e pode morrer em apenas um ataque certeiro.

Ao invés de encarar os monstros de frente, na maior parte do tempo é preciso correr para bem longe. Como o fôlego é limitado, deixe para dar piques apenas nos momentos de maior necessidade e fique atento ao parkour, já que é possível correr sobre mesas ou por debaixo de obstáculos sem perder velocidade.

Seja sorrateiro

Preste muita atenção no ambiente ao seu redor, já que é possível se agachar e esconder embaixo de camas, dentro de barris e armários. Também é possível se esconder embaixo d’água, mas tome cuidado com o fôlego e volte à superfície assim que bolhas começarem a aparecer.

No entanto, há uma pegadinha: não adianta se esconder caso algum inimigo já esteja de olho no personagem, pois ele o encontrará com certeza. Mesmo que não haja qualquer monstro em sua cola, não há garantias de que o esconderijo funcionará, pois muitas vezes a inteligência artificial será proativa e investigará por conta própria pontos suspeitos.

Use bem seus recursos

Baterias são artigos limitados e valiosos, e provavelmente serão esgotadas várias vezes ao longo da campanha. Seja inteligente e evite deixar seu microfone ou visão noturna ligados sem necessidade. Crie o hábito de desligar e religar os itens em rápidos intervalos, o que é mais econômico no longo prazo.

O bolso esquerdo do personagem indica quantas pilhas ele ainda tem disponíveis, e é uma boa ideia procurar mais delas sempre que possível. Nos momentos de conforto e segurança, aproveite para explorar as salas e checar todas as gavetas em busca de mais recursos.

Saúde é o que interessa

Não há uma barra de energia em Outlast 2, mas ainda assim é necessário tomar cuidado com sua saúde, especialmente caso você sofra um ataque que faça o personagem sangrar. Neste caso, é uma boa ideia usar curativos.

Outlast 2 não inclui qualquer detector de Bandagens, então é necessário fazer a busca manualmente, prestando atenção e procurando itens brilhantes no cenário. Dê uma olhada nas caixas de primeiros socorros e não esqueça que os itens ficam mais raros conforme a campanha avança, então poupe seus itens.

Distância segura

Quando estiver explorando uma área infestada por inimigos, tente andar abaixado na maior parte do tempo. Fora dos níveis de dificuldade mais altos, Outlast 2 possui uma grande tolerância e permite que você se aproxime bem dos monstros sem ser notado.

Basta ficar fora do seu campo de visão direto e evitar encostar neles para caminhar sem medo. Também é seguro andar entre a vegetação alta, então use o ambiente a seu favor. A principal dica é ter coragem e inteligência para vencer!

Atenção na tela

O jogo deixa diversas pistas visuais para que você consiga prever o que diabos te espera pela frente. Se alguns sustos são inevitáveis, pelo menos inimigos e colecionáveis geralmente são mais fáceis de se encontrar com alguma atenção. Como o jogo é escuro, pequenos flashes de luz no horizonte indicam inimigos. Se a velocidade do apagar e ascender da luz for mais rápido, provavelmente é uma bateria ou colecionável.

Como a sua câmera pode filmar alguns eventos, coloque a visão dela, sem a visão noturna se não for preciso, sempre que você desconfiar de algo. Sua velocidade diminui, mas evita perder algum colecionável importante para entender melhor a história.

Não leia documentos

Evite ler os documentos encontrados no jogo, deixe para ler depois quando você parar de jogar, todos os documentos podem ser encontrados no menu principal de Outlast 2, ler documentos pelo jogo consome bateria de sua câmera, alguns documentos dão para ler sem a câmera, mas outros não.

Evite recarregar

Toda vez que a bateria de sua câmera acaba, você ainda consegue usar um pouco da visão noturna dela. É recomendado que você evite recarregar no momento em que a bateria acaba, em muitos casos é possível continuar mesmo com a iluminação fraca dela com a bateria no vermelho.

Agache para ver melhor

Quando você está com a bateria no vermelho e usando o mínimo de visão de sua câmera, você pode agachar para ver melhor o que tem no chão ou se aproximar dos objetos para tentar identifica-los.

Piscando a luz

Quando em lugares mais escuros, ande piscando a luz de tempos em tempos, tem muitas partes de Outlast 2 que possuem iluminação parcial e você não precisa necessariamente deixar a câmera sempre ligada.

Como ativar o elevador?

Tem uma parte de Outlast 2 onde você encontrará um elevador e precisará ativá-lo, você deve localizar o gerador e liga-lo.

O gerador se encontra no final do caminho, seguindo reto você vai encontrar uma casa para o lado esquerdo e o gerador vai estar no andar de cima, basta subir as escadas.

Para chegar até lá você deve passar despercebido pelos inimigos.

Após ligar o gerador, você deve voltar para o elevador, agora você deve despistar a vilã Marta.

Siga o caminho em direção ao elevador até que Marta apareça, quando ela te ver, saia correndo de volta para a casa do gerador, antes de subir a escada tem um barril ao qual você pode se esconder e esperar.

Quando você perceber que ela foi embora, volte correndo em direção ao elevador e acione ele antes que ela lhe alcance.

Como passar a parte da biblioteca

Tem um momento onde o personagem principal está na biblioteca da escola e deve escapar, nela há várias estantes de livros e também um monstro.

Existe uma parte da biblioteca onde tem um refletor ligado, siga pela entrada da esquerda deste refletor e continue pela esquerda, em um certo momento você vai encontrar o que parece ser um monstro que vem de um lugar iluminado.

Corra para despistar o monstro e depois volte no lugar iluminado, há uma pilha de livros nesta parte, você vai se aproximar e subir na pilha de livros e se arrastar para uma pequena passagem e sair da biblioteca labirinto.

Nota: Pode parecer simples, mas na minha primeira jogada eu não tinha compreendido que havia uma passagem na pilha de livros e levei um bom tempo para descobrir isso.

Como desligar a eletricidade

Existe uma parte bem perto do final do Outlast 2 onde você está em um lugar subterrâneo onde a única passagem está bloqueada por fiações de energia elétrica.

Para poder passar, você deve localizar e acionar 2 interruptores para desligar a eletricidade, confira o passo a passo para fazer isso.

Estando na frente dos cabos de eletricidade, você vai para o lado esquerdo da tela e observar uma entrada iluminada, se aproxime dela até a vilã aparecer.

Quando ela mostrar sinais de que está vindo, você vai mergulhar na água e passar por uma abertura da parede que vai te levar até o primeiro interruptor. Não mergulhe na direção dela, é mais seguro ir para o canto e passar por baixo.

Rapidamente acione o interruptor e já vá em direção da entrada iluminada no final do corredor, abaixe para não esbarrar na lâmpada para evitar atrair atenção.

Continue reto e observe uma parede de madeira no meio do lugar, atrás dela está o segundo interruptor, acione ele.

Para voltar tome novamente cuidado para não esbarrar na lâmpada, siga reto até o final do corredor, mergulhe, entre no buraco da parede, aguarde a Val passar para poder submergir e ir para a entrada que antes não estava acessível.

Dê a volta na Martha

A Martha é um dos inimigos icônicos do jogo. A voz dela é de arrepiar e, meu amigo, você não vai querer chegar perto dela. Ao contrário dos inimigos convencionais, ela te finaliza com um único golpe e não adianta só tentar dar a volta em torno dela, se chegar perto, ela vai te matar.

A única forma de passar é evitando ela totalmente, dando uma volta grande em torno dela. Chame a atenção da monstrenga para um canto, se for preciso, e use o outro lado para passar por ela, sempre existirá uma saída. Se você dominar e entender isso, até os sustos diminuem.

Referências:

Seu Game, Aficionados, Uol, techtudo, Wikipedia.

Deixe seu comentário: