Outer Wilds 

Outer Wilds é um jogo eletrônico independente de ação-aventura e exploração em mundo aberto. No jogo, o protagonista se encontra em um planeta com apenas 22 minutos antes que o sol local se torne uma supernova e o mate; o jogador repete continuamente esse ciclo de 22 minutos aprendendo detalhes que podem ajudar a alterar o resultado em jogadas posteriores.

O jogo não possui um sistema de progressão ou árvore de habilidades, sendo possível zerar em 22 minutos ou 20 horas. O jogo ganhou o Seumas McNally Grand Prize e Excelência em Design no Independent Games Festival Awards de 2015. Foi originalmente desenvolvido pela Team Outer Wilds, mas agora foi desenvolvido pelo estúdio Mobius Digital do ator Masi Oka, com os membros da Team Outer Wilds sendo contratados no estúdio. Foi lançado em maio de 2019 para Microsoft Windows e Xbox One e em outubro de 2019 para PlayStation 4.

Foi indicado em três categorias no The Game Awards 2019, sendo elas “Melhor Direção de Jogo”, “Melhor Jogo Independente” e “Melhor Estreia Independente”.

No dia 28 de setembro de 2021, o jogo ganhou uma expansão paga de conteúdo adicional, a DLC Echoes of the Eye, que incluiu uma narrativa paralela em relação à história principal.

Você está em uma cronômetro, mas não importa

Não vai demorar muito — 20 minutos, mais ou menos — para saber que você tem um tempo limitado para explorar em Outer Wilds . Mas você também aprenderá que o cronômetro realmente não importa. Você mantém tudo o que aprendeu (e não há inventário para falar no jogo), para não perder nada quando morrer.

Ignore esse temporizador. Explore lenta e livremente. Outer Wilds não é um jogo sobre correr até o final – é um jogo sobre aprendizado.

Leia tudo para descobrir o que fazer a seguir

Como 99% invisível diz: “ Sempre leia a placa ”. A partir de sua aldeia natal e seu observatório, para cada pedaço de texto Nomai que você encontra nos outros planetas do sistema, há dicas, texto de sabor e explicações em todos os lugares. Como Outer Wilds é um jogo sobre aprendizado, nunca perca a chance de ler algo novo. Muitas vezes você encontrará uma pista sobre o que está acontecendo ao seu redor, uma pista sobre para onde ir em seguida, ou apenas algum texto de sabor que torna o mundo um pouco mais rico.

Aprenda algo novo e comece de novo

Reunir nossas duas primeiras dicas ensina o ritmo de Outer Wilds . Você lê, explora, aprende e vagueia até (espero) descobrir uma nova pista, e então o sol se transforma em nova e você começa tudo de novo. Isso não é um castigo. Essa é a cadência do jogo.

Incline-se para isso e tenha como objetivo aprender (pelo menos) uma coisa nova. Isso lhe dá propósito em um jogo que é propositalmente vago sobre seus objetivos.

A aldeia inicial ensina quase tudo

Use a vila inicial (e seu primeiro ciclo no jogo) como o tutorial que deveria ser. Há pessoas que lhe darão suas primeiras dicas. Você aprenderá sobre as ferramentas que você tem para explorar o sistema solar. Há um modelo de nave para praticar vôo. Você aprenderá a interagir com artefatos Nomai.

Tudo na vila inicial ensina como jogar o jogo. Passe um ciclo ou dois se acostumando com tudo para que você se lembre de como usá-lo (e que você pode usá-lo) mais tarde.

Verifique seu log em nave a cada ciclo

A morte não é um final em Outer Wilds . O que você aprendeu em sua última viagem é inserido em seu Registro de Navios. Interaja com ele sempre que embarcar.

Você terá uma exibição de cortiça e barbante do que descobriu, rumores que ouviu e as conexões entre eles. Você receberá até uma nota – em texto amarelo – que informa se você não terminou de explorar uma área.

Não pule isso. Seu Log de Navio é uma ótima atualização toda vez que você voltar a bordo. Ele vai apontar para os mistérios que você ainda não resolveu e lembrá-lo de conexões que você provavelmente esqueceu.

Pense em onde pousar em um novo planeta

Não é exatamente fácil pousar sua nave onde você quer em Outer Wilds , mas vale a pena gastar alguns segundos extras para ter certeza de que você está perto do seu objetivo. Nem todo planeta é navegável a pé. E nem todo planeta é pequeno o suficiente para andar por aí antes que você fique sem tempo, ar ou combustível para jetpack.

Em vez disso, diminua a velocidade e olhe para o planeta (ou lua) antes de pousar. Normalmente, você pode localizar os pólos com suas calotas polares (como em Brittle Hollow), ou algum outro ponto de referência para se orientar. Aproveite o tempo extra para pousar nas proximidades e começar a explorar, para que você não fique preso quando o sol explodir.

Você pode consertar seu nave (e seu traje)

Nem todo pouso é suave e, às vezes, as coisas quebram. Não é uma sentença de morte, no entanto. Se você caminhar até as várias partes de sua nave – você pode ver o que está danificado na tela do seu cockpit – você receberá um aviso para repará-las. Da mesma forma, se você perfurar seu traje, receberá um aviso para repará-lo diretamente no seu HUD.

Explorar lareira de madeira

Timber Hearth é o planeta em que você começa. Aqui, você pode encontrar uma vila povoada. Pode ser tentador correr rapidamente para o espaço, mas não se esqueça de explorar a vila primeiro. Você pode encontrar pistas valiosas que ajudarão a aprender sobre o sistema solar.

Fale com todos

Na aldeia inicial, você terá a opção de falar com os aldeões. Você pode optar por passar e ignorá-los, mas alguns desses aldeões fornecerão tutoriais valiosos para você aprender que o ajudarão a progredir no jogo.

Pratique voar e aterrissar

Voar pode ser difícil; suas primeiras vezes voando, você pode cair e danificar seu navio. Em vez de começar mal entendendo como voar, é melhor praticar. Isso pode ser feito em uma superfície plana de um planeta, bem como na vila inicial.

No caminho para o observatório, pode encontrar um pequeno drone que lhe permite praticar o voo. Certifique-se de estar familiarizado com os controles de voo antes de se lançar no espaço.

Repare sua nave se você cair

Se você acabar derrubando seu navio, não se esqueça de repará-lo. Para reparar seu navio, tudo o que você precisa fazer é verificar a tela à esquerda do assento do piloto. Aqui, você encontrará uma tela que mostra cada parte do seu navio que precisa ser reparada.

Depois de ver o que precisa ser reparado, simplesmente caminhe até a parte da nave e interaja para repará-la. Isso não levará nenhum material e pode ser feito rapidamente.

Visite todos os planetas

Isso pode parecer simples, mas você deve visitar a superfície de cada planeta antes de progredir mais profundamente no núcleo. Os planetas contêm segredos ocultos, mas eles não precisam ser descobertos imediatamente. Recomendamos conhecer o sistema solar ao seu redor antes de mergulhar em um planeta.

Explore um local diferente se você ficar preso

Há toneladas de mistérios e quebra-cabeças que você encontrará. Às vezes, você não terá informações suficientes para descobrir o que fazer. Outras vezes, pode ser difícil entender o que você deve fazer.

É perfeitamente aceitável mudar para um novo local se você estiver preso. Isso lhe dará uma pausa que pode levar a uma nova ideia. Além disso, enquanto você estiver fora, poderá descobrir um pouco de informação que prova ser útil.

Não entre em pânico se você morrer

Durante sua primeira hora jogando Outer Wilds, você morrerá. Felizmente, o jogo se passa em um loop de tempo, o que significa que você reaparecerá no acampamento em Timber Hearth.

Morrer faz parte do jogo. Quando você acidentalmente bater ou esquecer de colocar seu traje espacial, você morrerá, mas ainda manterá o conhecimento que aprendeu.

É importante saber que você sempre morrerá 20 minutos após o início de um novo loop. Isso ocorre porque há um evento de supernova que ocorre no sistema solar que acabará com tudo. Você não pode evitar isso, mas as informações que você coletar estarão disponíveis em seu diário de bordo, sobre o qual falaremos a seguir.

Verifique o registro da nave

Como mencionado acima, qualquer informação será adicionada ao seu diário de bordo e permanecerá lá mesmo se você morrer. Por isso, você deve sempre verificar seu registro ao entrar no navio pela primeira vez.

No seu diário de bordo, você pode revisar o que sabe e o que ainda não foi descoberto. O log indicará se mais informações ainda podem ser encontradas sobre um determinado tópico. Isso significa que, se você morrer, poderá verificar o log para ter certeza de que obteve todas as informações disponíveis em um determinado local.

Utilize seu lançador de escoteiros

O lançador de batedores é uma pequena sonda que você pode lançar de sua nave para tirar fotos.

Isso é útil se você estiver explorando uma nova área. Em vez de arriscar a morte, você pode lançar a sonda e ver quais perigos você pode encontrar. Se você está nervoso em entrar em uma nova área, tente enviar seu lançador de escoteiros.

Referências:

Polygon, The Gamer, Wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.