1HitGames

Pesquise

OMORI

OMORI é um videogame RPG de terror psicológico desenvolvido pelo estúdio indie OMOCAT. Baseado na série omoriき こ も り[hikikomori] de webcomics do diretor, o jogo conta a história de um garoto hikikomori chamado Sunny e seu alter ego do mundo dos sonhos Omori, explorando o mundo real e o mundo dos sonhos surreais para superar seus medos e segredos reprimidos. Ele é acompanhado por um grupo de amigos próximos enquanto eles exploram o mundo superior e se envolvem em batalhas por turnos contra inimigos fantásticos, com efeitos de status baseados nas emoções dos personagens. O jogo tem duas rotas com vários finais de acordo com as escolhas do jogador.

O jogo foi lançado para Microsoft Windows e macOS em dezembro de 2020, com planos para uma tradução em japonês, bem como portas para Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One em um futuro próximo. Omori recebeu elogios dos críticos por seus gráficos, história, personagens, sistema de batalha e trilha sonora, sendo favoravelmente comparado a EarthBound , Yume Nikki e Undertale.

Gameplay 

A jogabilidade de Omori é inspirada nos jogos tradicionais de RPG japoneses. O jogador controla um grupo de quatro personagens: Omori, Aubrey, Kel e Hero. Ao explorar o mundo superior, o jogo é jogado de uma perspectiva de cima para baixo. O overworld apresenta missões secundárias e quebra-cabeças para o jogador resolver, que podem premiar o grupo com habilidades e itens. Os itens também podem ser obtidos quebrando melancias encontradas ao longo do jogo ou comprando-as em uma loja usando CLAMS, a moeda do jogo. Os itens incluem ARMAS, CHARMS que aumentam certos atributos, SNACKS que curam o grupo e BRINQUEDOS que podem ser usados ​​em combate para vários efeitos. Os inimigos são visíveis no mundo superior; fazer contato com eles inicia uma batalha.

As batalhas são jogadas em um formato baseado em turnos, com o atributo de velocidade de cada lutador determinando quem vai primeiro. Personagens e inimigos têm CORAÇÃO, que funciona como pontos de saúde ; se o dano é recebido, ele diminui, e se chegar a zero, o personagem é derrotado. Membros caídos do grupo representados como brinde e podem ser revividos com uma geléia especialitem, denominado LIFE JAM. O medidor de SUCO é usado para realizar HABILIDADES, habilidades especiais que ajudam na batalha. As emoções do grupo, que podem mudar ao longo da batalha, podem afetar seus atributos: NEUTRO é a linha de base e não tem efeitos, ANGRY aumenta o ataque, mas diminui a defesa, SAD aumenta a defesa, mas diminui a velocidade e HAPPY aumenta a velocidade, mas diminui a precisão. As emoções podem ser fortes ou fracas umas contra as outras, seguindo um formato típico de pedra-papel-tesoura – FELIZ bate com ANGRY, ANGRY bate TRISTE e TRISTE bate FELIZ. ANGRY, SAD e HAPPY têm variações de maior intensidade, sendo ENRAGED e FURIOUS; DEPRIMIDO e MISERÁVEL; e ECSTATIC e MANIC, respectivamente. Emoções chamadas de AFRAID e STRESSED OUT também existem, que desabilitam as HABILIDADES da pessoa afetada.

Representações fortes de ansiedade e automutilação

Este deve ser um acéfalo, dado que Omori começa com um aviso de conteúdo forte destacando os elementos mais desencadeantes do jogo, mas aqui está um aviso mais completo para aqueles que podem subestimar as intenções da mensagem.

Uma grande parte do DNA de Omori é sua representação nítida de ansiedade e trauma, e ele não tem medo de mostrar esses elementos em seus extremos. Quando o jogo diz que retrata o suicídio, ele o faz em uma sucessão contundente e séria, entre outras representações de depressão e ansiedade. Se isso parece ser um gatilho para você, leve o aviso de conteúdo a sério.

Fazendo missões paralelas

Muito parecido com outros RPG, Omori está repleto de missões secundárias, tanto em seu colorido mundo de sonho quanto em seu cenário mais fundamentado em Faraway Town. Embora fazer missões secundárias possa parecer tedioso ou parecer que elas estão lá apenas para conteúdo extra, muitas delas oferecem recompensas decentes e até oportunidades para alterar certos resultados.

Embora nenhum deles seja realmente necessário para progredir no jogo, completar mais deles adiciona um toque agradável no final que pode aumentar a apreciação de certos jogadores.

Abrir a porta para Kel muda quase todo o jogo

Embora vários finais sejam habituais para muitos RPGs e jogos baseados em histórias, é sempre bom saber de onde essas alterações narrativas podem se ramificar, especialmente se se está indo para uma corrida completista. No caso de Omori, uma de suas decisões mais drásticas acontece logo no início, durante o capítulo “Três dias restantes …”.

O jogador ouvirá Kel batendo na porta da frente de Sunny e tem a opção de abri-la ou deixar Kel sozinho. Abrir a porta permite ao jogador continuar o jogo Normal enquanto bloqueia a rota alternativa de Hikikomori em sua totalidade; inversamente, ignorar Kel e nunca sair de casa muda drasticamente as experiências no mundo real e adiciona conteúdo ao mundo dos sonhos.

O gráfico de emoções pode tornar as coisas mais fáceis… mas não é necessário

A mecânica de jogo principal e original de Omori   é seu Gráfico de Emoções. Em vez de ter estatísticas vinculadas a elementos naturais ou magia, Omori faz o jogador manipular e afastar emoções diferentes entre Triste, Feliz e Irritado (e, em alguns casos, Medo).

Saber como cada emoção pode aumentar ou diminuir um personagem pode ajudar em certas situações. No entanto, se você estiver interessado apenas em jogar a Rota Normal, muito do jogo, senão todo, pode ser jogado sem ter que memorizar o gráfico. A Rota Hikikomori e seus chefes são outra história completamente.

O jogo do Hangman não pode ser concluído em uma rota normal

Embora encontrar Basil seja o objetivo principal e abrangente da história no mundo dos sonhos, o outro motivador de Omori é sua misteriosa busca de busca no jogo Hangman. Alguns novos jogadores podem se estressar tentando encontrar todas as chaves, enquanto outros podem se preocupar se houver uma consequência por falhar no jogo Hangman.

No entanto, deve-se notar que nada disso pode ser realizado durante uma Rota Normal, pois certas chaves só são acessíveis na Rota Hikikomori. Nesse ponto, encontrá-los contribui para explorar mais os segredos ocultos do jogo.

Compre itens com frequência. As recompensas são muito generosas

Os RPGs são crivados de jogadores que acumulam itens e dinheiro demais e transformam as aventuras épicas apresentadas a eles em gerenciamento de recursos. Omori não é um jogo que visa desafiar seus jogadores com escassez ou moagem de itens.

Progredir na campanha, fazer missões paralelas e derrotar chefes oferece muitas recompensas que tornam a frequência às lojas do jogo muito fácil. E, mesmo assim, ainda pode ser bem fácil terminar o jogo com um excesso de amêijoas, então não se preocupe muito em ter que guardar itens para um próximo encontro.

Faça com que o Hero compre tudo

Sobre a compra de itens, é sempre aconselhável fazer com que o Herói interaja com todos os vendedores da loja, mesmo que o jogo nunca realmente aconselhe a fazê-lo. Uma vez que o jogador é capaz de trocar os líderes do grupo no Outromundo, é fácil presumir que a troca só será usada para derrubar obstáculos ou encantadoras esteiras transportadoras.

No entanto, Hero tem uma utilidade extra quando se trata de ser frugal com amêijoas. Freqüentemente chamado de cliente favorito de todos, o Hero, como líder do partido, pode obter descontos em quase todas as lojas!

Existem interações únicas para cada líder

O herói conseguir descontos em diferentes lojas é apenas a ponta do iceberg quando se trata de brincar com os líderes do partido. Alternar entre diferentes personagens pode oferecer uma litania de hilárias e tocantes interações de personagens em todo o jogo.

Isso inclui conversar com os vários habitantes do mundo dos sonhos, bem como interagir com certos objetos, como o teclado do Space Boyfriend.

Dino’s Dig é um desafio implacável

Enquanto Orange Oasis pode ser totalmente opcional, é o lar de muito conteúdo para o jogador explorar e brincar. A peça central é Dino’s Dig, um jogo de festa que faz o jogador explorar uma pirâmide em busca de um tesouro. Não se deixe enganar pela fofura externa, no entanto.

Em um jogo já classificado como uma experiência de terror, Dino’s Dig pode muito bem ser a parte mais estressante de todo o jogo. Isso se deve principalmente ao fato de que seus inimigos enganosamente comuns são, na verdade, o centro de algumas das lutas mais difíceis do jogo.

Não se esqueça de regar as plantas

Uma das coisas mais fáceis de perder ao jogar Omori são as oportunidades sucessivas de regar as plantas de Basil. O jogo não fará com que a equipe volte para a casa de Basil no mundo dos sonhos para uma grande parte do jogo.

Apesar disso, o jogador ainda tem a chance de voltar e regar as plantas de Basil. Esse pouco de sensibilidade para com o hobby de Basil também não deixa de ser recompensado. A manutenção adequada do jardim durante o jogo contribui para um final especial e secreto.

Rota normal

Para jogar a Rota Normal, basta atender a porta quando Kel vier visitar os segmentos do “Mundo Real” (Restam Três Dias), de preferência nos dois dias. Mari bate o primeiro segmento do Mundo Real, mas pode ser deixada ou ignorada sem efeito duradouro. Eu recomendo fortemente deixá-la entrar.

A rota normal tem os finais Bom, Ruim, Outros e um Final de Faca não listado sem conquista correspondente, 4 variações no total.

Para obter todos os 4 finais sem repetir, certifique-se de manter um salvamento antes da festa do pijama de Basil, ou DIREITO após omori acordar, mas antes de fazer qualquer outra coisa. Para obter Finais Ruim e Bom, salve novamente após o Memory Lane.

Bom final

Este é o final mais satisfatório e recomendo deixá-lo por último na Rota Normal. Você obterá uma cena extra após este final se regar as plantas de Basil 3 vezes ou mais no Mundo da Fantasia.

Para conseguir esse final, espere até a festa do pijama no Basil, e verifique o quarto dele imediatamente após acordar, NÃO vá dormir. Não se preocupe com o que fazer na maior parte deste segmento, você não pode bagunçar nada até a batalha final. Verifique todos os itens que você vê após a luta na sala de Basil, haverá um texto descritivo exclusivo para quase tudo.

Em todas as terminações da Rota Normal, observe que você pode vomitar no banheiro de Basil depois de acordar. Isso não afeta as terminações, mas ajuda a reforçar o estado mental de Omori naquele momento.

Final ruim

O mesmo que acima, exceto que você tem que perder a batalha final contra Omori. Apenas avance na batalha até que Omori comece a causar dano real e não use habilidades de cura e você perderá. Selecione Não na tela Game Over para ver o Bad Ending.

Outro Final

Para conseguir esse final, espere até a festa do pijama no Basil e volte a dormir quando Omori acordar. Evite pegar a faca na cozinha, é um final diferente.

Tanto neste como no Outro final, você pode ver uma cena extra de Basil e também do “filho demônio” em sua casa. Para fazer as duas coisas, visite o quarto de Basil depois de ir dormir quando o resto da turma está em pânico.

Rota Hikikomori

Para jogar a Rota Hikikomori você DEVE ignorar as pessoas que batem na sua porta o tempo todo. Você pode deixar Mari entrar, e deve. Kel deve ser rejeitado todos os dias no Mundo Real.

A Rota Hikikomori terá muito, muito menos segmentos do Mundo Real e não é recomendada para um primeiro jogo. Ele contará com segmentos significativos do sonho de Omori que de outra forma seriam inacessíveis, tornando-o uma boa segunda jogada.

A rota Hikikomori também é significativamente mais difícil, você atingirá o nível máximo (50) e ainda precisará de estratégia, ótimo equipamento e itens para vencer algumas das batalhas contra chefes. Outro motivo para deixar para o final. O superboss do jogo também está aqui.

Ordem de Turno

Omori funciona como um Pokémon onde a velocidade parece a estatística mais inútil, mas pode ser a mais poderosa. A ordem dos turnos costuma ser crítica, por exemplo, o herói é extremamente lento, então você geralmente se curará  após o ataque de um oponente. Isso significa que o Herói não salvará ninguém se um oponente o derrotar primeiro!

De modo geral, sua ordem de turno será Kel, Omori, Aubrey, Hero, com os inimigos agindo algum tempo após o turno de Kel e antes do turno do Hero. Se você precisar de uma ordem de turno diferente, muitos itens mudam significativamente a velocidade. IMO, não vale a pena tentar acelerar o Hero, ele ainda é extremamente lento mesmo com os melhores itens.

Muitas habilidades podem se forçar a ocorrer primeiro, particularmente habilidades que atraem agressão ou aggro, fazendo com que todos os inimigos atinjam você. Essas habilidades são algumas das melhores do jogo e eu recomendo ter uma no Aubrey e outra no Hero o tempo todo. Você não apenas controla quem é atingido, tornando a cura mais simples, mas Omori pode terminar o jogo, então você quer que os inimigos o atinjam por último.

Se você estiver usando movimentos de manipulação de ordem de turno, não precisa se preocupar muito com a velocidade!

Acompanhamentos

Follow Ups são uma mecânica única onde o Ataque Normal de um personagem pode ser seguido por um prompt direcional, geralmente obtendo a entrada de um amigo.

Você pode armazenar até 10 de energia por batalha e começar com 3 de cada vez. Ser atingido dá 1 de energia, então geralmente você não conseguirá usar mais do que alguns Follow Ups. Em uma batalha normal, você também pode usar sua energia se achar que vai economizar um turno, já que você sempre começa com o suficiente para um Acompanhamento.

Follow Ups são bastante fracos no início, mas são aprimorados por certos eventos da história. Alguns itens equipáveis ​​de Charme no final do jogo diminuem seus benefícios de Energia, então se você os usar, você deve se abster de usar Energia ou pelo menos esperar para usar Liberar Energia.

Equipamento

Equipamentos são estranhos em Omori, no bom sentido. Muitas vezes é altamente subjetivo qual é o seu melhor Charme (slot de acessório na maioria dos jogos) ou mesmo a arma em um determinado ponto.

As armas geralmente vêm com segundos buffs / debuffs de estatísticas incomuns, em vez de apenas causar dano maior a cada vez. Não equipe cegamente uma nova arma, embora elas GERALMENTE sejam melhores.

Amuletos são uma bolsa completa e você realmente precisa pensar em quem precisa do que quando você os obtém, já que a maioria deles mal se compara entre si. Se você não tem absolutamente nenhuma ideia do que fazer, o mais seguro é ir com um item sem desvantagens que melhore as estatísticas nesta ordem: Defesa, Ataque, Sorte (ouvi dizer que isso é bom para Omori, mas não tenho certeza por quê?), Suco, Corações, Velocidade.

Alguns Feitiços iniciam seu personagem com uma emoção, úteis se você depende deles ou deseja uma configuração rápida.

Observe que a velocidade é para a ordem do turno, não para o número de ataques (você sempre obtém 1), e que a taxa de acerto acima de 100 é inútil a menos que você esteja feliz (o que naturalmente a reduz).

Referências:

Sir Tap Tap, The Gamer, Wikipedia.

PC, RPG, Terror Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.