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Noita

Noita é um jogo de roguelite de ação e aventura em desenvolvimento pela Nolla Games. Os jogadores controlam uma bruxa que pode criar e lançar feitiços para derrotar inimigos com nomes de criaturas mitológicas finlandesas. O jogo se passa em um mundo gerado por procedimentos, onde cada pixel é fisicamente simulado. Foi lançado no acesso antecipado para Microsoft Windows em 24 de setembro de 2019. Noita deixou o acesso antecipado porque a versão 1.0 foi lançada em 15 de outubro de 2020.

Gameplay

O personagem do jogador em Noita é uma bruxa que cria e lança feitiços em um mundo 2D gerado por procedimentos, onde cada pixel é fisicamente simulado. Noita tem morte permanente, e o jogador luta contra inimigos que incluem criaturas com nomes de criaturas mitológicas finlandesas, como Hiisi e Iku-Turso.

Como funcionam os feitiços

As armas em Noita são varinhas com feitiços individuais que compõem seus ataques. As duas primeiras varinhas no início de cada corrida são uma que atira Spark Bolts e a outra lança bombas. Cada feitiço tem seu próprio projétil único combinado com modificadores para a varinha em que estão anexados. Esses modificadores podem alterar a velocidade de disparo de uma varinha, a quantidade de mana que ela possui, o tamanho da propagação, etc.

Compreender os diferentes feitiços em Noita é como um jogador tem mais sucesso. Certas varinhas podem ter feitiços terríveis, mas ótimas estatísticas a tornam útil para outras magias. É aqui que Noita se torna interessante e mais complicado conforme você mistura e mistura feitiços com varinhas diferentes para criar a melhor arma.

Existem duas maneiras de editar uma varinha no Noita. A loja Holy Mountain entre os andares é uma área segura onde as varinhas podem ser editadas antes de sair. Caso contrário, você precisa do privilégio Edit Wands Everywhere. Como diz o privilégio, as varinhas são editáveis ​​em qualquer lugar, permitindo adicionar e remover feitiços na hora.

Como beber

Mergulhar em qualquer líquido fará seu personagem tentar bebê-lo. A chave padrão para abaixar no Noita é “S”. Isso é especialmente útil para pessoas que têm o privilégio de Vampirismo. Este benefício sacrifica um terço de sua saúde máxima para recuperar a saúde bebendo sangue. Outra razão para beber um líquido no Noita pode ser removê-lo.

Se você quiser beber de um líquido dentro de um frasco, é necessário despejá-lo. Semelhante a mergulhar em uma poça para beber, você precisará criar uma pequena poça do líquido.

Como obter saúde

Não há muitas maneiras de obter saúde em Noita além de recuperá-la entre as zonas. Para jogadores iniciantes, a melhor maneira de obter saúde é procurar atualizações de saúde gigantes em cada andar. Isso vai aumentar sua saúde máxima e também dar um pouco de saúde. Caso contrário, benefícios que beneficiam sua saúde estão na lista abaixo:

Vampirismo – Os jogadores podem recuperar a saúde bebendo sangue, mas perdem um terço de sua saúde máxima.

Extra HP – fornece 50 por cento de saúde extra. Perde sua saúde máxima atual ao pegá-lo.

HP Máximo Extra de Corações – Corações adquiridos a partir de então dão o dobro de saúde máxima.

É importante saber que certas vantagens reduzirão sua saúde em vez de lhe dar mais. Por exemplo, Glass Cannon limita sua saúde máxima para 50. Você costumava ser capaz de aumentá-la a partir daí, mas uma atualização recente mudou isso.

Leve seu tempo

Algo que faz Noita se destacar dos outros roguelikes é que não há pressa. Spelunky é um exemplo de roguelike onde se você demorar muito em uma área, um fantasma invencível vem para matá-lo. No entanto, em Noita, não há nada que o impeça de ficar horas a fio em uma área.

Os primeiros andares em Noita são mais fáceis do que os mais profundos. Para jogadores iniciantes e avançados, se você tiver paciência, vale a pena explorá-los totalmente. Esta é uma boa maneira de acumular uma boa quantia em dinheiro e melhorias potenciais na saúde. É provável que você encontre mais varinhas e feitiços também.

Na pior das hipóteses, se você começar a ficar com pouca saúde, vá para o fundo da área o mais rápido possível para obter saúde na montanha sagrada.

Truque de troca de varinha de bomba

Este é um truque bacana que aprendi no subreddit Noita para uma varinha forte no início. Você não pode editar os feitiços em sua varinha até chegar à primeira loja da Holy Mountain, então isso não ajuda até então. No entanto, a varinha de partida da bomba tem um atraso de lançamento e taxa de recarga baixos. Se você trocar a bomba com seu outro feitiço de varinha inicial, Spark Bolt, ela se torna uma metralhadora rápida.

O atraso de lançamento baixo é essencialmente uma taxa de disparo rápida e a taxa de recarga rápida é o tempo que leva para reiniciar o ciclo de magia. Depois de usar cada feitiço em uma varinha, a taxa de recarga é ativada. Para a varinha de bomba, o atraso de lançamento baixo e a taxa de recarga rápida se combinam para criar uma arma de disparo rápido desde o início. É importante saber que você pode ficar sem mana a uma velocidade decente se não fizer pausas entre os disparos.

Melhores vantagens para iniciantes

Noita sempre tem três vantagens aleatórias entre os andares que os jogadores podem escolher. A menos que você obtenha o benefício extra, ele tem apenas três. Isso torna o show de quatro a partir de então. No entanto, existem vantagens que facilitam o encerramento de uma corrida e outras que não têm uma função muito importante. Aprender o que funciona melhor é frustrante, pois a única maneira de saber além de procurar na Internet é por meio de uma tentativa de tiro.

Extra HP – “50% extra max health.” A sobrevivência é sempre mais fácil com um pedaço de saúde.

Olho Que Tudo Vê – “Agora você pode ver em qualquer lugar.” Você estará melhor preparado se puder ver todos os perigos.

Editar varinhas em todos os lugares – “A bênção divina permite que você edite varinhas em todos os lugares.” Uma grande vantagem para experimentar varinhas e criar outras fortes na hora.

Acerto crítico + – “Maior chance de acerto crítico.” Aumenta passivamente seu dano para inimigos difíceis.

Imunidade ao fogo – “Você não sofre danos do fogo”. Pode ser frustrante lidar com o fogo logo no início, quando as lanternas são tão comuns.

Escudo Permanente – “Você ganha um escudo pequeno e permanente.” Você provavelmente será atingido, por que não estar preparado para isso?

Campo de repulsão de projéteis – “A maioria dos projéteis são repelidos por sua presença, mas você sofre um pouco mais de dano de projétil.” Provavelmente reflete a maioria dos projéteis, apesar de alguns lidarem com mais danos.

Loteria de benefícios – “Quando você escolhe um benefício, há 50% de chance de os outros não desaparecerem.” Pegue todos os três.

Levitação forte – “Você pode voar 100% mais tempo.” Esta é uma boa mudança de qualidade de vida para se locomover.

Ratos da Praga – “Inimigos que morrem perto de você geram ratos famintos para atender às suas ordens”. A invocação constante de ratos é mais útil do que você imagina.

Vantagens a evitar

Eletricidade – “Você é imune a danos elétricos, mas metais e líquidos eletrizam ao seu redor constantemente. Tenha cuidado!” – É fácil explodir explosivos acidentalmente e terminar uma corrida mais cedo.

Never Skip Leg Day – “Seus chutes causam dano extra e recuo.” Baixo aumento de dano com baixo recuo. Chutar os inimigos é perigoso para começar.

Worm Attractor – “Worms do mundo vêm até você.” Não há necessidade de tornar sua corrida mais difícil com vermes gigantes à espreita.

Homing Shots – “Todos os seus feitiços atingem os inimigos muito ligeiramente.” Os feitiços de orientação são frequentemente mais difíceis de mirar e acertar o terreno.

Freeze Field – “Congela os líquidos ao seu redor.” É impossível recolher líquidos congelados e enxaguar com água.

Água enxágua outros líquidos

Cada corrida em Noita inicia o jogador com um frasco cheio de água. É importante aproveitar isso como um iniciante. A primeira zona de Noita tem um grande número de lanternas que frequentemente geram incêndios incontroláveis. Isso torna mais fácil pegar fogo quando as paredes de madeira cercam a maioria dos caminhos.

A vantagem de ter um frasco cheio de água é que é fácil se molhar com água para se livrar do fogo. A mesma estratégia se aplica a muitos outros líquidos que podem ser prejudiciais. Por exemplo, o limo roxo que certos inimigos sangram retarda você se atingir você. Enxaguar com água ou pular em uma piscina remove o problema.

Sempre verifique os feitiços em novas varinhas

Conhecimento é poder na maioria dos jogos e especialmente no caso de roguelikes. Encontrar novas varinhas em Noita é vital para encontrar feitiços fortes e ótimas varinhas para sobreviver. No entanto, existem muitas varinhas que irão matá-lo no segundo em que você as usar. Isso, infelizmente, acontece quando uma combinação de feitiços funciona mais contra você do que a seu favor. E em outros casos, às vezes é apenas uma explosão massiva que você não esperava.

Prepare-se para morrer repetidamente

Para quem não conhece roguelikes, Noita é um jogo onde o jogador tem uma vida. Se morrerem, terão que começar do início do jogo novamente. Isso não é tão ruim quanto parece, e cada vez o layout será diferente porque o mundo é gerado processualmente. Os biomas sempre estarão no mesmo lugar, então as minas estão sempre diretamente abaixo de onde o jogador desova, mas haverá novas varinhas, inimigos e surpresas ocultas. A morte em Noita é uma experiência de aprendizado e há muito, muito para aprender.

Banhe-se no sangue dos inimigos

Noita existe em um mundo com todos os tipos de monstros terríveis, mas felizmente não inclui patógenos sanguíneos. Banhar-se em sangue em Noita é realmente uma coisa boa! Estar coberto de sangue dá ao jogador resistência ao fogo e aumenta sua chance de causar danos críticos.

Lodo ácido e tóxico são duas coisas diferentes

Sim, há dois líquidos verdes doentios no jogo e eles fazem coisas diferentes. O ácido é o mais mortal. O ácido corrói o terreno, destruindo seções inteiras do nível e matará os jogadores que entrarem em contato com ele muito rapidamente. O lodo tóxico, por outro lado, é um líquido muito parecido com a água, mas verde. Ele fica no chão, e se os jogadores o colocarem em suas roupas, sua saúde irá diminuir gradualmente até que seja lavado. No entanto, ele não matará o jogador sozinho. Assim que atingirem a saúde baixa o suficiente, a lama tóxica deixará de causar danos.

Às vezes, é melhor fugir de uma luta

Normalmente, quando os jogadores veem os inimigos, seu primeiro instinto é atacá-los. Na maioria dos casos, isso é uma coisa boa, pois os inimigos deixam cair ouro que o jogador precisa para comprar varinhas e feitiços melhores. Ocasionalmente, porém, os jogadores encontrarão inimigos poderosos. Às vezes, os inimigos que normalmente aparecem nas profundezas aparecerão em áreas para iniciantes, e derrotá-los é extremamente difícil e provavelmente terminará em morte ao invés de vitória. Lembre-se de que às vezes é melhor correr.

Não tenha medo de experimentar e explorar

Parte da diversão é quando os jogadores descobrem coisas legais por conta própria. Vale a pena começar as corridas com a intenção de explorar. Não apenas em termos de novas áreas, mas também em mexer com feitiços e líquidos. Às vezes não sai como planejado, mas morrer faz parte do jogo. Jogadores se explodindo acidentalmente podem ser divertidos e uma experiência de aprendizado. Eles podem até descobrir um poderoso combo de feitiços.

Existem muitas áreas secretas no jogo, e algumas áreas contêm alguns itens interessantes, bem como a tradição do jogo. O que acontece se, em vez de ir para as minas, o jogador decidir ir para a esquerda? Ou e se eles encontrassem uma maneira de escalar a montanha? Não é acessível no início do jogo, mas e se o jogador tivesse uma maneira de cavar um pé na montanha?

Danos de queda não existem

Quase tudo vai tentar matar o jogador. É uma pequena misericórdia que não haja danos de queda no jogo. Obviamente, os jogadores ainda devem tomar cuidado para não cair em grandes distâncias se não souberem o que os espera no fundo. Pode ser lava, que pode encerrar uma corrida muito rápido.

Inimigos derrubam ouro duplo se morrerem devido aos efeitos ambientais

Os jogadores aprendem desde o início que os inimigos largam ouro quando morrem, mas podem não perceber que os inimigos largam ouro duplo se forem mortos por algo como um minecart caindo sobre eles, ou por afogamento ou queimando até a morte. Ser inteligente com o meio ambiente pode levar a grandes recompensas.

Não danifique o templo

No final de cada bioma, existe um portal para o templo. Ele dá aos jogadores um lugar para se recuperar e comprar varinhas ou feitiços e obter vantagens. Suas paredes são resistentes a explosões, mas alguns feitiços podem destruir suas paredes. Se isso acontecer, os jogadores irritarão os deuses, o que gerará um inimigo poderoso.

Comer Não É Realmente Necessário

Ao olhar o esquema de controle, há um botão para comer. A fome não é uma coisa no jogo e, na verdade, comer demais vai atrasar o jogador e, eventualmente, começar a prejudicá-lo. Isso foi implementado para que os jogadores não possam beber lagos inteiros ou abusar de outros sistemas. Ele tem alguns outros efeitos também. Por exemplo, é possível vomitar. Podem ocorrer alguns efeitos interessantes quando o jogador come certas coisas.

O Terreno E Os Itens Podem Ser Identificados Passando O Mouse Sobre Ele

Gostaria de saber o que é aquele líquido estranho, ou aquele pedaço estranho de solo? Mover o cursor sobre ele informa ao jogador o que é, para que ele possa planejar de acordo.

Referências:

Slyther Games, Screan Rant, Wikipedia.

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