Nioh 2

Nioh 2 (仁王2 Niō Tsū?) é um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido pela Team Ninja e publicado pela Koei Tecmo no Japão e pela Sony Interactive Entertainment internacionalmente. É uma pré-sequência de Nioh (2017) e foi lançado em 13 de março de 2020 para PlayStation 4.

Jogabilidade

Semelhante ao seu antecessor, Nioh 2 é um jogo eletrônico de RPG de ação. Os jogadores podem criar seu próprio personagem jogável, que era um espírito yōkai. Os jogadores estão equipados com uma variedade de armas, como odachi e kusarigama, e ganham novas habilidades à medida que progridem no jogo. Quando os jogadores derrotam um yōkai hostil, alguns deles podem brotar um “Soul Core”. Eles permitem que os jogadores usem habilidades de yōkai e se transformem em um deles depois de serem depositados em um santuário.

Em locais chamados “Benevolent Graves”, os jogadores podem convocar no máximo dois avatares de outros jogadores, controlados por inteligência artificial, para ajudá-los em combate. O jogo também possui um modo multijogador cooperativo para três jogadores.

Revide Impetuoso

Quando o inimigo brilhar em vermelho, use o Revide Impetuoso. Requer um pouco de prática, mas uma vez que se domina essa habilidade yokai, o jogo muda.

Vale lembrar que existem três tipos de yokai e, para cada um, o Revide Impetuoso funciona de forma diferente: Brutamontes, Fera e Fantasma.

O Revide Impetuoso do Brutamontes irá “ignorar”, digamos assim, o ataque mortal do inimigo e ainda irá causará dano; enquanto que o do yokai Fera faz com que o personagem saía da linha de frente e recue de forma ágil. Por fim, o Fantasma apenas defende o ataque, como se empunhasse um escudo.

Para iniciantes, os mais recomendados são as formas Brutamontes e Fantasma. O yokai Fera é ótimo também, mas exige um pouco de domínio de timing quando for usado como Revide Impetuoso.

Yokai Fera

Ainda sobre o Yokai do tipo Fera, outra vantagem desse Espírito Guardião é a possibilidade de desviar com mais rapidez e até mesmo ignorar certos golpes, já que ao ativar o comando R2+O+Trás, o personagem se movimenta em alta velocidade e assim, evita alguns ataques.

Além disso, quando o personagem alcançar o estado exausto e estiver prestes a receber um ataque mortal de um inimigo, pressionar R2+O+Trás vai ativar a habilidade especial do yokai Fera e ele irá ignorar a exaustão, saindo rapidamente da linha de frente.

Almessências

Outra forma de ignorar o estado de exaustão é ativando uma das Almessências vinculadas ao Espírito Guardião. 

Além disso, quando for vincular as Almessências, vale ficar de olho nos atributos que a alma concede quando equipada. 

Isso deixar não apenas o Espírito Guardião mais forte, mais o personagem também poderá ganhar algumas vantagens (como resistência a algum elemento, por exemplo).

Encontre os Kodama

As criaturinhas verdes espalhadas e perdidas pelas missões concedem itens para o jogador à medida em que são encontrados. Quanto mais Kodama forem encontrados, mais benção o personagem recebe.

Então, por exemplo, se a benção escolhida for a Benção do Curandeiro, caso o jogador tenha encontrado todos os Kodama na missão, sempre que ele morrer e retornar do último santuário ativado, ele iniciará com pelo menos 5 elixires em seu estoque.

Uma boa dica para encontrá-los com mais facilidade é usar equipamentos com Sensor de Kodama. Ao fazê-lo, você verá pontos verdes no mapa indicando onde as criaturinhas estão.

Ofereça Almessências aos Sudama

Adicionalmente, há também os Sudama, que são Kodama corrompidos. Você pode atacá-los, mas isso não é recomendado.

Quando encontrar um, saude-o e ofereça uma Almessência. Ele ficará feliz e deixará alguns itens que podem ser valiosos em troca.

Familiaridade com armas

As armas possuem familiaridade. Quanto mais o jogador a usar, mais a familiaridade sobe e, por tabela, a arma fica mais forte.

Existem Pedras de Amolar que podem aumentar instantaneamente a familiaridade das armas. Não hesite em usar esses itens, especialmente quando estiver mais avançado no game.

Eficácia das armas de longo alcance

Sempre que possível, use arco e flecha ou rifles para neutralizar inimigos distantes. Mire na cabeça.

Os inimigos humanos costumam ser decapitados por flechas e esse tipo de abordagem, além de livrá-lo de ter que enfrentar várias criaturas de uma só vez (algo que não é recomendado), também pode ser mais eficaz que um ataque pelas costas.

Ataque furtivo

Nioh 2_20200305092022

A árvore de habilidades ninja tem a habilidade de ataque furtivo, o qual irá permitir que sejam aplicados golpes mortais em inimigos desprevenidos. Nem sempre será possível executar o oponente com este golpe, porém.

Habilidade “Água Corrente”

A habilidade conhecida como “água corrente” está presente em todas as árvores e é recomendado adquiri-la, se possível, na linha de postura que você mais usa (baixa, média ou alta).

Isso porque um dos recursos mais importantes de Nioh 2 é o Ki. E para recuperá-lo mais rapidamente é necessário executar Pulsos de Ki.

Ao obter a habilidade “água corrente”, o personagem executará um Pulso de Ki com mais facilidade, bastando o jogador desviar no momento certo (próximo do fim do combo ou quando luzes azuis começarem a aparecer nos pés do personagem).

Reputação e Títulos

Ao matar alguns monstros repetidas vezes ou executar ações a exaustão, o personagem vai ganhando reputação por conta disso.

Quanto maior a reputação, mais títulos o personagem ganha. Esses títulos podem ser trocados por melhorias extras, como aprimoramento no efeito dos elixir, mais vida ou magia, maior recuperação de Ki ou Anima, e assim por diante. Não hesite em usar os Títulos!

Dojo

O dojo, acessado no mapa antes de entrar nas missões, é onde o jogador pode treinar e ganhar alguns itens bons para subir de nível, além de pontos de habilidade extras,

Vale apontar, porém, que o dojo está conectado às árvores de habilidades de algumas armas agora. Então, para aprender certas técnicas, é preciso primeiro passar por treinamentos específicos.

Reset de níveis e habilidades

Não gostou de como distribuiu certas habilidades nas árvores? Se arrependeu de ter investido muito em um certo atributo do personagem e se arrepende?

É possível voltar atrás com isso de duas formas. A primeira é com o Livro da Ressurreição e o segundo método é revogando as habilidades aprendidas nas missões dos dojos.

Desnecessário dizer, mas ao usar de qualquer uma dessas formas, o nível do personagem volta (e por tabela a Amrita é devolvida), e as habilidades são desaprendidas nas árvores.

Buffs/Nerfs

Aprenda a fazer as magias Omnyo ou preparar Jutsus quando visitar os santuários. Para desbloquear essas técnicas, é necessário desbloquear uma habilidade da árvore ninja e da árvore de magias.

Além de concederem acesso a materiais como kunais e shurikens, as habilidades dessas duas árvores também fornecem buffs e nerfs interessantes.

É possível diminuir a velocidade dos inimigos, atirar kunais paralisantes, aumentar poder de ataque do personagem, dentre outras técnicas.

Também é possível preparar talismãs elementais, os quais podem ser usados nas armas e assim, causar dano extra. Em inimigos de fogo, por exemplo, é praticamente obrigatório o uso de talismãs de água.

Ainda sobre buffs e nerfs, uma das melhores dicas é encontrar ou forjar armamentos que causem o estado Caótico, pois este aumenta o dano que os inimigos recebem e diminui a recuperação de Ki deles.

Pedras

As pedras que você encontra com facilidade podem ser usadas para causar um estrago de Ki nos inimigos. Curiosamente, esses objetos podem tirar bastante dano de Ki nos inimigos.

Peso dos equipamentos

Vale ficar de olhos no peso dos equipamentos. Quanto mais pesado for, mais Ki será consumido pelo personagem ao mínimo esforço.

Tenacidade

Ao mesmo tempo, vale ficar de olho na Tenacidade do personagem. Quanto maior for esse atributo, menos dano ele sofrerá quando bloquear um ataque, além de diminuir a possibilidade de ficar exausto.

Oferendas nos Santuários

Além das Almessências como oferendas para os Sudama, não hesite em oferecer equipamentos que não lhe servem mais nos santuários. Com isso, ganhará arroz divino e, com esses objetos, poderá comprar itens no Bazar Kodama quando for necessário, tais como elixires, copos Uchoko, flechas, dentre outros. As oferendas de equipamentos também Amrita para o jogador.

Aperte X

Quando cair em um buraco aperte X. Isso fará com que o boneco executa uma cambalhota quando chegar ao chão, diminuindo o dano da queda. Se estiver prestes a cair de uma ponte após receber um golpe, aperte X também e a queda será cancelada. 

Baús Falsos e Paredes Falsas

Os inimigos conhecidos como Mujina e Nurikabe, que são os Baús Falsos (ou Mimics) e as Paredes Falsas, respectivamente, podem ser driblados.

Para evitar combate com um baú falso, primeiro observe se o mesmo possui três marcas douradas nas laterais. Caso tenha, ele é um inimigo. Para evitar combate, primeiro abra o menu de gestos (botão options) e assobie. 

Após isso, o baú se transformará em uma cópia do seu personagem. Preste atenção no gesto que ele fará, pois você precisa fazer o exato mesmo gesto, e rápido. Após imitá-los, ele deixará diversos itens, sem necessidade de batalha.

A parede falsa funciona de um jeito similar: é necessário fazer um gesto para que ela desapareça, mas existem três tipos: azul, amarelo e vermelho, e são apenas duas chances.

Caso você faça dois gestos errados, a parede sairá do lugar e a batalha terá início. Então, para evitar isso, primeiro procure por túmulos vermelhos próximos e leia a descrição.

Se estiver escrito, por exemplo, “foi morto por Nurikabe…” na cor azul, você NÃO deve usar um gesto dessa cor. 

Outra opção para evitar confronto com a parede falsa é encontrando o talismã em seu corpo (geralmente nas costas) e puxando-o.

Pause

A desculpa de que “é impossível pausar em Soulslike” não cola com Nioh 2. Para pausar o game (e até mesmo dar uma respirada ou ir ao banheiro), basta apertar o Touchpad do controle do PlayStation 4 em seguida o botão Options.

Cooperativo

Está tendo dificuldade em um chefe? Não hesite em pedir ajuda online. Existem duas formas de jogar cooperativamente: invocando um visitante (outro jogador) através do santuário, ou chamar um túmulo benevolente, que é controlado por Inteligência Artificial e permanece apenas por um curto período de tempo – ou até morrer.

Chefões

Alguns chefões são mais difíceis que outros, mas não são impossíveis de vencer. Chame ajuda online quando precisar, use talismãs elementais e magias para causar mais dano (ou nerf) no inimigo e, se necessário, suba um pouco mais o nível do personagem, seja lutando contra túmulos sangrentos ou contra inimigos normais da missão.

Muitos dos chefões, porém, exigem estratégias. Daidara Bocchi, por exemplo, é mais um puzzle do que um chefão propriamente dito, e os fãs de Shadow of the Colossus talvez se deliciem com ele.

Kasha e Gyuki, por sua vez, sofrem mais dano (ou ao menos você toma menos dano) se atacá-los pelas laterais. Os elementais como Enenra, que é um deus do fogo, basicamente, exige armas imbuídas com água; e outros como Imagawa Yoshimoto, cujos ataques são elétricos, pedem equipamentos com resistência a esse elemento.

Aposte em itens de resistência, seja a veneno ou elemental; e use e abuse de buffs no seu personagem (aumento de defesa, de ataque, resistências, etc.) e ner

Conheça suas posturas

O protagonista de Nioh luta em três posturas diferentes – High, Medium e Low – ou seja, você pode usar suas armas de três maneiras diferentes pressionando R1+ Triângulo, Quadrado ou X. Dominar as diferenças entre elas é vital para se estabelecer como um verdadeiro caçador de yokai.

Low stance: Segura sua arma para baixo, possui ataques mais rápidos, útil para atacar yokai rastejantes.

Mid stance: Golpeia contra o corpo de seu inimigo com ataques de força média. Boa em geral para começar suas lutas.

High stance: atacando de cima para baixo, a High stance permite ataques devastadores. Mas esteja avisado; erre um destes ataques, e estará aberto às armas de seus inimigos.

Dica: Com algum treino, você aprenderá a mudar se postura no meio da batalha, podendo usar um Ki Pulse ao mesmo tempo, criando a oportunidade de desferir golpes sem parar em seus oponentes, com resultados letais.

Abrace suas habilidades Yokai

As habilidades Yokai são novidade em Nioh 2, graças ao nosso protagonista meio humano, meio Yokai, e oferecem uma vantagem em batalha.

No início do jogo, você será apresentado ao Burst Counter, ativado usando R2+Círculo. O Counter ativa a sua forma Yokai brevemente, e teleporta você pelo ataque do seu inimigo, deixando um espectro seu para trás que, se for acertado pelo ataque, causará muito dano à vida e ao Ki do oponente. O timing é tudo quando for usar o Counter, mas se acertar, valerá a pena.

Habilidades yokai adicionais podem ser obtidas encontrando Soul Cores durante sua jornada.

Dica: Fique de olho em um brilho vermelho em torno de seu oponente. Este é o sinal para ativar seu Counter e causar bastante dano de HP e Ki.

Roube as habilidades de seus inimigos com Soul Cores

As Soul Cores são um novo tipo de item, encontrado após derrotar os yokai poderosos que encontrar. Em um Shrine, as Cores deixam você equipar algumas das habilidades que dos Yokai do qual as roubou. A primeiro que encontrará será a do gigante Enki, que confere o poder de saltar no ar e arremessar uma lança em seus inimigos, causando dano incrível e virando a mesa na luta.

Usadas pressionando R2+ Triângulo ou Quadrado, você pode equipar suas dessas habilidades por vez, além do seu Burst Counter.

Dica: A habilidade de usar seus poderes Yokai é atrelada à sua Anima Gauge, uma barra roxa nova que aparece debaixo do seu Ki. Els pode ser reabastecida derrotando inimigos ou absorvendo mais Soul Cores.

Aprenda a usar o Yokai Shift

Quando a sua Amrita Gauge estiver cheia, poderá ativar o seu Yokai Shift. Pressione os botões Triângulo + Círculo juntos para completar a metamorfose de samurai para Yokai. NEsta forma, você se torna invulnerável e seu ataque aumenta consideravelmente.
No início do jogo, há três formas diferentes que você pode assumir, baseadas em qual Guardian Spirit escolher. Cada uma possui habilidades diferentes, então escolha bem dependendo de seus inimigos:

Brute: com armas pesadas e o poder de repelir ataques, a forma Brute usa ataques próximos devastadores.

Feral: veloz e perigoso, o Feral Yokai pode se esquivar de ataques inimigos enquanto usa combos de ataques rápidos.

Phantom: O Phantom Yokai se mantém à distância, arremessando projéteis em seus inimigos antes de chegar perto e atacar.

Dica: Está tendo dificuldade para derrotar um inimigo? Volte até o Shrine para mudar seu Spirit Guardian e tentar uma abordagem diferente com outra forma Yokai.

Chame ajuda do além-túmulo

O mundo de Nioh 2 está coberto pelas almas de guerreiros caídos, vistas como as Bloody Graves vermelhas e as Benevolent Graves azuis. Ativar uma Bloody Grave convoca o espírito de um Samurai morto para você enfrentar, com chance de conseguir itens poderosos caso derrote-os, mas não será fácil.

As Benevolent Graves, novidade de Nioh 2, permitem convocar ajuda de um espectro de outro jogador, que aparecerá como um NPC e o ajudará até que você termine a sua missão ou um de vocês seja derrotado. É preciso usar Ochoko Cups para convocar ajuda, estes podem ser encontrados derrotando os espíritos das Bloody Graves.

Dica: Righteous Jasper é um novo item consumível em Nioh 2 que, quando usado, cria uma Benevolent Grave no local onde você está. Ela pode ser usada por outros jogadores para convocar o seu espectro para ajudá-los.

Explore o Dark Realm

Em Nioh 2, Yokai poderosos podem arrastá-lo para dentro do Dark Realm. Uma vez lá, você terá dificuldade para recuperar seu Ki, e os Yokai se tornam muito mais poderosos. Lá você encontrará baús trancados e não poderá usar Shrines, tornando a exploração perigosa até para os guerreiros mais experientes.

Para escapar do Dark Realm, será preciso encontrar o Yokai que o criou. Não será fácil derrotá-los, mas se conseguir, receberá vários itens, e os baús e Shrines se abrirão.

Dica: Os Yokai são mais poderosos no Dark Realm, mas como você é meio Yokai, talvez seja um bom lugar para testar as suas novas habilidades…

Encontre a paz interior nos Shrines

Os Shrines que encontrará em Nioh 2 oferecem um porto seguro dos desafios de sua jornada. Reze neles para restaurar sua vida, re estocar seus itens e marcá-lo como ponto de respawn caso seja derrotado… mas esteja avisado, os inimigos derrotados todos voltam à vida também.

Os Shrines também permitem que use sua Amrita para subir de nível e conseguir bênçãos dos adoráveis Kodama verdinhos que descobrir escondidos nas fases. Ofereça um Ochoko Cup e talvez possa até convocar outro jogador para ajudá-lo em sua missão.

Dica: Os Shrines aparecem como pontos verdes em seu mapa. Saberá quando está perto de um quando ouvir também os barulhinhos dos Kodama.

Referências:

Observatório de Games, The Enemy, wikipedia.

Deixe seu comentário: