Nintendo anuncia parceria com a Niantic

Nesta terça-feira (23), a empresa japonesa Nintendo anunciou uma colaboração com a americana Niantic, que desenvolveu o aplicativo para smartphone “Pokémón Go”, para criar jogos de realidade aumentada para telefones celulares que usem os personagens da Nintendo.

O primeiro resultado da parceria será um aplicativo de jogos de estratégia Pikmin de Nintendo, com criaturas metade vegetais, metade animais.

📷 Nintendo anuncia parceria com a Niantic | Noticias ao minuto

A realidade aumentada permite sobrepor na tela de um smartphone imagens e animações do entorno real do jogador, filmado ao vivo pela câmera do dispositivo.

“A tecnologia de realidade aumentada da Niantic nos permite experimentar um mundo em que os Pikmin viveriam secretamente ao redor de nós”, declarou Shigeru Miyamoto, criador dos Pikmin e de outros personagens emblemáticos da Nintendo como Mario ou Donkey Kong.

📷 Nintendo anuncia parceria com a Niantic | G1

“Esta associação poderia ser um meio de responder aos investidores que lamentam que a Nintendo não conseguiu gerar muitas receitas com aplicativos para smartphones”, afirmou o analista Hideki Yasuda, do Ace Research Institute, citado pela Bloomberg.

O novo Pikmin da Niantic é o primeiro jogo da Nintendo em plataformas móveis desde que a empresa decidiu diminuir sua atuação neste segmento no ano passado. Na ocasião, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, disse que a empresa “não estava necessariamente procurando continuar lançando muitos novos aplicativos para o mercado móvel” após resultados decepcionantes com as receitas de jogos como Mario Kart Tour e Super Mario Run.

📷 Nintendo anuncia parceria com a Niantic | The Enemy

A Nintendo também estaria incomodada com a monetização agressiva dos jogos para celular e teria pedido a seus parceiros de desenvolvimento que não obrigassem os jogadores a gastar muito, temendo que isso pudesse prejudicar sua imagem e desvalorizar seus jogos.

A empresa japonesa, que durante muito tempo relutou em deixar seus personagens se aventurassem fora dos consoles tradicionais para evoluir nos smartphones, lançou nos últimos anos uma dezena de títulos para celulares “Super Mario Run” (2016) ou “Mario Kart Tour” (2019).

📷 Nintendo anuncia parceria com a Niantic | Nintendo PT

“À medida que seguimos ampliando nossa oferta de jogos, a parceria com a Nintendo era uma etapa natural”, declarou o presidente e fundador da Niantic, John Hanke.

Este jogo de Pikmon será desenhada com actividades de gameplay para encorajar as pessoas e tornar isso mais agradável. O jogo está a ser desenvolvido pelo estúdip da Niantic em Tóquio e tem lançamento confirmado para 2021.

📷 Nintendo anuncia parceria com a Niantic | Gamers e Games

Uma aposta arriscada levando em consideração o cenário da pandemia dependendo das regiões por conta das logísticas diferentes de cada país sobre a questão da vacinação contra a SARS-COV2. Mesmo Pokemon Go e Harry Potter: Wizards Unite tiveram que introduzir às pressas mecânicas que permitissem que a base de usuários não caísse muito podendo fazer mais atividades de casa ou com deslocamentos menores.

Referências:

Correio Braziliense, Eurogamer, Outerspace, The Enemy.

Deixe seu comentário: