Nier: Automata

Nier: Automata (ニーア オートマタ Nīa Ōtomata?) é um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido pela PlatinumGames e publicado pela Square Enix. Foi lançado em fevereiro de 2017 no Japão e mundialmente no mês seguinte para PlayStation 4 e Microsoft Windows, com uma versão para Xbox One estreando em junho de 2018. O jogo é uma sequência de Nier, um spin-off da série Drakengard. A história se passa milhares de anos no futuro em meio a uma guerra por procuração entre máquinas criadas por invasores alienígenas e andróides concebidos pelos remanescentes da humanidade, acompanhando os andróides 2B, 9S e A2. A jogabilidade combina elementos de RPG com um combate voltado para a ação e uma mistura de outros gêneros.

O desenvolvimento começou em 2014, com o diretor Yoko Taro, o produtor Yosuke Saito e os compositores Keiichi Okabe e Keigo Hoashi retornando nas mesmas funções que tinham desempenhado no Nier original. A história foi baseada ao redor de temas similares aos trabalhos anteriores de Yoko, como o impulso para matar, ao mesmo tempo incorporando questões como o confronto do preconceito e a fuga de situações difíceis. O objetivo era fazer um jogo fiel ao espírito do original, mas que simultaneamente possuísse uma jogabilidade de combate melhor. A equipe da PlatinumGames enfrentou vários desafios no desenvolvimento das diversas mecânicas de jogo e do mundo aberto já que o estilo projeto era inteiramente novo para eles.

Automata foi anunciado pela primeira vez durante a conferência de imprensa da Square Enix na Electronic Entertainment Expo de 2015, porém seu título oficial e imagens de jogabilidade foram revelados posteriormente. Sua data de lançamento originalmente seria em novembro de 2016, porém o jogo foi adiado até fevereiro do ano seguinte por preocupações sobre seu desempenho comercial. O título foi muito bem recebido pela crítica especializada, que elogiou sua narrativa, profundidade temática, música e jogabilidade, enquanto as principais críticas centraram-se em problemas técnicos e visuais. Ele teve um bom desempenho comercial e vendeu mais de quatro milhões de unidades, também vencendo e sendo indicado a diversos prêmios.

Esquiva e defesa

Lutas e combates eletrizantes estão presentes ao longo de toda a jornada em Nier: Automata. Como não existe um medidor de fôlego que limita a stamina, corra sempre e abuse dos movimentos de esquiva para não levar dano. Basta usar o botão R2 para escapar rapidamente dos problemas.

É importante dominar a esquiva, pois ela abre portas para contra-ataques letais. Quando 2B escapar deixando uma trilha de partículas brancas pelo caminho, essa será a marca visual de uma esquiva realizada no tempo exato. Neste momento, desfira qualquer ataque para quebrar a guarda inimiga e emendar combos letais.

“Pod”

O Pod que acompanha 2B não é apenas um aliado útil, mas também uma arma ambulante, então não esqueça de utilizá-lo como tal. Apesar de o seu poder de ataque não ser dos mais altos, sua munição ilimitada compensa.

Assim, em todas as lutas que encontrar, segure o botão R1, fazendo com que o Pod ataque incessantemente os rivais. Se utilizá-lo bem, todas as lutas serão mais rápidas.

Viagem rápida

Diferentemente de outros jogos do gênero, viajar rapidamente pelo mapa de Nier: Automata é um recurso que só é habilitado após muitas horas de jogo. No começo, a viagem só é possível entre o Bunker e Campo da Resistência, então persista e continue jogando a campanha principal para resolver o problema.

Quando chegar à Underground City (Cidade Subterrânea), vá até o fundo da caverna e vença o chefe. Ao sair da caverna, interaja com o androide na entrada, pois ele irá liberar um novo Acess Point (Ponto de Acesso) que inclui um transportador. Finalmente será possível viajar instantaneamente até qualquer outro ponto quando desejar.

Lembre, também, que os Acess Points devem ser usados frequentemente para salvar o seu progresso, já que Nier: Automata não possui um sistema de salvamento automático.

Investimento frutífero

O mundo de Nier: Automata é gigantesco, mas não são apenas as belas vistas que fazem sua exploração valer a pena. Para melhorar as suas armas é preciso obter diversos materiais espalhados pelo cenário, então, em vez de correr de uma missão para outra, gaste alguns minutos investigando cada canto do mapa em busca de recursos.

Colher muitos itens também ajuda na customização de chips da 2B, já que seu fortalecimento exige gastos em dinheiro do jogo. Visite qualquer vendedor para comprar upgrades de habilidades passivas. Escolha sabiamente, pois ao longo da campanha eles aumentam de preço. Interaja, também, com os personagens de outros jogadores para ganhar bônus.

Os chips de fortalecimento são úteis ao natural, mas também podem ser combinados para criar chips ainda mais poderosos no menu de pausa. O único ponto negativo do processo é que o novo chip ocupará mais espaço no inventário.

Saúde é o que interessa

A morte não é o fim em Nier: Automata. Caso 2B caia em combate, volte prontamente ao local da derrota para recuperar seus itens. A melhor forma de evitar esse inconveniente é deixar chips com itens de uso automático equipados, e confiar no Pod para a auxiliar nos momentos ruins.

Assim, sempre que a saúde de 2B estiver quase zerada, o Pod correrá em seu socorro, evitando a derrota. Também é aconselhável investir seus recursos no aprimoramento dos chips de cura gradual, já que eles permitem que a heroína recupere seu HP sempre que estiver fora de combate.

História de pescador

Ganhar dinheiro é essencial para prosperar em Nier: Automata, então é uma boa ideia negociar frequentemente os seus itens e materiais encalhados com os vendedores, além de cumprir missões paralelas para colher recompensas.

Além disso, tente pescar sempre que possível, já que esse é o melhor modo de ganhar dinheiro rapidamente. A pescaria pode ser iniciada em qualquer espaço que possua água.

Para iniciar a pescaria, segure “círculo” no joystick. Posicione o cursor no local onde o Pod deve iniciar a busca por peixes. Assim que ele sinalizar que fisgou algo, aperte “X” no controle para puxar sua recompensa.

Se você conseguir chegar ao primeiro ponto de salvamento, você estará OK

A parte mais difícil do jogo pode ser o começo. Você é jogado em uma série de lutas aéreas, tem que voar através de corredores estreitos que irão prejudicá-lo se você bater neles, aprender as cordas de combates corpo-a-corpo, lutar com seu primeiro chefe, enfrentar ondas de inimigos menores e depois lutar contra um multi-inimigo. chefe de fase que só pode ser derrotado usando vários estilos de combate e obedecendo a prompts especiais. Tudo isso vem antes do primeiro ponto de acesso ao jogo, o que significa que, se você morrer, terá que jogar cerca de 40 minutos de conteúdo novamente. Depois disso, você terá a noção da maioria dos mecanismos necessários, ou pelo menos descobriu como diminuir a dificuldade. Você também terá acesso rápido a lojas que permitirão que você personalize seu estilo de luta e compre mais itens de cura vitais do que a colocação em que iniciar o jogo. Se você puder sobreviver até então, você será capaz de lidar com o resto dos desafios do Nier: Automata.

Funções básicas e power-ups são um trade off

Como um andróide, as habilidades de seu personagem vêm na forma de fichas de plug-in que podem ser reiniciadas durante o jogo. Cada chip ocupa uma certa quantidade de espaço, incluindo aqueles que marcam os objetivos da sua missão em um mapa e lhe dizem coisas que você precisa saber em combate – como quando suas recargas estão prontas, sua saúde atual e quanto dano você está causando . Chips mais poderosos que aumentam a chance de acertos críticos ou permitem que você se cure quando você ataca, ocupam mais espaço, então você vai querer bombear muito do seu ouro para expandir sua capacidade. Mesmo assim, é uma boa ideia descobrir o que você pode viver sem. Aproveite as várias opções do jogo para salvar configurações de chip criando um conjunto de exploração que enfatiza a velocidade de movimento e as ferramentas de mapa e, em seguida, alternar para uma construção focada em combate quando você entra em combate.

Jogue como se você fosse daltônico

Quando o seu android está com pouca vida, os visuais se tornam monocromáticos com um pouco de pixilation nos cantos para indicar que seus sistemas estão falhando. É um efeito legal, adicionando tensão à cena e um senso de urgência para estalar um item restaurador. Infelizmente, ele também desativa uma importante dica visual: as luzes vermelhas ao redor das máquinas que estão prestes a explodir você com armas à distância. Isso pode rapidamente tornar um cenário já muito pior, então você vai querer investir em um chip que automaticamente cura seu personagem ou aprende a pegar a animação que os inimigos usam quando liga seus lasers para que você possa evitar o ataque e encontrar um momento para curar.

Faça uma lista de compras

Você pode ler histórias relacionadas às suas armas a qualquer momento na seção Intel do menu, mas aprender quais materiais você precisará para atualizá-las exige que você esteja na loja certa. Isso também é verdade quando se trata de melhorar seu robô companheiro Pod incrivelmente importante. Tome nota do que você precisa para que, quando encontrar alguém vendendo materiais, saiba o que comprar sem ter que voltar atrás. Mapear os próximos upgrades também evitará que você se preocupe se tiver que vender seus itens por dinheiro rápido.

Esteja pronto para o inferno da bala

Enquanto a maioria do Nier: Automata consiste em combate no solo, existem porções significativas onde você estará voando em uma nave espacial tentando explodir seus oponentes antes que suas ondas de tiros disparem. Essas seções também surgem quando você menos espera. O jogo abre com você no céu, antes de você passar algum tempo como um mech defletindo fogo inimigo com uma espada. Um mini-jogo bullet hell também é como o seu android entra em batalhas de hackers com outras máquinas. Isso faz uma transição bem chocante quando, num momento, você está lutando com uma cantora de ópera robótica e seu exército de andróides escravizados com sua espada, e então você tem que abater um orbe específico para voltar à briga. Você vai querer ficar bom nisso desde lesões no jogo de hackers serão transportados para seus andróides.

Cadáveres, especialmente os seus

Você não precisa estar conectado on-line para jogar o Nier: Automata, mas isso tornará o jogo um pouco mais fácil e divertido. Tal como acontece com Dark Souls, a morte em Nier: Automata é um assunto social. O jogo está cheio de cadáveres de jogadores caídos, e você pode orar sobre eles para ganhar um pouco de ouro e um bônus baseado em quais fichas de plug-in eles equiparam quando morreram. Você também pode tentar reparar o corpo android e obter um aliado temporário. Da mesma forma, quando você morrer, suas memórias serão carregadas em um novo corpo que saia do ponto de acesso mais próximo (ou seja, o ponto de salvamento), mas você precisará voltar ao seu cadáver para recuperar suas próprias fichas de plug-in. Você consegue manter o seu outro equipamento e o jogo é generoso com gotas de plug-in, mas os chips duplicados podem ser fundidos em versões mais poderosas, então geralmente vale a caminhada de volta. Cadáveres vêm com uma mensagem sobre seu destino, embora não esperem que eles sejam particularmente úteis. Eles são escolhidos aleatoriamente ou predefinidos pelo jogador em uma lista de opções.

Fique ciente do seu entorno

Os irritantes muros invisíveis que assolam Nier: Automata podem dissuadi-lo de enfiar sua cabeça em edifícios e tentar escalar e pular ruínas, mas você precisará realmente explorar o mundo para encontrar itens poderosos, missões secundárias e até mesmo continuar trama principal. Pense tridimensionalmente em contornar áreas aparentemente intransponíveis para o seu próximo objetivo, seja envolvendo descer uma escada para os esgotos ou pular em torno dos carros de um passeio parado para chegar a uma saliência. Elevação também é extremamente útil em combate, permitindo que você evite sprays de ataques à distância e forçando alguns chefes a perder tempo se ajustando para que eles possam atacá-lo novamente. A habilidade de dar um duplo salto significa que você pode ficar no ar um tempo surpreendentemente longo durante uma luta, o que realmente ajuda quando o chão é coberto por lasers giratórios.

Paciência é uma virtude, exceto quando não é

No clássico RPG de ação, grande parte das lutas de Nier: Automata envolve encontrar o momento certo para atacar. Você precisará ser bom em fugir e fugir de ataques devastadores (se altamente telegrafados) enquanto espera seu momento para liberar seus próprios ataques pesados. Mas o jogo mantém você em pé, mudando as coisas. Chefes podem gerar enxames de monstros de ataque rápido que você precisa queimar rapidamente, para que não o distraiam do objetivo principal. Depois, há Adam, o andróide incrivelmente rápido que sobe de nível enquanto você luta. É quando é bom alterar a configuração do seu chip de plug-in e as táticas do seu andróide do companheiro para liberar a ofensiva mais agressiva possível.

Tire algum tempo para relaxar

Entre brigas intensas e conversas profundas sobre a natureza da vida e o destino da humanidade, é bom relaxar e apreciar alguns dos toques mais leves do jogo. Pegue um pouco de isca para animais e monte um alce ou um javali enquanto admira a bela paisagem. Pegue a pesca, usando seu robô como um bobber que trará de volta capturas estranhas, incluindo peixes e canos que podem ser usados ​​como armas. Além de ser necessário para desbloquear todos os itens colecionáveis ​​do jogo, alguns desses itens podem ser vendidos por muito dinheiro, então use seu tempo de inatividade com sabedoria para aumentar seus ativos.

Estoque itens de cura

Nossa heroína 2B enfrenta vários desafios durante a sua aventura e alguns inimigos, especialmente chefões, podem oferecer um desafio maior do que o esperado. Os save points são escassos em algumas áreas, sem opção de auto-save, por isso é importante ter itens de cura para quando surgir uma necessidade grave. Dica: coloque o uso de item de cura no direcional com seta para Baixo em seu controle DualSHock 4, para agilizar o procedimento.

Sempre faça upgrades

O sistema de upgrade de “Nier: Automata” não é muito bem explicado, sendo que há várias coisas que podem ser evoluídas como a protagonista, as armas o Pod auxiliar e outros. Para melhorar os atributos de 2B basta inserir novos chips em sua placa-mãe, sendo o mais valioso o de HP e o de Storage (espaço da placa-mãe para 2B usar os chips). A auto-cura também pode ser bem vantajosa em situações de aperto. O jogo oferece diversos tipos de chips que podem ser usados para o ataque ou defesa, com várias opções de customização – teste as que mais se adequam ao seu estilo de jogo, ou se preferir, use o balanceamento automático do jogo. O Pod e as armas também podem, e devem, ser melhorados através dos mercadores, em troca de recursos e dinheiro (no caso das armas) ou encontrando outros Pods abandonados que oferecem diferentes armas.

Explore o mapa, colete tudo

Se você já é veterano em jogos de mundo aberto já sabe que é essencial coletar tudo que aparece pelo mapa e aceitar as side quests para obter não apenas valiosos pontos de XP extra, como também itens especiais que podem ser usados nos upgrades das armas e chips para 2B.

Ligue a opção Online

Tenha certeza de ligar a funcionalidade online do game. Assim como em “Dark Souls”, “NieR: Automata” permite visualizar o corpo de outros jogadores pelo caminho, que além de servir como um “aviso” para área perigosas, também serve para dar um loot e recarregar o HP do seu personagem ao interagir com o corpo do jogador azarado – é possível inclusive ressuscitar um corpo, que será controlado pela Inteligência Artificial e que lhe ajudará nos combates até ser derrotado novamente ou se auto-destruir após uma quantidade de tempo. Importante: se você morrer, perderá itens valiosos, e mesmo que tenha sido em um lugar de difícil acesso, recomendamos que você vá até o local da sua morte para recuperar seus preciosos chips.

Salve seu jogo

NieR: O Automata não possui uma função de salvamento automático (que você entenderá porque, jogando o jogo), então lembre-se de encontrar pontos de acesso e salvar seu progresso regularmente.

As Missões Secundárias Estarão Esperando por Você

Não se preocupe em estudar todas as missões secundárias assim que as encontrar. Algumas delas são sensíveis ao tempo, mas não se preocupe se você sentir falta delas. Você terá a chance de voltar e completá-las mais tarde no jogo. Você também desbloqueará a habilidade de viajar mais rápido no final do jogo e destravar um capítulo para limpar todas as missões secundárias que você possa ter perdido.

Encontre Pods e Atualize-os

Pods são unidades de suporte extremamente úteis em combate. Você começa o jogo com um, mas você pode encontrar mais dois em todo o mundo, então não deixe de procurá-los. Um está na Cidade Inundada e o outro está na Zona Deserto.

Não se esqueça de atualizar seus Pods no campo de resistência também, embora você precise de materiais raros para fazer isso. Ah, regue seu Pod com carinho pressionando o Thumbstick direito de seu controlador enquanto move seu Thumbstick Esquerdo. Eles vão apreciar isso.

Personalizar Chips de Plug-in

Você pode equipar muitos chips de plug-in para oferecer uma variedade de buffs e habilidades. Lembre-se de instalar novos chips para combinar com seu estilo de jogo e armas equipadas.

Alguns chips úteis para equipar ao iniciar são:

EXP Gain Up (aumenta a quantidade de experiência adquirida, facilitando o crescimento de nível)

Auto-Use (automaticamente usa itens de cura quando a saúde cai abaixo de 30%)

Auto-Heal (restaura a saúde após 4-6 segundos sem receber dano)

Item Drop Rate Up (aumenta o número de itens descartados pelos inimigos)

Auto-Collect Item (itens são automaticamente atraídos para você e coletados)

Você também pode fundir as mesmas fichas para aumentar sua eficácia.

Priorizar a Atualização de Armazenamento da Loja de Manutenção

NieR:Automata_20180118001431

Isso custa bastante no início do jogo, mas permite que você instale mais fichas. O que, por sua vez, torna você mais poderoso. Portanto, vale a pena economizar para aumentar sua capacidade de armazenamento de chip ao máximo possível o mais rápido possível.

Não Tenha Medo de Perder a Dificuldade

NieR: o Automata apresenta várias configurações de dificuldade, então não tenha medo de alterá-lo para se adequar ao seu estilo de jogo. Em dificuldades menores, você também pode instalar auto chips especiais, o que tornará o jogo mais fácil, executando automaticamente certas ações para você, como evadir e atacar.

Misture e Combine Armas

As armas têm ataques e combinações diferentes, dependendo se você as equipar aos botões de ataque pesado ou leve. Misture e combine armas e configurações para se adequar ao seu estilo de jogo. Mesmo trocar as mesmas armas entre ataques leves e pesados ​​pode mudar drasticamente como você usa cada uma delas, então não deixe de experimentar.

Ataques de Carregamento

Pressione e segure o botão Light Attack para um ataque mais pesado e mantenha pressionado o botão do programa Pod para carregar seus ataques Pod. Cobrar seus ataques Pod pode produzir ataques devastadores se você tiver mais de um.

Vender Peixe e Objetos de Valor por Dinheiro

Todos os peixes e qualquer coisa com “Pode ser trocado por dinheiro”, escrito em sua descrição, podem ser vendidos sem preocupação. Você não precisará desses itens para missões secundárias ou para melhorar suas armas ou Pods. A única exceção é a cavala, que eu ouço é delicioso e você deve experimentá-lo se você tiver a chance.

Continue Jogando Depois de Terminar [A]

NieR: Automata possui 26 finais diferentes, um para cada letra do alfabeto e você definitivamente verá pelo menos finais [A] até [E]. Lembre-se que o final do primeiro (ou mesmo segundo) jogo não é realmente o fim do jogo.

Dica Bônus

Remova o chip do sistema operacional

Referências:

Nos Nerds, Game Hall, GameMe techtudo, wikipedia.

Deixe seu comentário: