Nexon oficialmente cancela Reboot de Final Fantasy XI

Seis anos após o anúncio, em comunicado, o estúdio Nexon e a Square Enix Japan confirmaram que o desenvolvimento do reboot de Final Fantasy XI, que seria uma adaptação inédita do MMORPG lançado pela Square em 2000, inicialmente previsto para chegar aos dispositivos mobile, está oficialmente cancelado. Final Fantasy XI Reboot que estava em desenvolvimento para mobile foi oficialmente cancelado.

A decisão foi tomada após a análise de problemas de criatividade e qualidade de vida, que aparentemente não estavam nem perto de atingir as expectativas dos fãs. O título já estava paralisado desde o ano passado, mas somente nessa semana o estúdio informou o público sobre o atual estágio de Final Fantasy XI R.

📷 Nexon oficialmente cancela Reboot de Final Fantasy XI | Reprodução

A ideia era otimizar a experiência MMORPG para smartphones por meio da renovação do sistema de organização da party, enriquecer recursos para um jogador, melhorar o funcionamento das batalhas e otimizar outros recursos e eventos do game”, de acordo com o primeiro comunicado sobre o jogo enviado à imprensa, anos atrás.

O jogo era para ter sido lançado em 2016 no Japão e na Coreia do Sul, mas o seu desenvolvimento continuou por mais alguns anos. E somente em 2018 saíram mais informações do projeto. O objetivo inicial era otimizar toda a experiência do MMORPG nos celulares, melhorando os sistemas de organização, e enriquecendo as mecânicas.

📷 Nexon oficialmente cancela Reboot de Final Fantasy XI | Reprodução

Com o tempo, a janela de lançamento foi modificada muitas vezes, as screenshots retiradas do site da Nexon, na época, mostravam imagens promissoras do progresso do desenvolvimento do título, embora nenhuma outra atualização tenha sido apresentada.

Lançado para PlayStation 2 e PC em 2002 no Japão, Final Fantasy XI só chegou no ocidente em 2004, e em 2006 chegou ao Xbox 360. Ele foi o primeiro MMORPG da série e o primeiro a chegar no console da Microsoft.

📷 Nexon oficialmente cancela Reboot de Final Fantasy XI | Reprodução

Por outro lado, o fã de Final Fantasy e usuário assíduo de mobile pode ficar tranquilo que o battle royale The First Soldier chega para iOS e Android ainda em 2021 e Ever Crisis será lançado em 2022. Ambos os jogos derivam de Final Fantasy VII Remake e foram anunciados durante o último State of Play da PlayStation.

📷 Nexon oficialmente cancela Reboot de Final Fantasy XI | Reprodução

Felizmente isso não significa que a equipe de desenvolvimento ficará sem trabalho. Foi confirmado que o time da Nexon será realocado para outro projeto da Square.

📹 FINAL FANTASY VII REMAKE INTERGRADE | Final Fantasy

Referências:

Cosmo Nerd, IGN, TecMundo,

Deixe seu comentário: