Moonlighter

Moonlighter é um jogo indie de RPG desenvolvido pelo estúdio indie espanhol Digital Sun e lançado para Microsoft Windows, macOS, Linux, PlayStation 4 e Xbox One em 29 de maio de 2018. Uma versão do Nintendo Switch foi lançada em 5 de novembro de 2018. 

Jogabilidade

Moonlighter faz com que o jogador administre sua loja durante o dia e vá explorar à noite. A manutenção da loja envolve o gerenciamento de mercadorias e o recebimento de dinheiro, que o jogador pode investir para melhorar a cidade e adicionar serviços como criador de poções e ferreiro. Essas melhorias na cidade permitem que o jogador crie armas, armaduras e poções de saúde, contrate um trabalhador de meio período para vender coisas durante o dia, além de melhorar o equipamento dos personagens. À noite, o jogador pode explorar masmorras e enfrentar hordas de inimigos, que deixam cair itens valiosos após a derrota; os mesmos também podem ser encontrados nos baús quando o jogador limpa uma sala.

Trabalhe suas diagonais

Ao tentar enfrentar alguns dos monstros, lembre-se de que eles só podem se mover em ângulos de 90 graus. Usando sua vassoura ou, posteriormente, a espada e o escudo, você pode atacá-los em um ângulo de 45 graus, mantendo-o fora de sua linha de tiro e recebendo ataques com muito mais facilidade. 

Obtenha um arco e flecha assim que puder

Conseguir um arco e flecha no Moonlighter é uma das melhores coisas que você pode fazer. Você pode encontrar um em um esqueleto na masmorra ou comprar um de Andrei na Forja depois de financiá-lo na cidade. Ter uma arma de longo alcance é ótimo para qualquer inimigo que tenha projéteis e também para os chefões das masmorras. Eu mencionei que também há munição ilimitada?  

Esqueletos estão segurando saque secreto 

Mantenha os olhos abertos em busca de esqueletos em suas aventuras nas masmorras e, quando vir um, dê um leve golpe. Qualquer loot que ele estiver segurando voará – mais comumente armas e poções de saúde – e uma pequena carta explicando exatamente como eles morreram. Ou pelo menos seus pensamentos finais antes que as bestas os pegassem.  

Cuidado com os abismos cintilantes

Normalmente, eu diria para evitar abismos a todo custo, mas às vezes há um brilho na escuridão apenas implorando para você descer e se juntar a ele. Se você ver um brilho das profundezas, avance na escuridão, porque lá embaixo está uma pequena arena de batalha que você pode reiniciar para encontrar itens especiais extras.  

Lembre-se da lista de desejos de qualquer coisa que você deseja construir ou atualizar

Antes de sair para a cidade das masmorras, vá até a Forja e dê uma olhada na armadura ou arma que você deseja comprar ou atualizar a seguir. Adicione-o à sua lista de desejos e tudo que você achar que faz parte dos requisitos será marcado com uma estrela na masmorra. Evita que você tenha que se lembrar do que precisa ou deixe Post-its na tela da TV como um louco.  

Fique de olho no … o grande olho verde

Quando você alcança os níveis mais altos de uma masmorra, você pode ver um ícone de olho verde aparecer ao lado de seu mapa com um ícone de cronômetro no canto inferior. Isso é um sinal de que uma besta horrível pegajosa está a caminho que pode matá-lo com um golpe e irá segui-lo de sala em sala e de andar em andar. Melhor apenas correr nesse ponto. 

Atualize sua cama na loja para obter um aumento de saúde adicional

A princípio, sua prioridade pode ser atualizar a cidade ou sua loja, mas não negligencie sua cama em casa. Talvez você nunca, jamais, realmente durma no Moonlighter entre todas as masmorras e os lojistas, mas se atualizar sua cama, sairá de casa à noite com um adorável aumento de saúde que sem dúvida será incrivelmente útil nas cavernas de saque. 

Os encantamentos da bruxa dão a você reforços de batalha

Edis pode ser sua garota preferida para poções antes da masmorra, mas ela também tem encantamentos em oferta que podem lhe dar uma vantagem. Eles irão aumentar seu poder, defesa e outras estatísticas, evitando que você tenha que atualizar suas armas ou armaduras se você não conseguir encontrar essa última coisa. Além disso, o que é melhor do que uma espada feita à mão? Sim, é uma espada mágica feita à mão.  

Continue verificando sua embalagem para problemas de empilhamento

Quando você está explorando as masmorras, existe o perigo de coletar vários itens do mesmo recurso e eles não serem empilhados corretamente. Verifique sua embalagem de vez em quando e certifique-se de utilizar o espaço da melhor maneira possível. A maioria dos itens empilha em pilhas de cinco ou dez. 

Aprenda a usar maldições de itens a seu favor

Na verdade, colocar o máximo possível em sua mochila costuma ser uma tarefa um tanto complicada. Os itens às vezes são amaldiçoados, forçando você a colocá-los apenas na parte superior, inferior ou nas laterais ou em sua mochila, ou eles destruirão qualquer item na direção da seta para a qual estão apontando. Outros são mais úteis, enviando itens na direção da seta para casa para deixar você algum espaço em sua bolsa, enquanto outros levantam outras maldições, o que permitirá que você empilhe itens e mova-os livremente. Aprenda rapidamente o que faz o quê e você será um especialista em saques em pouco tempo. 

Só venda um item de cada vez até que você fixe o preço 

No início, pode ser muito tentador bater em uma pilha inteira de itens no balcão para conseguir algum dinheiro imediatamente, mas até que você tenha 100% de certeza do preço de venda correto, venda um de cada vez. Dessa forma, você pode julgar as reações do cliente e vender apenas um item com grande perda, em vez de todo o estoque de uma vez.  

Verifique os símbolos acima da cabeça dos compradores à medida que eles entram 

Sempre que um cliente entra em sua loja, um pequeno ícone provavelmente aparecerá acima de sua cabeça para que você saiba que tipo de cliente ele é. Você descobrirá que todos os tipos vêm para verificar seus produtos, de exploradores a guerreiros, mas você vai querer olhar para dois em particular: o cavalheiro e o ladrão. Não, essa não é a letra de uma música pop, na verdade são seus dois clientes mais interessantes. O ladrão vai tentar roubar de você, não deixando nenhuma escolha a não ser rúgbi enfrentá-los antes que eles passem pela porta. O cavalheiro, entretanto, é o seu grande gastador. Ele comprará basicamente qualquer coisa que você colocar nos armários de vidro que aparecerão em sua loja a partir da atualização do Nível 2, contanto que não seja ridiculamente caro. 

Priorize livros e anotações se quiser ganhar muito dinheiro rápido 

No terceiro nível das masmorras e depois de derrotar um chefe, você encontrará livros e anotações associados a essa masmorra. Esqueça as pétalas e as geleias, porque esses itens são as quantias chorudas garantidas para serem vendidas por pelo menos 1000 ouro a peça. Mas alguns livros e anotações podem ser vendidos por 5.000 ouro, então comece com preços altos! 

Descobrir como obter missões e concluí-las é surpreendentemente complicado no início 

Na Loja Nível 2, você obterá os clientes que pedirão para você buscar itens específicos para eles em uma determinada data. Às vezes, eles são muito difíceis de detectar, pois eles simplesmente ficarão vagando pelo caixa até que você perceba que o prompt para “falar” está aceso. Quando chegar a data de entrega para a missão, eles retornarão à sua loja e ficarão no mesmo lugar, momento em que tudo o que você precisa fazer é falar com eles para completar (ou falhar) a missão. No entanto, eles são muito fáceis de perder se você estiver fazendo outras coisas em sua loja, então fique perto do caixa, especialmente quando você abrir a loja pela manhã.  

O Loop básico explicado OOP

É melhor pensar em Moonlighter como dois jogos em um. O primeiro jogo é um típico rastreador de masmorras de cima para baixo. Você vai explorar masmorras, matar monstros, resgatar itens de baús e se sentir muito bem consigo mesmo.

Na maioria dos jogos, você simplesmente ganha experiência e ouro ao matar monstros, tornando-se mais forte ao longo do caminho. Mas Moonlighter não é a maioria dos jogos!

Em vez de simplesmente ganhar dinheiro nas masmorras, você terá que levar os itens que encontrar de volta à cidade para vender a outros aspirantes a aventureiros. É aqui que entra o “segundo jogo”.

Ao começar, você não terá ideia de quanto cobrar pela variedade de itens que encontrar. É apenas uma questão de tentativa e erro. Definir um item com um preço muito alto, e as pessoas ficarão mal-humoradas, recusando-se a comprá-lo. Defina um valor muito baixo e as pessoas ficarão entusiasmadas (mas você perderá o lucro potencial). O ponto ideal que você está procurando é um rosto feliz, mas não um rosto super feliz, está me sentindo? Se parece com isso:

Conforme você começa a ajustar os preços, você poderá vender itens mais rápido e ganhar muito dinheiro, com o qual poderá comprar upgrades para seu equipamento e armazenar, o que o ajudará a sobreviver melhor às masmorras, o que o ajudará a conseguir itens mais valiosos e assim por diante. E assim nasce o loop básico.

Guia de preços

À primeira vista, você pode pensar que Moonlighter não dá nenhuma indicação do valor dos itens que você está pegando, mas na verdade dá. Se você olhar seu catálogo para uma determinada área, verá uma longa lista dos itens que coletou até agora. Mas observe esse valor no topo da tela aqui:

Isso basicamente indica que o item de maior valor da primeira masmorra vale 3.000 em ouro. Há outro indicador na parte inferior da lista, mostrando o valor do item mais baixo. Conforme os itens são preenchidos, eles o fazem do valor mais alto ao mais baixo em sua lista. Portanto, se você encontrar algo muito alto em sua lista, pode adivinhar que provavelmente vale pouco menos de 3.000 ouro.

Você também pode usar isso para adivinhar o valor das coisas no meio da lista, desde que você tenha pontos de referência acima e abaixo desse item. Escolha um valor em algum lugar no meio e veja como as pessoas reagem!

O que você deve comprar primeiro ?

Ao começar a ganhar grandes pilhas de ouro, você pode se perguntar onde deveria gastar seu dinheiro.

Como regra básica, faça melhorias em sua cidade assim que puder pagá-las. Eles sem dúvida serão úteis a longo prazo.

Algumas das atualizações da cidade ficarão muito além de seus níveis de renda, portanto, você também deve atualizar sua loja sempre que possível. As atualizações de grandes lojas estão no topo, aumentando a quantidade de espaço que você tem para vender itens. Eles também adicionarão novos recursos que aumentarão sua receita por venda. Definitivamente atire neles primeiro.

Se você tiver dinheiro extra por perto, comprar as atualizações de lojas menores, como a cama e a caixa registradora, também ajudará.

Que armas e artigos devo usar ?

Descer para as profundezas significa que você precisará de algumas armas. Você começará com uma vassoura insignificante, mas logo poderá criar novas armas, graças a um ferreiro que você desbloquear no início de sua cidade.

Você só pode equipar duas armas por vez, e sugerimos misturá-las para variar. Nosso loadout preferido tem sido a lança para encontros rápidos de curta distância e o arco para encontros de longa distância. Desbloquear cada uma das primeiras armas é super barato, então você faria bem em experimentar e ver qual você prefere.

Dica profissional: se você encontrar algo no ferreiro que exija itens específicos, coloque em sua lista de desejos. Isso irá destacar os itens necessários em seu inventário.

Com esse conhecimento, você será capaz de passar pela primeira masmorra sem muita dificuldade. Quanto mais você joga, porém, mais você encontrará o mundo do Moonlighter se abrindo para você. Aqui estão algumas dicas rápidas de despedida para ficar de olho:

Os poços sem fundo nem sempre são sem fundo. Fique atento para o brilho em um poço e talvez considere mergulhar.

Seja esperto quanto ao posicionamento do seu inventário. Maldições em itens começarão a aparecer, então empilhe seu inventário para minimizar os danos que eles causam.

Não tolere ladrões. Se você vir alguém passando algo sem pagar, corra até ele e pare o caminho.

Verifique os itens amaldiçoados antes de colocá-los em seu estoque

Se você mergulha em masmorras há muito tempo, você começará a notar símbolos estranhos nos itens que encontra em baús de tesouro. Existem muitos símbolos, então sempre passe o cursor sobre os itens – não apenas os pegue todos ao mesmo tempo! Alguns itens destruirão itens em um slot adjacente quando você retornar à cidade. Outros irão destruir itens adjacentes INSTANTANEAMENTE quando colocados. Isso é péssimo, e o botão de coleta automática não colocará esses itens amaldiçoados em particular em algum lugar seguro. Você tem que fazer isso manualmente.

Nem todos os itens amaldiçoados são ruins. Alguns têm o traço “Clone”. Quando você retornar à cidade, o item amaldiçoado se copiará sobre um item adjacente. Use esses itens clonados para converter lixo sem valor em tesouro valioso!

Ataque de esqueletos para poções e armas

Ao explorar masmorras, você aprenderá rapidamente que os melhores itens são encontrados em baús. Isso é verdade, mas você também pode encontrar esqueletos de heróis do passado. Esses esqueletos geralmente contêm vários itens de cura e, às vezes, você até encontrará uma arma. Esteja sempre atento aos esqueletos e esmague-os no momento em que os vir!

A única outra maneira de encontrar muitas poções é derrotando os mímicos. Às vezes, um baú de tesouro se transforma em um monstro cheio de dentes. Fique por aqui e derrote esses imitadores para obter um monte de poções grátis ou outros itens úteis. Poções são realmente raras na masmorra, então quanto mais você conseguir, melhor.

Poções custam metade do preço à noite

Falando em poções, eles são o item mais importante de que você precisa para sobreviver. Eu recomendo trazer 5 poções (e equipá-las em seu slot de cura rápida) para cada sessão de exploração de masmorra séria. Para obter poções, você precisa de lodo e da loja de poções – basta investir 500 moedas no quadro de avisos da praça da cidade para fazer a loja de poções aparecer.

Para evitar gastar muito dinheiro em poções, espere até a noite. As poções são mais baratas à noite (apenas 80 moedas se você as fabricar), então você vai querer ter bastante limo. Slimes são inimigos comuns, então se você estiver com poucas poções, entre no Calabouço do Golem, cace alguns slimes, depois saia e comece a criar. Não desperdice moedas na opção cara de não limo.

Não gaste muito tempo na masmorra

Você pode passar muito tempo no chão de uma masmorra mexendo em sua caixa de itens. Verificar itens, empilhar e mover coisas amaldiçoadas pode demorar um pouco – e você não quer se demorar muito. Se você estiver no chão de uma masmorra por um longo tempo, um fantasma de limo aparecerá e atacará. Este bruto assassino não pode ser derrotado, então você terá que correr!

Felizmente, entrar em uma sala diferente (e entrar em várias salas diferentes rapidamente) perderá o fantasma de limo. Ele irá procurar por você, então você terá algum tempo para limpar novas salas antes que ele reapareça.

Referências:

Game Ranx, Polygon, Games Radar, wikipedia.

Deixe seu comentário: