Mirror’s Edge Catalyst

Mirror’s Edge Catalyst é um jogo de primeira pessoa de ação e aventura, desenvolvido pela EA DICE e publicado pela Electronic Arts. O jogo foi lançado para Mucrosoft Windows, Playstation 4 e Xbox One em junho de 2016. É uma reinicialização do jogo de 2008 que se concentra no protagonista Faith Connors.

Mirror’s Edge Catalyst recebeu críticas mistas dos críticos após o lançamento, com a maioria dos críticos elogiando a jogabilidade e os visuais de execução livre, mas criticando a história e o combate.

Gameplay 

Mirror’s Edge Catalyst é um jogo de ação e aventura em primeira pessoa no qual o jogador assume o controle de Faith Connors enquanto ela avança por uma cidade futurística chamada Glass. Semelhante ao Mirror’s Edge original , os jogadores atravessam a cidade usando aspectos de exploração urbana e movimentos de parkour para completar missões e escapar ou lutar contra inimigos. Os jogadores também podem fazer uso de objetos ambientais, como tirolesas e bordas, e equipamentos; isso inclui uma corda MAG (Manifold Attachment Gear) e um disruptor para viajar pelos edifícios, desative certos sistemas (como grandes ventiladores ou câmeras de segurança) e ajude Faith durante o combate. Quando os jogadores marcam um objetivo em seu mapa, a “visão de corredor” de Faith é ativada e alguns itens do cenário são automaticamente destacados em vermelho. Eles atuam como guias para conduzir os jogadores em direção ao seu objetivo. O uso de níveis e jogabilidade linear encontrados no primeiro Mirror’s Edge foi substituído por um mundo aberto, ambiente de roaming livre. Isso dá aos jogadores mais liberdade na travessia, permitindo o uso de vários caminhos para alcançar o objetivo. Além da missão da campanha, atividades paralelas como contrarrelógio, corridas e quebra-cabeças ambientais são apresentadas. Além disso, itens chamados GridLeaks podem ser encontrados em todo o mundo e podem ser coletados pelos jogadores.

A mecânica de combate do jogo recebeu uma revisão e um novo sistema de combate foi desenvolvido à medida que a travessia é muito enfatizada no jogo. Além disso, embora tenha sido usado com moderação no jogo anterior, Mirror’s Edge Catalyst removeu o uso de armas pelo jogador, concentrando-se na corrida de Faith e nos movimentos de parkour e ataques rápidos no estilo corpo a corpo para derrubar ou escapar de seus inimigos. Faith entra no modo de foco enquanto está correndo, e com foco suficiente, Faith pode escapar das balas dos inimigos. De acordo com Sara Jansson, a produtora sênior do jogo, o combate e a luta apresentados são uma extensão do movimento do jogo em vez de um conjunto separado. Quando Faith está realizando um movimento de finalização, o jogo muda para uma perspectiva de terceira pessoa.

Mirror’s Edge Catalyst contém vários recursos multiplayer, que a DICE chama de Social Play. Embora não haja multijogador cooperativo ao vivo ou modos competitivos lado a lado, o jogo apresenta multijogador assíncrono no qual as ações de um jogador no jogo podem afetar o mundo dos jogos de outros jogadores. Entre eles estão os Time Trials que, ao contrário do jogo de 2008, não são pré-definidos pela DICE. Em vez disso, esses caminhos de ponto a ponto são definidos por qualquer jogador, por meio dos quais outros podem correr contra eles em seu lazer para tempos mais rápidos. Os jogadores também podem colocar Emissores de Localização para outros jogadores rastrearem, uma atividade de exploração semelhante ao geocaching.

Atenha-se à história em primeiro lugar

Depois de um breve prólogo, Catalyst o solta no Glass. Há uma variedade de atividades das quais você pode participar, mas as missões de história são sua melhor aposta nas primeiras horas.

Sem estragar nada, você vai querer seguir essas missões de história até completar a quinta. Não apenas apresenta um personagem principal e doador de missões; também desbloqueia a opção de viagem rápida entre as diferentes casas seguras de Faith.

Viajar rápido não é essencial no início – há muita diversão e segredos a serem descobertos quando você simplesmente divaga – mas é muito útil mais tarde no jogo, depois que mais Glass estiver aberto para você. Existem algumas rotas tortuosas de caminho único entre diferentes distritos, e viagens rápidas ajudam a evitar a repetição de percorrê-los continuamente.

Você pode evitar a maioria das coisas opcionais

O copo está cheio de todos os tipos de atividades opcionais – contra-relógio, entregas especiais e muito mais – destinadas a desafiar a fé. Concluí-los dá a você uma pequena recompensa de experiência para seu próximo upgrade e uma visão adicional da vida dos cidadãos do Glass.

Se aprofundar-se na tradição e compreender o universo é importante para você, então, por favor, siga essas missões opcionais. Mas se você está apenas procurando um caminho mais rápido para desbloquear as coisas, esse não é o caminho a percorrer.

Por um lado, muitos dos desafios opcionais são apenas isso: desafiador. Não há dificuldade em aumentar conforme você explora cada vez mais a cidade. Os primeiros desafios que você encontra geralmente exigem três ou mais tentativas antes de descobrir o caminho certo.

Além do mais, você desbloqueia certas ferramentas mais tarde no jogo que abrem novas opções para atravessar o ambiente. Não é que os desafios opcionais não sejam divertidos; eles simplesmente não são eficientes se você estiver apenas atrás de atualizações, especialmente no início do jogo.

Só não pule os Gridnodes

Os nós de rede estão espalhados por todo o Glass, embora você não possa acessar um até que a missão opcional conectada a ele seja desbloqueada (com base no seu progresso na história). Essas são atividades mais envolventes e vêm com a recompensa de novos locais de viagens rápidas.

Há apenas um punhado deles para resolver ao longo do jogo – os novos são marcados em seu mapa por um ícone “+” vermelho – e vale a pena persegui-los assim que estiverem disponíveis. Normalmente, você obterá um novo Gridnode depois que uma missão da história oferecer um novo equipamento, então verifique seu mapa após os momentos-chave.

Não há realmente nenhum mistério aqui. Os Gridnodes permitem que você viaje rapidamente para qualquer casa segura nas proximidades, o que, por sua vez, permite que você cruze pedaços maiores do mapa instantaneamente.

Quando você tem que lutar

Geralmente é mais fácil de correr do que lutar em Mirror’s Edge: Catalyst , especialmente quando você está enfrentando muitos fantoches da segurança corporativa. Mas lutar é uma necessidade às vezes.

Felizmente, Faith é uma lutadora nata. Suas habilidades de parkour se traduzem bem em combate marcial, com o ímpeto de corridas e saltos na parede cuidadosamente cronometrados, colocando força extra em cada soco.

Em geral, seu foco principal no início de um cenário de combate deve ser qualquer pessoa armada com uma arma. Felizmente, os únicos inimigos armados que você enfrenta são relativamente fracos; um simples combo de ataque leve é ​​suficiente para acabar com eles.

Assim que todas as armas forem retiradas, concentre-se primeiro nos inimigos mais fracos. A fé pode se mover muito rapidamente, mas grupos de inimigos tendem a cercá-la e apertar o laço. Tirar inimigos mais fracos rapidamente dá a você mais espaço para respirar.

Finalmente, em qualquer situação de combate, é importante sempre continuar em movimento e combinar seus ataques. Use o ambiente a seu favor também, uma vez que ataques transversais – transição para um soco a partir de uma corrida na parede, por exemplo – sempre causam mais danos.

Escolha as atualizações certas

O Catalyst  introduz uma árvore de atualização de três cabeças que permite aos jogadores personalizar o crescimento de Faith como corredor e lutador.

As três árvores de atualização são “Movimento”, “Combate” e “Equipamento”, embora a última delas se refira principalmente a ferramentas que você desbloqueia automaticamente ao longo da história. Você também pode atualizar a habilidade “Disrupt” de Faith – que temporariamente atordoa grupos de inimigos – na árvore de engrenagens, mas isso é uma preocupação menor até mais tarde no jogo.

Sua primeira prioridade deve ser desbloquear as principais habilidades de movimento – algumas das quais são coisas que Faith fazia naturalmente no jogo original, estranhamente. Habilidades como Double Wallrun, Skill Roll (para suavizar pousos) e Quickturn são essenciais.

Também é uma boa ideia investir em melhorias de saúde sempre que possível, já que Faith é meio frágil em combate. Considere também as atualizações de “inteligência” que aumentam seu dano contra os diferentes tipos de inimigos que você encontra.

Habilidades de movimento e saúde são os únicos itens essenciais. Depois que eles forem abertos, basta escolher as atualizações que se adaptam ao seu estilo de jogo específico.

Faça as corridas e as entregas

Quando você está começando no Mirror’s Edge Catalyst, provavelmente precisará de um tempo para se acostumar com a jogabilidade e a mecânica do parkour. A melhor maneira de se familiarizar com os controles do jogo é experimentar algumas das missões paralelas disponíveis na cidade de Glass. Basta puxar para cima o seu mapa e você verá alguns ícones amarelos, indicando corridas que você pode tentar. Também haverá NPCs por perto, pedindo a você para fazer algumas entregas frágeis para eles.

Essas entregas exigirão que você vá de um ponto a outro dentro de um certo limite de tempo. Eles são realmente muito desafiadores, então não espere concluir a maioria deles na primeira tentativa. No entanto, eles lhe darão uma boa compreensão dos controles e lhe ensinarão o básico sobre pular e correr na parede.

Não siga sempre o vermelho

Quando você tiver o Runner Vision ativado, verá um caminho vermelho direcionando-o para a próxima direção. Você também verá isso durante as corridas e missões de entrega. No entanto, o que o jogo não diz é que o caminho vermelho nem sempre é o mais eficiente. Isso pode levar você ao seu destino com segurança, mas quase sempre é possível encontrar uma maneira ainda mais rápida de chegar lá.

Ao fazer entregas, siga o caminho na primeira tentativa de sentir a rota e descubra onde está o ponto final. Você provavelmente não completará a entrega na primeira corrida, mas pode começar a procurar maneiras alternativas de chegar ao seu destino nas corridas subsequentes. O legal dessas missões de entrega é que a maioria delas é projetada de forma que você nunca será capaz de chegar ao terminal com tempo de sobra. Isso significa que a maioria das entregas realmente exige que você explore e busque caminhos melhores.

Mesmo quando você está fugindo de inimigos, alguns deles tentarão prever sua rota e desviá-lo. Para evitar isso, considere abandonar o caminho vermelho de vez em quando e procure rotas mais eficientes.

Você pode suavizar sua aterrissagem

Faith é propensa a quedas violentas no Mirror’s Edge Catalyst, e isso pode custar muitos segundos preciosos, especialmente se você estiver tentando um desafio baseado no tempo. No entanto, você pode realmente suavizar sua aterrissagem e economizar alguns segundos. Você ainda vai demorar um pouco para se recuperar da queda, mas suavizar sua aterrissagem irá reduzir a duração da recuperação e também evitar que você sofra qualquer dano.

Para suavizar sua aterrissagem, simplesmente segure L2 sempre que estiver prestes a pousar. Faith vai jogar as mãos no chão, suavizando o pouso e também protegendo qualquer mercadoria frágil que você possa estar carregando.

Escolha suas habilidades com sabedoria

Além do Skill Roll, que é essencialmente obrigatório para todos os tipos de jogadores, você vai querer gastar seus pontos de upgrade no Mirror’s Edge Catalyst com muita sabedoria. Para começar, você precisa primeiro decidir se o combate ou movimento é mais importante para você. Se você não for muito bom com a mecânica de parkour do jogo ou se precisar de ajuda para ser mais eficiente com sua corrida livre, as habilidades de movimento o ajudarão muito. Por exemplo, uma das habilidades permite a Faith dobrar as pernas ao pular, e isso permitirá que você ultrapasse pequenos obstáculos sem nenhum problema, economizando alguns segundos.

Por outro lado, o combate do Mirror’s Edge Catalyst pode ser bastante desafiador também. Sua árvore de habilidade de combate permitirá que você atualize sua barra de saúde e reduza o dano recebido de certas classes inimigas, o que pode provar ser um salva-vidas em situações difíceis. Reserve um segundo para experimentar o jogo e decida qual é a sua área mais fraca antes de gastar seus pontos de atualização.

Colete todas as coisas

Para obter mais pontos de atualização, você precisa aumentar o nível de fé. Você pode ganhar pontos de experiência simplesmente jogando as missões principais e fazendo atividades paralelas como corridas e entregas. Você também pode acelerar esse processo pegando itens colecionáveis ​​no jogo, como Gridleaks, documentos e chips de controle.

A maioria dos Gridleaks são fáceis de detectar. Eles são grandes orbes douradas geralmente apenas saindo ao ar livre, e você definitivamente deve fazer questão de pegá-los sempre que os vir, pois eles não são marcados automaticamente em seu mapa. Fichas de controle e documentos serão destacados em vermelho e são muito fáceis de detectar. Sempre que você vir uma porta vermelha, certifique-se de entrar e explorar, pois você normalmente encontrará algum tipo de colecionador lá.

A visão de corredor nem sempre é a melhor

Sem a visão de corredor, você estaria vagando sem rumo tentando descobrir para onde ir em seguida. A visão do corredor traça um caminho a seguir traçando uma rota para chegar ao seu destino, mas nem sempre é o mais rápido. O Catalyst promove a localização do seu próprio caminho, algumas atividades cronometradas, como entregar um pacote, exigem que você aperfeiçoe a corrida com extrema precisão, os waypoints da visão do corredor às vezes não são rápidos o suficiente, o que o incentiva a viajar fora do caminho tradicional.

Saúde baixa? Mudança!

Freqüentemente, você se verá cercado por KrugerSec com uma barra de saúde e as coisas estão parecendo sombrias, mas você pode virar o jogo a seu favor apertando o gatilho certo e o botão direcional para realizar uma esquiva. Continue mudando para evitar ataques, mas também para preencher seu escudo de foco, permitindo que você absorva alguns golpes extras.

Não desacelere para lutar

Ao enfrentar as ondas do KrugerSec, a melhor forma de eliminá-las é correr pela área usando tudo a seu favor. Retire caixas, grades e mesas para derrubá-los no chão. Algumas áreas irão forçá-lo a se envolver diretamente e não há alavancagem à vista, um chute com salto com corrida pode preencher seu medidor de foco e desferir um golpe violento.

Combate e inimigos

Se ficar muito tumultuado e você estiver com pouca saúde, é melhor fugir e voltar de outro ângulo com Foco retomado.

Sempre esteja preparado para usar Desvio: até um inimigo, para se afastar de ataque ou ao redor para fazer um ataque por trás.

Usar o Desvio enquanto o inimigo ataca dá mais tempo de você fugir ou se deslocar ao redor dele para atacar por trás. Então continue correndo e usando corrida na parede e saltos com impulso para se aproximar.

Os agentes não podem atirar enquanto você estiver em combate corpo a corpo com outros, mas eles devem ser abordados o quanto antes.

Até a parede mais baixa pode ser usada para uma corrida na parede ou um Virar Rápido combinado com um pulo. Tente maximizar seu uso do ambiente para seus ataques.

Quando está na sua última saúde crítica, você possui um momento de invulnerabilidade. Ou se comprometa a acabar com o inimigo à sua frente para ganhar mais Foco ou fuja e comece a aumentá-lo com movimentos transversais.

Atacar de cima, descer a tirolesa ou balançar na barra sempre causam muito mais dano a inimigos. Usando melhorias completas você pode acabar com todos no caminho, exceto o sentinela.

Movimentação

Para maximizar suas distâncias, lembre-se que você pode ir mais longe de uma borda e em uma corrida na parede do que pensa, antes de precisar pular.

Use Desvio estando parado ou de um pouso para ganhar velocidade novamente. Isso te poupa preciosos segundos em uma missão contra o tempo.

Se você estiver correndo e se aproximando de uma curva de 90 graus, você pode virar levemente em direção à curva e ativar o Desvio Lateral para fazer uma curva mais fechada.

Missões

Quando você estiver tentando sobreviver a um Alerta KrugerSec, lembre-se de que pode usar ataques transversais e leves para passar por inimigos e simplesmente desviar de seu encontro.

Os recursos de movimento desbloqueável podem ajudar muito quando você tentar bater missões contra o tempo.

A linha vermelha vai te mostrar o caminho, mas não necessariamente o mais rápido.

Entrar em uma briga durante uma missão de distração vai provavelmente te atrasar o bastante para perder o tempo.

Outros

Problemas para pegar a última estrela em uma Corrida? Talvez você precise desbloquear mais recursos de movimento para conseguir.

O Sabotador é ótimo para acabar com aquelas câmeras de segurança irritantes.

Referências:

Mashable, Cog Connected, EA, Twinfinite, wikipedia.

Deixe seu comentário: