Minecraft Dungeons

Minecraft Dungeons é um jogo eletrônico dungeon crawler desenvolvido pela Mojang Studios e Double Eleven e publicado pela Xbox Game Studios. É baseado em Minecraft e foi lançado em 26 de maio de 2020 para Microsoft Windows, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One. O jogo recebeu críticas mistas; muitos consideraram-o divertido e charmoso, com elogios gerais direcionados ao seu visual e música. No entanto, sua jogabilidade simples e o uso de geração procedural receberam uma recepção mais mista, com a sua história e falta de profundidade sendo também alvo de críticas.

Administre bem seus equipamentos

Minecraft Dungeons é um game onde seus equipamentos contam e muito. Uma espada melhor que a outra, uma armadura cheia de encantamentos. É preciso saber administrar bem os equipamentos e o que usar em cada fase.

O ideal, porém, é saber focar. Tente não trocar a todo o momento e foque na evolução de um equipamento específico. A cada nível avançado pelo personagem, um novo ponto de melhoria fica disponível para incrementar sua armadura ou armas, por exemplo. Use-os com sabedoria.

Refaça as fases

Acabou uma fase que estava bem difícil, mas quer continuar subindo de nível? Volte nela e faça tudo de novo. Sim, Minecraft Dungeons te deixa repetir fases, promovendo o chamado “grind”, que é um termo em inglês usado para RPGs que fazem com que o jogador se foque no aumento de nível.

Refaça fases e lute contra inimigos para ganhar mais experiência e ficar mais forte. Quanto mais fases refizer, mais fácil as próximas serão, graças a seu nível cada vez mais alto.

Não tenha pena de gastar

Ao longo da aventura em Minecraft Dungeons você lida com esmeraldas, que é o dinheiro de mentira usado dentro do jogo. Não tenha pena nenhuma de gastá-las, já que as lojas aqui funcionam de maneira aleatória.

É que os vendedores sempre te vendem um item aleatório e não dá para escolher. A melhor opção, neste caso, é comprar sempre que possível e, se não for algo satisfatório, desfazer. O que nos leva à próxima dica…

Seja ágil!

Minecraft Dungeons é, acima de tudo, um jogo sobre combate. E os combates são focados na ação. Não deixe de sempre estar em movimento para se livrar de inimigos ou de ataques de projéteis, como flechas e magias.

Minecraft Dungeons tem, até mesmo, inimigos que te prendem no cenário ou que explodem ao contato, como Creepers e pilares explosivos. Se movimentar é realmente o ideal e sempre necessário.

Porém, além de se movimentar, é necessário ser ágil. Quando se joga sozinho, principalmente. Você precisa treinar bem os comandos e estar ciente do que cada botão faz para poder saber quando atacar, correr, se defender ou usar algum item que vai te salvar no momento de aperto.

Felizmente, dentro do acampamento do jogador, um local seguro, é possível treinar ataques, defesas e esquivas nos espantalhos que estão próximos das lojas. Não tenha receio de perder algum tempo durante este treino e aprimore sua agilidade dentro do game.

Exercite o desapego

Como seria de se esperar de um dungeon crawler, Minecraft Dungeons tem uma lista extensa de espadas, adagas, arcos, bestas e outros equipamentos que podem ser encontrados ao longo da aventura. É normal também que o jogador acabe se afeiçoando por uma ou outra arma específica, seja por conta dos seus atributos ou porque combina mais com seu estilo de jogo.

É importante, no entanto, incorporar o espírito de Marie Kondo e não se prender a um item específico só porque ele é seu favorito. Armas, armaduras e artefatos novos são encontrados o tempo todo dentro do jogo, e adotá-los é essencial para manter seu arsenal capaz de enfrentar o desafio crescente conforme a aventura avança.

Não importa se sua arma é rara, estilosa ou se tem os encantamentos que você gosta: o importante é saber reconhecer a hora de deixá-la para trás de ser eficiente, e adotar um item novo e mais poderoso.

Busque sinergias

Minecraft Dungeons, vale ressaltar, não tem nenhum sistema nativo de sinergia entre equipamentos, mas algumas habilidades especiais de itens se complementam bem e rendem combinações particularmente poderosas no campo de batalha – tudo depende da experimentação.

Um dos exemplos é combinar uma Besta de Dispersão com o encantamento Disparos Bônus e o artefato Aljava Flamejante, o que rende ataques que atingem múltiplos adversários de uma só vez e ainda incendeiam todos no caminho.

Não seja pão duro

Além de armas e equipamentos novos, cada incursão por uma das masmorras de Minecraft Dungeons renderá algumas centenas de Esmeraldas ao jogador.

Essas moedas virtuais podem ser usadas em apenas dois vendedores de itens, Ferreiro e o Comerciante Nômade, ambos localizados dentro do Acampamento. Sempre que o jogador quiser dar uma renovada em seus equipamentos e artefatos, são eles que trazem opções aleatórias por um preço módico.

Como Minecraft Dungeons não oferece nenhum outro vendedor ou local para investir suas Esmeraldas acumuladas, não há porque mantê-las no bolso ao longo da aventura: sempre que quiser dar uma renovada no arsenal, compre alguns itens e veja se encontra algo interessante.

Procure áreas secretas

Como não poderia ser diferente em um spin off de Minecraft, Minecraft Dungeons recompensa jogadores que exploram os arredores – principalmente através de segredos escondidos no mapa.

Por conta disso, vale a pena ficar de olho no mapa constantemente para ver áreas que já foram e áreas que ainda não foram exploradas – antes de encerrar uma missão, tenha certeza que conferiu cada canto do mapa em busca de baús de tesouro e possíveis áreas secretas.

Jogue em dificuldades mais alta

Minecraft Dungeons usa um sistema dinâmico de dificuldade que permite ao jogador escolher o nível de desafio que quer enfrentar sempre que vai entrar em uma nova fase.

Mas enquanto alguns podem optar pelo caminho seguro de embarcar apenas em aventuras compatíveis com o Poder do seu personagem, nossa experiência mostrou que Minecraft Dungeons é ainda mais divertido nas dificuldades superiores.

Além de obrigar o jogador a pensar estrategicamente, usando todos os equipamentos e ferramentas que tem a disposição de forma criativa para vencer as hordas de inimigos do jogo, fases com Força Recomendada mais altas sempre terão loots mais poderosos – que, aliás, podem ser equipados pelo jogador independentemente do nível do seu personagem.

Priorize os inimigos certos

Entre seus diversos inimigos, Minecraft Dungeons traz alguns rostos conhecidos por jogadores da série Minecraft, como zumbis, esqueletos, aranhas e creepers. No entanto, no meio da confusão do combate, é normal ficar meio perdido e sair golpeando a primeira coisa que aparece na sua frente.

Isso, no entanto, não é o ideal. Algumas unidades, como os encantadores, podem utilizar uma série de habilidades mágicas que deixam outros inimigos mais fortes ou que dificultam seu deslocamento pelo mapa. Tente priorizá-los para não acabar em uma posição de desvantagem e cercado por outras unidades.

O mesmo vale para unidades forte demais: Golens de Redstone, por exemplo, são extremamente poderosos, mas muito mais fáceis de se enfrentar se estiverem sozinhos. Ignore esses grandalhões, faça a rapa em todas as unidades mais fracas que estão ao redor, e só depois volte para lidar com o monstro de pedra.

Minecraft Dungeons multiplayer – O que muda no jogo?

O multiplayer de Minecraft Dungeons permite que até quatro heróis se aventurem juntos tanto nas missões da história quanto nas missões secretas que dão loots melhores. Ao jogar em multiplayer, algumas coisas passam a ser diferentes no game. Uma das principais delas é o nível de dificuldade, que se ajusta de acordo com o número de pessoas jogando. Veja a seguir o que se altera:

As dungeons ficam mais difíceis com mais heróis explorando.

É possível usar comandos simples para se comunicar com os outros jogadores, caso não esteja conectado ao chat de voz.

Uma forma fácil de se reunir com outros jogadores é usando uma Ender Pearl. O processo de teletransporte é rápido depois que você escolhe até qual jogador deseja ir.

Os níveis terão cubos que fazem aparecer monstros. Bata neles até que eles parem de gerar monstros.

Se um amigo cair em combate, você tem 30 segundos para reviver ele. Caso não faça isso, ambos perderão uma vida. Para reviver um amigo, clique sobre ele e aguarde alguns segundos.

Quando um aliado cair, começará a anoitecer. Monstros aparecerão aleatoriamente por perto da área, incluindo perto do jogador caído.

Quando um aliado for revivido, ele irá voltar com pouca vida. Será preciso usar um poção para recuperar a sua vida.

O loot e as esmeraldas coletados não serão compartilhados. As armas e consumíveis serão.

Você poderá ajustar o nível de dificuldade no menu de missão quando for selecionar um nível. Para acessar as opções de dificuldade mais desafiadoras de Minecraft Dungeons, será necessário terminar o jogo nas dificuldades mais baixas.

A Roda de Chat

Para os jogadores que não podem se comunicar por microfone, o jogo disponibiliza uma roda de chat muito prática. Ela tem seis mensagens diferentes:

“Suprimentos aqui!”; “Venha aqui!”; “Obrigado”; “Ok!”; “Preciso de flechas”; “Espere”; “Preciso de vida”; “Não”.

Para usar os comandos, basta pressionar o botão da roda de chat e selecionar o comando desejado. Se você não souber qual botão faz isso na plataforma, abra o Menu e vá até a parte de Ver Controles.

Como jogar Minecraft Dungeons com amigos localmente

Para jogar no multiplayer local, será necessário ter controles extra, até mesmo na versão de PC. Isso porque o PC não dá suporte a mais de um jogador no teclado e mouse na mesma máquina. Para criar uma partida local, vá em “Jogo Offline” no menu principal. Até três pessoas poderão se juntar ao jogo. Cada jogador poderá escolher as suas skins antes de entrar na partida.

No co-op local, a tela não será dividida. Ela irá apenas se afastar ou aproximar de acordo com a distância entre os jogadores. Aqueles que se afastarem muito, serão teleportados de volta para o lado do líder do grupo.

Jogando no multiplayer online

É possível jogar também Minecraft Dungeons no multiplayer online. Fazendo dessa forma, cada jogador irá acompanhar o seu próprio herói na tela, sem uma limitação do quanto poderá se afastar dos outros. Os jogadores terão liberdade para explorar o quando quiserem, mas é importante se lembrar que os inimigos e desafios estarão todos ajustados para serem feitos em grupos, por isso p melhor será sempre ficar junto dos outros.

Para entrar na sua partida, o outro jogador deve ser seu amigo, então sempre adicione quem for jogar com você à lista de amigos da plataforma antes de entrar no jogo.

Com todos os amigos adicionados, selecione “Jogo Online” no menu principal. Aparecerá uma lista com os seus amigos, indicando quem está online e quem está offline. Vá em “Iniciar Jogo Online” para começar a partida e, a partir do acampamento, abra a janela de amigos para convidar os participantes.

Se você tem uma conta compartilhada de família com algum amigo linkado no Xbox, é possível jogar em dispositivos separados online. Para saber mais sobre as contas compartilhadas.

Crossplay de Minecraft Dungeons

Atualmente o jogo está disponível para várias plataformas e, futuramente, será possível jogar com amigos em qualquer dispositivo. Atualmente, o crossplay ainda não está disponível em Minecraft Dungeons, mas posteriormente a funcionalidade será adicionada ao game. Ainda esse ano, o jogo receberá um update grátis que irá habilitar o crossplay entre XBOX e PC. A Mojang ainda não se pronunciou se as outras plataformas também terão e funcionalidade no futuro.

Dicas

Existem dois tipos de andares: andares de história que possuem designs de andar fixos na maior parte e andares secretos que podem ser desbloqueados nos andares de história. Estes podem ter uma mistura de designs aleatórios e fixos.

Os andares também têm níveis de dificuldade. Você pode mudar a dificuldade deles na tela do mapa. Andares mais difíceis podem fornecer equipamentos mais fortes e valiosos.

Fique de olho nos itens que caírem e os artefatos na tela do mapa sobreposto do seu andar. Se algum item estiver marcado com um ponto de interrogação é um tipo de artefato ou item não descoberto. Você provavelmente precisará repetir os andares para revelar todos.

Verifique frequentemente o mapa por áreas secretas. Você pode ativar e desativar o mapa pressionando a tecla Tab no seu teclado. O mapa pode mostrar partes da caverna que você pode ter passado despercebido, e neles você pode encontrar baús secretos.

Você também pode verificar a tela do mapa (M no teclado) para ver quantos baús você abriu e segredos que encontrou.

Entre em todas as casas ou cavernas que você encontrar. Você pode desbloquear cavernas ou baús e vasos para abrir.

Siga o emblema de ouro na tela principal se você se perder, pois ele aponta para o seu objetivo.

Não vá a uma caverna que a dificuldade seja maior do que você pode aguentar. Os picos de dificuldade entre os níveis são imensos.

Se você estiver tendo dificuldades com uma caverna, considere diminuir a dificuldade se estiver tentando concluí-lo pela primeira vez.

Pode parecer cruel, mas matar animais como vacas, porcos e ovelhas ocasionalmente fornecerá itens de cura que podem ser úteis.

Você pode carregar o arco pressionando o botão direito do mouse ou o gatilho direito em um controle e soltando quando quiser disparar um tiro.

Ao combater Creepers, é muito mais seguro atacá-los de longe ou usar uma arma com repulsão. Eles levam alguns segundos para explodir quando se aproximam.

Sempre tente matar os feiticeiros primeiro (os inimigos de roupão roxo). Eles podem dar magias de melhoria a outros inimigos enquanto o feiticeiro permanecer vivo.

Se você encontrar TNT, pegue-o e jogue-o em um grupo de inimigos com o botão de ataque à distância. O círculo branco que aparece indicará o alcance da explosão. Essa explosão também machuca jogadores e animais amigáveis.

Você pode transportar a TNT indefinidamente quando a pegar pela primeira vez. Vale a pena salvar o TNT até encontrar o próximo grande grupo de inimigos.

É possível transportar várias caixas de TNT; elas empilham em cima da sua cabeça. Você jogará todos de uma só vez quando jogá-las.

Não se esqueça de que saltar de alturas elevadas causará dano de queda. Não causa muito dano se você não estiver muito alto, mas pode ser fatal em alturas mais elevadas.

Evite atacar grupos de inimigos, em vez disso, tente disparar algumas flechas contra eles para diminuir a vida dos inimigos.

Dicas de equipamentos

Preste atenção aos encantamentos que estão em cada item. Digamos que você tenha uma espada de nível 16 com um espaço para encantamento e uma espada de nível 14 com dois espaços para encantamentos. Pode valer a pena investir na espada com dois encantamentos, principalmente se as habilidades de encantamento escolhidas tiverem uma boa sinergia.

Seu nível de poder é determinado pelo nível médio de todos os seus itens equipados.

Ao obter novos equipamentos do Vendedor e do Ferreiro no acampamento, o equipamento que você recebe nunca estará acima do seu nível de poder atual.

Depois de completar um mapa, você poderá abrir um baú que contém qualquer coisa, desde novas armas e armaduras até artefatos para o seu personagem equipar.

Não gostou do equipamento que você adquiriu em um nível ou dos dois comerciantes no acampamento? Troque o equipamento que você não deseja mais por esmeraldas.

O ferreiro pode ocasionalmente criar um item único, por isso vale a pena gastar as esmeraldas nele.

Com qualquer item de artefato e equipamento, quanto maior o nível de potência desse item, melhores as estatísticas. Assim, as Botas da Rapidez nível 16 fornecerão 1,7 segundos de velocidade de movimento aumentada, enquanto as Botas da Rapidez com nível mais alto oferecerão velocidade de movimento maior que as anteriores.

Tente tirar proveito de certos encantamentos e características únicas de armas, equipando artefatos que funcionam bem com eles. Por exemplo, um artefato Flecha de Fogo de Artifício, quando lançado a partir de uma Besta de Dispersão, pode lançar várias Flechas de Fogo de Artifício.

Os efeitos de encantamento se acumulam; portanto, se você tiver duas cópias do encantamento ‘Correntes’ para sua arma branca, você aumentará a chance de os inimigos serem algemados.

Referências:

Pyree, Clube do Video Game, TecnoBlog, The Enemy, wikipedia.

Deixe seu comentário: