Mass Effect: Andromeda é um videojogo de role-playing de ação de tiro em terceira pessoa, produzido pela BioWare Montréal e publicado pela Electronic Arts para Xbox One, Xbox One X, Windows 10 PC e PlayStation 4.
Andromeda foi oficialmente anunciado a 15 de Junho de 2015 durante a conferência de imprensa da Electronic Arts na E3. É o quarto título principal da série Mass Effect e tem lançamento agendado para o início de 2017.
De acordo com o produtor, Mass Effect: Andromeda decorre num lugar muito distante e muito tempo depois dos eventos da trilogia original com “novos mundos excitantes para descobrir, grandes personagens e acção intensa […] Irás explorar uma nova galáxia, Andrómeda”.
Escaneie os planetas de forma inteligente
Escanear planetas na vastidão de Mass Effect: Andromeda pode se revelar uma tarefa chata com poucos resultados interessantes. Cada sistema solar tem vários planetas para Ryder escanear em busca de recursos importantes para investigação ou itens valiosos.
Mas existem vários planetas que oferecem ganhos baixos para o tempo que você investe neles. Se quer garantir que sua exploração seja um sucesso, escaneie os planetas até encontrar um que apareça com uma anomalia singular.
Essas anomalias indicam lugares que são pontos de interesse significativos que Ryder não vai querer perder. Aqui a chance de encontrar recompensas valiosas e minerais são bastante mais elevadas.
A necessidade de instalar Estações Avançadas
Descobriu um planeta interessante para a sua missão? É hora de estabelecer as bases. Em Andromeda, elas são chamadas de Estações Avançadas e funcionam como locais essenciais para uma exploração mais eficaz do planeta.
Estas bases funcionam como pontos de viagem rápida, fundamentais para não perder muito tempo indo de uma ponta à outra do planeta. As estações permitem ainda mudar de armas e de membros do seu esquadrão assim como chamar e recarregar o Nomad, o seu veículo todo-terreno.
As estações avançadas são ainda importantes para você conseguir se proteger de perigos ambientais. Em locais de temperaturas extremas como as dunas de Elaaden, é fundamental ter um abrigo para se proteger.
Faça da Viabilidade uma prioridade
Uma das novidades são os Pontos de Viabilidade Andrômeda, algo que determinará o sucesso da sua missão principal. Os pontos de Viabilidade Andrômeda medem a sua capacidade em colonizar planetas. Existem 5 planetas candidatos à nossa colonização mas isso não significa que estejam garantidos.
Além do cumprimento de missões essenciais, as escolhas de Ryder vão desempenhar um papel importante na colonização planetária.
Explorando os planetas e interagindo com os seus habitantes e suas histórias, Ryder aumentará o nível de Viabilidade. Quando tiver um mínimo de 40% de Viabilidade, você já será capaz de estabelecer um Ponto Avançado no planeta. Isso vai aprimorar a Nexus, a mega estação espacial da Iniciativa Andrômeda.
Com a atualização da Nexus, será possível despertar mais colonizadores do seu sono criogênico. A escolha dos povoadores determinarão as vantagens e benefícios que Ryder receberá. Na página oficial do game, eles aconselham os jogadores de forma bem simples:
“Quer impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento? Acorde os cientistas. Precisa de mais perícia em combate? Levante os militares. Quer ajuda com os negócios? Convoque os mercadores. A escolha é sua!”
Faça pesquisa e desenvolvimento
As melhores armaduras e armas não são encontradas no topo de uma montanha guardada por um dragão. Mass Effect: Andromeda não é esse tipo de game. Quer os melhores itens para combate? Então faça você mesmo.
A fabricação do melhor equipamento e das melhores armas está dividida em 2 fases: pesquisa e desenvolvimento. A primeira fase começa quando Ryder varre os planetas em busca de itens valiosos. Aí você irá encontrar esquemas e planos para projetos de armas ou armaduras.
De volta à Tempest, gaste alguns pontos de Pesquisa nos esquemas que sejam do seu interesse.
Com a pesquisa concluída, começa agora a fase do Desenvolvimento, ou seja, a fabricação do objeto. Para construir o equipamento ou arma, você terá de usar recursos minerais e biológicos encontrados ao longo da sua exploração nos planetas.
Existem ainda as Potencializações, dispositivos especiais que dão algo extra à sua armadura ou arma. Com as potencializações, os seus itens ficarão mais personalizados ao seu gosto pessoal.
Como funciona o diálogo
Os bons velhos tempos da trilogia original colocavam Shepard na posição de mocinho ou anti-herói sempre que o personagem abria a boca. Mas essa divisão preto e branco é algo que ficou no passado com uma das boas mudanças que Andromeda traz.
O diálogo de Ryder tem quatro tipos de resposta com grandes diferenças no tom:
Emocional: Como o nome indica, essas são as respostas e comentários que apelam ao lado mais emotivo. É representado com um coração como ícone.
Lógica: Respostas diretas para aqueles momentos em que você quer ser objetivo. Para ser claro nos seus comentários, escolha a opção com uma engrenagem como ícone.
Casual: Esses são os comentários com maior grau de incerteza e irreverência. Podem ser usados quando quiser que Ryder responda de forma mais ousada ou provocatória. Os resultados serão os mais imprevisíveis de todos.
Esta escolha é representada com uma espiral como ícone.
Profissional: Semelhante aos comentários de Lógica mas com uma atitude mais relacionada com o cumprimento de regras. Para ser um Ryder mais focado nos objetivos da missão, escolha a opção com a espiral quadrada como ícone.
Descubra a melhor categoria para o seu tipo de jogo – mas saiba diversificar também
Com Ryder, os jogadores terão a possibilidade de escolher a categoria com que mais se identificam: Combate, Biótico ou Tático. Cada um destes tipos têm 12 habilidades únicas que você poderá desbloquear e escolher ao longo do jogo.
É fácil para alguém com gosto por um combate mais tradicional se focar somente nas habilidades dessa categoria. Mas existe muito a descobrir se você também se aventurar a gastar seus pontos de habilidade em outras categorias.
Atribuindo seus pontos a outras habilidades vai desbloquear possibilidades novas para o seu jogo. ME: Andromeda tem a vantagem de ter 6 Perfis diferentes para Ryder: Soldado, Adepto, Engenheiro, Sentinela, Vanguarda, Infiltrador e Explorador.
Cada um destes Perfis oferece diferentes formas de combate e Ryder pode escolher qual usar consoante o momento. Você pode mudar de Perfil até durante um combate. Para poder desbloquear novas opções para Ryder, invista os pontos em habilidades das 3 categorias principais.
Não seja anti-social
Jogar um Mass Effect é sempre uma experiência com um grande foco no relacionamento com os outros personagens. Você pode ser um lobo solitário mas o seu Ryder precisa investir tempo em construir ligações que têm impacto na sua jornada.
Após cada missão principal, gaste um pouco do seu tempo falando com todos os membros da sua equipe. Isso é importante para o desenvolvimento das relações no jogo, para descobrir informações extras relevantes e existe ainda, a possibilidade de surgirem novas missões secundárias.
Alguns membros da sua nave terão missões de Lealdade que são essenciais para atingir o máximo potencial com eles. Isso é especialmente importante se você quiser levar uma relação de amizade para algo além, já que alguns personagens precisam disso para desbloquearem a opção de romance.
Minérios
Vamos começar falando sobre o item que vai permitir que você
desenvolva equipamentos novos para uso de seu personagem: os minérios.
Quando estiver na Tempest explore todos os planetas do sistema para descobrir
que alguns possuem fontes de minério.
Quando estiver na Nomad preste atenção no sensor de zonas de mineração, o SAM também irá te avisar sobre essa zona quando entrar em uma. Abra o Computador de Mineração e veja a oscilação dos minérios, quanto mais alta a oscilação mais alta será a recompensa daquele minério.
Agora é só lançar o Drone de mineração e ele estrairá o minério automaticamente. Lembrando que em cada mapa tem várias zonas de mineração para se explorar. Também é possível fazer a mineração enquanto está explorando o mapa a pé. Basta chegar perto do minério e segurar triângulo ou Y.
Tudo o que você quiser construir em Mass Effect Andromeda vai depender da quantidade de minério que você tem, armas, armaduras, consumíveis e mais. E como todo bom RPG geralmente as melhores armas você só consegue na base do “Faça Você Mesmo”.
Pontos de coleta da estação
No mapa você verá ícones de pequenas cápsulas que na verdade são Pontos de Coleta da Estação Avançada. Ele permitira que você viaje rapidamente entre pontos, irá restaurar sua vida e preencher suas munições, você também poderá trocar de companheiros e equipamentos sem precisar sair da fase e por fim também poderá chamar o Nomad para facilitar a locomoção. Priorize abrir todos os pontos para facilitar na hora das missões.
Containers de Loots
Não se esqueça que Mass Effect Andromeda é mais RPG do que um jogo de tiro em terceira pessoa, pegar itens de containers tem extrema importância para depois vender suas sucatas, achar equipamentos melhores ou consumíveis.
Desconstruir itens
Como já mencionei antes, o minério é de extrema importância. E você pode também conseguir desconstruindo armas e armaduras que não tem mais utilidade. Geralmente os comerciantes pagam pouco por armas, compensa mais desconstruir e ganhar minérios em troca.
Varreduras
Torne um hábito abrir seu scanner e fazer varreduras em inimigos novos, criaturas selvagens, tecnologias alienígenas e estruturas únicas. Fazer varreduras te da pontos de pesquisa e desbloquear projetos para posteriormente fabricar seus próprios equipamentos e modificações para seus equipamentos.
Camadas do Mapa
Quando você entra em uma lugar fechado para pegar uma missão ou mesmo para explorar, o mapa irá mostrar esse lugar. Porém se quiser ter acesso ao mapa principal basta clicar com os direcionais pra cima ou pra baixo para mudar as camadas do mapa e pode viajar rápido pra onde desejar.
Habilidades
Para finalizar o vídeo nós vamos pra parte mais importante do combate: suas Habilidades. No começo você tem que pensar bem que tipo de classe se encaixa melhor, a minha preferência foi a classe Engenheiro. Na hora de distribuir os pontos tenha já certeza qual arma você usa mais e coloque alguns pontos na aba de Combate, e também recomendo que peguem a habilidade Omni-Granada que tem um dano muito bom e em área.
Na aba de Tecnologia existem duas habilidades muito boas que são Sobrecarga e Invasão. Sobrecarga da um choque em cadeia e paralisa os inimigos e a Invasão diminui a defesa do inimigo por um tempo. Ainda na aba de Tecnologia temos a habilidade passiva Apoio de Equipe que aprimora diversos atributos de todos.
Esconderijos de Loot
Dentro da Tempest tem um computador que serve para distribuir os pontos PVA. E tem um em particular que fica na aba de “Capsulas Militares” que irá te ajudar muito a conseguir créditos, minérios e itens novos, é o Reconhecimento. Uma vez adquirido você irá começar a ver no mapa ícones de baús que são containers com um bom loot dentro. Eu peguei armas muito fortes e vários equipamentos diferenciados.
Como procurar Planetas?
Por norma,quando se procura planetas perde-se muito tempo e normalmente as recompensas nunca são muito lucrativas(para alem de se tornar chato).Soluçao?Quando tiveres no sistema solar pesquisa por “single anomaly” Deste modo as recompensas serão boas e sem perdas de tempo mas mesmo assim necessitas saber…
Como procurar quando dentro dos Planetas?
Primeiro deve montar o NOMAD e de seguida colocar “Forward Stations”, seguir a procurar dos recursos e colocar a sonda quando a detecção tiver maximizada para maximizar também a quantidade de recursos recolhidos. Se procurares recursos específicos para terminares alguma pesquisa, quando estiver no sistema solar podes ao selecionar o planeta, ver o que este produz. Já agora, o NOMAD tem vários mods que são muito úteis durante a exploração. Um concelho? Um mod fantástico é quando sais do NOMAD, ele coloca um Shield em torno do veiculo. Para o obteres basta compra-lo na main docking area de Elaaden.
Colocar “Forward Stations”
Sempre que visitares planetas, deves colocar o máximo de “Forward Stations”. Porque? Porque para além de te dar proteção, torna-se mais fácil quando queres viajar para completares missões.
A uma imensidão de escolhas quando trazes os Initiative’s Citizens. Simplesmente basta escolheres os AVPs corretos
Nada como escolher primeiro os AVP de Commerce pods que dao 500 creditos a cada 45 min(uma boa renda para começar).Com estes creditos compras armas e armadura dos comerciantes. De seguida,aconselhava a comprar Science por causa dos minerais mas Military Pod tambem é uma boa escolha se fores desejares tech parts / crafting materials.
Como aproveitar o máximo do Development?
Depois de arranjares o esquema, é necessário os materiais. Estes são visualizados quando a tentas construir. Muitos deste materiais podem ser descobertos através da exploração ou comprado dos comerciantes. Um concelho? Não gastes materiais raros em low gear. Guarda e tenta sempre arranjar os mais raros pois se arranjares os esquemas mais avançados, melhor o gear k tens acesso.
Como subir de nível mais eficientemente?
Como tenho dito ao longo deste artigo tudo depende da maneira como queres jogar o jogo mas os physical stats serão sempre primários, pois são estes que dão vantagem em combate(mais damage, mais shields, mais accuracy, etc.) Mantendo esta base, todas as armas que possas vir a ter darão sempre mais dano. Claro que Biotic and Tech são todos giros e tal mas quando chega o momento da decisão ou eles não recarregaram a tempo ou então não dão dano suficiente para te safar naquela hora H. Não esquecer também de evoluir os companheiros de equipa e que para cada situação uma solução, ou seja, muda o teu combat profile consoante aquilo que vais fazer.
Gestão de peso
Se fores um dos jogadores que a pouco falei (base de combate Biotic and Tech) tem especial atenção ao peso que carregas. Tudo que seja acima 20% durante o loadout vai carregar as tuas habilidades muito mais lentamente portanto tem especial atenção. Shotgun e pistol ou então ter em especial atenção aos mods que alteram o peso que são vitais para este tipo de jogador.
Para ultimo guardei uma maneira de conseguires fazer 2 missões em vez de uma no teu nav. Como? Fácil, escolhe uma como teu main, tracked item, e de seguida acrescenta um waypoint para a segunda missão. Terás 2 pontos para seguir em vez de um. Funciona bem também em enclosed hub como Nexus.
Você é um colonizador
Há 2,5 milhões de anos luz de distância de casa, você pode jogar com Scott ou Sara Ryder. Eles são irmãos e parte da Iniciativa Andrômeda, que enviou cientistas, exploradores e civis para audaciosamente ir até lá e encontrar um novo lar onde nunca o homem viveu.
Scott e Sara são membros do time Explorador, um grupo de soldados e cientistas treinados em diplomacia e combate que serão os primeiros a pisar em solo desconhecido. As informações das missões se referem a eles como os melhores para o papel, que podem enfrentar qualquer ameaça nestes mundos novos, bem como cartógrafos que vão preencher este novo mapa para a humanidade.
Política faz parte de um Explorador
Em Mass Effect: Andromeda, a base de operações é uma imensa estação espacial chamada de Nexus. Ela lembra muito a Citadel da trilogia original.
A Nexus é habitada por cinco raças que vieram da Via Láctea e que tornam o Projeto Explorador diversificado. Os relacionamentos que você constrói e as escolhas que você fizer terão consequências em um ambiente mais político e, por isso, é bom escolher suas palavras com sabedoria.
Ainda, há os habitantes dos planetas que você quer tentar colonizar. Dado o fato de que a Iniciativa Andrômeda é essencialmente uma missão de migração intergaláctica em massa, os nativos podem ter algo a dizer sobre esses “aliens” descendo em seu planeta.
Então, quem são esses colonizadores intrépidos? Eles estavam em sono criogênico por 600 anos em sua jornada para a nova galáxia dentro de naves chamadas de Arcas que ficaram em órbita do Nexus. Estas cinco raças aparecem na trilogia original, então, caso você esteja chegando agora, você poderá conhecê-las melhor na continuação dessa reportagem.
Os Asari são respeitáveis
Os Asari são os seres que começaram a viajar pelo espaço mais cedo do que outras raças e, por isso, são considerados os líderes da sociedade galáctica da Via Láctea. Eles também podem viver por milhares de anos e eles possuem poderes bióticos, que é a habilidade de poder gerar campos de energia que podem despedaçar inimigos ou criar barreiras para os aliados. Os Asari também podem se reproduzir com sucesso com seres de outras raças. Mas vamos falar mais disso depois.
Os Salarians são espertos
Usando muito a lógica e sem nenhuma emoção, os Salarians são uma espécie de Vulcanos de Star Trek – mas um pouco mais bravos. Suas mentes e corpos funcionam de forma muito mais eficiente quando comparados com outras raças da Via Láctea, necessitando apenas uma hora de sono por noite. Por isso, são hiperativos. São excelentes engenheiros para seu time por conta de sua grande inteligência e vontade de inventar coisas.
Os Turians são ameaçadores
Se os Salarians são Vulcanos, os Turians são como Klingons. Esses especialistas na área militar são conhecidos por sua disciplina no combate, a espinha dorsal de sua sociedade. Enquanto eles não confiam nos humanos, eles são ideias na equipe durante o combate e se tornam companheiros leais quando você faz amizade com um deles. Mas isso não é fácil.
Os Krogan são difíces
Os Krogan são poucos no universo após uma guerra nuclear e um ataque biológico quase os extinguirem. Ainda, fisicamente, eles são durões com uma pele dura e grossa e têm uma anatomia interna robusta, incluindo mais de um coração e pulmões e quatro testículos de reserva. Bem útil.
Eles adoram batalhas e jamais serão diplomatas na nova galáxia.
Há espaço para o amor
Mass Effect: Andromeda se passa em um canto inexplorado do universo, com diversas raças para criar laços diplomáticos e, já que estamos falando de Mass Effect, talvez possa acontecer algo a mais…
Romance sempre foi uma grande parte da série. Lar de muitas espécies com sexualidades diversas, sua nave estelar traz oportunidades para conhecer melhor um ou dois membros da sua equipe do que qualquer outro membro da Nexus.
Mas é bom ter cuidado. Colegas da nave que foram até o seu quarto podem não responder de forma carinhosa quando forem apresentados para outras pessoas. Lembra quando falamos que suas escolhas têm consequências? Isso se aplica aqui também.
Referências: