Marvel vs. Capcom: Infinite

Marvel vs. Capcom: Infinite (em japonês: マーベル VS. カプコン:インフィニット ‘Māberu VS. Kapukon: Infinitto’?) é um jogo eletrônico de luta desenvolvido pela Capcom, lançado para o PlayStation 4, Xbox One e Microsoft Windows. Ele é o quinto título principal da série Marvel vs.Capcom; o jogador controla personagens dos universos da Marvel Comics e da Capcom em lutas de dois contra dois. Na história Ultron (Vilão dos Vingadores) e Sigma (Vilão de Megaman X) juntam as jóias do infinito e se tornam Ultron Sigma que junta as duas dimensões e desencadea um imenso confronto entre o Universo Marvel e o Universo Capcom.

Encontre o seu time

Em MvC:I tudo é possível, e existem possibilidades (quase) infinitas quando o assunto é combinar dois de seus personagens favoritos em um time. Assim, a melhor forma de começar é jogar com todo o elenco e encontrar aqueles que você mais gosta. Uma das melhores formas de fazer isso é terminar o modo história, já que você terá que jogar com (ou contra) praticamente todos, em momentos específicos do enredo. Caso contrário, jogue seu modo preferido (como arcade ou treino) e parta em busca dos seus melhores. Por exemplo, no modo história, tivemos combinações como Megaman X e Capitão América, assim como Chun Li e Capitã Marvel para iniciar os trabalhos. Você pode também montar times com temas, como robôs (Ultron e Zero), ou por jogos favoritos, como Darkstalkers (Morrigan e Jedah).

Já encontrou as gemas?

Depois de decidir qual time funciona para você, o próximo passo é encontrar a Gema do Infinito que cobre as fraquezas de seus personagens, como dar uma incrementada na força do Capitão América com a gema da do poder. MvC:I revisitou as mecânicas das Gemas do Infinito, trazendo-as de volta à série. Cada gema tem sua própria habilidade única, que pode ser ativada através de um botão, chamada de Infinity Surge. Os Infinity Surges dependem da pedra preciosa escolhida e liberam poderes como agarrar o oponente, teletransporte, sugar vida, criar um mini-vortex, lançar projéteis móveis e até rebater adversários na parede. É importante entender o propósito de cada gema, pois elas podem ser vitais em partidas, assim como também é bom notar qual gema seu oponente está escolhendo.

Tem uma tempestade a caminho

As Gemas do Infinito têm mais que a habilidade de surge; elas também tem um poder massivo conhecido como Infinity Storm. O acesso a esse poder é garantido ao lutar, levar dano ou utilizar seu Infitiny Surge. Quando a barra da gema estiver com 50 porcento, você será capaz de ativá-la. Cada tempestade invocada por sua gema é uma versão incrivelmente poderosa dos poderes menores, assim, há ocasiões que você pode escolher uma gema por seu poder máximo e não pelo surge. O Homem de Ferro, por exemplo, se beneficia bastante da Gema da Realidade, uma vez que ele terá muitos projéteis à sua disposição.

Cada gema oferecerá uma série de habilidades únicas quando você ativar seu poder especial; algumas permitirão cancelar seu poder mais rapidamente que antes, enquanto outras confinarão o inimigo em uma pequena caixa na tela, deixando-o sem mobilidade para escapar de seus combos. É até possível ressuscitar um aliado abatido com a Gema da Alma e atacar o oponente junto com ele. Há também o bônus onde qualquer gema pode ser cancelada, ao apertar os botões de Infinity Surge e Tag, para executar um super ataque de nível três de graça.

Entenda o sistema básico de combos

Se você for um total iniciante, é necessário que você experimente o sistema de combos. Ainda bem que Marvel vs Capcom: Infinite implementou a mecânica certa para você, os autocombos. Ao pressionar repetidamente o soco fraco, em rápida sucessão, você irá desferir um combo completo. Essa é uma boa forma de se familiarizar com seu conjunto de golpes e entender os combos básicos do jogo. Todos os autocombos começarão com alguns golpes terrestres, lançando o inimigo para os céus em seguida com uma série de ataques aéreos. Isso mostra que todos os lutadores têm um golpe para “lançar” o adversário para o alto e um “spike”, um golpe que tira o inimigo do ar, lançando-o ao solo. Por mais que não haja exceções, alguns personagens – como o Nova – terão seu golpe de lançar único. Por isso, conheça a lista de golpes e fique familiarizado com seus golpes únicos.

Um mutante em uma missão

Se o sistema de combos não lhe chamou atenção, então sua melhor aposta possa ser aventurar-se no modo missão. Aqui, você encontrará uma série rápida de tutoriais que vão ensinar os básicos do jogo, incluindo uma rápida introdução às gemas que citamos antes e uma série de 10 desafios/combos para cada personagem. Esses combos são bem mais incrementados, porém dão grandes exemplos de como alguns ataques interagem e expandem o sistema de autocombo. Há até vídeos de como eles funcionam – quando todos os movimentos são executados corretamente -, algo que pode ser bem útil para completar as missões do Strider… O modo missão é definitivamente válido e incentivamos que você gaste um bom tempo nele; você perceberá que alguns heróis estão utilizando as gemas e também verá alguns tag combos que pode querer experimentar, como o do Homem-Aranha com Frank West.

Está gostando? Vá além agora.

Quando você finalmente começar a entender os básicos da estrutura de combos e se arriscar em algumas missões, verá que cada um dos personagens tem seus ataques especiais únicos. Alguns desses movimentos podem rebater inimigos na parede, jogá-los ao chão ou até congelá-los no local atingido. Qualquer combinação desses ataques pode ser implementada em seu combo, para extender sua duração e aumentar o dano causado. Por isso, aventure-se, arrisque com novos golpes e incremente seu leque de ataques.

Aprenda a defender e a desferir o push block

É fácil falar, mas na prática não é fácil se defender. Com o ritmo as vezes frenético de Marvel vs Capcom: Infinite, você pode achar um pouco complicado se defender no início e o único jeito de ficar melhor é com a prática. Existem algumas dicas óbvias, entretanto, a mais vital de todas é aprender defesa avançada. Ela é fundamental para mudar o momentum de uma luta. Ao apertar dois botões enquanto você está defendendo um ataque, seu oponente será empurrado a uma distância considerável. Isso também concede alguns bônus, como a habilidade de refletir as esferas de energia de adversários como Ruy e Morrigan de volta para eles. Ao fazer isso, você transforma defesa em ataque, mas aprenda quais projéteis são possível de refletir para não ser pego de surpresa.

Torne-se um mestre na arte de tag

Como todo jogo de luta em times, a arte do tag é crucial em Marvel vs Capcom: Infinite. E dessa vez, saber quando mudar de um membro para outro de seu time pode ser mais importante que nunca. Anteriormente, executar o tag (a troca de personagem) tinha uma série de regras restritas e ainda custava uma barra de energia especial, ou precisava de um combo pra lá de eficiente. Esse não é mais o caso em Marvel vs Capcom: Infinite. Nessa obra, você pode executar uma troca quando e onde quiser, bastando apenas apertar o botão de tag e respeitar algumas regrinhas. Desde que seu personagem esteja vivo e não tenha sido trocado recentemente (tem uma rápida barra de esfriamento que precisa ser notada para efetuar uma nova troca), você pode cancelar um ataque e trazer seu companheiro para a luta. Todavia, lembre que qualquer personagem, ativo ou reserva, pode ser atingido durante a animação de troca e isso pode resultar em um baita prejuízo de dano. Então, tenha cuidado.

Prepare o aquecimento no modo treino

Pode não ser o modo mais empolgante para ficar melhor em um jogo de luta, mas o modo treino de MvC:I é o lugar perfeito para testar seus combos em um ambiente seguro. Você será capaz de ver a quantidade exata de dano que seus combos causam e se eles funcionam com todos os membros do elenco (não há nada pior que Rocket Racoon errar um belo combo por ser pequeno demais). É até possível configurar cenários específicos para treinar, como uma barra de energia e do Infinito cheias para tentar combos decisivos. Tem até como colocar um amigo para testar esses cenários com você para praticar com ainda mais fidelidade para futuras disputas online ou até para configurar um cenário que você não conseguiria sozinho.

Gerencie as barras de vida e energia

Como em qualquer jogo, gerenciamento de energia e vida são incrivelmente importantes. É obvio que se você ficar sem vida é fim de partida, mas a barra de energia é tão importante quanto. Ao estocar energia e saber quantas barras tem, você estará sempre preparado para utilizar um super golpe em equipe e tirar alguém de cima de você ou até usá-la para adicionar dano extra suficiente para acabar com a partida e não correr riscos.

Tão importante quanto reconhecer sua atual situação de energia é reconhecer os valores de vida. Em Marvel vs Capcom: Infinite há como recuperar vida. Na medida em que você leva dano, perceba que há uma barra residual vermelha, ela representa a vida que pode ser recuperada. Ao executar uma tag com seu outro herói, você vai recuperar a vida do personagem ferido lentamente, prolongando a luta. Essa barra vermelha pode ser removida se você for agarrado, então quando você tiver vida recuperável fique longe de jogadores que vão tentar correr para lhe derrubar. É igualmente importante que você reconheça que é possível executar uma troca de heróis no meio de um combo, ao custo de duas barras de energia, segurando o botão de tag, algo que os tutoriais e missões esquecem de mencionar.

Jogue com amigos

Você vai acabar fazendo isso de qualquer forma, mas em meio ao jogo você encontrar uma série de jogadores querendo se divertir. Essa é, provavelmente, a parte mais importante de MvC:I, encontrar os amigos para se divertir e jogar com gente do seu nível. Com o tempo, você e quem mais quiser enfrentar irão melhorar. E jogar com amigos pode ajudar a aprender melhor as mecânicas e até entender melhor suas derrotas do que online, pois eles podem apontar seus pontos fracos, como passaram de sua defesa e encontraram uma brecha para o ataque. Então chame a galera, prepare seu joystick ou arcade stick e mostre para eles como uma combinação de Jedah e Ultron pode ser letal (ou um Dante e Hulk – nossos favoritos).

Afinal, jogos de luta são divertidos, mas nunca fáceis de se dominar; eles precisam de muito tempo e prática para evoluir. Contudo, com dedicação, qualquer um pode crescer e até subir nas ranqueadas online. Assim, esperamos que essas dicas e detalhes tenham mostrado como esse novo game de luta pode ser a garantia de diversão por várias e várias horas. Prepare seu time e parta para o caminho da vitória.

Comandos básicos

É preciso começar do princípio e saber quais são os comandos básicos de Marvel vs. Capcom Infinite: soco fraco, soco forte, chute fraco, chute forte. Estes são os golpes mais simples e estão mapeados nos botões da face do controle, como por exemplo o X, quadrado, bola e triângulo, no PS4, ou equivalente no Xbox One.

Os botões superiores, L1, R1 ou LB, RB, servem para ativar a troca de personagem ou utilizar o poder da Joia do Infinito. Os gatilhos não possuem grandes funções, a não ser unir comandos, como soco forte e fraco ao mesmo tempo

Como trocar de personagem e atacar ao mesmo tempo

A troca de personagem é algo bem básico na série Marvel vs. Capcom e não é novidade. Com o pressionar de um botão, o jogador pode alternar entre os dois heróis disponíveis. Vale mencionar que o lutador substituto já entra no ringue atacando.

A novidade, porém, fica por conta da troca com contra-ataque. Para usá-lo, é preciso ter pelo menos duas barras de especiais cheias. A partir daí, enquanto seu personagem ativo estiver sendo golpeado pelo oponente, basta segurar o botão de troca (R1 ou RB) para realizar o contra-ataque.

Lançar ao ar

Todos podem lançar seu oponente ao ar. É uma ferramenta de luta muito útil, já que te permite iniciar combos enquanto o adversário está indefeso. Para jogá-lo para o alto, é preciso pressionar o botão de soco forte e o direcional para baixo ao mesmo tempo.

Também é possível fazer o arremesso a partir de combos automáticos. Inicie batendo no inimigo com o soco fraco (normalmente no botão quadrado ou equivalente) e continue até fazer o inimigo subir. Complete com um especial.

Especial automático

Ao pressionar os botões chute forte e soco forte ao mesmo tempo, o personagem lança um especial automático, chamado também de “Hyper Combo”. Ele exige pelo menos uma barra de especial completa para ser ativado.

Cada lutador possui pelo menos um, específico, e seu funcionamento varia bastante. O que importa é que o Hyper Combo serve para se livrar de enrascadas, apesar de ser fácil de evitar ou defender, portanto, não se garanta sempre nele.

Interromper um salto para continuar o ataque

É possível surpreender o inimigo em Marvel vs. Capcom Infinite interrompendo seu grande salto para encaixar um ataque. O salto duplo – realizado ao pressionar duas vezes para cima – permite alcançar uma boa altura no cenário, mas a ideia aqui é interrompê-lo no meio, de surpresa.

Para interromper um salto pressione para baixo no meio do segundo nível, assim seu personagem vai descer e acertar quem estiver embaixo. Na verdade, isso também pode ser feito durante o primeiro nível, mas é mais eficaz no segundo.

Defesa avançada

A defensa avançada é outro dos conceitos básicos de Marvel vs. Capcom Infinite e dominá-la é uma boa dica para vencer lutas. Pressionar chute e soco ao mesmo tempo enquanto estiver bloqueando faz com que o adversário seja empurrado e o personagem se recupere rápido para contra-atacar.

É possível fazer isso de várias formas, incluindo durante os treinos, onde é possível programar o lutador adversário. Domine a técnica e seja mais difícil de ser derrubado.

Melhores personagens para novatos

Esqueça personagens rápidos ou pesados demais para começar, com exceção do Hulk. O gigante verde da Marvel é uma boa opção por ter golpes versáteis e fáceis de encaixar. Outra boa opção é Ryu por ser já conhecido da série Street Fighter e ter golpes bem parecidos neste jogo. Essa é uma dupla que pode te ajudar bastante nos combates iniciais.

Para potencializar a variedade, combine Hulk com a Joia do Tempo e utilize sempre a Tempestade Infinita, tornando o gigante ainda mais rápido e mortal contra oponentes. Treine bastante com os dois antes de partir para os próximos lutadores.

Sistema de Batalha

Nota: os comandos exibidos aqui consideram o personagem voltado para a direita. Comandos laterais ficarão invertidos com o personagem voltado para a esquerda.

Sistema Básico

Movimentos Normais: Aperte qualquer botão de soco ou de chute para fazer um movimento normal.

O movimento realizado muda de acordo com o status do seu personagem e o botão apertado.

Movimentos Especiais: Certas combinações de botões de direção com botões de chute/soco disparam movimentos especiais.

Iniciar um comando de movimento especial durante um movimento normal, permite que você cancele o normal e faça rapidamente o movimento especial em seu lugar.

Hipercombo: Iniciar um comando especial apertando junto os dois botões de soco/chute dispara um hipercombo — um movimento poderoso que esvazia a barra de hipercombo.

Hipercombos Nv1 gastam uma barra, já os Hipercombos Nv3 gastam três barras.

Hipercombo Fácil: Apertar os botões de soco forte e chute forte ao mesmo tempo dispara um hipercombo fácil que gasta uma barra de hipercombo.

Salto/Super Salto: Aperte o botão de direção para cima para saltar.

Alguns movimentos e hipercombos só podem ser executados durante um salto. Para fazer um super salto, aperte para baixo e para cima logo em seguida. 

Guarda/Guarda Aérea: Aperte o botão de direção para o lado oposto ao do adversário para se defender, bloqueando os ataques dele. Uma guarda em pé bloqueia ataques altos e uma agachado bloqueia ataques baixos.

É importante saber qual guarda usar em cada situação. Você também pode fazer uma guarda aérea ao saltar para bloquear todos os ataques.

Guarda Avançada: Ao se defender de ataques corpo a corpo, aperte dois botões de ataque juntos para fazer uma guarda avançada e afastar o adversário.

Uma guarda avançada no momento certo pode desviar alguns ataques de projétil, como o Hadouken do Ryu, de volta ao adversário.

Arremesso/Fuga de Arremessos: Aperte o botão de direção para esquerda ou direita com o botão de soco forte pressionado perto do adversário para arremessá-lo.

Você também pode usar este comando para fazer uma fuga de arremesso se o adversário tentar arremessar você.

Combo Automático: Toque repetidamente no botão de soco fraco para fazer um combo automático (Nota: apenas se os ataques forem bem-sucedidos). O combo automático pode ser “desligado” nas configurações de controle.

Troca Ativa: Aperte R1 a qualquer momento, mesmo em movimento ou atacando, para chamar seu parceiro e fazer uma Troca Ativa. Ele entrará correndo na tela e atacará o inimigo. Por alguns segundos, os dois personagens continuam na tela durante uma Troca Ativa; nesse período, você não pode fazer outra Troca Ativa. 

Contragolpe de Troca: Você pode chamar seu parceiro ao bloquear ou sofrer dano, mas isso exige um aperto prolongado de R1. Um Contragolpe de Troca gasta duas barras da barra de hipercombo.

Nota: não pode ser usado enquanto seu adversário estiver em um hipercombo. 

Onda do Infinito: Aperte L1 para fazer uma ação especial — como um ataque poderoso ou uma corrida super-rápida — de acordo com a sua Joia do Infinito equipada.

Usar a Onda do Infinito enche a Barra de Joia do Infinito. 

Tempestade do Infinito: Quando a Barra de Joia do Infinito estiver com 50% ou mais de carga, aperte L1 e R1 juntos para disparar uma Tempestade do Infinito.

Isso libera todo o poder da Joia do Infinito equipada. Aperte L1 e R1 novamente durante a Tempestade do Infinito para executar um Hipercombo Nv3 e gastar toda a Barra de Joia do Infinito em vez da Barra de Hipercombo.

Referências:

Game Capcom, Red Bull, wikipedia, techtudo.

Deixe seu comentário: