Mad Max

Mad Max é um videojogo de acção-aventura focado em combates com veículos num ambiente em mundo aberto pós-apocalíptico, baseado na série de filmes Mad Max. Oficialmente revelado em Junho de 2013 durante a conferencia de imprensa da Sony na E3, Mad Max foi produzido pelo estúdio sueco Avalanche Studios e publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment em Setembro de 2015 para PlayStation 4, Xbox One, e PC (Linux e Microsoft Windows).

Controles básicos: cuidado

Os controles básicos em Mad Max são um pouco atrapalhados, pois fogem do padrão de muitos games de ação em terceira pessoa. Para fazer Max correr, o jogador deve segurar um dos gatilhos traseiros do controle (o R2 no PS4, por exemplo), enquanto o salto é ativado com o outro botão do estilo. Apesar de pouco prática, essa é uma questão de costume.

O controle para atirar também pode confundir bastante. Para mirar, usa-se uma das teclas superiores da frente (como L1/LB) e atira-se com o gatilho de trás (R2/RT). O jogo ensina os movimentos básicos, mas só a prática vai fazer de você um craque.

Sistema de luta

O sistema de luta de Mad Max se assemelha a outros títulos da Warner, como Sombras de Mordor e Batman Arkham Knight. O combate é feito com apenas dois botões básicos: golpe e contra-ataque, com algumas variações em outras teclas, como a esquiva localizada no R1/RB.

Para brigar da forma certa, pressione o botão de soco continuamente por alguns segundos a mais do que o normal. Assim, você irá aplicar o golpe com mais eficácia nos inimigos. Preste atenção ao marcador em cima da cabeça dos adversários e pressione triângulo/Y para bloquear o ataque e contra-atacar corretamente.

Beba água e coma

Mad Max é um título mais difícil de sobreviver do que outros jogos de aventura e mundo aberto. Quando o protagonista sofre danos, o herói não recupera a vida automaticamente ao descansar, a não ser que volte para a base. Para se curar, é preciso achar comida ou água.

Água e comida são facilmente encontrados em acampamentos inimigos, mas o personagem vai sempre precisar beber e comer para se manter saudável. Com isso, o que era simples pode se tornar uma missão árdua. Para recuperar vida, basta parar por um tempo e se alimentar.

Dirigindo

Ao contrário dos controles para mover Max, os comandos para dirigir o carro, felizmente, são intuitivos, práticos e funcionam muito bem.

Não se preocupe em sair da pista, pois não há uma divisão clara. Na verdade, o que acontece é que o veículo fica mais lento fora da trilha indicada, porém não é nada que realmente atrapalhe tanto no desempenho do carro.

Fuce todos os restos

No universo de Mad Max, tudo é aproveitável. Qualquer objeto pode se tornar uma adição ao possante ou uma nova arma. O jogo oferece restos de itens destruídos, chamados de sucatas, mas que servem como a moeda do título. Por isso, não tenha dúvidas: colete tudo o que estiver destacado em amarelo na tela.

As sucatas permitem melhorar o veículo, armas e até as habilidades de Max. Com isso, é importante lembrar que praticamente tudo deixa entulho, desde inimigos derrotados a torres derrubadas ou outros carros destruídos. Tente não deixar nada para trás.

Melhorando o carro

O Magnus Opus, novo carro de Max no jogo, é o coração da jogabilidade e também um forte elemento na mitologia da saga. Mais do que cuidar de Max ou renovar as armas, é preciso adicionar melhorias ao carro constantemente.

O veículo representa a vida em Mad Max, de certa forma. Andar pelo deserto sem o possante seria suicídio, então é melhor não fugir dos investimentos no Magnus. O mais divertido é que o carro é bastante personalizável, e, por isso, o usuário dificilmente vai se cansar de modificar detalhes.

Combate em quatro rodas

O que seria de Mad Max se não fosse pelos combates em quatro rodas? Quem já assistiu ao filme mais recente sabe bem que os carros são parte importante do enredo. As batalhas entre veículos estão presentes desde o primeiro longa-metragem da franquia, mas ganham força em “Mad Max: Estrada da Fúria”.

No game, será necessário lutar com diversos tipos de inimigos e veículos. Então, use sem medo o turbo do carro, assim como manobras e armas para destroçar inimigos. Se o protagonista for muito prejudicado, tente parar por alguns segundos até que o carro seja recuperado.

Gasolina

A gasolina é outro item valioso em Mad Max. Assim como o herói precisa de água, o veículo necessita de combustível com frequência.

Mas não se preocupe: a gasolina acaba lentamente, porém, para carregar mais, é preciso encontrar galões em acampamentos e bases de adversários.

Economize munição

Acabar com war boys usando sua arma pode ser muito legal, nós concordamos, mas especialmente no começo do jogo munição não é algo que se encontra em todos os cantos. É melhor guardar para situações em que você realmente esteja em apuros.

Não se esqueça da sua lanterna

Não é preciso dizer que lanternas funcionam melhor em ambientes escuros, mas é fácil se esquecer de sua existência nas primeiras horas de jogo. A lanterna é ativada automaticamente durante a noite, mas ao entrar em locais escuros durante o dia ela não faz o mesmo. Ver bem por onde anda é essencial para evitar armadilhas e ataques surpresa.

Domine os campos

É uma boa ideia sempre visitar todos os campos de exploração de petróleo e outros materiais ao chegar em uma nova área. Além de ser uma experiência divertida, após conquistados, os campos lhe dão uma grande soma de sucata periodicamente, o que sem dúvida vai ajudá-lo.

Use entradas alternativas

Falando em campos, a maioria deles possui mais de uma entrada, e nem sempre a porta da frente é a melhor opção. Conversar com NPCs pelo deserto pode lhe informar das entradas secretas, ou você pode descobri-las por si mesmo — elas geralmente ficam marcadas com tinta amarela ou um punhado de madeira.

Colete todo o loot

É bem simples coletar toda a sucata na maioria dos lugares em que você visita, apenas fique atento a escadas amarelas, espaços abaixo de rampas e caminhos alternativos. Se você está procurando por um último ponto de sucata em determinada zona, na maioria das vezes você está pensando demais e está bem debaixo do nariz. Investigue cada canto e refaça seus passos.

Construa grupos de limpeza

Sucata é o principal recurso em “Mad Max”. Você usa as peças para aprimorar o carro e o próprio Max. Você encontra sucata em vários pontos do mapa, explorando ruínas, abatendo inimigos ou coletando caixas em tempestades de areia. Sempre que você destrói um carro inimigo, sucata voa pela estrada e você perde um tempão parando o carro, descendo e recolhendo o lixo. Para facilitar a vida, assim que entrar no forte de um novo aliado, procure pelo grupo de limpeza e reúna as partes de projeto necessárias para montá-lo. Esse grupo recolhe automaticamente a sucata deixada pelos inimigos na estrada – mas só no território do aliado! Por isso, repita o processo sempre que entrar em um forte novo.

Construa grupos de sucata

Os grupos de sucata devem ser construídos nos fortes aliados. Localize o projeto e vá atrás das partes necessárias. Uma vez montado, o grupo de sucata coleta peças nos acampamentos que você tomar dos inimigos, mesmo nas horas em que você não está jogando. Isso aumenta bastante o seu ganho de sucata em cada partida. Atenção: Se você joga no PS4 ou no Xbox One, não deixe o jogo suspenso! Encerre o game antes de desligar o console, ou o tempo não vai passar e você vai deixar de ganhar muita sucata!

Evolua o arpão

O Magnum Opus possui algumas armas, mas a mais versátil delas é o arpão. Sempre que desbloquear uma nova evolução para ele, instale o mais rápido possível. Com um arpão de nível alto, você consegue derrubar todo tipo de espantalho, arrancar pedaços de armadura dos carros mais fortes e outras peripécias. É uma ferramenta com muitas utilidades!

Melhore a suspensão do Magnum Opus

Você pode mexer em muitas partes do Magnum Opus, o novo carro de Max, mas sempre que puder, evolua a suspensão. Isso vai deixar o veículo mais fácil de manobrar. Participar de provas de corrida é uma atividade opcional, exceto por dois eventos que fazem parte da história principal. Vencer essas provas envolve muito mais controle preciso do que alta velocidade, por isso, aprimore a suspensão sempre que puder!

Veja quais desafios completar

No menu Lenda, você vê uma série de desafios que pode completar enquanto joga, como atropelar 15 inimigos ou explodir 10 carros, por exemplo. Sempre que você completa um deles, ganha tokens para usar com Griffa, o místico que faz o papel de psicólogo para Max e evolui vantagens passivas do personagem. Você vai completar vários desafios por acaso, apenas jogando, mas se ficar de olho nas atividades que estão próximas da conclusão e trabalhar ativamente para isso, vai ganhar tokens de Griffa bem mais rápido!

Visite Griffa com regularidade

O jogo vira e mexe avisa quando Griffa está na área e você pode localizar o místico se guiando pelo símbolo dele no mapa e pelas pedras com pinturas aborígenes onde ele se esconde. Vá até ele para gastar os tokens e melhorar habilidades passivas. Lembre-se apenas que você deve gastar todos os pontos em cada visita. Certas escolhas são óbvias, como aumentar a vida máxima e melhorar a absorção de comida. Outras, como armas corpo-a-corpo mais resistentes ou ganho extra de sucata, variam em importância conforme o seu estilo de jogo.

Sempre que sobrar um token, use em Adaptação

A habilidade Adaptação faz com que Max economize combustível e durante boa parte do game, é meio inútil: o Magnum Opus é bem econômico. Porém, quando você libera a opção de instalar lança-chamas no carro, tudo muda. Essas belezinhas consomem doses cavalares de gasolina. Para diminuir o gasto, lembre-se de investir um ou dois tokens na habilidade Adaptação quando visitar Griffa.

Tenha sempre um galão de gasolina para os balões

Enquanto joga, fique sempre de olho nos balões, seja no símbolo do mapa ou quando avistar um no cenário. Se o balão estiver sem combustível, você vai precisar levar um galão até ele ou até o gerador. Suba com o balão até conseguir enxergar boa parte da área com os binóculos e assim marcar pontos de interesse e perigos. Os balões, assim como acampamentos e fortes, servem como pontos para viagem rápida depois de você tomar um novo caminho.

Use Chum para localizar campos minados

Você precisa do cachorro para encontrar as minas e desarmá-las, mas vamos admitir: procurar campos minados no buggy é muito ruim, afinal você não tem as armas do Magnum Opus. O melhor é ficar atento aos alertas do mecânico Chumbucket sobre os campos minados e esperar que ele marque o local no mapa. Só então pegue o buggy e volte até o ponto com o buggy.

Sempre elimine o motorista

Durante os combates na estrada com war boys, compensa muito mais eliminar o motorista e seguir seu caminho do que explodir seu carro. Pode até ser divertido, mas conforme avança, os veículos ficam mais resistentes e no fim das contas não dão muita sucata.

Projetos nas fortalezas

Reserve um tempo para completar os projetos nas fortalezas. Gasolina, água e principalmente munição garantidas são coisas que não podem ser ignoradas em Mad Max. As peças para construir as fortalezas podem ser marcadas no mapa, e não é difícil encontrá-las.

Resolva no braço!

Inicialmente, vale mais a pena focas nas habilidades de combate corpo-a-corpo de Max, ao invés de focar em armas. Situações de pancadaria são cada vez maiores, então é melhor garantir que as habilidades de pugilista estejam em dia.

Fazer curvas nunca foi tão fácil

Se precisar fazer uma curva bem fechada em alta velocidade, pode usar o botão de investida (Quadrado ou X + a direção que você deseja virar) para uma transição suave.

Conheçam o novo Boss, igual ao anterior

Existem vários Bosses espalhados pelo mundo de Mad Max, que são normalmente os últimos inimigos que vão enfrentar quando querem conquistar uma base adversária. Por regra, podem procurar conselhos de sobreviventes sobre a melhor forma para derrubar estes inimigos, mas depois de conquistarmos algumas bases, deixamos de o fazer.

Estes Bosses vão iniciar a batalha ativando lança-chamas, com o propósito de vos manter presos na área, mas esta sua ação é também o seu maior erro. Esperem junto do fogo por uma carga do Boss, desviem-se, e depois ataquem-no de forma a fique junto do fogo durante algum tempo. É uma ‘batota’ que acaba por acelerar o que é por norma um processo muito repetitivo. Assim que derrotarem o Boss, aproveitem os materiais extra que ganharam.

Dicas finais

Scrap é bastante importante ao longo do jogo e é a moeda que é usada para quase tudo. Destrua todos os acampamentos que encontrar ao longo do seu caminho, com o intuito de conquistar o máximo de moedas possível.

Conduzir contra coisas poderá danificar o seu veículo. Portanto, se precisar de repará-lo, simplesmente deixe o seu veículo ou aguente o d-pad, quando ele não estiver em movimento.

Qualquer alimento que encontre no seu trajeto em Wasteland poderá ajudá-lo imenso. Se verificar que não precisa de aumentar a sua saúde no momento em que encontrar comida, então guarda-a e consuma somente quando realmente precisar dela.

Reabasteça a sua água sempre que possível e procure fontes de água através do seu mapa, quando não tiver o seu pote cheio. Dessa forma, garante que a sua saúde se mantém estável ao longo do seu percurso.

As munições são mercadorias bastante raras. Colecione-as a partir dos seus inimigos e evite desperdiçar as munições para caprichos. Utilize-as somente para enfrentar alvos difíceis e sempre que necessitar de matar.

Utilize o arpão para retirar as pessoas dentro dos veículos dos inimigos. Poderá entregar os veículos dos seus inimigos numa fortaleza para acrescentá-los à sua coleção

Sempre que estiver a lutar de pé, vire a câmara na direção do inimigo para evitar ser atingido pelas costas. Pode ser fatal!

Utilize os locais para desbloquear pontos de interesse em determinadas regiões e obter acesso rápido em viagens.

Referências:

Mais Tecnologia, Gamelogia, Game Reactor, Blog Playstation, Uol, Br Ing, techtudo, wikipedia.

Deixe seu comentário: