1HitGames

Luigi’s Mansion 3

Luigi’s Mansion 3 (ルイージマンション3 Ruīji Manshon Surī?) é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela Next Level Games e publicado pela Nintendo para o Nintendo Switch. É uma sequência dos títulos de 2001 e 2013 para Nintendo GameCube e Nintendo 3DS, respectivamente: Luigi’s Mansion e Luigi’s Mansion: Dark Moon, e o terceiro título da série Luigi’s Mansion, sendo lançado em 31 de outubro de 2019. O jogador assume o controle de Luigi que deve explorar um hotel assombrado, incorporando temáticas diferentes em cada andar, e resgatar seus amigos dos fantasmas que o habitam. O jogo obteve uma recepção positiva ​​da crítica e foi indicado a vários prêmios, vencendo na categoria de “Melhor Jogo para Família” no The Game Awards 2019. Até 31 de dezembro de 2019, o jogo havia vendido mais de 5,3 milhões de cópias em todo o mundo.

Luigi’s Mansion 3 conta com três modos multijogador, para você se divertir com outros jogadores.

Story Mode (Cooperativo)

Jogue com um amigo no papel de Gooigi em um modo Story cooperativo para 2 jogadores.

Essa opção fica disponível quando você obtém Gooigi do Professor E. Gadd no Story Mode (cerca de 1 hora de jogo).

Scarescraper:

Até 8 jogadores podem trabalhar juntos para escalar o Scarescaper jogando localmente sem fio ou online. Este modo permite 1-2 jogadores por console, até um máximo de 8 jogadores (4 consoles) no total.

Essa opção fica disponível quando você obtém Gooigi do Professor E. Gadd no Story Mode (cerca de 1 hora de jogo).

ScreamPark:

Alie-se a outros jogadores para competir em batalhas de minijogos! Este modo permite até 8 jogadores em 1 console.

Domine os controles

Uma das reclamações mais constantes dos jogadores, os controles de Luigi’s Mansion 3 realmente são um desafio à parte. Se você jogou Luigi’s Mansion: Dark Moon, talvez não sinta tanto esse estranhamento, mas os novatos podem achar as mecânicas um pouco travadas. O que ajuda muito, nesse caso, é analisar as opções de configuração dos controles e alterar alguns parâmetros. Para mim, por exemplo, é fundamental deixar marcada a opção de se mover mais facilmente enquanto usa a Poltergust. Outra boa dica é utilizar os gatilhos para executar determinadas ações e assim deixar a mão direita livre para o analógico.

Não tenha pressa

Sim, a sua missão é capturar fantasmas e libertar seus amigos, mas nada impede que você explore o ambiente atrás de itens secretos e, principalmente, dinheiro. É bem verdade que essa exploração é muito repetitiva em muitos momentos, mas o cuidado com os detalhes pelo ambiente e a possibilidade de completar todos os colecionáveis do jogo compensam. Além disso, ainda que no começo não pareça haver motivo para coletar tanto dinheiro assim, a sua conta bancária acaba sendo muito útil depois que o professor E. Gadd lhe oferece alguns itens para adquirir.

Diferentes fantasmas, diferentes estratégias

Assim como nos outros jogos da série, Luigi enfrenta aqui fantasmas com habilidades distintas. Por isso, em que pese o fato de que quase tudo pode ser resolvido na força bruta, entender a movimentação desses espectros ajuda muito na hora de capturá-los. Existem alguns que só podem ser sugados pelo rabo, enquanto outros utilizam escudos ou algum item para protegê-los. Sempre que os fantasmas possuem alguma barreira desse tipo, é necessário desarmá-los com o desentupidor de pia, e só então utilizar o flash e começar a sugar. Os boos, por outro lado, precisam ser revelados com a ajuda da Dark Light. Enfim, dominar essas mecânicas é realmente importante para capturar o maior número possível de inimigos.

Abuse do Slam

Um recurso interessante do Luigi, em relação aos outros jogos da série, é a habilidade do Slam. Com esse movimento você pode golpear os fantasmas no chão de um lado para outro, diminuindo a energia deles, e inclusive acertando outros que estão por perto. Isso é muito útil para capturá-los — o que acontece automaticamente sempre que a energia das criaturas chega a zero — e também para ajudar o jogador a sair de situações difíceis, em que se vê cercado por muitos inimigos.

Deixe o multiplayer para depois

Em Luigi’s Mansion 3 é possível acessar o multiplayer depois de apenas alguns poucos minutos de jogo. Acho importante dar essa opção ao jogador, mas não considero a decisão de encarar esse modo logo início muito recomendável. Em primeiro lugar, o único modo multiplayer que fica disponível desde o começo é o ScareScraper (para até quatro jogadores). Como o Gooigi não está disponível nas primeiras etapas da aventura os outros modos de multiplayer só são liberados depois de sua aparição. Ainda assim, no ScareScraper é possível utilizar o Gooigi e outras mecânicas que você vai aprender no decorrer do game.

Explicando um pouco esse modo, ele funciona da seguinte forma: são quatro jogadores (todos com Luigi, em cores diferentes) que precisam capturar todos os fantasmas de um determinado andar e assim subir para o próximo e depois para o próximo, até o final do desafio. Em cada andar, além dos inimigos, existe também o desafio do tempo. Por isso, é importantíssimo conhecer a estrutura dos mapas e dominar as técnicas utilizadas para capturar os fantasmas. Eu tentei jogar o multiplayer logo cedo, e confesso que mais atrapalhei do que ajudei a equipe, justamente por não saber como lidar com o ambiente e com as mecânicas do jogo (que são apresentadas de maneira adequada no singleplayer). Mas se você quiser se arriscar assim mesmo, aqui vão algumas dicas mais específicas:

Acompanhe sempre algum outro jogador. Dois jogadores capturam os fantasmas mais rapidamente e ainda podem salvar uns aos outros;

Preste atenção ao mapa e se direcione para os ambientes ainda não explorados. É bem provável que ainda existam fantasmas por lá;

Sugue tudo pelo caminho, pois o jogo entrega muitas corações para recuperação de vida;

Se estiver se sentindo perdido, acompanhe os outros jogadores pelo mapa e atue como médico, recuperando a vida deles em caso de algum dano mais grave.

Mesmo com essas dicas, vale o que já disse antes. Depois de avançar um pouco mais na história você vai se sentir mais confiante para o multiplayer, e sua contribuição será muito mais positiva.

Não esqueça de falar com E. Gadd

Em alguns momentos do jogo, você certamente vai se sentir preso, sem saber o que fazer. Nessas horas, vale muito a pena entrar na tela de pause e falar com E. Gadd. Como ele o acompanha do laboratório por toda a aventura, ele pode te dar dicas sobre o que fazer ou sobre como o ambiente e fantasmas se comportam. Não é o mesmo que entregar a solução dos puzzles. Portanto, não se preocupe: ainda vai ser necessário bater a cabeça para encontrar a resolução dos enigmas.

Valorize o Burst e o Suction Shot

O Burst é um movimento novo, que permite ao Luigi dar um pequeno salto afastando as coisas que estão por perto. É útil para afastar inimigos em situações complicadas, mas ainda mais necessário nos chefes, quando é preciso dominar o tempo de ataque para fugir de golpes específicos saltando (e nesse jogo a única forma de fazer isso é com o Burst).

O Suction Shot, por outro lado, possui a vantagem de uma mira automática. Então, o mais importante não é tanto saber atirar, mas sim identificar o que pode ser atingido. Nos mapas existem muitas barreiras aparentemente intransponíveis, e o Suction Shot ajuda o jogador a tirar objetos do caminho. Para objetos mais pesados, como um sofá, por exemplo, você precisa de dois desentupidores ao mesmo tempo, com Luigi e Gooigi atuando juntos. E falando nisso…

Aprenda a pensar em dupla

Mesmo jogando sozinho, em muitos momentos será necessário realizar ações conjuntas. Luigi’s Mansion 3 tem uma boa solução para isso. Quando acionamos o Gooigi, Luigi fica meio catatônico, mas ainda pode executar determinadas funções de maneira automática, como usar a Poltergust. Assim, às vezes você perceberá que é necessário poder dobrado para realizar determinadas ações. Por isso, lembre sempre de considerar a possibilidade de usar essa forcinha extra.

 Limpe Absolutamente Tudo

Além de estar cheio de mortos-vivos, este hotel assombrado é absolutamente imundo, quem vai tirar todo esse pó e mofo do caminho? Luigi, é quem. Também ajuda que a limpeza (que está apenas aspirando tudo à vista) é uma ótima maneira de descobrir segredos, encontrar mais dinheiro, farejar pedras preciosas e descobrir muitos divertidos pequenos ovos de Páscoa e mordaças.

Por exemplo, se você vir algo em uma parede, cartaz ou pintura, tente testar o aspirador antigo nele. Pode não ser importante, mas é possível que oculte algo que você deseja. Obter limpeza! Afinal, eu não estou pagando para você se divertir!

Passe essa mudança

Por alguma razão estranha e de outro mundo, fantasmas neste hotel estão cheios de dinheiro. Ele literalmente voa para fora de seus corpos transparentes! Você acumulará muitas moedas, barras de ouro, notas de dólar e pérolas ao longo do jogo. Eles podem ser usados ​​na loja do cientista louco Professor E. Gadd para obter itens que o ajudam a voltar à vida após a morte e encontrar itens secretos.

Quaisquer itens que o ajudem a localizar gemas, por exemplo, são incrivelmente úteis, pois é difícil encontrá-los em alguns níveis. Esse privilégio adquirível destacará as gemas para você, facilitando o rastreamento. Embora eles sejam um pouco caros e você precise comprar um para cada gema.

Não bata fantasmas imediatamente

A Mansão 3 de Luigi dá a Mario verde a capacidade de capturar fantasmas e jogá-los no chão, reduzindo consideravelmente seus pontos de vida. Se você está enfrentando um ghoul particularmente tanque, então não vai querer bater a presença assustadora no chão imediatamente.

Se você usar o vácuo no primeiro, mesmo após o ponto em que você é capaz de bater com força, você diminuirá ainda mais a saúde deles. Batê-los derruba seus pontos de vida em um grande pedaço antes de deixar o fantasma escapar de sua sucção. Então, desgastá-los um pouco mais de antemão torna cada luta um pouco mais rápida.

Tome seu tempo aterrorizante

Os níveis espalhados por todo o hotel são variados e emocionantes, tornando a revelação de cada uma delas algo pelo que esperar. É fácil pular a arma e correr de um nível para o outro. Em vez de ir a uma velocidade vertiginosa, não se apresse e explore todos os cantos de cada nível.

Pode ser difícil voltar e explorar os níveis anteriores após o fato, às vezes vale a pena gastar alguns minutos extras para encontrar jóias, Boos e todas essas coisas boas antes de passar para o hotel.

Faça capturas de tela abundantes

A última aventura de Luigi é cheia de piadas, memes e brincadeiras perfeitas para compartilhar. Tenha esse dedo instantâneo pronto para cenas, ovos de Páscoa e pequenos diálogos pelos quais a Nintendo é conhecida, valerá a pena. Estou jogando o jogo há algumas semanas e já sei que alguns momentos se espalharão pelas mídias sociais como um incêndio.

Pergunte a E. Gadd

Assim como a segunda aventura assombrada de Luigi no Nintendo DS, Dark Moon, o professor E. Gadd não cala a boca. Ele ainda está trocando mensagens com você, especialmente durante as primeiras horas do jogo. Mas ele também pode ser útil. Se você ficar preso, entre no menu e selecione a opção para falar com o professor. Ele pode ter uma dica para ajudá-lo. Além disso, ele está sozinho, então jogue um osso para ele!

Barras de ouro e fantasmas dourados

Existem duas formas de ficar rico mais facilmente em “Luigi’s Mansion 3”. A primeira é sugar tudo, literalmente TUDO que você puder, em cada sala para encontrar barras de ouro, que valem muito dinheiro. A primeira delas, por exemplo, você acha no andar B1 em uma prateleira assim que chega na lavanderia.

A segunda forma é capturando fantasmas dourados. Eles estão escondidos em cada andar, portanto vasculhe minuciosamente cada sala até achá-los. Geralmente encontram-se dentro de itens quebráveis. Ao vê-los, use o aspirador de fantasmas para derrotá-los. Ao longo da luta e depois dela, você será recompensado com moedas e barras de ouro. Dica: um desses fantasmas está em uma armadura do lado direito da porta do elevador no sexto andar.

Personagens

‘Luigi’s Mansion 3’ para Nintendo Switch  é composto por diferentes personagens que compõem seu elenco, então Luigi  não será o único que podemos ver nas mais de 10 horas de história que o título dura (sem contar os itens colecionáveis). Portanto, abaixo, você terá uma descrição de todos eles: 

Luigi: protagonista do jogo. Depois de ver como seus amigos foram presos por Rey Boo, ele terá que se equipar novamente com os Succionaentes para livrar o mundo dos fantasmas do Gritz Hotel. 

Professor Fesor: O criador de todos os aparelhos que Luigi usa e um especialista em atividades paranormais e psicotrópicas. Será o nosso apoio e guia durante o jogo.

Gomiluigi: Co-protagonista. É uma criação do Professor Fesor que podemos controlar, seja no Modo Cooperativo ou 1 Jogador. É capaz de passar por grades e áreas de espetos, mas se dissolve com a água.

Ectochucho: o animal de estimação de Luigi que o acompanhará na aventura. Às vezes, dá pistas para saber onde seguir.

Vilma Du Tel: Dono do Hotel Gritz e regente de todos os fantasmas que o habitam. Ele tem um grande interesse no rei Boo. 

Mario: O irmão de Luigi foi seqüestrado no início do jogo.

Peach: Princesa do Reino dos Cogumelos que é mais uma vez sequestrada. 

Sapo: 3 Sapo (nas cores azul, vermelho e amarelo) que acompanha a Princesa Peach e os encanadores em sua estadia no Hotel Gritz.

King Boo: O maior inimigo de Luigi. Regente do Boo e fantasmas. Ele busca vingança contra Luigi por suas derrotas anteriores. 

Referências:

Nintendo Suporte, Juego sadn, Nintendo Blast, GameMe, Uol, wikipedia.

Estratégia, Nintendo 3DS, Nintendo Switch Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑