Kingdom Hearts III

Kingdom Hearts III (キングダム ハーツIII Kingudamu Hātsu Surī?) é um jogo eletrônico do gênero RPG de ação desenvolvido e publicado pela Square Enix e distribuído pela Disney Interactive Studios para o PlayStation 4 e Xbox One. Ele é o terceiro jogo principal da série Kingdom Hearts e o décimo primeiro título geral da série.

A conceitualização do jogo começou por volta de 2006, logo após o lançamento japonês de Kingdom Hearts II: Final Mix, com o jogo sendo apenas confirmado oficialmente durante a Electronic Entertainment Expo de 2013 após anos de rumores e especulações. Kingdom Hearts III se passa após os eventos mostrados em Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance, tendo o protagonista Sora se juntando com o Pato Donald, Pateta, Rei Mickey e Riku em sua busca dos sete guardiões da luz e da “Chave para Retornar Corações” enquanto tentam frustrar os planos do Mestre Xehanort de iniciar uma guerra devastadora. Sua jornada os faz cruzar caminhos com personagens e visitar mundos baseados em diferentes propriedades da Disney e da Pixar. O jogo foi construído usando a Unreal Engine 4.

Kingdom Hearts III foi lançado mundialmente em 29 de janeiro de 2019. Após o seu lançamento, o jogo foi recebido com críticas positivas dos críticos.

Preste atenção nos seus ataques especiais

“Kingdom Hearts III” tem como uma de suas novidades a inclusão de ataques especiais, que são acionados construindo-se combos atacando repetidamente os inimigos sem tomar dano. Estes golpes são muito variados e mudam de acordo com os tipos de ataques que você está realizando.

Depois que você descobrir o que faz cada ataque especial, preste atenção neles e lembre-se que você pode alternar qual irá utilizar por meio dos botões L2 ou LT. Assim que ativado, não fique somente apertando repetidamente os botões do controle, pois é mais eficaz ficar atento e apertar os botões apenas na hora certa ou então mirar com mais cautela.

Ajuste a inteligência artificial de Pateta e Donald

Quem está habituado a jogar “Kingdom Hearts” sabe que esses dois raramente ajudam Sora quando ele realmente precisa, portanto é sempre bom mudar o comportamento deles para que façam mais aquilo que se espera.

Para isso, basta ir até o menu do jogo e abrir a seção “Customize”. Além de poder customizar o menu de comandos e criar atalhos para as magias de Sora, nela você consegue ajustar o que seus aliados fazem, seja Donald, Pateta ou os personagens que se juntam temporariamente ao grupo nos mundos da Disney. Há opções a respeito de como eles devem atacar, dar suporte ou então quando devem utilizar itens de cura.

Cozinhar ajuda um bocado

O ratinho cozinheiro Remy do filme “Ratatouille” surge logo nas primeiras horas do game, assim que você chega em Twilight Town, desbloqueando um sistema que te permite preparar comidas com ingredientes que você encontra pelos muitos mundos do game ou então compra nas lojas de Moogle.

Cada prato tem um simples mini game atrelado. O ideal é que você estoque refeições em seu inventário para utilizar quando for preciso. Isso é importante pois dessa forma poderá aumentar seus atributos principais, incluindo força, magia, defesa, vida e mana, lhe dando uma ajudinha na hora de enfrentar inimigos mais fortes. Além disso, cozinhar fará com que Tio Patinhas lhe dê algumas recompensas.

Use todas as Keyblades e lembre-se de aperfeiçoá-las

Sora pode equipar três Keyblades ao mesmo tempo em “Kingdom Hearts III” e consegue alterná-las no meio das batalhas apenas apertando o D-Pad. Depois que você obter mais do que três delas, não use-as apenas com base em suas forças e fraquezas individuais, mas sim pensando em como três delas se complementam.

Há Keyblades que são melhores para combate corpo a corpo, enquanto outras que são mais úteis para se atacar de longe ou então utilizar magias. Isso sem falar das transformações e movimentos especiais de cada uma delas.

Quando você definir as Keyblades que mais lhe agradam, use as lojas de Moogle para aperfeiçoá-las. Isso lhe custará recursos, mas com certeza valerá a pena quando você chegar em locais mais difíceis da aventura.

Não se esqueça da câmera

Ao chegar em Twilight Town, você será introduzido a uma câmera fotográfica que vem junto com o celular Gummi de Sora, que não serve apenas para que você fotografe poses engraçadas para compartilhar nas redes sociais.

Com ela em mãos, você deve sempre explorar os cenários em busca dos “símbolos de sorte” no formato da cabeça de Mickey, necessários para destravar o final secreto do jogo. Quando Sora, Donald ou Pateta percebem que há um deles por perto, eles avisam, e nesse momento é a hora de pegar a câmera, procurar o símbolo e fotografar.

Outro uso importante da câmera é para atender aos pedidos dos Moogles, que precisam ser inspirados por meio de determinadas fotos que você tira. Se fotografar aquilo que pedem, eles lhe darão recompensas.

Os Links não servem somente para atacar

É bem comum em “Kingdom Hearts III” ficar rapidamente sem mana para utilizar as magias, especialmente para se curar, o que pode te deixar numa situação de aperto quando sua vida estiver baixa.

Ao invés de gastar itens para restaurar sua vida nessas horas, ative um ataque Link (os famosos Summons). Sempre que você usa isso, a vida de Sora é restaurada e ainda por cima você causará muito dano aos inimigos caso utilize o ataque do Link de forma correta.

Não dê muita atenção a Gummi Ship

Se tem uma coisa em “Kingdom Hearts III” que evoluiu mal é viajar com a Gummi Ship. É muito chato e demorado. O bom é que você não precisa esquentar a cabeça com o nível da nave, sendo possível evitar quase que completamente os combates com ela, com exceção de algumas batalhas obrigatórias.

Portanto se quiser ignorar as áreas opcionais com a nave, sinta-se à vontade, pois é completamente possível concluir as partes obrigatórias mesmo sem isso.

Sempre tenha uma Kupo Coin no inventário

Mesmo com todas estas dicas, é bem provável que em algum momento você morra em combate. Por isso é importante gastar 400 Munny para comprar uma Kupo Coin com os Moogles. Com ela no inventário, a vida de Sora é totalmente restabelecida depois que ele morre, concedendo a você uma segunda chance. Pelo fato da moeda funcionar apenas uma vez, depois da luta certifique-se de comprar outra assim que surgir a oportunidade.

Cura de graça

MP é algo que acaba bem rápido em Kingdom Hearts 3, mas você não precisa gastar muito com itens de cura. A dica é considerar usar um Link Attack – o equivalente a um summon.

Link Attacks trazem personagens especiais e únicos para o ataque, que lembram outros especiais do jogo. Temos participações de Simba e Ralph. Usa um Link Attack recupera totalmente a saúde de Sora, fazendo com que seja algo bem útil e de graça. Por fim, é capaz de causar muito dano, se usado corretamente.

Experimente todos os equipamentos

Em Kingdom Hearts 3, Sora pode usar 3 tipos de Keyblades diferentes de uma vez. É possível trocar elas usando o D-Pad. Quando tiver acesso a mais armas, não apenas considere usar cada Keyblade individualmente, leve em consideração as forças e as fraquezas de um trio, vendo até onde vai sua capacidade.

Apesar da Keyblade ser uma arma melee, algumas podem ser usadas para força bruta, enquanto outras são melhores para ataques de meia distância. Outras podem ser melhores usadas para magias e ataques especiais.

Planeje bem e considere usar suas armas juntas, assim que achar o melhor trio para você, comece a dar upgrade nelas, usando a Workshop. Isto custará recursos, mas vale a pena.

Confira a lista de Habilidades com Frequência

Conforme você vai subindo de nível e avançando na história, sua equipe constantemente ganha novas habilidades – muitas das quais você precisa ativar manualmente. Tome um tempo para acessar o menu de Habilidades para ativá-las, pois em alguns casos, você precisa ativar uma determinada habilidade para avançar na história.

Tenha certeza de que está ativando habilidades úteis, pois o jogo prega algumas peças e disponibiliza habilidades que fazem com que você não ganhe experiência ou que limita o uso de seus pontos de magia, o que torna sua jornada ainda mais difícil. Fique atento aos itens que aumentam seus pontos de habilidade, pois eles o ajudarão a ativar mais habilidades ao mesmo tempo.

Use a oficina do Moogle Shop

Sempre confira o Moogle Shop – não só para comprar poções, equipmentos e ingredientes, mas também para melhorar suas Keyblades e sintetizar materiais. Você precisa dos materiais corretos para melhorar sua Keyblade, então tenha certeza de que está coletanto constantemente os itens deixados pelos inimigos e em busca de baús nos cenários. É um grande esforço, mas vale à pena.

Por outro lado, sintetizar materiais é útil por diversos motivos. Enquant você pode usar essa ferramenta para criar poções de cura e outras melhorias, você geralmente quer criar armaduras, acessório e outros materiais importantes para melhorar sua keyblade. Se você estiver com pouco Munny para comprar equipamentos, sempre existem itens poderosos que você pode sintetizar para lhe ajudar a melhorar seus stats.

Use seus Itens de Melhoria!

Isso é algo básico, mas certifique-se de entrar no menu de itens e usar todos os itens de Melhoria para seus stats. Eles permitem que você melhore os status de sua equipe ao invés de simplesmente subir de nível e melhorá-los com acessórios. Use todos os AP Boost em Sora, enquanto os demais podem ser divididos entre o trio. Não use esses itens para membros temporários da equipe, já que eles só te ajudarão em mundos específicos e não ao longo de toda a jornada.

Sempre procure pelos Lucky Emblems!

Os Lucky Emblems são colecionáveis encontrados ao longo do jogo que servem para desbloquear o final secreto, portanto, não deixe de coletá-los.

Se sentindo perdido com a história? Use o Arquivo de Memórias

A história de Kingdom Hearts é bem complexa e, muitas vezes, confusa, até mesmo para os fãs mais assíduos. Pensando nisso, a Square Enix resolveu criar um arquivo que busca resumir os principais eventos da saga que são contados por vídeos que ficam no acervo dos Arquivos de Memória.

Gaste um tempo no Battlegate

Se você é um fã antigo de Kingdom Hearts, vai querer participar do modo Battlegate que é desbloqueado próximo ao final do jogo. É um modo pocional que te coloca em desafios de combate de diferentes níveis. Os níveis são definidos por estrelas (1-3). Caso não queira ter muitos problemas, deixe para faze-los quando estiver em um nível alto de experiência e com bons itens. Ao completar os desafios, você ganha relatórios especiais, similares aos relatórios de Ansem. Além disso, você também ganha novas poses de selfie para suas fotos.

Organize os shortcuts

Quando dezenas de Heartless estão atrás de você, é bastante difícil encontrar a magia ou o item certo nos pequenos menus laterais. Por isso, a mecânica de atalhos é essencial: configuráveis no menu de Customizações, é possível definir três “sets” de atalhos, que são ativados ao segurar L1/LB e apertar algum botão de ação simultaneamente. Aos poucos, fica fácil de se acostumar com esses comandos, que se tornam quase automáticos.

Tenha itens sobrando

Uma tradição de Kingdom Hearts é permitir que o jogador use apenas o itens que já estão equipados em seu personagem. Portanto, não importa se há 50 poções em seu inventário, apenas as que estão equipadas em Sora serão utilizáveis durante as batalhas. Com esse entrave, é essencial lembrar de equipar o protagonista antes de Boss Battles; caso você esqueça disso e fracasse na batalha, o game permite que você “se prepare” antes de reiniciar o jogo, em uma opção no menu que surge após Sora morrer.

Aerial Recovery e Counters

Quem já está acostumado com a série vai saber da importância dos Counters e do Aerial Recovery. A ausência desse segundo, no começo do jogo, chega a irritar. A habilidade, como o próprio nome diz, permite que Sora se recupere de um golpe enquanto ainda está no ar, permitindo reiniciar um combo. Em um momento mais avançado, é possível combinar a habilidade com um Counter, resultando em golpes poderosos e fáceis de serem acertados.

Abuse do Focus

Tanto em batalhas contra chefões, quanto contra ondas de inimigos mais fracos, o Focus é uma das habilidades mais apelonas em Kingdom Hearts 3. Segure o R1/RB e use a “mira” para acertar vários golpes simultâneos em seus inimigos – e garanta que você está equipado com um Refocuser, para poder usar a habilidade ainda mais vezes.

Mire nos inimigos certos

Uma nova mecânica de Kingdom Hearts 3 é a de usar atrações dos parques da Disney para infringir bastante dano nos inimigos. Barco Viking, Carrossel e Montanha-Russa estão entre os brinquedos usáveis, e desbloqueá-los é muito simples: em alguns combates, um inimigo estará marcado com um círculo verde – ao golpeá-lo, os poderosos brinquedos já poderão ser usados. Entretanto, o círculo verde é temporário, portanto, sempre foque no adversário destacado.

Rage Form

Uma das várias transformações possíveis de Sora é a Rage Form, que já estava presente em KH2. Em KH3, ela surge quando o protagonista está em apuros, com pouca vida restando. Apesar de ter golpes muito poderosos e restaurar toda a barra de HP, a forma “maligna” de Sora não pode usar itens nem magias, impossibilitando qualquer tipo de cura – com exceção às magias de Donald. Portanto, é importante saber quando usar a transformação, e também é essencial usar as esquivas e defensivas com sabedoria, para garantir que você conseguirá sobreviver aos ataques inimigos.

Não esqueça de seus companheiros

Uma das maiores piadas internas de Kingdom Hearts é a de que Donald nunca restaura sua vida quando necessário. Em KH3, isso é bastante melhorado, mas é necessário equipar o Pato com armamento e itens de alta qualidade para extrair todo seu potencial. O mesmo vale para Pateta, que se prova bastante valioso em lutas contra uma grande quantidade de inimigos.

Referências:

Cromossomo Nerd, O vicio, Uol, The Enemy, Wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.