Jump Force

Jump Force é um jogo eletrônico de luta desenvolvido pela Spike Chunsoft e publicado pela Bandai Namco Entertainment apresentando vários personagens de séries de mangá da Weekly Shōnen Jump. Foi lançado em 15 de fevereiro de 2019 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One.

Jogabilidade

Jump Force é um jogo de luta de equipes 3 a 3, apresentando personagens de várias mangás e séries de anime da linha de revistas Weekly Shōnen Jump.

O título é um “brawler 3D”, ou seja, um jogo de luta que se passa em uma grande arena 3D, sem muitas complicações. Na verdade, Jump Force é voltado para jogadores iniciantes e, por isso, tem jogabilidade bem básica. São golpes simples, defesas, ataques especiais com um botão e, claro, movimentação em 360 graus no enorme cenário, com alternância em trios, com seu grupo de personagens.

História

Jump Force tem como principal característica o fato de misturar mundos de anime com o mundo real. É no “mundo real”, o nosso mundo, que os problemas começam, quando um exército maligno chamado Cenom invade o planeta. Para lutar contra a ameaça, vários heróis são convocados para formar a Jump Force, nome do jogo, para defender a Terra e as pessoas de mais esta ameaça.

Modos de jogo

Jump Force também tem certa simplicidade em seus modos de jogo. Além da história e de um modo de criação de personagens, te permitindo gerar um herói original da Jump, também será possível jogar batalhas online ou offline, além do treinamento.

No modo online, será possível jogar contra jogadores que usam personagens inéditos, criados pelos usuários, ou de maneira mais livre, sem se preocupar com limitações. Além disso, será possível participar de partidas online rankeadas, que valem rank e pontuação oficial.

Você não irá tão longe apenas apertando botões

O velho “button mashing” – apertar repetitivo de botões – funciona até certo ponto em Jump Force, mas quando você começa a enfrentar mais oponentes, será possível notar que as lutas se tornam mais difíceis de ganhar, principalmente se sua estratégia de ataque envolve apertar botões de ataque repetidamente na esperança de aterrissar combo após combo.

É necessário ser capaz de prever os movimentos do seu oponente e contra-atacar de acordo. Assim, ao analisar o estilo de jogo do seu rival ao longo de uma partida, você ficará um passo à frente dele. Ele constantemente tenta colocar alguma distância entre vocês, com objetivo de desferir um ataque de longo alcance? Esteja sempre pronto para bloquear ou dar um passo ao lado quando sentir que um ataque ou um dash está a caminho. Afinal, a diferença entre vitória e derrota pode estar na antecipação e execução perfeitamente cronometrada de um contra-ataque.

Tente acertar o primeiro golpe

Tentar antecipar o ataque do seu adversário assim que a partida começar pode fazer com que você receba um fluxo praticamente infinito de combos, o que certamente deixará sua barra de vida drenada antes mesmo de ter a chance de dar o primeiro golpe. E ninguém quer começar uma batalha em tamanha desvantagem.

Por isso, sempre tente acertar seu oponente primeiro – um golpe com sucesso pode lhe dar uma enorme vantagem em uma luta, o que transcende apenas o esgotamento da barra de vida de seu adversário. Isso pode lhe render um pouco de intimidação, que abre a possibilidade do inimigo querer adivinhar seus ataques ao longo da batalha, e facilita a distribuição de mais combos e golpes.

Vale a pena notar que os ataques nem sempre acontecem como planejado, então não custa nada estar sempre alerta.

Planeje quem são seus aliados

Na tela de seleção de personagens, será necessário selecionar uma equipe, que consiste em três personagens. É possível alternar entre eles durante uma luta e também chamar um deles como assistência.

Os aliados funcionam de forma semelhante ao visto na série Naruto Ultimate Ninja Storm: um membro da sua equipe atacará para apoiar seus esforços em batalha ao segurar L2 / LT.

As assistências podem ser a diferença entre uma vitória e uma derrota, porém embora possa ser tentador usá-los em momentos de pânico, é importante guardar esse auxílio apenas quando tiver um plano sólido, ou algum tipo de objetivo que você deseja atingir com seus reservas.

Por exemplo, se você precisa de uma oportunidade clara para um combo, então sua assistência pode servir como cobertura, o que lhe dará tempo suficiente para correr na direção do adversário e começar uma série de ataques. Se precisar carregar seu medidor de energia, uma assistência perfeitamente executada lhe dará tempo para isso.

Domine o sidestep

Jump Force permite que você escape de uma série de combos pressionando o botão de dash (L1 / LB), contudo fazer isso esgota completamente a resistência de seu personagem, o que o deixa indefeso por um período de tempo.

Para evitar pressionar esse botão em um momento de pânico, é recomendado aprender a coisa mais próxima – o sidestep (analógico esquerdo + R1 / RB). O sidestep é uma espécie de mini-dash, que permite seu personagem sair do caminho de um ataque recebido, se executado no momento correto. Faça isso cedo demais e seu oponente poderá acertar um golpe, todavia se executado tarde demais você provavelmente já está preso em um combo.

Timing é a chave para evitar um ataque com sucesso ao utilizar essa esquiva. Você precisa antecipar o ataque adversário para ter uma boa chance de cronometrar o momento ideal para um passo à direita, e se conseguir evitar um ataque com sucesso, você criará uma oportunidade ideal para lançar um contra-ataque.

Vale a pena mencionar que você não precisa tentar evitar todos os movimentos. Alguns ataques podem ser facilmente anulados com o botão de bloqueio (R1 / RB).

Gerencie sua barra de energia

Ataques especiais drenam seu medidor de energia, então use-os com sabedoria. Recarregar sua barra deixa o personagem vulnerável e, a depender de quanta energia é necessária, seu oponente terá uma boa janela para acertar vários golpes se você ficar desprevenido.

Em uma luta, não são criadas muitas oportunidades para recarregar seu medidor de energia, especialmente se o ritmo dela for bem frenético, então apenas use os ataques especiais quando tiver uma oportunidade clara. Um acerto bem sucedido lhe dará tempo razoável para reabastecer rapidamente a energia do seu personagem a tempo de um novo ataque.

Acrescente os ultimates aos seus combos

Como o nome já sugere, seu ataque final (ultimate) é o golpe mais poderoso de seu personagem. Então, seria lamentável se, depois de estar pronto para o momento de desferir seu maior poder e potencialmente terminar a batalha, seu oponente simplesmente esquivasse.

Para evitar isso, certifique-se de adicionar seus ultimates em combos. Com isso, será possível torná-los praticamente inescapáveis, o que aumentará suas chances de obter ainda mais vitórias.

Escolhendo o trio

“Cada partida é 3×3, então escolha seus três lutadores com sabedoria! Embora cada equipe seja composta por três membros, tenha em mente que o primeiro personagem que você escolher será o seu principal lutador. Você começará o jogo com este personagem em jogo.”

“No slot dois, recomendamos selecionar seu melhor personagem de assistência. Como você só pode chamar o próximo personagem para o que está em jogo no momento como seu auxiliar, o personagem no segundo slot atuará como o auxiliar do seu lutador principal. Para iniciantes, recomendamos colocar Vegeta no slot dois, pois ele fornece uma ajuda poderosa.”

Cuidado com os medidores

“Seu medidor de Capacidade está localizado sob o medidor de Saúde. O medidor de habilidade começa em 2 e preenche até um máximo de 5. Cada personagem tem seu próprio conjunto de habilidades para usar em combate, com cada habilidade usando uma certa quantidade de energia em seu medidor de habilidade. O medidor irá encher durante o combate enquanto você acertar sucessos com sucesso. Para preencher seu medidor de habilidade mais rapidamente, segure RT para Focus. Tenha em mente que você não será capaz de atacar ou defender enquanto estiver focando, então observe seu oponente cuidadosamente para determinar o melhor momento para focar.”

“Preste atenção ao contorno cinza em torno do ícone do seu personagem. Ele vai encher de amarelo à medida que você progride na luta. Quando estiver totalmente amarelo, pressione o botão direito do polegar para executar um Despertar, que desbloqueia ataques especiais para seu personagem. Se você esperar mais, o medidor ficará vermelho. Pressione o manípulo direito quando o manómetro estiver vermelho para executar um Despertar Completo, desbloqueando ataques ainda mais poderosos e chamativos!”

Crie seu avatar

Um personagem masculino ou feminino pode ser criado em JUMP FORCE. Seu estilo de luta pode ser baseado em um dos três heróis principais do jogo: Goku (artes marciais), Luffy (estilo de luta pirata) e Naruto (ninja acrobático). Após isso, você pode escolher entre diversas características físicas para deixar o seu avatar da forma que desejar e embarcar na aventura principal de JUMP FORCE.

Duelos locais 

Além do arco da história principal, você também pode criar confrontos dos sonhos usando os personagens do jogo. Vá até o Offline Battle Counter, escolha quem quiser e monte seu trio para duelar contra amigos ou o computador!

O básico

Assim que entrar nas lutas, lembre-se dos comandos básicos. Você move seu personagem com o analógico esquerdo e pula com o botão X/A. Pressione rapidamente [ ] / X para criar combos ágeis com ataques Rush ou segure-o para ativar um poderoso ataque Smash. Aperte /\ / Y rapidamente enquanto estiver no solo ou pressione-o para desferir um Heavy Blow. Você também pode ativar um Heavy Smash se segurar o botão. Vale lembrar que o seu trio divide a mesma barra de saúde e de habilidades.

Full power smashes

Se você carregar um Smash ou Heavy Smash até o máximo (segurando o botão por mais tempo), eles se tornam Full Power Smashes e quebram a defesa do oponente.

Tipos de ataque  

Cada ataque possui três atributos: Strike, Slash ou Special. Esses mesmos atributos são usados na resistência do personagem. Tenha em mente eles para tirar vantagem de fraquezas, como usar ataques Strike em oponentes com baixa resistência para eles. E é por isso que é tão importante…

Unir-se para lutar

Apesar de dividirem a mesmas barras de saúde e habilidades, é crucial ter o melhor personagem para contra-atacar aquele que o oponente estiver usando. Para trocar de lutadores, segure L2/LT e eles irão em direção ao adversário. Você também pode se aproveitar disso para estender combos. Quando o último golpe da sequência for desferido, troque de personagem e continue a provocar dano com outro membro do trio.

Habilidades únicas

Cada personagem principal de JUMP FORCE tem quatro habilidades únicas que são um deleite para os fãs já que replicam o que vemos nas páginas da Weekly Shonen Jump. Elas são ativadas ao segurar R2/RT e pressionando ao mesmo tempo um dos quatro botões principais do controle.

Melhore suas habilidades

Suas habilidades ganham força com Skills adicionais. Aumente a força das ofensivas e a resistência das defensivas. Você seleciona elas no menu Ability Setting e melhoradas no Upgrade Counter.

Cuide bem do seu avatar

Equipe J-Skills para aumentar o poder do seu avatar. Você ouve as vozes das quais obtém no Command Room. Lembre-se de melhorar elas ainda mais no Upgrade Counter.

Para vencer

Equipar J-Skills, Support Skills e Ability Skills melhoram sua performance e ocasiona em efeitos negativos para seu oponente. Eles podem ser a chave para sua vitória, então faça questão de ficar atento a eles.

Elementos

Algumas habilidades possuem um tipo elemental e categorizam elas em quatro grupos diferentes. Assim você consegue infligir grande dano em oponentes com fraca resistência a um determinado elemento. Isso pode ser alterado no menu Ability Settings para substituir atributos nas habilidades ofensivas.

Indo fundos nos ataques

Pressionar o analógico esquerdo para cima enquanto estiver atacando aciona o High Rush, uma série de golpes que lança o oponente no ar. Já se pressionar o analógico para baixo, há o Low Rush: golpes baixos que são difíceis de serem contra-atacados e acabam derrubando o adversário. Se decidir por lançá-los, aperte na direção desejada junto do botão de pulo ou ataque para perseguir seu inimigo.

“Combatendo fogo com fogo”

Smashes, Heavy Smashes e algumas habilidades podem impedir Rush Attacks. No entanto, tenha em mente que você ainda receberá um pouco de dano e está exposto a agarrões.

Saia daqui!

Pressione O/B para arremessar seus oponentes. É muito útil quando eles estão constantemente se defendendo ou carregando ataques Smash. Você também pode escapar deles pressionando o botão de arremesso assim que você for agarrado. Dessa forma, você retoma sua postura e evita qualquer dano.

A Defesa pode ganhar batalhas difíceis

Segure R1/RB para defender e reduzir o dano recebido. Mas tenha cuidado, uma vez que os arremessos não podem ser bloqueados desse jeito. Segurando o botão, você dar um passo rápido para diferentes direções e desviar de ataques.

Referências:

Anime 4 Play, Arena Xbox, wikipedia, techtudo.

Deixe seu comentário: