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Hunt: Showdown

Hunt: Showdown é um próximo jogo em desenvolvimento e será publicado pela Crytek. O jogo estava originalmente em desenvolvimento na Crytek USA, que desejava criar um sucessor espiritual para Darksiders – uma série de videogames desenvolvida por seu antecessor, Vigil Games – sob o título Hunt: Horrors of the Gilded Age. Após o anúncio inicial em junho de 2014, a Crytek USA foi fechada devido a problemas financeiros e o desenvolvimento foi levado para a sede da Crytek. O jogo, sob o novo título Hunt: Showdown, foi re-anunciado em maio de 2017. Hunt: Showdown foi lançado no Steam no acesso antecipado em 22 de fevereiro de 2018, e para o Xbox Game Preview em 29 de maio de 2019. O lançamento completo do jogo está previsto para ser lançado em 27 de agosto de 2019, para o Microsoft Windows e Xbox One, com lançamento previsto para o PlayStation 4 uma época posterior do ano. 

Origens

Hunt Showdown nasceu há alguns anos, ainda em 2014, com o nome de Hunt Horrors of the Gilded Age. O título seria um derivado da série Darksiders, mas de tiro. A ideia era expandir a saga com outros personagens e cenários, mas o projeto acabou engavetado com o encerramento da co-produtora Vigil Games.

Contudo, Hunt Showdown ressurgiu em 2017, já com o novo título, além de uma nova premissa e um tema similar ao de Velho Oeste. O mais provável é que nada do original tenha se aproveitado, a não ser pela ideia de trazer um título de tiro em primeira pessoa com conceitos “inéditos” no mercado.

O que é Hunt e como funciona?

Hoje, Hunt Showdown é um título de tiro em primeira pessoa com elementos de horror. Não há uma história predefinida e todas as partidas são online, com cooperação e competição. Até cinco duplas de jogadores participam de uma rodada, que tem a missão de eliminar uma grande criatura no mapa, o chefão.

A tarefa, porém, não é tão simples. Cada dupla pode seguir seu próprio caminho, unindo-se ou matando uns aos outros. O problema é que o enorme mapa também está repleto de inimigos menores – zumbis, criaturas deformadas, animais contaminados – que vão te dar muito trabalho ao longo de cada caçada. Para isso, você também conta com uma variedade de armas de fogo, incluindo explosivos.

A sobrevivência é um ponto alto em Hunt Showdown, já que a ameaça pode vir de qualquer lado. Encontrar o chefão também não é tarefa fácil: o jogo não tem progressão linear, o que te impede de seguir o mesmo caminho sempre – até por conta do estilo de mapa, que não é tão fácil de memorizar ou lembrar.

Para encontrar o chefão, os jogadores precisam caçar pistas e elas sempre estão acompanhadas de inimigos comuns ou em locais de difícil acesso. É preciso também atualizar o mapa, coletando itens pelo caminho, para que você tenha mais dados e informações para visualizar. E, mesmo após eliminar o boss, ainda é preciso tomar cuidado com os outros participantes.

Novo, mas nem tanto

Quando usamos as aspas em “inédito”, mais acima, é por conta da jogabilidade de Hunt Showdown. O jogo é novo, mas nem tanto. Há porções de outros games aqui ou ali, como PUBG, Left 4 Dead e Bloodborne – seja em elementos de controles direto, estilo das partidas ou na estética. O que Hunt Showdown traz de novo à fórmula parece ser seu apelo à cooperação, já que você tem apenas um parceiro com quem contar.

É normal que jogos de sobrevivência, no estilo PUBG, removam ameaças naturais presentes nos mapas, como zumbis, em prol de se focar apenas no tiroteio entre jogadores. Porém, Hunt Showdown tenta dar um valor a mais para as criaturas, tornando-as realmente ameaçadoras e dignas de atenção dos participantes.

Hunt Showdown ainda não tem previsão de lançamento, mas deve ser disponibilizado no Steam com o modelo “free to play”, ou seja, gratuito para jogar. A primeira versão do game estava programada para chegar ao PS4 e Xbox One, mas esta edição tem previsão de ser lançada apenas no PC, por enquanto.

Entendendo o game

Hunt: Showdown não possui quaisquer tutorial interativo. Basicamente você é um caçador que deve ir atrás de sua recompensa. Assim como caçadores de recompensas, você possui um alvo e consequentemente uma recompensa. No entanto, da mesma forma que existe seu interesse, outras pessoas também possuem. É aí que a ideia do jogo fica mais interessante e se destaca no meio dos lançamentos. O jogador inicialmente deverá contratar um caçador dentro das opções que o game te permitir. Cada caçador traz um diferencial.

A criatura

Inicialmente você irá escolher o seu contrato no menu principal. Ele indicará o que você deverá caçar e em qual local e situação. Hunt: Showdown te coloca em um mundo macabro e sombrio onde é dominado por criaturas e monstros hostis e perigosos. Seu alvo consequentemente é uma temível criatura na qual deve ser morta e banida para o inferno. Para encontrar o seu alvo o caçador deverá ir atrás de todas as pistas espalhadas no mundo sandbox. Ao longo desta busca, você poderá encontrar criaturas que habitam o local e até mesmo outros jogadores.

Recompensas e perigos

É possível procurar por suprimentos ao decorrer dos seus objetivos como munição para suas armas. A quantidade de munição no game é escassa e necessita que o jogador faça as balas valerem a pena. Sobretudo, banindo a criatura do contrato, você deve coletar a recompensa e ir em direção ao local de fuga para conseguir a vitória.

Entretanto, cuidado ao coletar e até mesmo encontrar a criatura depois de todas as pistas. Da mesma forma que seu mapa atualiza com a posição do alvo, os demais jogadores também ganham o benefício. Apesar de estarem contra um ao outro, a coleta de pistas é coletiva e todos conseguem ver o progresso. Todos os jogadores também ficam informados da morte da criatura e de seu banimento.

Desbloqueie ferramentas. Evolua. Lute novamente.

O slogan do game é por si só uma dica. Assim como em Dark Souls, se você quiser possuir o melhor equipamento e ser o melhor caçador, precisará evoluir. Essa evolução não acontece naturalmente e vai necessitar da sua atenção. A morte é permanente e fará com que você perca seu caçador e todo level adquirido. Isso pode ser um grande atraso para o seu progresso e perderá um caçador forte, então NÃO MORRA.

Para desbloquear novas armas e ferramentas, o jogador precisa de caçadores e armas melhores. Para conseguir caçadores melhores, é necessário um alto rank de conta. Isso indica que você possui experiência e passará a ter melhores opções. Subir de rank também desbloqueia novas armas e equipamentos.

No entanto, o level de caçador é de importância também. Com a evolução de um hunter o jogador poderá melhorar aspectos do personagem.

Táticas para evoluir facilmente

Uma das melhores formas para evoluir seu hunter é obter XP por meio das criaturas que habitam o mundo. Você entra no jogo, mata uma certa quantidade de criaturas espalhadas pelo local e foge. Enfrentar o alvo pode ser perigoso a ponto de encontrar outros jogadores e até mesmo não ser capaz de cumprir a missão. A morte é permanente, então todo cuidado é pouco! Faça isso várias vezes até obter um bom level de caçador. Conseguindo level alto com determinado caçador, você pode aposenta-lo. Isso converterá toda experiência dele em XP para o seu rank de conta.

Jogue com amigos

Entrar sozinho no jogo não significa que estará contra outros players solos. Hunt: Showdown mistura jogadores solos e duos em uma mesma partida. Jogadores que possuírem amigos ao lado terão a vantagem de não morrer diretamente. Você poderá ser levantado após um adversário te derrubar durante um conflito. Por outro lado, se você foi o jogador que derrubou um adversário, jogue flare ou queime o corpo do inimigo. Isso faz com que a barra extra de vida diminua rapidamente e por consequência, saiba se ele está jogando com outro player. Jogador que estiver caído e sendo queimado pelo flare ou fogo, começará a gemer.

Áudio 3D

Isso não é novidade para quem é gamer. Jogar o novo game da Crytek de fone de ouvido é fundamental. O título recebeu a tecnologia binaural 3D sonora. Uma técnica que é capaz de criar um legitimo áudio tridimensional. Graças a isso, você conseguirá saber direções de conflitos, criaturas e muito mais.

Cace ou seja caçado!

Certamente caçar a criatura do objetivo lhe concede mais XP, por conta de todas suas atividades realizadas. No entanto, é muito mais difícil e exige que o jogador já possua alguma experiência e familiaridade com as mecânicas. Isso te traz uma segunda opção de gameplay, onde você caça o caçador. Você pode aguardar um player fazer o “trabalho sujo” e inesperadamente realizar um ataque quando estiver fugindo. Em suma, elimine-o e roube a recompensa!

Banimento

O momento em que você manda a criatura para o inferno é a mais tensa do jogo. Uma vez que banir a criatura não é instantâneo e leva alguns minutos para poder pegar a recompensa e fugir. Esse processo ao se iniciar faz com que os jogadores saibam, atraindo todos ao local onde você está. Se preparar para este grande momento necessita que você se prepare psicologicamente. Jogadores podem surgir de qualquer canto do local e a melhor coisa a se fazer é fechar todas as entradas e saídas que tiver ao redor. Acima de tudo, se estiver jogando com amigos, planeje com ele para marcar diferentes cantos da área para assegurar que não sejam mortos.

Caçadores (Hunters)

Você começa o jogo com $666, e esse dinheiro será usado para contratar Hunters e comprar equipamentos. Antes de entrar em uma partida você deverá contratar um Hunter. 
Você sempre terá uma pool de 4 Hunters para contratar, e cada vez que completar uma partida (perdendo ou ganhando) será possível “Re-Rolar” os Hunters.
Cada Hunter terá um nome aleatório, equipamentos aleatórios e aparência aleatória, mas a qualidade dos Hunters que podem ser selecionados variam de acordo com o nível do seu Rank.
Eles são divididos em Tiers 1 – 3:
Rank 0-32 – Aparecerão Hunters de Tier 1
Rank 33-66 – Aparecerão Hunters de Tier 2
Rank 67+ Aparecerão Hunters de Tier 3
Caso você não tenha dinheiro suficiente para contratar um Hunter, você deve vender todos os seus equipamentos que tiver no seu inventário, e se mesmo assim não conseguir o dinheiro, será oferecido a você um Hunter de Tier 0 e Level 0 (gratuito), que não poderá receber upgrades até este Hunter chegar no level 2.

Monstros

The Grunts

Zumbizinho. Estes monstros são os “zumbis” básicos do jogo, fáceis de matar, de preferência mate usando melee, atraindo menos a atenção de outros jogadores. 
Alguns podem aparecer usando armas, ou pegando fogo, fazendo com que seu personagem se queime ao chegar perto deles. 1 hit na cabeça é kill na certa.

The Hives

Uma mulher abelhuda. O corpo dela é infestado com insetos venenosos. Se você for visto por ela a uma certa distância, ela irá lançar os insetos em você, causando dano de veneno, drenando sua vida, mas que pode ser curado rapidamente utilizando uma siringa de antídoto. (O único monstro com ataque a distância no jogo) 
O jeito mais fácil de matar ela é atirando na cabeça dela que fica ao lado do corpo.

The Armored

Bombadão. Eles são grandes, rápidos e resistentes. Quando você é visto por um, ele irá correr atrás do seu personagem e atacar, causando um dano considerável. 
Para matar um cara desses são necessários diversos tiros na cabeça (de preferência), porém caso um comece a correr, você pode atirar nas pernas, fazendo com que ele corra mais devagar, assim, ganhando tempo para ter uma estratégia melhor. Ele irá cair algumas vezes quando levar tiros, porém poderá se levantar. Tome cuidado com este monstro. 

The Hellhounds

Os cachorrinhos do capeta. Pequenos, rápidos e perigosos. Geralmente andam em duplas, mas podem estar em bandos. Fáceis de matar com uma shotgun (quando próximos) ou com rifles a longa distâncias. Eles causam um dano alto e podem causar sangramento. É possível matá-los utilizando melee, porém caso você erre o ataque, estará morto logo em seguida.

The Meatheads

Um bichão. No lugar de uma cabeça há lesmas que vão sair do corpo dele para atacar os caçadores. Eles absorvem bastante dano antes de morrerem. Porém as lesmas são facilmente mortas com um tiro de shotgun. Mas cuide com muitas lesmas juntas, pois são perigosas. Algo efetivo contra esse monstro são molotovs e os lampiões. Use com sabedoria.

Experiência

Quantidade de XP
Grunt: 10XP por kill
Hellhound: 20XP por kill
Hive: 30XP por kill
Armored: 60XP por kill
Meathead: 100XP por kill
Spider: 250XP por kill
Butcher: 250XP por Kill
Hunters: 150XP por kill
Parceiro: 500XP 
Banir Spider: 350XP
Banir Butcher: 350XP
Encontrar uma Pista: 100XP cada
Encontrar o boss Spider: 200XP
Encontrar o boss Butcher: 200XP
Extração com a reconpensa(Solo): 400XP

Dicas de Gameplay

Teclas e atalhos

Embora pareca óbvio para alguns, na primeira vez jogando Hunt, algumas coisas podem ser confusas, por exemplo: para utilizar ataques melee pode ficar com qualquer arma equipada e usar o botão esquerdo do mouse. Um clique é um ataque “básico” e se segurar o ataque será mais forte (consome mais stamina).
Há dois modos de mira, o que aparece o crosshair (apenas segurando o botão direito do mouse): E o modo ADS -Aim Down Sights- para um tiro mais preciso (segurar o botão direito + tecla SHIFT): A Lanterna do jogo é um equipamento, geralmente está no slot 3 do personagem, mas você pode alterar o slot no menu do Hunter, para ativar a Lanterna basta apertar a tecla 3 (ou outro, caso você tenha alterado).

Entendendo o Mapa e suas funcionalidades

No início do jogo ao apertar a tecla TAB assim que você verá seu mapa:
E os pontos mais importantes do mapa são: 

Pontos de saída

É o local de extração, a qualquer momento da partida você pode ir até um desses locais e sair do mapa com seu personagem, mesmo que não tenha matado o monstro. O XP que você obteve matando zumbis serão mantidos.
Em cada partida esses pontos são gerados em lugares aleatórios, então não precisa tentar decorar, apenas fique sempre atento à posição deles.

Pontos de suprimento

Assim como os pontos de saída essas carroças com suprimentos são espalhadas aleatoriamente em cada partida, neles você irá encontrar munição e itens de cura. 
Vale lembrar que cada caixa de munição pode ser usada apenas uma vez por jogador, por exemplo: Você abre uma caixa de munição, após isso você não poderá mais pegar munição/cura daquela mesma caixa, porém seu parceiro ainda conseguirá utilizar aquela caixa.
Possíveis locais onde você encontrará o Boss.
Esses locais serão sempre iguais, então vale a pena se esforçar para lembrar desses lugares, seus layouts, possíveis rotas para escapar de um player, etc…

Dark Sight e o Boss

Os Hunters tem uma habilidade especial chamada de Dark Sight, que é utilizada para localizar as pistas que levam ao covil do monstro. 
Pressionando a tecla E, você entra no modo Dark Sight, e as pistas aparecem com uma luz azul: Chegando mais próximo da pista, essa luz azul ficará mais intensa, chegando a piscar: 
Após pegar uma pista seu mapa é atualizado, exibindo apenas as áreas onde o Boss
pode estar. A cada pista o mapa reduz ainda mais, até mostrar apenas o covil do monstro:
Quando você descobrir onde o Boss está, se prepare para a batalha e boa sorte.

Escapando com a recompensa

Com o Boss morto, começará a fase de Banimento, quando isso acontece, o local do banimento é mostrado no mapa de todos os players vivos, mesmo que eles ainda não tenham encontrado todas as pistas. Você deve se preparar para se defender, enquanto a fase de banimento acontece.
Após concluída a fase de banimento, no corpo do monstro terá 2 Tokens de recompensa, um para você, e outro para seu parceiro. Só é possível carregar um Token, por isso há 1 para cada da dupla. 
Agora você deve correr para o ponto de extração e escapar com a recompensa, mas tem um detalhe: agora a posição de você e seu parceiro aparecem no Dark Sight dos outros jogadores através de relâmpagos, se tornando um alvo mais fácil, fique muito mais atento do que antes.

Extração

Ao chegar no ponto de extração, você precisará esperar 20 segundos para concluir a extração, caso seu parceiro esteja do seu lado, essa extração será um pouco mais rápida. E assim acaba sua partida.

Fatos Interessantes e Extras

Conseguindo Equipamento: O game limita a compra de equipamentos melhores baseado em seu rank. Você pode burlar isso fazendo uso do sistema de recrutamento.
Passo 1: Contrate um Hunter com o equipamento que você quer. (digamos que ele tenha uma pistola silenciada, e você gostaria de usar em outro Hunter).
Passo 2: Após contratar, remova o equipamento do seu novo recruta.
Passo 3: Aposente seu recruta.
Passo 4: Faça quantas vezes achar necessário.
Obs: Isso muitas vezes sai caro, então só vai valer a pena caso você queira algum equipamento que esteja bloqueado.

Geradores são usados para iluminar áreas específicas. (Não é muito útil durante o dia, porém pode ser usado para criar uma distração). Janelas e portas podem ser destruídas com ataques melee. Machados e marretas que você pode pegar durante o jogo, destroem a porta com apenas um hit, até mesmo as portas reforçadas. Atirar numa porta pode fazer ela abrir. Dito isso se você correr em direção a uma porta, e carregar um ataque melee, você irá abrir a porta muito mais rápido, do que fazer a ação de abrir porta.

Portas com uma tábua por perto, podem ser reforçadas. Se você estiver agachado quando abrir a porta, ela irá fazer menos barulho. Qualquer lampião no mapa, que pode ser acendido (não aqueles que você pode pegar), pode ser explodido com um tiro, como se fosse um molotov. Se você atacar um Armored na perna usando melee, vai quebrar a armadura, e fazer com que ele corra mais devagar. Barris vermelhos são explosivos quando você atira neles, e os amarelos espalham fogo.

Você pode apagar flares com tiro ou ataque melee. É possível subir em cima dos chiqueiros. Os cachorros dentro das gaiolas podem ser mortos com tiro, mas não com ataque melee. Bombas explosivas podem matar corvos (eles ainda fazem barulhos, mas é interessante). Em um ponto de suprimentos não é possível pegar munição de uma caixa que já foi aberta. Passar agachado pelas correntes que ficam suspensas ou os cacos de vidros, irá diminuir consideravelmente o barulho.

É possível atear fogo em um personagem caído, fazendo com que ele morra sem ter a chance de ser revivido. Existe um certo nível de “bullet penetration” no jogo, ou seja, você pode atirar em inimigos atrás de madeira. Quando as Hives são mortas seus insetos morrem junto. Você pode curar seu parceiro usando um medkit. O chat de texto pode ser visto por players próximos, assim como o chat de voz.

Se tem um Hunter inimigo próximo ao seu ponto de extração, a contagem irá parar. Explosivos vão acionar outros explosivos que ainda não explodiram Pianos e Telégrafos podem ser acionados para fazer barulho, e são bem assustadores. O fôlego para corrida é diferente do fôlego do ataque melee, porém correr impede que seu folêgo para melee recarregue. Dá para saber que você está sem fôlego para corrida, quando seu personagem fica com a respiração mais pesada.

Animais não são “ativados” pelos zumbis, então caso você ouça cachorros, corvos, ou galinhas fazendo barulho, pode ter certeza que é um personagem inimigo. Você pode atirar nos interruptores de gaiolas, para fazê-las fecharem. Um bom meio para prender inimigos. Mirar usando apenas o botão direito é melhor do que mirar usando o SHIFT em curta/média distância, deixe para usar o SHIFT apenas em longa distância. Portas abertas usando ataques melees vão dar dano em qualquer um atrás da porta.

Referências:

Combo Infinto, Steam Community, Wikipedia, Techtudo.

FPS, PC, Terror, Tiro, Xbox One Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

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