Hitman 6

Hitman é um jogo eletrônico de stealth. O sexto jogo da série Hitman, foi produzido pela IO Interactive e publicado pela Square Enix para PlayStation 4, Xbox One, e PC (Linux e Microsoft Windows) em formato episódico. A versão completa para consoles com todos os episódios foi lançada em 31 de janeiro de 2017 com o nome Hitman: The Complete First Season. O prólogo do jogo serve como antecedente para a série, no entanto a história principal acontece sete anos depois dos eventos de Hitman: Absolution.

Jogabilidade

Hitman é um jogo de ação-aventura com elementos furtivos (stealth), e tal como os anteriores da série, é jogado numa perspectiva de terceira pessoa. Os jogadores controlam o Agent 47, um assassino treinado, à medida que este percorre o mundo para matar os seus alvos. Hitman encoraja a criatividade, visto que é dado aos jogadores várias maneiras de completar os objetivos. Por exemplo, podem ser utilizadas armas de longo alcance, como os rifles de precisão (sniper), usar explosivos diretamente nos alvos ou o uso de armas de corpo-a-corpo, como machados, facas e katanas. Também se podem criar distrações, disfarçando o assassino, fazendo crer que a morte foi acidental. Uma vez imobilizados os inimigos, os jogadores podem se disfarçar, usando a sua roupa, podendo assim aceder mais facilmente a áreas restritas. Dependendo do seu desempenho em cada missão, são dados bônus aos jogadores, como novas ferramentas. Algumas missões têm limite de tempo e apenas aparecem uma vez; se os jogadores não as conseguirem completar dentro do tempo limite, já não têm uma segunda oportunidade. As ações dos personagens não-jogáveis (NPC) têm impacto no jogo. Por exemplo, os jogadores podem obter mais informações sobre o alvo se ouvirem os noticiários locais.

Os níveis têm uma estrutura similar a Hitman: Blood Money, em oposição ao desenho linear de Hitman: Absolution. Todos os níveis são um pequeno “mundo aberto”, que pode ser explorado pelos jogadores. Também são maiores, visto que cada mapa é “seis a sete vezes maior que os maiores níveis de Absolution”. Cada um dos níveis tem mais de 300 NPC’s, cada um com a sua própria rotina e reagindo de maneira diferente às ações do jogador. Por exemplo, se um dos NPC vir uma mina deixada pelo Agente 47, pode desarmá-la e levá-la para uma área segura. Ou se o jogador deixa uma arma no chão, se um civil a vir, pode fugir e avisar um guarda, este por sua vez apanha a arma e leva-a para outro lugar. Uma jogabilidade que não está predestinada e a que a IO Interactive chamou de “emergente”. O sistema de pontos de controle (checkpoint) de Absolution também foi eliminado; os jogadores podem salvar o seu jogo em qualquer altura durante as missões.

O modo Contracts regressa em Hitman. Os jogadores podem criar cenários e alvos para assassinar, que podem posteriormente serem partilhados com outros jogadores. O modo Instinct, introduzido em Absolution, também está incluido, mas mais simplificado.

Uma mecânica nova, e que manteve o jogo ativo por bastante tempo foi o modo Alvo Elusivo. Nele, um alvo novo é posto em algum mapa por tempo limitado. O alvo também fica fora do minimapa do jogo e não aparece no modo Instinto, ficando por conta do jogador localizar o alvo e encontrar a melhor forma de eliminá-lo. Geralmente essas novas missões dão itens exclusivos e/ou raros aos que conseguem completá-la, estimulando os jogadores a se manterem ativos por bastante tempo no jogo para receber os itens.

Suspender ao redor

Bordas estreitas e janelas para o exterior podem ser escaladas e usadas para atravessar áreas íngremes. Agente 47 tem as mãos muito fortes. Você pode usar bueiros e bordas para passar através dos guardas… As pessoas muito raramente olham para cima.

Mas tenha cuidado ao entrar em janelas: se você estiver manchado, um alarme será gerado.

Becos Escuros

As pessoas ao seu redor estão constantemente transformando suas cabeças. Seus campos de visão são bastantes amplos e eles estão bem conscientes da maioria das coisas que acontecem à luz em quase qualquer distância na frente de seus rostos.

Se alguém está olhando para você e se perguntando sobre o seu comportamento, uma seta suspeita branca aparecerá perto do Agente 47. O jogo explica isso para você, mas nem sempre faz você na pista para os melhores maneiras de escapar de uma situação em que você está sob suspeita. Se você vê esta seta, responda em conformidade. Se você estiver em uma área restrita e sem disfarces, vá para uma área pública. Se alguém começa a segui-lo, você tem uma escolha a fazer: se apresentar, executar ou correr.

Alguns guardas não tentam uma parada completa e simplesmente exigem que você os siga. Geralmente basta segui-lo até a saída e te deixarão em paz.

Por outro lado, às vezes você está com pressa. Se isso acontecer, você pode fazer uma corrida para ele. Isso muitas vezes compromete o seu disfarce, e você vai precisar mudar de roupas.

Por outro lado, você pode querer tentar caminhar rapidamente para uma área fora do caminho, atraindo-os para seguir e, em seguida, eliminar, escondendo o corpo fora da vista. Você só vai ter um curto espaço de tempo para fazer esse tipo de jogada.

Também esteja ciente de que as pessoas podem ouvir bastante bem, às vezes até mesmo através de portas fechadas e paredes. Seja cauteloso com o barulho que você faz.

Armas

Armas do ambiente são maravilhosas. O tutorial ensina-lhe que as armas improvisadas, como pés de cabra e chaves tem mais usos do que apenas esmagar crânios. Não se esqueça que pés de cabra podem abrir portas trancadas e as chaves podem ajustar (e quebrar) algumas máquinas. Mas também podem usar alarmes de incêndio e alarmes de vidro quebrado para induzir pânico, fazer confusão e criar distrações.

Você também vai encontrar itens úteis espalhados por todo o mapa, como a chave mestra no porão de Paris. Pegue no início da infiltração.

Moedas

As moedas são uma maneira fantástica de atrair os inimigos longe de seus postos e nas sombras. Elas são quase essencial para a passagem de determinados postos de guarda. O tutorial menciona moedas, mas tirar o máximo proveito delas exige precisão cuidadosa.

O som de uma moeda caindo é muito barulho em uma área tranquila. Estando escondido em uma sombra e jogando uma moeda para a escuridão nas proximidades, você pode atrair uma pessoa curiosa fora de sua área de patrulha e obter uma imagem clara em suas costas.

Para organizar isso, agache em uma sombra protegida por uma parede ou um pedaço de cobertura de frente para outra área escura que oferece nenhum obstáculo entre o guarda e onde você vai colocar a moeda. Jogue e depois espere a pessoa a andar completamente por você, em seguida, rapidamente se levante e ataque, assim que eles abaixarem para pegar a moeda.

Usando seus instintos

Seus instintos lhe permitem ver através das paredes, pisos e tetos, alvos de identificação, pessoal passivo ameaças de alerta. Segurar R1 permite que você pare e de uma olhada cuidadosa. Hitman mostra isso no tutorial, mas a utilidade generalizada dessa capacidade não pode ser exagerada.

É um poder extremamente útil que deve sempre ser ativado antes de abrir qualquer porta fechada. Se você furtivamente passar em uma área segura, muitas vezes você vai encontrar portas fechadas com os guardas esperando além, voltado para fora. Abrir uma porta irá alertá-los para a sua presença. Também é muito útil quando você tiver sido detectado, o que lhe permite ver se os caçadores estão se aproximando.

Isto é extremamente benéfico, pois sem seus instintos é quase impossível saber se você deve abrir a porta ou se você está bem e verdadeiramente preso o suficiente para considerar uma corrida de desespero.

Planejar sua fuga

Acertar o alvo é apenas metade do problema. Você também precisa saber como fugir. No momento em que o inimigo vai para baixo, os guardas nas proximidades são propensos a reagir, tentando colocar buracos através de seu corpo.

Há várias saídas do barco e do palácio, e é útil para explorar a sua rota de fuga de antemão.

Não tenha medo de quebrar o contato e correr. Enquanto o Agente 47 é um combatente capaz, mesmo um punhado de pessoal de segurança pode arma-lo em campo aberto. Há muita cobertura para se esconder. Se a sua abordagem falhar, recue e replaneje.

Mantenha a compostura

Durante as missões, é possível roubar as roupas de vários inimigos, mas é bom lembrar onde a primeira troca foi efetuada e onde você deixou o terno com que iniciou a fase. Largar a roupa jogada por aí resulta em uma bela multa da sua agência.

Mãos limpas

Com exceção da penúltima missão, na qual escolher uma arma de fogo é essencial, recomendamos que você inicie as demais apenas com o básico. Acredite: o careca consegue causar um belo estrago só com seringas de sedativos e venenos. Sem falar no implacável fio de náilon capaz de estrangular todo mundo.

Não deixe pistas

Não deixe nenhum corpo em locais visíveis, procure jogá-los em lugares afastados ou escondê-los em caçambas de lixo e baús. As armas também podem implicar em multas no final da missão; jogue-as em lugares onde ninguém vai passar.

A pressa é inimiga da perfeição

Disfarces de nada adiantam se você der bandeira. Lembre-se de que uma pessoa correndo sempre levanta suspeitas. Quando cometer um assassinato de maneira discreta, passe pelos guardas devagar, como se nada tivesse acontecido.

Calma

Se chegar a algum local e seu alvo tiver acabado de sair, tenha paciência e espere um pouco. Todos os personagens do jogo se movimentam em ciclos predefinidos e sempre retornam para cumprir suas rotinas.

Contratos

Os contratos podem ser acessados do menu e não precisam que o jogador entre em alguma fase da história antes. Vá na opção correspondente navegando pelos botões superiores (R1 e L1 no PS4, por exemplo).

Dentro desta opção, escolha entre criar um contrato ou verificar os que foram criados e enviados por outros jogadores, em campos como “Contratos em destaque” e “Últimos contratos”. 

Uma lista completa com os contratos disponíveis em Hitman aparecerá, já com o nome que o jogador definiu e alguns detalhes iniciais da missão. Escolha o seu e aguarde o carregamento prévio.

Briefing

Com o contrato selecionado, confira o briefing, ou seja, a explicação da missão que deve ser feita naquela fase. Verifique os alvos e os objetivos opcionais, além de condições especiais que podem somar mais pontos à performance.

Planejamento

No planejamento, verifique os equipamentos iniciais disponíveis ao Agente 47 no início daquela missão. Também há outras informações, como a entrada principal do local e os itens de contrabando levados para a fase.

Criar contratos

O jogo também te permite criar contratos. No menu de Contratos, basta selecionar esta opção e seguir o guia que o game fornece para escolher os objetivos, lidar com os desafios e definir quais serão os alvos. Após concluído, o contrato será enviado para a rede e qualquer outro jogador poderá aproveitar.

“Ser uma garça dentre as garças”

Em Hitman, tudo pode ser usado a seu favor no cenário. Você pode, inclusive, eliminar pessoas de interesse e roubar e usar as roupas delas para se aproximar do alvo da missão – cuidado para não assassinar pessoas inocentes! 

Quando estiver devidamente trajado, não se esqueça de esconder os corpos e, depois agir dentro dos conformes, “se misturando no ambiente” e atuando conforme o personagem de quem roubou os trajes. 

Isso pode evitar que algum segurança levante suspeitas do Agente 47. Caso isso aconteça, obviamente é possível contornar a situação. Você pode sair do recinto quando o segurança exigir ou ainda o atrair para um beco escuro e eliminá-lo de uma vez. 

Ainda assim, você pode ganhar tempo e terminar a missão com uma maior pontuação se apenas agir conforme uma garça dentre as garças e fingir ser, de fato, o dono das roupas roubadas. Isso evitará suspeitas e, de tabela, você não precisará de outro disfarce.

“As pessoas raramente olham para cima”

Hitman é um jogo de stealth, logo, é preciso evitar chamar atenção. Se agachar, andar com cautela, se esgueirar, dentre outros; são ações cruciais para sobreviver.

É também possível se esgueirar em diversos locais altos, sejam estes bueiros ou… Bordas de prédios. Tire vantagem se pendurando em superfícies do gênero, sempre que possível.

Os seguranças e transeuntes raramente olham para cima – assim como as pessoas na vida real. Só tome cuidado ao entrar em algumas janelas específicas para não ativar o alarme.

“Vale tudo no amor e na guerra”

As armas improvisadas estão entre os melhores recursos que Hitman pode oferecer. Isso porque você pode usar praticamente tudo que está no ambiente a seu favor, como já dito anteriormente.

Então, além de usar armas de fogo e seus próprios punhos, pode-se ainda usar objetos para atrair a atenção de pessoas de interesse (moedas são uma boa pedida neste caso) e/ou, claro, usar itens espalhados pelo cenário de diversas outras maneiras, inclusive, como armas.

Pés de cabra, por exemplo, podem ser usadas para atacar inimigos, claro, mas também podem abrir portas trancadas, além de quebrar janelas para ativar alarmes e assim, criar uma distração.

“Conheça a si mesmo e conheça seu adversário”

Preste atenção nas instruções das missões para saber mais sobre os alvos do Agente 47. Entenda quem são as pessoas de interesse no cenário para roubar as vestimentas delas e conseguir uma aproximação efetiva; ou ainda bisbilhote conversas para extrair mais informações.

Lembre-se ainda que, dependendo do local da missão, algumas figuras podem reconhecê-lo quando estiver disfarçado; então talvez seja mais difícil se passar por um policial, por exemplo, uma vez que os oficiais geralmente já conhecem uns aos outros.

Dependendo de quem for o alvo, há também a possibilidade de conversar com ele e descobrir mais sobre a figura. Use e abuse do carisma do Agente 47 para enganá-lo. Assim, será mais fácil atraí-lo para um local seguro e executá-lo.

Além de conhecer o alvo e as pessoas que o protegem (e como as driblar); também estude o mapa e planeje sua fuga. Os cenários são enormes e oferecem variadas saídas. É crucial saber como e por onde você pode sair de cena quando finalizar sua missão. 

“Nunca desista, confie em seus instintos”

O Instinto do Agente 47 retorna diretamente de Hitman: Absolution. Essa ferramenta lhe permitirá ver brevemente através das paredes.

Isso lhe ajudará a ver o tamanho do recinto logo adiante, qual a espécie do piso, pessoas de interesse, transeuntes passivos e outros tipos de ameaça como alarmes, por exemplo.

A ferramenta também é uma ótima pedida para quando você precisar fugir, pois o Instinto vai ajudar a ver os inimigos se aproximando. 

Referências:

The Enemy, Game Detonado, Uol, techtudo, wikipedia.

Deixe seu comentário: