1HitGames

Heroes of the Storm

Heroes of the Storm é um jogo eletrônico de multiplayer online desenvolvido pela Blizzard Entertainment para as plataformas Microsoft Windows e OS X. A base do jogo é uma combinação dos heróis de outros jogos da Blizzard, como os da série Warcraft, Diablo e StarCraft. O jogo é free-to-play (gratuito) e distribuído online apoiado por micro-transações, que podem ser usadas para comprar heróis ou alterações visuais para os heróis no jogo.

A Blizzard não chama este jogo de “multiplayer online battle arena” ou “estratégia em tempo real”, pois eles acreditam que Heroes é diferente dos outros jogos destes gêneros; eles se referem ao jogo como “Hero Brawler”.

O jogo foi lançado, de forma limitada, em fase Alfa para testes, em 13 de março de 2014. Em janeiro de 2015 entrou na fase beta fechado. No mês seguinte, já havia mais de 9 milhões de inscritos para a fase de testes. O lançamento oficial do jogo foi feito em 2 de junho de 2015.

Como jogar

Para mover o personagem, você deve usar o botão direito do mouse e tocar em um local onde deseja que ele se locomova. Para ir mais rápido, o jogador pode usar uma montaria, que é algo totalmente gratuito e de rápido acesso. Basta tocar a tecla Z. Contudo, é preciso ficar atento, pois a montaria não faz parte do seu arsenal de ataques. Ao levar um golpe, ela imediatamente desaparece.

Para atacar inimigos, basta clicar neles com o botão esquerdo do mouse. No início, o seu personagem não possui nenhuma habilidade, mas, com o tempo, elas são desbloqueadas e automaticamente ficarão disponíveis nos atalhos das teclas Q,W,E e R. A câmera permanece travada no seu herói. Para destravar, você deve clicar na tecla L.

Nas batalhas, o objetivo é destruir todas as torres da cidade do inimigo. Fora das batalhas, o objetivo consiste em ganhar ouro para desbloquear novos personagens ou XP para evoluir os que você já possui. Heroes of Storm tem um conceito interessante de ajuda da equipe: o jogador ganha mais XP por jogar de forma cooperativa com o time.

Outro elemento importante é a “Habilidade Heroica”.  É um ataque poderoso específico de cada herói. Raynor, por exemplo, chama uma nave para detonar uma área com um grande poder de fogo. Mas há variedade de habilidades vai além do poder destrutivo. Há heróis que podem utilizar uma habilidade heroica que afeta todo o campo de batalha, como recuperar a energia de todos os heróis aliados.

Modos de jogo

Por ser um jogo baseado em sessão, Heroes of the Storm implementou vários modos de jogo para atender a sua ampla base de jogadores. Estes modos de jogo são ajustados para que os jogadores possam decidir sobre o nível de dificuldade que desejam jogar.

Tutorial – Tutorial é o modo mais básico. São dois “níveis” programados por script destinados a novos jogadores com o intento de ensinar os movimentos, habilidades e outros controles básicos.

Modo Prática – Este modo é destinado aos jogadores que terminam o tutorial e que querem aprender a jogar com os personagens escolhidos. Faz uso de todos os atuais mapas em circulação, então os jogadores podem aprender individualmente as mecânicas dos mapas. Todos os personagens oponentes e aliados são controlados por inteligência artificial.

Contra I.A. – Nesse modo o jogador ganha a companhia de outros quatro, batalhando contra um time de cinco bots (controlados por IA) em um mapa aleatório.

Partida Rápida – Esse modo organiza um jogo de um time de cinco jogadores humanos contra outro em um dos sete mapas de estilo de combate PVP (Player vs Player ou Jogador vs Jogador). Esses times selecionados são baseados no nível do MMR (Match Making Ranked ou Sistema de Criação de Partidas Ranqueado) do jogador para criar uma partida equânime.

Liga Heróica – Esse modo será usado por usuários que quiserem jogar Heroes of the Storm competitivamente e individualmente. Ao competir nessas partidas eles serão recompensados com pontos de ranque, os quais irão progredir seu ranque dentro da comunidade e começarão a colocá-lo em partidas cada vez mais competitivas.

Liga de Equipes – Os jogadores que escolhem jogar competitivamente como uma equipe usarão o Emparelhamento de Equipes Ranqueadas para ser combinado com outras equipes de cinco jogadores da sua região. O ranque obtido por estas equipes são atribuídos em separado aos ganhos dentro do Modo Ranqueado.

Modo Big Head – Este modo foi criado como um modo do Dia da Mentira que fez as cabeças de todos os personagens ficarem muito maiores do que o normal. Este modo foi disponibilizado uma única vez e só estava disponível em 1º de abril de 2015.

Classes

Assassino – Heróis que causam grandes quantidades de dano e podem acertar inimigos sem serem vistos, mas precisam escolher bem suas batalhas, pois conseguem causar muito mais dano do que receber.

Guerreiro – Heróis que podem entrar de cabeça no corpo a corpo, absorvendo e causando dano.

Suporte – Heróis de suporte podem mudar o rumo da batalha, auxiliando com curas, bônus e outras habilidades que manipulam a batalha a favor dos aliados.

Especialista – Outros tipos que incluem heróis de cerco e comandantes, que são mais especializados em funções que trazem vantagens diferentes ao construir uma equipe.

Campos de Batalha

Tumba da Aranha Rainha – As tumbas há muito esquecidas de Luxória encontraram um novo mestre. Nas profundezas das câmaras exauridas pelo tempo, a Aranha Rainha Neithis se agita em sono profundo. Ao coletar as gemas do poder e entregá-las a Neithis, os jogadores podem obter sua ajuda para derrotar seus oponentes.

Templo Celeste – Flutuando sobre os vastos desertos de Luxória, o Templo Celeste é o centro de adoração do deus cobra, Ka. Ele armazena seu grande poder dentro dos templos, cada um mantido em segurança pelos guardiões. Os jogadores deverão lutar contra as defesas dos templos e obter seus poderes para derrotar os seus oponentes.

Jardim do Terror – Outrora os jardins reais eram esplendorosos. Mas ultimamente uma sombra caiu sobre eles… Tentáculos se contorcem à noite, e muitos servos desapareceram andando em seus tortuosos caminhos. A Rainha Coirana diz não estar a par de tais incidentes, mas alguns suspeitam que ela enlouqueceu. Os jogadores deverão coletar as sementes, para ao obter 100 sementes poderem controlar o terror para destruir a base dos seus oponentes.

Baía do Coração Negro – O pirata fantasmagórico Coração Negro tomou de assalto o reino de Porto das Brumas. Sua tripulação pirata de mortos-vivos arruaceiros tomou as ruas, dominando o outrora proeminente mercado e transformando-o em um covil de vícios e vilania. Os jogadores deverão coletar dobrões de ouro para pagar Coração Negro e obter a ajuda dos canhões do pirata para destruir a base de seus oponentes.

Condado do Dragão – Os jardins exuberantes e aparentemente pacíficos do Condado do Dragão cresceram com o tempo, cobrindo o outrora incandescente reino conhecido como Torre do Dragão. Sob deste paraíso verdejante, o poder ancestral dos dragões foi aprisionado… e os descendentes não esqueceram nem perdoaram as transgressões daqueles que o ofenderam. Nesse campo de batalha ao dominar os dois Santuários os jogadores poderão ativar a estátua do Cavaleiro Dragão e utilizar seu poder para destruir a base inimiga.

Minas Assombradas – Bem longe da Clareira Maldita, nas fronteiras do Paço do Corvo, estão as Minas Assombradas. Trancados embaixo de um cemitério sombrio, os mortos-vivos clamam para serem libertados das Minas que são sua prisão eterna. Os jogadores deverão derrotar os mortos-vivos nas minas para coletar suas caveiras e fortalecer o seu golem que irá caminhar em direção a base inimiga e destruí-la.

Clareira Maldita – Como um dos primeiros e mais antigos reinos a serem absorvidos pelo Nexus, o reino do Paço do Corvo cresceu e prosperou por milênios. A província da Clareira Maldita, uma paisagem gótica de aldeias e fazendas, serve como campo de provações ideal para os Heróis. Neste campo de batalha ao coletar os tributos, o senhor dos corvos amaldiçoará os inimigos.

Mantenha o mesmo herói durante algum tempo

Para você melhorar a sua jogabilidade, tem de encontrar o seu personagem ideal e treinar. Por isso, é uma boa ideia manter o mesmo herói durante pelo menos dez partidas para aprender a jogar bem com ele e para o upar rapidamente.

Não desista de um personagem só porque não se deu bem nas primeiras duas ou três partidas, pois isso pode ser devido ao fato de ainda não saber jogar com os seus poderes e habilidades.

Mas chegue com todos eles pelo menos a nível 5

Todos os heróis de Heroes of the Storm têm habilidades avançadas que apenas ficam liberadas ao chegar a nível 5. Além disso, sempre que você chega neste nível com um personagem, ganha 500 ouro. Logo, você deve pegar o objetivo de upar todos os heróis do game até pelo menos esse nível.

Até porque, sendo os personagens dependentes das atualizações periódicas, pode surgir a necessidade de trocar o seu herói favorito por outro mais apropriado para a meta atual.

Dê uma olhada em guias de heróis

É importante, principalmente se ainda for um jogador novato, dar uma olhada nos guias que existam dos diferentes heróis. Ao fazer isso, você vai ter acesso a diferentes formas de aproveitar as vantagens dos seus personagens e formas de tirar partido das suas habilidades e poderes dependendo das situações.

Além disso, você pode se atualizar com informações sobre a meta atual. Porém, não esqueça que são apenas sugestões e que você deve sempre personalizar o seu herói de forma a se divertir.

Confira as atualizações do game

Os games competitivos online estão sempre mudando e, por vezes, essas alterações são dramáticas. Você não vai querer descobrir no meio da partida que as habilidades do seu herói foram alteradas. Por isso, é essencial que confira as notas das atualizações que vão saindo.

Complete todas as missões diárias

Todos os dias, o game vai conceder missões para você completar. Elas podem consistir em vários objetivos, desde jogar com um certo personagem específico ou ganhar um dado número de partidas.

De qualquer forma, você deve fazer por completar esses desafios diários para ganhar ouro extra e subir os seus heróis de nível mais rapidamente.

Que nenhum caminho fique esquecido

A experiência ganha é geral para todos os jogadores da mesma equipe que upam à mesma velocidade. Por isso, pelo menos até chegar ao nível 10, é fundamental que nenhum caminho fique vazio. Ao matar lacaios que vão aparecendo frequentemente nos três caminhos, você vai contribuindo para a evolução de toda a equipe.

Ao contrário de outros games MOBA, aqui você não precisa pegar um caminho em específico, desde que todos eles fiquem cobertos com algum membro do time.

Os objetivos de cada mapa são a sua prioridade

Existem vários tipos de objetivos específicos para completar dependendo do mapa. Esses desafios são os mais importantes para você e a sua equipe se focarem durante a partida, pois é o que permite que os times ganhem recompensas poderosas. Por isso, a não ser que a vitória esteja eminente, é essencial que a sua equipe rapidamente dê prioridade aos objetivos mal eles apareçam no mapa.

Os objetivos são, sem dúvida, a coisa mais importante em Heroes of the Storm. Aqui estão algumas coisas para manter em mente durante a captura de objetivos:

Você está lutando na rota contra tropas em Clareira Maldita e um tributo aparece. É importante parar imediatamente e passar para o tributo com sua equipe. Ping o mapa e diga no bate-papo que está indo para o objetivo, se você tiver tempo. Objetivos importantes como este exigem rotações eficiente para capturar.
Você está empurrando a rota do Top em Condado do Dragão e os santuários se tornam ativos. Você deve capturar o santuário ou ir para o Mid pegar o cavaleiro dragão? Depende de onde sua equipe está. Você tem que reagir rapidamente e no tempo certo. Se não houver ninguém na faixa do meio, então você precisa ir para lá ou dizer a alguém para ir, logo após você capturar o santuário do norte. Lembre-se que a prioridade é capturar os templos, e só posteriormente o Dragão. Por isso muitos times usam o 3-0-2 logo que surgem os templos, ou até mesmo um 5-0-0 para conseguir abates e depois vão para o outro templo.
Preste atenção nos objetivos que aparecer e preste atenção ao que a sua equipe está dizendo para você fazer.

Não esqueça os campos de mercenários

Cada mapa tem vários campos onde monstros podem ser mortos ou subornados para lutar ao seu lado. Você vai ver esses aglomerados no minimapa como pequenos símbolos amarelos e, assim que chegar a nível 10, deve tentar capturá-los.

Esses mercenários vão ajudar a sua equipe a pressionar os caminhos, o que faz com que o seu time possa se focar em outros objetivos durante a partida. Tenha apenas cuidado com os campos que tenham chefões, pois os ogres gigantes são muito fortes para pegar sozinho.

As estruturas também ficam “cansadas”

Tanto os edifícios como as Torres não conseguem atacar infinitamente. Na verdade, eles ficam sem munições e ficam paradas durante algum tempo enquanto recarregam. Isso é importante para você, quer esteja defendendo ou atacando.

Se estiver na defesa, isso significa que terá o dobro do trabalho, pois as estruturas não podem se defender. Se você estiver atacando, então deve aproveitar essa oportunidade momentânea para causar o máximo de dano que consiga à base que estiver atacando.

Esteja sempre de olho nos heróis de support

É importante tentar eliminar os suportes primeiro em grandes batalhas entre as equipes. Isto porque eles são os personagens com poderosas habilidades de cura e de escudo, que fazem com que os seus ataques sejam inúteis por mais que você se esforce.

No entanto, se a equipe adversária for esperta, vai proteger bem os seus curandeiros e, embora seja essencial que eles sejam rapidamente eliminados, não o tente fazer de forma incauta, pois o seu suicídio não vai ajudar em nada o seu time.

As Fontes de Cura são suas amigas

Cada base tem a sua própria Fonte de Cura e ao beber dela os jogadores recuperam um pouco da sua vida imediatamente, ficando a restante regenerando mais rápido que o normal durante um período de tempo.

É importante não se esquecer de utilizar essas Fontes sempre que for preciso, mas apenas se estritamente necessário, pois seu tempo de recarrega é longo. Por outro lado, se você estiver atacando uma base adversária, tente destruir a Fonte de Cura inimiga rapidamente para enfraquecer as suas defesas.

Por vezes, o melhor é se retirar

Em games competitivos, a morte é algo muito difícil de evitar, mas, mesmo assim, você não deve se colocar em risco desnecessariamente. É fundamental que não se isole dos seus aliados. Dessa forma, você evita ser emboscado por heróis oponentes.

Você também não deve se lançar para o centro de uma base inimiga ou de uma luta com pouca vida, quando pode se retirar e curar antes de voltar à carga. Além disso, nunca persiga os seus adversários pelo mapa. Mesmo que um herói oponente pareça estar quase morrendo, isso não significa que você deva largar tudo para correr atrás dele, arriscando a sua própria vida.

Jogue em equipe

Jogo MOBAs diz respeito a trabalho em equipe. Quem não tem paciência com outros jogadores é melhor procurar outro estilo de jogo. Em Heroes of the Storm não é diferente. É importante ter uma boa composição da equipe e coordenar o seu jogo de acordo com a movimentação dos colegas e dos adversários. Embora jogadores fortes possam ajudar a influenciar o jogo, um jogador forte não será capaz de ganhar o jogo sozinho. 

Faça rotação

A rotação é o processo de mudar a sua posição para outra área do campo de batalha. Isso é feito principalmente para alcançar os objetivos. É importante saber quando você precisa parar o que está fazendo e ir fazer outra coisa. Rotação eficaz é a chave para ganhar em todos os mapas, isso pode gerar uma perda ou uma vitória (chegar atrasado geralmente é fatal).
PS. Lembre-se que é necessário pelo menos um herói por rota para absorver a experiência que as tropas dão até o nível 10, então após os objetivos volte para as rotas.

Faça emboscadas

Se você está procurando os primeiros abates, esconda-se em um arbusto, de um sinal ou diga a seus companheiros de equipe quando estiver pronto para atacar. Depois, salte sobre o seu adversário. Certifique-se de fazer isso com seus companheiros de equipe, e não de forma independente. Embora o seu herói possa ter algumas boas habilidades, não é aconselhável fazer a emboscada sozinho. A menos que sua equipe esteja à frente e você esteja jogando como um assassino que tem habilidades de muito dano instantâneo ou que a vida do seu alvo já esteja diminuída.

Empurre as rotas

Se você quer terminar o jogo, você tem que empurrar! No início do jogo, certifique-se de trabalhar com o seu parceiro para limpar as tropas e avançar em estruturas inimigas quando tiver chance, mas não demore, não tome danos desnecessários de torres inimigas.
Depois de ganhar alguns níveis, trabalhe com seus companheiros de equipe para obter mercenários, chefes e objetivos. Lembre-se de não ficar nas rotas da metade ao no final do jogo. Limpar as rotas é importante, mas há coisas mais importantes! Uma vez que você alcançou o nível 10 – e é melhor você alcançar antes de seu inimigo – você deve pegar alguns campos de mercenários e objetivos e tentar um empurrão no núcleo. Após o nível 10 a experiência conseguida com tropas é menos relevante, portanto fique com seu time, tente obter abates e empurre uma rota juntos.
Quando seu time estiver em desvantagem de nível, você vai precisar de mais apoio de mercenários e dos objetivos para vencer. Abates aqui são muito importantes, um time em desvantagem consegue muito mais experiência com abates do que um em vantagem. Mas tenha cuidado, sempre certifique-se de que está em vantagem numérica.
Após dominar a equipe adversária observe o tempo de renascimento deles e ataque diretamente no núcleo, mesmo se tiver uma última bastilha erguida naquela rota. Caso eles estejam renascendo e sua equipe estiver muito machucada é melhor fugir.

Consciência das ações da equipe

Sua equipe está buscando determinado objetivo? Você tem suporte para o que você está prestes a fazer? É uma rota (lane) vazia e precisa de alguém para cobrir? Todos estes pontos são importantes para ter sucesso neste jogo. Você pode fazer uma grande diferença se você estiver ciente de que sua equipe está fazendo.
Para uma consciência máxima do jogo você precisa olhar para seu mini mapa com frequência, prestar atenção aos pings e mensagens. Saber ouvir e aceitar também faz parte da boa comunicação, é parte da consciência do jogo. Aqui é vencer juntos ou perder juntos.
Preste atenção no time, será que eles querem capturar um objetivo ou matar um acampamento? Fazer as coisas sozinho não é indicado. Vá com sua equipe buscar objetivos maiores para ter recompensas maiores.

Consciência das ações dos adversário

Você precisa ter informações do time adversário. Como estão suas tropas, seus mercenários, objetivos do mapa e torres de observação revelam o mapa para você. Fique de olho no seu mini-mapa e esteja ciente de quantos heróis adversários estão em cada rota. Quando os inimigos desaparecem, avise sua equipe. Assim você ajuda seu time a prever onde estão os adversários e o que eles estão pretendendo fazer a seguir. Interprete o que você não vê e tente prever as ações dos adversários.
Eles enviaram toda a equipe para baixo nas minas? Estão empurrando uma das rotas? Estão mortos? Mantenha o controle de coisas como o tempo que vai demorar para que os heróis renasçam, e a vida das fortificações. Lembre-se que a vitória é alcançada após destruir o núcleo, portanto não se preocupe em empurrar todas as rotas, você só precisa empurrar uma para chegar ao núcleo e conquistar a vitória.

É importante comunicar

Em games de cooperação, é fundamental que haja comunicação entre os membros do time. Não existe nada mais frustrante em uma partida do que jogadores que ficam em silêncio fazendo tudo individualmente.

Por isso, não se esqueça de informar os seus aliados do que se passa ao seu redor, seja com mensagens pré-definidas (prima G) ou ao escrever na conversação.

Tenha consciência de jogo

Ter consciência do que está acontecendo no seu jogo é a coisa mais importante em qualquer jogo multi-player. Durante o jogo olhe sempre para o mapa e perceba onde estão seus companheiros e o time adversário. Além disso, após o jogo veja seus próprios replays e analise os posicionamentos.

Dê descanso à sua carteira

Tal como os restantes games MOBA, em Heroes of the Storm você pode liberar tudo o que se encontra na loja com ouro, à exceção dos itens cosméticos. Logo, se você quiser proteger o seu bolso, deve evitar comprar com dinheiro real tudo aquilo que possa ser comprado com ouro.

Além disso, os novos heróis normalmente custam 15,000 ouros quando introduzidos no game, mas baixam o seu preço para 10,000 depois de cerca de uma semana. Por isso, faça compras inteligentes para investir o seu ouro no que mais importa.

Referências:

Battle net, techtudo, ligadosgames, wikipedia.

Estratégia, Luta, MOBA, PC Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑