Hearthstone

Hearthstone, originalmente conhecido como Hearthstone: Heroes of Warcraft, é um jogo de cartas estratégico on-line desenvolvido e publicado pela empresa Blizzard Entertainment. É o primeiro jogo da empresa gratuito e também o primeiro a ser lançado para plataformas móveis. Em Hearthstone, jogadores constroem decks de cartas a partir de heróis que representam nove classes do universo de Warcraft e trocam turnos jogando cartas de seus decks personalizados, usando feitiços, armas ou habilidades heroicas.

O desenvolvimento do jogo foi anunciado na feira de jogos electrónicos PAX East em 22 de março de 2013. A previsão de lançamento era ainda em 2013 para as plataformas Windows e Mac OS X e, posteriormente, para dispositivos iPad, mas o jogo foi lançado mundialmente no dia 11 de março de 2014. Em 15 de dezembro de 2014 foi lançado para tablets Android, e dia 14 de abril de 2015 para smartphones.

HearthStone é um jogo em constante atualização, e as expansões adicionam novas cartas que podem ser usadas para construir decks cada vez mais poderosos.

Registro e download do jogo

Como é um jogo grátis, não há necessidade de comprar o game. Após realizar a instalação, faça o registro n Battle.net, e basta preencher os campos que aparecem na imagem abaixo. Essa será a sua conta não só para o HearthStone, mas para qualquer jogo da Blizzard.

Modos de jogo

HearthStone conta com diversos modos de jogo para você escolher. No modo Jogar você pode montar um deck e enfrentar outros jogadores de forma Casual ou Ranqueado. Já no modo Aventura você joga sozinho, e dentro dele você pode praticar contra a IA do game ou comprar aventuras que concedem cartas como prêmio. O modo Taverna traz desafios divertidos, e as suas regras variam a cada semana.

No modo arena o jogo sorteará cartas e você deve montar um deck com essas cartas. Para entrar na Arena você precisa gasta 150 de ouro, mas em compensação você receberá um prêmio baseado na sua performance. A arena acaba quando você perde um total de três partidas consegue 12 vitórias.

Montar um deck

Os modos Jogar, Aventura e alguns desafios na Taverna dão ao jogador a liberdade para criar os seus próprios decks com suas cartas favoritas. O primeiro passo é escolher o seu herói. Eles estão divididos em nove classes: o Guerreiro, Xamã, Ladino, Paladino, Caçador, Druida, Bruxo, Mago e Sacerdote. Cada um possui 30 pontos de vida, cartas exclusivas e um poder de herói para de ajudar nas partidas.

Depois de escolher seu herói você irá montar o seu deck. Ao todo você poderá escolher até 30 cartas, que são divididas em dois tipos: lacaios (minions) e magias (spells). Cada carta possui um custo de mana, e podem ser encontradas em diferentes raridades.

Raridade                                   Cor                                   Valor (em pó arcano)

Básica                                     Sem cor                           Obtidas ao passar de level

Comum                                    Branca                                            40

Rara                                          Azul                                                 100

Épica                                         Roxa                                                400

Lendária                                  Laranja                                           1600

Os lacaios são criaturas que te ajudam no combate. Eles todos os lacaios possuem um valor de ataque e de vida, e podem também ter efeitos especiais. Os lacaios podem ser usados para atacar o herói adversário ou os minions inimigos. Ao atacar um lacaio, tenha em mente que ele também vai contra-atacar. Dessa forma, o valor de ataque de ambos será descontado da vida deles. Para sobreviver, o valor de vida deverá ser maior que o de ataque.

Diferente dos lacaios, que ficam em campo até serem destruídos, as magias têm efeito imediato. Elas são exclusivas de cada classe, e podem conceder benefícios como remover o lacaio adversário, curar o seu herói ou até comprar mais cartas.

Como funcionam as partidas

Objetivo das partidas é derrotar o herói inimigo. Para isso, é preciso diminuir a sua vida até zero pontos de vida, o que pode ser feito usando magias ou atacando com os lacaios.

Você começa comprando três cartas, e o game define aleatoriamente quem começa jogando. Para evitar injustiças, quem começar em segundo compra uma carta a mais e ganha uma moeda, que pode ser usada no futuro para conseguir mana temporariamente por um turno.

A mana é o recurso que você tem em cada partida, e ela é usada a cada vez que você usa uma carta. Você começa o jogo com um de mana, e a cada turno você recupera a mana usada no turno anterior, além de ganhar mais um cristal de mana. Dessa forma, para usar uma carta de custo sete, é preciso esperar no mínimo o sétimo turno.

Conheça as classes

São nove heróis disponíveis, e cada um apresenta cartas exclusivas e únicas para sua classe. Além disso, o estilo de jogo varia de acordo com a escolha, aproveitando as diferentes magias e feitiços heroicos para ajudar na vitória. Em resumo, os noves heróis apresentam as seguintes características:

O Guerreiro, o Ladino e o Paladino contam com várias cartas de equipamentos, além de feitiços para dar dano aos lacaios e heróis adversários. Enquanto Garrosh prefere a batalha física e trabalha com efeitos para aumentar o dano dos guerreiros feridos, Valira utiliza muitas magias de dano direto e Combos, que são efeitos ativados depois de jogar uma carta no turno. Uther, por sua vez, prefere ampliar os atributos dos lacaios invocados.

O Xamã utiliza poderosos feitiços e cartas com Sobrecarga, que impossibilita que você utilize um número específico de mana no turno seguinte. Além disso, também invoca totens com diferentes efeitos, como aumentar o dano dos lacaios ao redor deles, comprar cartas ou ainda curar os monstros do campo.

O Mago é a classe que mais se utiliza de feitiços, controlando o campo de batalha com magias de dano direto ou com efeitos especiais de Congelamento, cortando uma ação do personagem afetado. Em compensação ao Mago, o Sacerdote prefere contar com muitas magias de cura, controlando o tabuleiro a partir do suporte aos lacaios invocados.

O Druida é uma das classes versáteis, podendo utilizar tanto feitiços de dano, cura ou amplificação. Suas cartas também contam com efeitos que podem ser escolhidos de acordo com a situação, como invocar um lacaio no campo ou aumentar os atributos dos monstros já invocados.

O Bruxo se utiliza de magias e lacaios poderosos que o fazem descartar outras cartas da mão. Seu poder heroico combina com esse estilo de jogo, que sacrifica pontos de vida para comprar novas cartas.

Por último, o Caçador é o que mais aposta na batalha física e na invocação de lacaios, contando com muitas Feras em seu deck que apresentam efeitos que se ligam aos demais monstros do mesmo tipo.

Focar em uma classe é um passo inicial importante, pois em pouco tempo você conhecerá as possibilidades dos demais heróis e saberá reagir com mais facilidade contra as diversas estratégias do jogo.

Além disso, escolher um estilo que lhe agrada também é fundamental para se adaptar facilmente para as situações – pois um jogador mais agressivo com certeza estará mais confortável utilizando o Guerreiro ou o Ladino, assim como um mais cuidadoso vai preferir o Sacerdote.

Analise constantemente seu deck

Assim que tiver conhecido todos os heróis e escolhido uma classe para iniciar os confrontos, está na hora de conhecer as possibilidades que ela oferece. A primeira sugestão é abrir a coleção e ver todas as cartas exclusivas e como elas podem criar boas combinações com as cartas comuns.

Alguns sites, como Hearthpwn e GosuGamers, oferecem ferramentas para que os jogadores criem e publiquem decks para que todos possam analisar. Embora muitas das sugestões sejam compostas de cartas mais raras, há também aquelas que são voltadas aos iniciantes, conhecidas como “Low Budget”. Estas combinações são geralmente formadas por cartas mais comuns ou mesmo que não precisam de tanto “pó arcano” para serem fabricadas.

Com o tempo e a abertura de pacotes, será mais fácil de inserir cartas raras e com efeitos que criem uma sinergia mais elaborada com os demais monstros e feitiços. Para isso, abaixo vão algumas dicas de como conseguir mais ouro para comprar mais pacotes e turbinar os seus decks.

Busque pelas recompensas

Hearthstone oferece a possibilidade de trocar 100 peças de ouro por um pacote de cartas, ou ainda utilizar de dinheiro real para comprá-los. Cada booster terá pelo menos uma carta rara ou superior, aumentando as chances de conseguir aquele feitiço ou lacaio que tanto deseja.

Se não quiser utilizar de dinheiro real para comprar os pacotes, existe missões diárias para que você ganhe pacotes de 40, 60 ou 100 de ouro. Estas missões podem ser concluídas rapidamente, como vencer duas ou cinco partidas com algumas classes específicas, ou ainda invocar um número determinado de lacaios em campo.

Três vitórias também garantem a modesta quantia de 10 de ouro, mas cada jogador é limitado a receber 10 vezes esta quantia diariamente. No entanto, este pequeno bônus demora para ser convertido em um pacote, sendo mais interessante que você foque nas missões que o jogo oferece.

Além disso, o título disponibiliza “missões secretas” – uma coletânea de bônus que Hearthstone oferece ao jogador depois de cumprir certos requisitos. Buscar estas recompensas é interessante para os novatos, pois garantem boas quantias de ouro e outros bônus. Ficou interessado? Pois aqui vão os principais:

Desbloquear todos os heróis: 100 de ouro.

Jogar três partidas no modo de jogo: 100 de ouro.

Vencer 100 partidas em qualquer modo: 300 de ouro.

Vencer 1000 partidas em qualquer modo: 300 de ouro.

Derrotar todos os oponentes IA: 100 de ouro.

Coletar todas as cartas básicas: 100 de ouro.

Entrar na Arena: uma entrada gratuita para a Arena – guarde essa para depois!

Tenha em mente a condição de vitória

Busque montar seu deck sempre pensando em como ele vai tirar todos os 30 pontos de vida do herói adversário. Afinal, não adianta invocar cartas lendárias e poderosas se você vai perder no próximo turno.

Fazer escolhas faz parte do jogo, e você deve considerar qual será a mais favorável para você de acordo com a situação da partida. Um exemplo disso é quando o oponente colocou em campo uma poderosa carta, mas os pontos de vida dele estão baixos – talvez não seja a melhor opção gastar sua magia de dano para finalizar aquele lacaio. Tudo vai depender de como você construiu seu deck e como ele pode operar para finalizar aquele adversário.

Preveja as cartas do adversário

Com o tempo, você vai identificar quais são as cartas possíveis nos decks dos adversários e desconfiar quando ele estará guardando um feitiço especialmente para destruir aquele lacaio poderoso ou limpar o campo de monstros fracos. Cartas assim geralmente são exclusivas para os heróis, e trabalhar com esse fator será importante para tirar vantagem da sua previsão.

Um exemplo comum desta situação é quando você conta com um lacaio poderoso na mão e está jogando contra um mago. São grandes as possibilidades dele contar uma magia de dano direto ou uma Polimorfia (que transforma seu monstro em uma Ovelha 1/1), então é bem mais estratégico jogar um lacaio mediano para pressioná-lo a usar os feitiços neste monstro mais fraco.

Arrisque a sorte na hora certa

De uma forma diferente dos outros jogos do gênero, conta com muitas cartas com efeitos que dependem da sorte, como disparar magias entre lacaios aleatórios ou uma porcentagem de chance de comprar cartas adicionais no turno.

Trabalhar com estes efeitos pode causar situações favoráveis ou desfavoráveis, e saber quando arriscar é importante para conquistar uma vantagem importante durante a partida.

Um dos clássicos casos em que se arrisca a sorte no início do jogo é quando se invoca o Bombardeiro Louco, que causa três pontos de dano em qualquer personagem no tabuleiro. Isso pode finalizar o adversário, mas também assassinar seu monstro fraco no campo com um efeito interessante.

É importante ressaltar que estudar as possibilidades é sempre necessário para determinar quando apostar na sorte. No entanto, há casos de vitória ou derrota, e colocar o lendário Asa da Morte, que limpa o campo para o poderoso dragão e descarta todas as suas cartas, é rezar para que aquele adversário com poucas cartas não compre justamente aquela que vai fazê-lo ganhar.

É pouco aconselhável ficar sem cartas na mão. Situações assim são favoráveis para o adversário, que contará com muitas possibilidades de controlar o campo, enquanto você dependerá daquela única carta que virá a cada novo turno. Evite essa situação – a menos que este caso seja crucial para atingir a vitória.

Estude as melhores escolhas da Arena

A Arena reserva recompensas ambiciosas para quem já está acostumado com as mecânicas e as possibilidades. Pagando 150 de ouro (ou R$ 4,50), é possível montar seu deck sempre escolhendo entre três possibilidades de heróis e cartas.

Com três derrotas, o seu deck será eliminado da Arena, e as vitórias neste período determinarão a qualidade – e a quantidade – das recompensas. Entre os bônus estão pacotes de cartas, ouro, pó arcano e cartas douradas ou lendárias.

Com um pouco de sorte, é possível ser premiado com cartas muito efetivas para as partidas deste modo – e saber quais são as melhores escolhas é fundamental para aumentar as chances de vitória.

Muitos jogadores se dedicam a estudar continuamente as melhores cartas da Arena, organizando rankings para definir quais serão as boas escolhas para um deck genérico. Procurar por uma dessas listas pode ajudar os novatos na hora de montar as primeiras combinações para o modo, e, caso precise de indicações, a Tier List do jogador profissional Trump pode ser um bom início.

Lacaios com atributos equilibrados (como o Yeti Ventogelante) e feitiços de controle de campo geralmente são cartas que podem cair bem para qualquer combinação. No entanto, vale sempre ressaltar que a sorte nem sempre pode ajudar com as cartas, e sua obrigação é pensar em como harmonizar o deck mesmo com escolhas menos comuns.

A Arena, assim como todo o Hearthstone, vai ganhando cada vez mais profundidade quanto mais se experimenta as estratégias do jogo. Esperamos que, com essas dicas, você se sinta mais confortável e motivado para desafiar os próximos aventureiros da taverna – até, quem sabe, este humilde redator, que também se diverte por Azeroth de vez em quando.

Escolha o herói base para o seu deck.

Agora você pode escolher uma receita de deck para o herói escolhido. Note que logo abaixo do nome do deck é mostrado quantas cartas você tem para formá-lo. Não há problemas se você não tem todas as cartas necessárias, você pode substituí-las por outras parecidas.

Clique em cima do deck para saber quais são as cartas dele, não se esqueça de ler a descrição que aparecer no canto inferior, assim você saberá qual o estilo do baralho (isso é muito importante). Agora que você já entendeu que o melhor Deck para iniciante é aquele que já está pronto para você usar, conheça agora os tipos de cartas.

O objetivo não é ter o melhor Deck de todos, mas sim, ser o melhor jogador. Para isso é uma longa estrada pela frente e você vai precisar conhecer primeiro as cartas.

Existem 3 tipos gerais de cartas:

Cartas de Habilidades, Cartas de Lacaios e Cartas de Armas.

As Cartas de Habilidades

Estas cartas não possuem valor de ataque e vida, elas somente têm o custo de mana. Ao invocar esse tipo de carta, você ativará uma vez o seu efeito e logo após ela será descartada.

Exemplo de efeitos: Feitiços que causam danos em lacaios ou no herói adversário e feitiços que restauram a vida de lacaios ou de seu herói.

As Cartas de Lacaios

Todas possuem pelo menos 1 de vida, algumas têm 0 de ataque e servem para defesa, enquanto que outras possuem 1 ou mais de ataque para atingir o adversário. As cartas de lacaios permanecem no campo até que de alguma forma ela fique com 0 de vida.

As Cartas de Armas

As cartas de armas servem para equipar o seu herói, dando a ele dano de ataque ou alguma habilidade especial.

Todas cartas deste tipo têm um valor de durabilidade que a todo turno vai diminuindo, quando o valor zerar, a carta é destruída e o efeito dela também.

Confira uma lista completa das cartas de armas.

Raridades de uma carta

Toda carta de HearthStone tem o seu nível de raridade, normalmente ele é expresso através da coloração de sua gema ou ausência dela. O nível de raridade em HearthStone mede a dificuldade de conquistar a carta, no total são 5 níveis: as cartas sem gemas ou livres, comuns, raras, épicas e Lendárias.

Aquelas que não possuem gema ou as comuns, são normalmente as mais fracas e as Lendárias são as mais poderosas. Tome muito cuidado ao pensar que toda carta comum ou livre é ruim ou inútil, isso não é verdade, de fato, elas podem ser muito importantes para deixar seu deck forte. É tudo uma questão do contexto ao qual uma carta será usada.

Por pior que uma carta pareça ser, ela poderá ser muito útil em certas estratégias específicas.

Curiosidade: Existe um conjunto de cartas consideradas básicas. Algumas dessas cartas não possuem as gemas, enquanto que outras possuem a gema e são do tipo comum.

A raridade de uma carta pode ser um fator decisivo no jogo, por exemplo, existem habilidades ou efeitos no jogo que podem afetar somente um tipo de raridade. Uma regra geral que você deve sempre se lembrar é a de que você não pode ter cartas lendárias repetidas em seu deck. O máximo é uma.

Arquétipos

Em HearthStone existem os arquétipos, que é uma classificação que os jogadores usam para definir qual a estratégia do deck.

Alguns dos arquétipos mais conhecidos são: Aggro, Combo, Control/Controle, Midrange, Mill/Fadiga, Tempo, Token e Turtle.

Arquétipos: Quais os Melhores Estilos de Deck?

Um deck no estilo Aggro, por exemplo, é todo construído com cartas para deixar o adversário sempre na defensiva, o seu objetivo é sempre terminar a partida o mais rápido possível.

Os decks do tipo Aggro são muito usados por alguns jogadores para completar as missões diárias de HearthStone de forma mais eficiente. Um deck que poderia ser muito bem e oposto há um de Aggro é o de Controle, que tem como objetivo uma partida longa.

De maneira geral, montar um deck exige que vários fatores sejam considerados, sejam eles o arquétipo ou a classe escolhida. Se você resolver fazer um deck sem conhecimento algum, vai cometer alguns erros simples, como deixa-lo desbalanceado ou vulnerável contra a maioria dos outros decks.

Por isso, lembre-se que no início você não precisa saber tudo de uma vez. Se permita conhecer cada carta e estratégia aos poucos, para obter sucesso a longo prazo.

Como Saber se uma Carta é Boa para o seu Deck?

Caso queira uma ajuda extra, você pode buscar através de alguns sites que lhe fornecem uma comparação entre as duas cartas que lhe foram apresentadas na criação do deck. O valor total da mana é muito importante, tente escolher cartas que possuem um total de ataque e defesa maior relacionado ao tanto de mana gasto.

Para você entender melhor: Some o ataque e a defesa da Clériga do Sol Partido. O total é 5. Agora some o ataque e a defesa da carta Cria de N’Zorth, o total foi somente 4.

Analisando: Com 3 de mana, você consegue 1 a mais no total de defesa e ataque quando escolhe a carta Clériga do Sol Partido comparado com a carta Cria de N’Zorth.

E a carta do meio? A carta Minimago tem somente 1 de defesa, ela pode facilmente morrer antes mesmo de ter uma chance de atacar e o custo de mana dela é 4. Veja que essa é somente uma parte da análise que pode ser feita com as opções de cartas, você ainda tem que levar em consideração a habilidade dela e o tipo de carta.

Missões no Hearthstone

Você pode completar missões para ganhar prêmios. Usar as missões com sabedoria é uma ótima forma de conseguir mais recursos no jogo.

Para acessar as missões, vá ao menu principal e clique no botão de missões que fica ao lado da loja.

Todas missões lhe dão recompensas, elas são principalmente em ouro, mas podem ser também um pacote de cartas ou cartas avulsas.

Missões diárias

Como o próprio nome diz, as missões diárias aparecem todo dia, porém elas não podem acumular mais do que 3. Você tem 3 espaços reservados para as missões, a cada dia é liberada somente uma de cada vez.

O ideal é deixar todo dia, pelo menos um espaço vazio para a missão do dia seguinte, assim você sempre estará acumulando riquezas. Sabendo disso, tente completar primeiro as missões mais rápidas e deixe as mais demoradas para depois.

As missões diárias podem se repetir, as missões que necessitam de mais esforço lhe recompensam muito mais do que as mais fáceis. Todo dia você pode descartar uma das missões e receber uma nova, é aí que você tem que ser esperto.

Antes de descartar uma missão, faça para você as seguintes perguntas:

Você conseguirá completar a missão rápido? Ela lhe fornece um bom prêmio?

Outras Missões: Se acontecer de você ficar muito tempo sem entrar em sua conta no HearthStone, você receberá umas missões especiais que lhe dão uma generosa recompensa. Dessa forma você pode recuperar o tempo perdido e terá um incentivo a mais para continuar jogando. UMA MISSÃO E DOIS ESPAÇOS PARA MISSÕES.

Conquistas

Você leu o título corretamente, existem conquistas em HearthStone, porém, diferente das missões diárias, nós não conseguimos ver quais missões são essas. Alguns as chamam de missões únicas, aquelas missões ao qual você somente pode completar uma vez.

Confira uma lista das missões secretas que você provavelmente só iria conhece-las após completa-las.

Jogue uma partida no modo jogar: 1 pacote de cartas

Jogar 3 paridas no modo jogar: 1 pacote de cartas

Atinja o nível com qualquer classe: 1 pacote de cartas

Desencantar uma carta: 95 de pó arcano

Entrar na Arena: Ganha um acesso gratuito na Arena

Obter todos os piratas: Carta Papagaio do Capitão

Obter todos os piratas dourados: Carta Papagaio do Capitão Dourado

Obter todos os murlocs: Carta Velho Olho-turvo

Obter todos os murlocs dourados: Carta Velho Olho-turvo Durado

Ganhar 100 jogos em qualquer Modo de jogo: 300 de ouro

Ganhar 1000 jogos em qualquer Modo de jogo: 300 de ouro

Habilitar todos os heróis: 100 de ouro

Derrotar todos os Heróis IA Peritos: 100 de ouro

Obter todas as cartas do Conjunto Básico: 100 de ouro

Obter todas as cartas do Conjunto Perito: 100 de ouro

Obter todas as cartas do Conjunto Avançado: 100 de ouro

Como Melhorar no Jogo

Ser um verdadeiro mestre em HearthStone não acontece da noite para o dia, exige treino e dedicação, além de seguir nossas dicas.

Jogue todo dia: Além de poder aumentar o seu estoque de ouro completando as missões diárias, você sempre estará aprendendo estratégias novas a cada partida disputada.

Jogue nas arenas: Para que você cresça no HearthStone, jogar as partidas de arenas é um exercício muito importante. Você irá conhecer decks novos e consequentemente aprenderá a criar um deck que tenha condições de vencer muitas batalhas.

Jogue com calma

Cada jogador tem um tempo para fazer cada jogada, você não precisa colocar em campo a primeira ideia que vem em sua cabeça, pense bastante antes de jogar.

Se caso o adversário estiver demorando muito, use o tempo para pensar no que ele pode fazer e o como você deve reagir quando chegar a sua vez.

Referências:

Tec8, Tecmundo, techtudo, wikipedia.

Comente aqui abaixo sobre Hearthstone!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.