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Have a Nice Death

Have a Nice Death é um roguelike de ação 2D, desenvolvido por Magic Design Studios, distribuído por Gearbox Publishing, em 8 de março 2022, para Microsoft Windows.

Você joga como a Morte, sobrecarregada de trabalho devido ao desequilíbrio de almas causado por seus funcionários fora de controle. Para restabelecer a ordem, você terá de usar sua inseparável foice e mostrar a todos quem é que manda.

Saiba quais andares são os melhores para visitar

Como a maioria dos roguelikes, Have a Nice Death dá aos jogadores a escolha de onde visitar enquanto passam por vários departamentos da Death Inc. Cada um oferece suas próprias recompensas e, embora todos tenham seus benefícios, alguns geralmente são melhores que outros. No topo da lista de andares a visitar estão o Prismium Depot, Equipment Storage e Thanager’s Offices. Prismium atua como uma moeda premium em cada corrida, dando ao jogador a chance de atualizar a loja e melhorar as armas a taxas muito melhores do que a moeda Soulary padrão. O Armazenamento de Equipamentos permite que os jogadores ganhem novos feitiços ou armas para lutar. Finalmente, Thanagers são mini-chefes que fornecem Soulary e várias atualizações, bem como uma visita garantida de T. O’Shah, a criatura que mora no caixão que dá aos jogadores atualizações passivas na forma de maldições.

Os jogadores devem sempre fazer escolhas com base em seu melhor critério, no entanto. Se o HP estiver baixo, uma visita ao piso de Refrescos ou ao Departamento de Vitam-Mana pode aumentar o HP. A perda de saúde contribui para lesões que reduzem o HP máximo total, não muito diferente das controversas penalidades de saúde de Dark Souls II por morrer, portanto, evitar danos significa mais chances de chegar a salas valiosas em vez de desviar para manter a Morte.

Aprenda os movimentos dos inimigos e chefes

Pode parecer óbvio, mas saber como lidar com os inimigos em Death Inc. é mais fácil falar do que fazer. A maioria dos lacaios padrão enfrentados pela Morte terá um ou dois métodos principais de ataque que são fáceis de reconhecer, mas os Thanagers e os Sorrows podem ter alguns movimentos complexos. Em uma veia semelhante ao Hollow Knight , todos os jogadores chefes têm um conjunto de movimentos distinto para aprender, o que significa que eles exigirão estratégias individuais para serem superadas. Ao enfrentar um novo chefe, reserve um tempo para assistir suas animações para ver como seus ataques se desenrolam.

Lutas mais longas podem significar mudanças de movimentos. Sorrows normalmente adicionam uma ação mais perigosa a ataques familiares quando sua saúde está baixa o suficiente, enquanto Thanagers podem repentinamente desencadear novos ataques que podem atrapalhar as estratégias. O cuidado é útil em uma luta, mas é melhor derrotar os inimigos o mais rápido possível para evitar esses ataques mais difíceis.

Especialização é melhor do que espalhar atualizações

A morte tem três opções principais quando se trata de lutar: sua foice (com a qual ele começa cada corrida), Armas de Capa (armas únicas e poderosas com recargas e efeitos individuais) e Feitiços (habilidades mágicas que exigem mana para serem lançadas). Durante uma corrida, os jogadores provavelmente usarão uma combinação de todos os três, mas a chave para o sucesso é construir uma corrida aperfeiçoando uma ou duas dessas opções.

As maldições de T. O’Shah podem fornecer melhorias no dano e eficiência dessas três categorias, bem como aumentos padrão de HP, Mana e outras estatísticas. Manter as maldições contidas em uma ou duas categorias fornece aos jogadores melhorias mais simplificadas que podem aumentar drasticamente a produção de dano de uma categoria enquanto debuffa outra. Embora espalhar maldições possa ser benéfico se as opções forem limitadas, a especialização em uma classe de armamento garantirá um potencial de dano muito maior.

A prática leva à perfeição

Ter uma Morte Agradável recompensa o jogo repetido, melhorando lentamente através da familiaridade com inimigos e chefes e reconhecendo cada vez mais quais são as opções certas a serem tomadas. O jogo renuncia à mecânica comum de roguelike de fornecer atualizações permanentes de estatísticas , portanto, ficar mais forte é uma questão do que os jogadores encontram na jornada. Com a atualização mais recente do Fast Food fornecendo um caminho alternativo mais difícil, os jogadores precisarão aprender o que funciona melhor para seu estilo de jogo para ver tudo o que Have a Nice Death tem reservado.

Embora ainda em acesso antecipado, o maravilhoso estilo artístico de Have a Nice Death , a abordagem peculiar da cultura do escritório e a rotina de trabalho, e a jogabilidade envolvente são um ajuste perfeito para o gênero roguelike. Novas atualizações estão chegando antes do lançamento completo do jogo, fornecendo mais maldições, armas e gerenciamento intermediário para enfrentar. Os jogadores interessados ​​​​podem encontrar o jogo no Steam e se ocuparem morrendo agora.

Saúde

Você começa com 65 HP, que pode ser aumentado ao longo de sua corrida através de Curses ou itens Max HP Increase.

Sempre que você sofre dano, uma parte do dano que você recebe é convertida em saúde cinza recuperável chamada “Lesões” e o restante do dano é saúde “irrecuperável” que só pode ser curada através de “Curas puras”. Até onde eu sei, a % do dano que você recebe que é convertido em Lesões varia de acordo com o inimigo e/ou ataque, então alguns ataques deixarão você com muitas lesões, mas outros podem não causar muitas lesões e essencialmente apenas causar dano puro.

Mana

Você começa com 50 MP, que pode ser aumentado ao longo de sua corrida através de Curses ou itens de Max MP Increase.

Você não usa mana normalmente e só usa mana através de Feitiços que você pode encontrar em suas corridas. Isso significa que às vezes você quer ter muita mana porque tem 2 feitiços ou 1 feitiço muito caro, ou pode não se importar com mana já que não tem feitiços.

Animas

Você começa com 0 Animas e pode conter até 3 de cada vez. Quando você usa um Animas, ele cura algumas de suas lesões ( não  cura pura). Até onde eu sei, cura uma base de até 20HP em Lesões, que podem ser aumentadas através de Maldições. Você também pode obter um Golden Animas que irá curar você e curar ferimentos. (Parece que se você tiver um Golden Animas você sempre usará isso antes de qualquer normal)

As únicas maneiras de obter Animas são por acaso, matando inimigos ou como recompensa por uma Arena. Pelo que eu posso reunir, você  pode  aumentar suas chances de obter um Animas, dependendo de qual sala você está dentro de sua corrida (Departamento de Vitam-Mana, Vault e Hazardous Floor sendo o que eu achei mais provável de lhe dar um Animas por morte/Arena).

Armas

Por padrão, você só tem a foice para atacar, e você  sempre  tem a foice ou uma de suas atualizações como seu ataque básico. Você também pode equipar até 2 armas de cada vez que atuam como seus 2º e 3º botões de ataque.

Você pode obter armas periodicamente ao longo de suas corridas, surgindo aleatoriamente dentro de um cristal (chamado de Cairn) ou indo para um andar de armas que garante pelo menos 1 arma para gerar nesse andar.

Existem 2 tipos diferentes de armas que você pode pegar, armas de camuflagem e feitiços (armas de livro). Os feitiços custam mana para serem usados ​​e podem potencialmente ter um tempo de recarga e armas de camuflagem têm apenas um tempo de recarga.

Ataques

Você pode pensar que esta é uma seção redundante considerando que eu já cobri as armas, mas há mais no ataque do que apenas apertar os botões. Tanto a Scythe quanto algumas armas de Cloak têm a capacidade de alterar o ataque que você usa com base na direção que você está segurando no analógico esquerdo e  todas as  armas têm um ataque diferente enquanto você está no ar.

A Scythe tem a maior variabilidade em quais ataques você pode fazer com ela, você pode pressionar o botão várias vezes sem manter uma direção para sua sequência de ataque básico, mantenha pressionado e pressione o botão para um único ataque baseado em utilitário (por padrão, é um ataque que atinge tanto na frente quanto atrás de você), segure e pressione o botão e você fará um ataque ascendente que pode atuar como seu único salto ou um segundo salto se você não o tiver usado desde que saiu do chão, se você estiver pulando e pressionar o botão várias vezes (exceto para a Diss Scythe), você obterá uma sequência de ataque básico aéreo, e se você estiver pulando e mantenha pressionado e pressione o botão, você fará um ataque de mergulho diretamente para o chão abaixo de você.

São muitos ataques básicos diferentes, mas há ainda mais, porque não apenas você obtém um ataque diferente se segurar uma direção diferente com a foice, mas a foice especificamente tem a capacidade de carregar (segurar) o primeiro golpe de seu ataque básico aterrado sequência para fazer 2 ataques diferentes, um deles você solta o botão após 1 segundo que pula um pouco e depois faz um grande ataque circular centrado abaixo de você ou 2 segundos para uma versão mais forte que pula um pouco mais alto, e o outro ataque você pode fazer pressionando o botão dash ou “Rush” enquanto segura o botão de ataque e você fará um dash enquanto ataca (também afetado pelo tempo de carga para ir mais longe e causar mais dano). O ataque de carga “Rush” também é invencível durante a corrida.

Se você estiver carregando um ataque e soltar o botão muito cedo ou tentar um ataque de investida muito cedo, você receberá um ataque básico ou um traço normal, e não tenho certeza se é intencional ou um bug, mas o ataque que você obter se você soltar o botão muito cedo também é afetado pela direção, então você pode segurar e soltar o botão mais cedo para fazer uma carga parcial cancelada em um ataque ascendente.

Certas armas de camuflagem têm um ataque diferente se você segurar e pressionar o botão enquanto estiver no chão também.

É fácil dizer que os ataques causam dano e quanto dano eles causam, mas há outra parte dos ataques do que apenas o dano que causa aos inimigos. Cada inimigo tem um medidor de “Atordoamento” oculto diferente e cada ataque também tem uma quantidade específica de “Dano de Atordoamento” que causa aos inimigos. Quando um inimigo recebe muito dano de atordoamento em pouco tempo, ele os atordoa, fazendo com que eles fiquem no lugar sem atacar por aproximadamente 3-5 segundos, permitindo que você os acerte de graça durante esse tempo. Ataques de fúria em geral têm o maior dano de atordoamento, mas cada ataque tem pelo menos uma pequena quantidade de atordoamento que causa. A quantidade de dano de atordoamento que você causa depende muito de qual arma você está usando, algumas armas não causam muito dano de atordoamento, e algumas armas causam muito dano de atordoamento, mas não causam tanto dano normal etc.

Movimento

Obviamente, segurar a esquerda ou a direita no analógico esquerdo o moverá para a esquerda ou para a direita. Você tem um botão de salto e apenas um salto (sem salto duplo). Se você estiver em uma plataforma e segure e aperte pulo, você cairá pela plataforma. Você tem um botão “Rush” ou dash que o move uma distância definida e não pode ser usado novamente por cerca de um segundo depois de usá-lo, durante o dash você é invencível, então você pode usá-lo para ir direto aos ataques se tiver bom tempo e posicionamento. A regra de não ser capaz de correr uma segunda vez em rápida sucessão não se aplica ao ataque de investida, então você pode usar o ataque de corrida e correr imediatamente depois.

O movimento básico pode levá-lo muito longe, mas se você combinar o movimento básico com o uso de ataques de foice para se mover, você pode ir muito mais rápido e se mover com muito mais fluidez. Por exemplo, você normalmente só tem 1 pulo e pronto, mas se você pular e usar seu Up Scythe Attack você efetivamente consegue um pulo duplo que também age como um ataque; e você nem precisa fazer as duas costas para poder pular e fazer alguns ataques e até possivelmente uma corrida e  então use seu ataque ascendente para ficar no ar por muito tempo. Você também pode usar seu ataque de área para baixo para ir para o chão sempre que quiser, o que também pode acelerar muito seu movimento. Como último exemplo de movimento, como eu disse antes, você pode correr diretamente após um Rush Charge Attack para que você possa usar isso para se mover pela tela super rápido, o que é especialmente útil em arenas maiores.

Fúria

O medidor de Fúria está localizado entre as duas armas secundárias e abaixo do ícone da foice. Quando estiver cheio, você pode segurar o botão Fury enquanto estiver no chão e pressionar um botão de ataque para obter um movimento super forte específico para qual arma usou Fury, e sim, você leu certo, cada arma tem seu próprio ataque Fury, não apenas a foice e cada um tem seus próprios usos exclusivos.

Você ganha medidor de Fúria atacando e sendo atacado. Você pode pensar que é tão simples assim, mas há mais, você ganha mais medidor de fúria se variar seus ataques e se certificar de que não está usando o mesmo ataque repetidamente. Isso incentiva os jogadores a usar todo o seu kit e todas as suas armas. Acostume-se a usar todos os ataques que você tem disponível e você se verá ficando furioso com tanta frequência que pode até conseguir até 3 vezes na mesma luta contra o chefe!

Maldições

Ao longo de sua corrida, você encontrará bastante T. O’Shah, tanto aleatoriamente quanto após cada chefe que você derrotar. Cada vez que você o vê, você tem a capacidade de escolher 1 Maldição para ter entre 3+ Maldições diferentes. Maldições são buffs passivos para seu personagem que persistem até você morrer ou terminar uma corrida; dependendo de onde na Árvore de Maldições você obtém a Maldição, ela pode vir com uma penalidade que buffa um inimigo de alguma forma ou de outra forma lhe dá um efeito negativo. Quais Maldições ele mostra são aleatórias, mas apenas por instância e não por interação; então, cada vez que você o encontrar, você verá opções diferentes, mas ele não mudará essas opções se você voltar atrás e falar com ele novamente.

Na aba Curses em seu menu inicial você verá 3 “Árvores” de Curses diferentes, com o layout específico de cada árvore sendo randomizado a cada corrida. Cada maldição que você recebe preenche esse espaço em sua respectiva Árvore e da próxima vez que você escolher uma maldição, ela potencialmente lhe dará uma quantidade diferente de Maldições, dependendo de quão cheia cada Árvore de Maldição estiver. Você notará que alguns dos slots em cada Curse Tree são roxos, isso mostra que a maldição que você recebe que preenche esse slot também lhe dará uma penalidade.

Pelo que posso dizer, cada Árvore de Maldição tem um tema diferente. A árvore vermelha mais à esquerda é o que eu chamo de Árvore de Ataque, e tem principalmente Maldições que buffam os ataques da Scythe ou Cloak Weapons ou apenas buffs seu dano geral de alguma forma. A Árvore verde do meio é o que chamarei de Árvore de Defesa, e tem principalmente Maldições que melhoram sua capacidade de sobreviver ou Maldições baseadas em utilidade. Por fim, a Árvore verde mais à direita é o que chamarei de Árvore do Feitiço; a maior parte do que você encontrará nesta árvore são Maldições que lhe dão mais mana, regeneração de mana, dano de feitiço, etc.

Conforme você joga, você pode encontrar itens chamados “Curse Reroll” ou “Curse Nullifier”. Quando você os pega, não faz nada, mas dá a você a opção de re-rolar uma única Maldição ou dar a capacidade de remover uma penalidade de maldição da próxima maldição que você escolher que tenha uma próxima vez que você encontrar T. O’Shah. Você pode realizar quantos Rerolls de Maldição e Nullifiers de Maldição quiser.

A Morte nunca dorme

Já que a Morte não pode morrer, use aquilo que você aprendeu e recolheu para derrotar os inúmeros subordinados e chefes em cada departamento da Death Incorporated… por toda a eternidade. Uma avaliação de desempenho após cada partida garante que você desbloqueará itens interessantes e atualizações para que você possa progredir em sua jornada

Se a vida morte te der Maldições…

Assumir mais poder para si mesmo é uma medida controversa dentro da cultura empresarial da Death Incorporated. Por exemplo, adotar um aprimoramento de Maldição para você mesmo pode fazer com que o fiscal do trabalho dê mais poderes aos seus subordinados, ou pior, poderá aumentar o custo do kafé e de outros itens vitais para seu trabalho.

Referências:

CBR, Steamah, Steam.

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