Happy’s Humble Burger Farm

Happy’s Humble Burger Farm é um jogo de terror/ação foi lançado pela Scythe Dev Team e tinyBuild em 3 de dezembro de 2021 para PlayStation 4, Xbox Series X, Xbox One, Microsoft Windows, Nintendo Switch, PlayStation 5.

Sirva clientes e cuide do restaurante Happy’s Humble Burger Farm sem ajuda durante a noite. Cuidado: se você não fizer um bom trabalho, tudo começará a dar errado! Depois do seu turno, vá para a casa e fique de olho em uma forma de escapar dos estranhos Barnyard Buds.

Um game de terror exploratório

Happy’s Humble Burger Farm é um game com um estilo diferente do padrão, de uma forma boa. Não é uma aventura linear ou uma aventura de mundo aberto com um caminho já traçado, trata-se de um game que só avança mediante a exploração e resolução de mistérios por parte do jogador.

Há uma rotina que você precisa seguir, que é ir ao trabalho, realizar suas tarefas na lanchonete e ir para casa. Algo que é propositalmente bem repetitivo. O “twist” é descobrir como quebrar essa rotina, como ver além de seu trabalho fritando hambúrgueres.

Assim, após se habituar com os sistemas e a rotina, o game passa a te dar algumas dicas de que há mais do que os olhos veem, e aí cabe inteiramente a você seguir essas dicas e ver até onde elas levam, e para fazer isso, você precisa explorar, as vezes fazendo algo que você normalmente não faria, para tentar desvendar segredos escondidos.

E é nesse ponto, quando você explora o que está além, que o terror do game se expande de verdade. E em termos de terror, diria que o game é razoável, não é um game que te faz ter calafrios e pesadelos, mas tem alguns jumpscares intensos, e principalmente situações de perigo extremo, demandando muita atenção e velocidade. Esses momentos sim são tensos de verdade, mas sem muito segredo.

O principal exemplo disso é quando você está trabalhando. Se você fizer algo errado, recebe um aviso de penalização. Três penalizações e todo o local se transforma num inferno, e você é perseguido pela vaca mascote da lanchonete, que tentará te matar a menos que você a acalme alimentando-a com um hambúrguer.

Em geral, o game tem um estilo de terror diferente, mas surpreendente, ainda que sofra com a repetição. Apesar do fator terror ou susto serem superados bem rapidamente enquanto se joga, a urgência de certas situações continuam, e isso realmente torna a experiência assustadora, é cair em situações em que você sabe o que deve fazer, e deve correr para que acabe não morrendo.

Gameplay por trás do balcão

Happy’s Humble Burger Farm é um game com perspectiva em primeira pessoa, com um gameplay bem simples. Seus controles são basicamente andar, correr, pular, agachar, gerenciar seu inventário e interagir com objetos e elementos do cenário.

Esses controles são usados primariamente em seu emprego na lanchonete. Sendo assim, a maior parte do tempo você estará fazendo seu trabalho como faz tudo, o que é um enorme desafio.

Você precisa seguir uma rotina estrita: chegar na lanchonete, bater o ponto, abrir o local para os clientes, ligar todos os aparelhos da cozinha, ver os pedidos no balcão, fritar os hambúrgueres, batatas, nuggets, hot dogs, assar cookies e tortas, encher copos de refrigerante e milk shake, preparar os pedidos e entregar antes que o prazo do pedido se encerre.

Sim, é realmente muita coisa para se fazer, principalmente quando você tiver que montar lanches, pois deverá montá-los ingrediente a ingrediente: parte de baixo do pão, recheio (não importa a ordem, mas contém: hambúrguer, alface, tomate, picles, queijo e cebola) e a parte de cima do pão. Além disso, ainda há três tipos de hambúrgueres diferentes: carne, porco e frango, além de pedidos de lanches sem queijo, sem cebola, sem tomate e etc.

Tudo isso deve ser feito individualmente, o que complica um pouco as coisas. Ou seja, como o game tem perspectiva em primeira pessoa, você precisa mirar muito bem o retículo de “mira” para pegar individualmente cada ingrediente e item, podendo segurar somente 4 em sua mão.

Isso faz com que a parte do restaurante seja um vai vem numa corrida contra o tempo para montar os lanches e entregá-los no tempo certo. No começo confesso que isso foi muito monótono, mas após me acostumar, não tendo mais dificuldades, as coisas ficaram até mais divertidas. Isso até os dias avançarem e novos desafios serem incluídos, como eventos que devem ser resolvidos em no máximo 40 segundos, novos lanches a se fazer, drive thru (que felizmente é opcional), além de eventos sobrenaturais que acontecem aleatoriamente para atrapalhá-lo.

E fora do trabalho, você é livre para explorar a pequena cidade de New Elysean, apesar de não haver muita interação real, fora entrar em algumas lojas, comprar itens, procurar colecionáveis e etc. E como já dito, sendo esse um game de terror exploratório, cabe a você ir atrás dos segredos para progredir na história. O game te ajuda até certo ponto, e depois, você está por conta própria para tentar descobrir como quebrar os mistérios da cidade.

Audiovisual

O game possui um visual bem simples, mas muito interessante, misturando modelos 3D de baixa resolução com “desfoque” pixelado. A melhor forma de explicar isso é através das screenshots que você pode ver ao longo de toda a análise, mas para explicar em palavras, imagine o rosto do Doomguy no primeiro Doom, mas colado em um esqueleto 3D, sem nenhuma mudança da imagem pixelada original. É basicamente isso.

Muitos games de terror independentes possuem gráficos 3D simplistas, mas que acabam tendo um efeito negativo, não parecendo “combinar” bem com o clima do jogo. Nesse caso, é visível que os gráficos são propositalmente simplistas, o que, em minha opinião, adiciona bastante identidade e faz com que mesmo alguns elementos um tanto “feios” não pareçam nada estranhos, principalmente combinando com o filtro de imagem do game, que faz realmente parecer que estamos jogando numa TV antiga, sem usar linhas horizontais para isso.

E uma coisa o game merece elogios, quando ele quer ser grotesco, ele se supera, com imagens que mesmo em modelos 3D sem muitos detalhes, conseguem ser incrivelmente repulsivas.

Na parte sonora o game manda bem, possuindo uma trilha sonora bem feita, incluindo jukeboxes e rádios que tocam diferentes estilos de música, seja dentro do restaurante, de seu apartamento e outros lugares da cidade. E há ainda todos os sons grotescos dos intensos momentos de terror ao longo de toda a história.

O game conta com localização em português brasileiro em seus menus e legendas. A tradução é bem feita, apesar de alguns trechos em que os idiomas se confundem, ou as legendas não acompanham corretamente as falas dos personagens.

Que tipo de jogo é esse?

Happy’s Humble Burger Farm é um jogo difícil de definir em termos de gênero. À primeira vista, você pode pensar que está entrando em um jogo semelhante às versões mais antigas de Five Nights at Freddy’s, no entanto, este jogo é uma fera completamente diferente.

Em essência, Happy’s Humble Burger Farm é um simulador de culinária de terror. Seu principal objetivo é ir trabalhar todos os dias, ganhar dinheiro, enxaguar e repetir. Ao longo do caminho, você terá que enfrentar todos os tipos de encontros aterrorizantes. Este jogo tem partes iguais de terror em primeira pessoa e simulação de culinária frenética.

Energia barata

Suas ações diárias neste jogo são ditadas pela energia. Você tem um medidor de energia no canto inferior esquerdo da tela. Essa energia pode ser reduzida correndo, completando tarefas de culinária e simplesmente seguindo sua vida diária no jogo.

Embora se esgote lentamente, você ainda precisará recarregar sua energia de tempos em tempos. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é dormindo. Você pode ir para o seu apartamento no final do dia para dormir e recuperar suas energias. Se você estiver em movimento, no entanto, você pode comprar uma barra de chocolate em uma máquina de venda automática para completá-la também.

Você sempre pode chamar o ônibus

No início de cada novo dia, espera-se que você deixe seu apartamento para ir trabalhar no restaurante angustiante. Se você quiser, pode simplesmente caminhar ou correr para o trabalho, no entanto, é muito mais fácil chamar um ônibus. Chamar um ônibus funciona como uma viagem rápida entre seu complexo de apartamentos e o restaurante.

Chamar o ônibus não é tão óbvio, com o ponto de ônibus sendo simplesmente um sinal com um botão, que é muito fácil de perder. Se você sair do seu complexo de apartamentos e atravessar a rua à direita, encontrará o botão de chamada de ônibus lá.

Sair no Café

Além do seu apartamento e do restaurante, você também pode sair no café local antes ou depois do seu turno. Este café é um lugar aconchegante cheio de xícaras de café , uma lareira aconchegante e uma pequena banda de jazz.

Não há necessariamente uma razão para sair aqui, mas é uma boa pausa dos estressores do restaurante assustador. Além disso, você pode até comprar uma xícara de café em uma máquina de venda automática para aumentar sua velocidade de movimento.

Utilize a loja de roubar e vender

Você pode estar se perguntando o que fazer com o dinheiro que ganha com seus turnos na Humble Burger Farm. Além de comprar uma refeição de hambúrguer, uma xícara de café ou uma barra de chocolate, você também pode ir ao Steal and Sell Shop.

Esta loja, além de parecer muito assustadora e úmida, é um ótimo lugar para gastar algumas moedas. As melhores coisas para comprar aqui são as figuras de mascote colecionáveis . Você pode trazê-los de volta ao seu apartamento para exibir em toda a sua glória desanimadora.

Evite infrações a todo custo

Cada turno no Humble Burger Farm é um exercício para controlar o caos e manter a compostura para fornecer comida com sucesso para os clientes pagantes. Se você errar ou demorar muito durante um turno, incorrerá em uma infração.

Simplificando, as infrações são ruins e resultarão em uma versão aterrorizante de Happy the Heifer, puxando você para uma dimensão de outro mundo para causar tristeza. Para saciar seus desejos malignos, você deve alimentá-la com um hambúrguer do mal. As coisas podem ir de normal para fora da parede em questão de segundos neste jogo.

Deveres diários para dinheiro extra

Bem ao lado da estação do quadro de horários dos funcionários no restaurante há um quadro-negro com uma pequena lista de tarefas diárias. Essas tarefas diárias incluem coisas como limpar o lixo ou colocar caixas de entrega em algumas prateleiras.

Embora eles não necessariamente proporcionem uma jogabilidade emocionante, você é recompensado por seus esforços. Se você concluir todas as tarefas diárias durante um turno, receberá um bônus por esse dia. Além disso, você pode até ter a chance de ser o próximo funcionário do mês.

Você deve tocar a campainha

Happy’s Humble Burger Farm tem muitas mecânicas de jogo, especialmente quando se trata do seu turno no restaurante. Além de cozinhar alimentos, encher bebidas e apagar incêndios, você também precisa garantir que cada cliente receba suas refeições embaladas.

Depois de colocar os alimentos necessários no saco, certifique-se de tocar a campainha. Se você não tocar a campainha, então você pode pegar a bolsa para atirar para o cliente. É uma coisa simples de perder, mas é incrivelmente importante.

Não se esqueça de ligar os aparelhos

Isso deve parecer óbvio, mas você sempre precisa garantir que o botão dos aparelhos esteja ligado depois de marcar o horário do seu turno. No agitado início de seu turno, você pode esquecer a ordem em que deve fazer as coisas. Ligar os aparelhos é um ponto crítico a ser lembrado.

Além disso, à medida que eventos paranormais começam a acontecer durante o seu turno, muitas vezes os espectros assustadores desligam os aparelhos que podem atrapalhar completamente o seu turno. Se você notar as luzes vermelhas em qualquer um dos aparelhos, corra rapidamente para o botão liga / desliga e ligue-os novamente.

Você pode segurar vários itens de uma só vez

Uma das melhores coisas para se lembrar ao fazer seu turno diário no restaurante é que você pode segurar até quatro itens por vez. Este mecânico de controle ajuda muito quando você precisa cozinhar batatas fritas, encher um shake e montar um hambúrguer.

No entanto, você precisa ter em mente que os itens serão distribuídos na ordem em que você os pegou. O canto inferior esquerdo da tela mostra quantos itens você está segurando para o caso de esquecer.

Referências:

Arkade, Steam, The Gamer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.