Grounded

Grounded é um jogo de sobrevivência, desenvolvido pela Obsidian Entertainment e publicado pela Xbox Game Studios. Foi lançado para Windows e Xbox One em 28 de julho de 2020 como um jogo de acesso antecipado. Nele, o personagem controlado pelo jogador foi reduzido ao tamanho de uma formiga e deve lutar para sobreviver, em um quintal cheio de perigos.

Jogabilidade

Grounded é um jogo de sobrevivência que pode ser jogado em primeira ou terceira pessoa. No jogo, o protagonista é reduzido ao tamanho de uma formiga e deve se esforçar para sobreviver em um quintal. No jogo, o personagem do jogador precisa consumir uma quantidade adequada de comida e água, ou perderá a saúde devido à fome ou desidratação, respectivamente. O quintal está cheio de vários insetos, incluindo aranhas, abelhas, ácaros, louva-a-deus e joaninhas. Insetos diferentes servem a propósitos diferentes no jogo. Por exemplo, as aranhas são um dos superpredadores do jogo que caçam os jogadores, enquanto as joaninhas podem levar os jogadores a fontes de alimentação e os pulgões podem ser cozidos e consumidos como itens comestíveis. Os jogadores também podem cortar a grama para coletar gotas de orvalho. O jogo tem uma opção de acessibilidade para jogadores com aracnofobia, o que permite que os jogadores decidam como as aranhas assustadoras serão representadas no jogo.

Conforme os jogadores progridem no jogo, eles visitarão novas áreas no quintal. A dificuldade do jogo aumentaria lentamente e os inimigos mais perigosos seriam introduzidos. Durante o jogo, os jogadores precisam buscar recursos no mundo para construir uma base para se defender de inimigos hostis, principalmente durante a noite, à medida que alguns insetos se tornam mais agressivos. Os recursos também podem ser usados para criar diferentes ferramentas, armadilhas e armas, como machados, lanças, arcos e flechas, para derrotar os inimigos. Os jogadores também precisam gerenciar sua resistência, pois o personagem jogável pode se esgotar em combate prolongado. O jogo pode ser jogado sozinho, embora também tenha um modo multiplayer cooperativo para quatro jogadores.

Pegue tudo e analise para aprender receitas

Desde o início, assim que entrar no jardim em Grounded, você vai querer colher o máximo que puder. Você pode carregar um monte de coisas, mais do que você esperaria em um jogo de sobrevivência, então não se preocupe em ficar sobrecarregado tão cedo. Quando você estiver em uma estação de campo, analise qualquer coisa nova que você tenha e você aprenderá lentamente receitas para criar equipamentos melhores. 

Água suja é boa para beber, contanto que você tenha o suficiente para comer

Encontrar água limpa é muito mais difícil do que encontrar água suja em Grounded, por razões óbvias. Não tenha medo de beber água suja, porque ela ainda matará sua sede, você apenas ficará com mais fome, então certifique-se de ter comida suficiente à mão.

Os marcadores de trilha adicionarão pontos de referência personalizados ao seu mapa

Embora alguns locais importantes sejam marcados automaticamente no mapa quando você os encontrar, você pode colocar pontos de referência personalizados por meio do uso de marcadores de trilha. Estes são criados com dois ramos, duas fibras vegetais e uma folha de trevo. Incrivelmente útil quando você deseja voltar a um lugar específico.

Olhos vermelhos significam que um inimigo é agressivo e vai atacar

Alguns inimigos são completamente passivos até que você entre em combate com eles, enquanto outros estarão instantaneamente no ataque assim que o virem. Se você não tiver certeza se um inseto inimigo está tentando comê-lo no jantar, olhe nos olhos; se forem vermelhos, está à caça. Ele pode estar em sua direção ou em outro inseto menor que ele queira atacar.

Blocos perfeitos evitam todos os danos sem custo de resistência

Dominar a arte do bloqueio perfeito não é fácil, mas quando você o faz, você pode derrubar praticamente qualquer inimigo, independentemente do seu equipamento. Bloqueie à direita quando um inimigo ataca para executar um bloqueio perfeito e, se você acertar o tempo, evitará todos os danos e não perderá resistência. Você saberá que um bloqueio é perfeito se houver um som metálico e o inimigo for ligeiramente aparado.

Não pegue aranhas imediatamente porque elas são incrivelmente resistentes

As aranhas são essencialmente alguns dos inimigos mais difíceis que você pode enfrentar no Grounded, então não os enfrente imediatamente. A menos que você aprenda como aperfeiçoar o bloqueio conforme mencionado acima, lutar contra aranhas é um trabalho árduo, então espere até ter alguma armadura e armas melhores para usar.

Comece com o machado (e um martelo)

Você não pode fazer nada em Grounded antes de descobrir como fazer o machado ou o martelo. Ambas as ferramentas são necessárias para reunir os materiais necessários para criar praticamente qualquer coisa de valor, mas você provavelmente vai querer começar com o machado para economizar nas despesas de análise.

Para fazer qualquer um desses, você precisará pegar algumas coisas do chão. Raminhos são, bem … raminhos. Eles têm cerca de metade do seu tamanho, têm caules e podem ser arrancados com as mãos nuas. Qualquer coisa que brote que não seja um trevo geralmente é um raminho.

Receitas:

Machado de seixo: 3 ramos, 2 seixos, 1 fibra tecida

Martelo de seixo: 3 raminhos, 4 seixos, 1 fibra tecida (2x 3 fibras vegetais)

Pebblets são as rochas que você vê quase tudo. Você pode coletar lotes deles assim que criar seu primeiro martelo, mas não deverá ter problemas para encontrar seixos suficientes espalhados para o artesanato de ferramentas e itens menores.

A fibra tecida é a única embarcação de pré-requisito da lista. Para conseguir isso, você desejará analisar a fibra vegetal na estação de campo conforme descrito acima. As fibras vegetais são os pequenos crescimentos folhosos ou de raízes que mal se projetam da terra. Eles estão por toda parte, mas na verdade são fáceis de perder se você estiver correndo.

Estoque coisas boas

Materiais como seiva, fibra vegetal, raminho, pedaço de grama seca e seixos são considerados materiais essenciais. Eles são usados ​​em muitos artesanatos básicos e sempre importantes, como ferramentas, bandagens e o Espeto de Assar que você precisará para cozinhar a carne de criaturas que encontrar em suas viagens.

É uma boa ideia pegar algumas pilhas sempre que puder. Armazenar alguns em uma cesta perto de sua base é um bom hábito de adquirir, mas se você está propenso a viajar para longe de sua base, você vai querer estes à mão para que possa rapidamente pegar alguma comida ou preparar um lugar para dormir a noite.

Construa uma base em um ponto de referência imediatamente

Embora você não precise se dar ao trabalho de empilhar tábuas de grama para as paredes desde o início, a configuração de utilitários simples como Lean-To, Workbench e Roasting Spit pode tirar o estresse de tentar sobreviver à sua primeira noite na selva . Eles não o protegerão das aranhas que perseguem o jardim à noite, mas você pode dormir até a manhã seguinte e preparar o café da manhã.

Para contornar a necessidade de um abrigo real, estabelecer uma base pela Máquina Misteriosa é um bom ponto de partida. Você não pode construir dentro dela, mas coloque sua bancada de trabalho e o Lean-To do lado de fora de seus dois pequenos orifícios de entrada e você terá uma cabana espaçosa para entrar quando algo grande demais para manusear vier rastejando. Você também pode entrar e sair pelo topo. Qualquer marco (como uma lata ou caixa) serve, mas a Mysterious Machine é um ótimo lugar para chamar de lar.

Quando estiver tudo pronto, lembre-se de interagir com o seu Lean-To. Você pode não conseguir dormir naquele momento, mas usa o Lean-To para definir seu ponto de desova. Dessa forma, você é enviado diretamente de volta a um terreno familiar sempre que chuta o balde.

Escolha algo do seu tamanho

Com uma boa seleção de amigos insetos vagando pelo quintal, é fácil se antecipar e começar uma briga com qualquer coisa que cruzar seu caminho. Afinal, você não sabe o quão durão é uma criatura até que ela decida retribuir – e ela o fará.

A regra geral aqui é: quanto maiores são, mais duros são. Criaturas pequenas como o mosquito e o pulgão não são uma ameaça, mas algo com uma estatura mais equilibrada – como a formiga – pode caçar você se você não tomar cuidado. As joaninhas podem parecer dóceis, mas podem suportar muitos danos e dar ainda mais.

Quanto às aranhas … esqueça. Eles vão persegui-lo por quilômetros e despedaçá-lo antes que você tenha a chance de lutar.

A troca de armas pode fazer toda a diferença

É fácil se machucar na selva. Bichos do seu tamanho levam uma boa surra. Vá muito pesado na ofensiva e você receberá muitos golpes e será vítima de sua presa.

Se você realmente deseja evitar ter que bloquear entre cada golpe, pense em usar algo como o martelo para atordoar seus alvos. Cada arma tem vários graus de estatística de atordoamento, mas golpear uma formiga com um martelo é uma boa maneira de praticar desde o início.

Um golpe do martelo é o suficiente para atordoar uma formiga por tempo suficiente para derrubá-la com uma arma mais poderosa. Apenas pratique o ciclismo de sua arma e você será capaz de enfrentar essas coisas sem muitos problemas.

Faça alguma armadura antes de enfrentar alvos maiores

Com a técnica do martelo, espancar formigas não deve ser muito difícil. Mas se você está atrás de presas maiores – como a joaninha ou o que quer que seja aquela coisa que parece uma cigarra achatada – você vai querer fazer uma armadura em sua Bancada de Trabalho.

Você pode criar diferentes tipos de armadura com vários benefícios usando materiais de formigas, larvas e ácaros desde o início. Você só precisa analisá-los primeiro.

Se você não está confiante com suas habilidades de combate, os ácaros e larvas devem ser seus principais alvos. As estatísticas de defesa são iguais às do equipamento de formiga, mas você correrá muito menos risco de criá-los. Com algo cobrindo suas pernas, tórax e cabeça, você deve estar preparado para enfrentar alvos um pouco maiores e subir a partir daí.

Itens perdidos não são perdidos para sempre

Para aqueles de nós que cresceram com jogos como Runescape, muitas vezes perder equipamentos na morte significava que eles tinham ido embora para sempre ou um cronômetro de despawn foi colocado neles, criando uma corrida para recuperá-los antes que estivessem realmente perdidos.

Grounded realmente não diz como vai acontecer de uma forma ou de outra, mas o fato da questão é que seus itens perdidos estão exatamente onde você os deixou. Para sempre. Um ícone de mochila na tela mostrará exatamente onde ir para recuperar sua sacola de mercadorias. Morra de novo e você verá dois. Você provavelmente deve parar de tentar se vir três, mas a boa notícia é que sempre que você decidir que está bem e verdadeiramente pronto, sua busca por vingança pode eventualmente recompensá-lo com os bens que antes pensava serem valiosos.

Você não pode morrer de fome

Se o som dos medidores se esgotando o levar ao controle de danos, vamos pedir que você se acalme agora. O gerenciamento de recursos no Grounded é difícil. A água é para te deixar com fome e a comida para te envenenar. É um ciclo vicioso se você está em pânico demais para se preocupar com o que você coloca em seu corpo.

Mas a questão é que nenhum dos medidores pode matar você de imediato. A água não parece fazer muita coisa, e deixar de encher sua barriga significa perder saúde com o tempo. Ambos vão secar enquanto você vai para a cozinha fazer um sanduíche da vida real, mas, a menos que um mosquito intrometido venha terminar o trabalho, você não morrerá de fumaça. Você estará o mais perto possível da morte. Não se preocupe com isso.

Cozinhe apenas o que você precisa

A comida acaba rápido. Muito rápido. A fome também, mas com o quanto você pode reabastecer comendo um único pedaço de carne, é improvável que você precise do resto do seu churrasco antes que estrague.

A carne crua também estraga, mas a menos que você a esteja distribuindo para amigos próximos como rações para sua próxima caçada, cozinhar pilhas de comida de uma vez é provavelmente uma perda de tempo.

Cuidado com as gotas de orvalho

Grounded é antes de tudo um jogo de sobrevivência, o que significa que você precisa se manter alimentado e hidratado para permanecer vivo por qualquer período de tempo. A comida é muito fácil de encontrar, como o tutorial do jogo lhe dirá – há muitos cogumelos crescendo no quintal que você pode comer e eles vão mantê-lo até que você comece a descobrir como fazer os itens que você necessidade de cozinhar carne de inseto. Água, por outro lado, não é tão fácil. Você encontrará muitas poças no quintal, mas beber essa água não é a melhor ideia.

Água da poça deixa você um pouco enjoado em Grounded, então enquanto seu medidor de sede é reabastecido, seu medidor de saúde é derrubado. Isso significa que você deve carregar comida sobressalente se achar que vai ter que beber de uma poça nojenta local. Você pode contornar esse problema encontrando água limpa, geralmente em gotas de orvalho. Não são impossíveis de encontrar, mas são um pouco mais raros do que poças e podem ser difíceis de detectar. Procure-os pendurados em folhas de grama acima de você – eles são facilmente derrubados ao atirar uma pedra ou algum outro objeto neles. Fique atento e beba orvalho sempre que puder, para aumentar bastante o seu medidor de sede, sem as desvantagens. Observe seus menus de criação para a capacidade de construir objetos que irão pegar água em sua base, então você não terá que caçar.

Bloquear, metralhar e atordoar em combate

Você estará lutando contra muitos insetos em Grounded depois de um tempo e, mais cedo ou mais tarde, você vai querer se aventurar nos territórios de insetos mais difíceis ou nos túneis subterrâneos que abrigam aranhas para que você possa obter melhores recursos. A armadura o ajudará nessas situações, mas a prática com o sistema de combate pode te tirar da maioria das situações, independentemente da aparência do seu equipamento.

Fighting in Grounded é sobre gerenciamento de resistência. Quanto mais vezes você balança uma arma ou bloqueia um ataque, mais sua resistência se esgota, então você precisa ter cuidado para não exagerar ao golpear um inimigo. Enquanto isso, os insetos telegrafam seus ataques de maneira bastante óbvia antes de fazê-los, e tendem a cair em dois campos: golpes e golpes menores e mais rápidos e ataques de estocada maiores. Uma vez que um inimigo faz a animação para telegrafar um ataque, você pode muitas vezes atirar para os lados, já que eles não irão virar depois de serem cometidos. Você também pode bloquear ataques, que é a chave para se manter vivo – o bloqueio reduz o dano que você recebe, e se você conseguir acertar o botão de bloqueio no instante em que um ataque acertar, você pode desviá-lo quase sem nenhum dano. Ficar bom no bloqueio de ataques inimigos, metralhamento inteligente,

Você também deve observar que, se tiver problemas, muitas vezes você pode enganar os insetos para que lutem entre si para ter a chance de se reagrupar, se curar ou escapar de uma batalha. Preste atenção a quais insetos são agressivos uns com os outros e você poderá usar o comportamento deles a seu favor.

Escale o que puder

Os marcadores de trilha são úteis porque pode ser difícil ver o que está ao redor e para onde você está indo no Grounded, com toda a grama e ervas daninhas bloqueando sua visão onde quer que você vá. Vaguear no solo pode ser desorientador, mas muitos objetos no jogo suportarão seu peso e permitirão que você se levante no ar, de onde poderá ver mais longe, se orientar melhor e, o mais importante, evitar insetos.

Se você pode voar, você deve. Lâminas de grama tortas, raízes de árvores, folhas e até trevos são plataformas úteis. Os insetos não irão persegui-lo na maioria dos objetos, e você pode até mesmo construir em locais elevados para proteção adicional. Além do mais, com altura suficiente, você pode tornar a viagem mais rápida e fácil, graças aos planadores. Falando nisso….

Pegue um tufo de dente de leão para um planador adiantado

Você sofrerá danos por queda em Grounded e, embora sair do solo tenha seus benefícios, pode ser fácil cair de objetos e se machucar. Um planador é uma peça de equipamento que você pode fazer e que pode ajudar nisso, mas em vez de criar um, você pode conseguir um planador rápida e facilmente agarrando um daqueles tufos de dente-de-leão branco que caem perto das plantas de vez em quando. Pegue-o e adicione-o ao ponto “Planador” na sua lista de equipamentos no lado direito do seu inventário, e você poderá puxá-lo com a tecla shift sempre que estiver caindo.

Embora um planador o salve de ferimentos, é ainda melhor como meio de travessia. Suba alto o suficiente e você poderá usar o planador para viajar uma longa distância sem correr no solo e correr o risco de se ferir. Pegue um planador-dente-de-leão mais cedo e reduza o tempo de viagem.

Reúna Ciência Bruta

Depois de ir ao carvalho como parte das missões da história em Grounded, você descobrirá um laboratório escondido abaixo dele. Dentro está Burg-L, um robô que sabe algo sobre o experimento que o encolheu. Além de. fornecendo missões para mantê-lo ocupado e ajudá-lo a explorar, Burg-L responderá a algumas perguntas sobre o que está acontecendo e venderá novas receitas de artesanato, mas apenas se você reunir um novo recurso chamado Raw Science.

Não há uma explicação real do que a Raw Science realmente é, mas você a encontrará em Grounded, flutuando em lugares estranhos – é uma bolha de gosma rosa, e você quer agarrá-la sempre que a vir. Completar missões e criar novos itens também fornecerá a você o Raw Science, então é bom ficar brincando e tentando coisas novas. Raw Science é essencialmente uma moeda que você pode usar com Burg.L. para comprar coisas de sua lojinha, então você vai querer juntar quando puder e ficar de olho no seu estoque.

Marque os locais principais

Nenhuma legenda fornecida

O quintal do Grounded é enorme e é muito fácil se perder nele. Conforme você explora, você descobrirá pontos de referência importantes, como um pedaço de madeira caído ou várias caixas de suco tombadas, que podem ajudá-lo a se localizar, mas abrir seu mapa constantemente o coloca em desvantagem e o deixa vulnerável a ataques . Felizmente, você pode construir seus próprios waypoints personalizados que aparecem na tela enquanto você está vagando para ajudá-lo a encontrar coisas, e você deve fazer isso sempre que encontrar algo que valha a pena lembrar para que possa encontrá-lo facilmente.

Os pontos de passagem são chamados de Marcadores de trilha no menu de elaboração, e você precisará de folhas de trevo para criá-los. Você deve manter alguns disponíveis o tempo todo para que, a qualquer momento que passar por uma Estação de Campo, um local com recursos particularmente úteis ou qualquer outra coisa digna de nota, você possa deixar cair uma bandeira. Coloque um próximo à (s) sua (s) base (s) para que possa encontrá-los facilmente quando terminar de explorar. O uso inteligente e organizado de marcadores de trilha torna o mapeamento do quintal muito mais fácil, então adquira o hábito.

Dicas de combate

Quando você encontrar Wolf Spiders pela primeira vez – dê-lhes um amplo espaço. Seus ataques podem matá-lo com um golpe ou danificar fortemente a armadura básica. Espere até saber como criar uma armadura melhor – como a Acorn Armor – e ter boas armas e um plano antes de enfrentá-los.

Algumas aranhas dormem durante o dia – ou à noite – se você ouvir um barulho estranho durante a exploração, pode ser uma aranha roncando, então agache-se para passar lenta e silenciosamente por ela.

Não subestime o poder do Bloco Perfeito. Se você acertar o botão de bloqueio assim que eles atacarem, você negará todo o dano recebido sem usar qualquer resistência. Domine isso e você poderá derrubar até os maiores terrores com prática e precisão.

As formigas não vão incomodá-lo fora de seus ninhos até que você as incomode – e quando você fizer isso, elas convocarão vários amigos como as Formigas Soldadas para apoiá-las, então esteja preparado para uma emboscada mesmo após o ataque inicial.

Você saberá quando um inseto se torna agressivo observando a cor de seus olhos. Quando ficarem vermelhos, estarão caçando algo ativamente e, se não houver insetos menores por perto, provavelmente é você!

As aranhas – como a maioria dos outros inimigos – não se dão bem quando você tem um terreno elevado. Encontre um lugar para onde eles não possam pular e utilize flechas para enfraquecê-los até que você se sinta confortável para acabar com grandes inimigos.

Enquanto atirar flechas em inimigos maiores de pontos de vantagem em cima da grama e trevos pode ser uma estratégia ideal – não se esqueça que inimigos como aranhas e joaninhas quebram ervas daninhas e o enviam para baixo.

As bandagens irão curá-lo lentamente com o tempo – e podem até ser usadas em combate e continuarão a curá-lo.

A formiga larva parece aparecer em maior número em resposta a uma população dizimada. Se você estiver procurando por mais delas, reduza o número de formigas e veja se isso desencadeia um influxo de larvas.

Referências:

Lords of Gaming, Digital Trends, Games Radar, Game Spot, ing, wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.