Griftlands

Griftlands é um jogo de construção de deck semelhante a roguelike comelementos de história de RPG em um cenário de ficção científica, desenvolvido e publicado pela Klei Entertainment. Ele foi inicialmente lançado no acesso antecipado para Microsoft Windows em junho de 2019; a versão completa do jogo foi lançada para Windows, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One em junho de 2021.

Gameplay 

Griftlands é um jogo de construção de deck semelhante a um roguel com elementos de RPG e jogos de cartas digitais. O jogador começa o jogo selecionando um dos personagens predefinidos, cada um deles um mercenário em busca de fama e fortuna em um mundo planetário que abriga um corpo de pacificadores antagônicos, piratas e criaturas perigosas. Embora o layout do mundo seja o mesmo em cada jogo, os eventos, missões e outros elementos dentro dele são gerados processualmente ao iniciar um novo jogo.

O jogo é dividido entre mover-se em um mapa do mundo superior e envolver-se em árvores de conversação para ganhar missões ou fazer compras, e encontros baseados em cartas. No início do jogo, o personagem do jogador recebe dois baralhos de cartas pré-definidos, um representando aqueles a serem usados ​​em encontros de combate e outro a ser usado em negociações. À medida que o jogador avança no jogo, ele pode ganhar novos cards para qualquer deck de recompensas de missão ou através de lojas, atualizar os cards existentes para versões mais potentes ou ter os cards removidos de qualquer um dos baralhos. Além disso, os jogadores podem ganhar implantes especiais para seus personagens, que têm efeitos persistentes durante o resto do jogo.

Se um encontro resultar em combate, então o jogador joga com o oponente do computador. A cada turno, o jogador recebe uma mão de seu deck de combate e tem vários pontos de ação disponíveis para usar para jogar cartas, que têm custos de pontos de ação diferentes. As cartas de combate representam uma mistura de habilidades ofensivas para atacar o oponente e habilidades defensivas para bloquear ataques. O jogador é informado através da interface do jogo sobre os ataques que seus oponentes farão, para que possam se preparar de forma adequada. Uma vez que o jogador tenha usado seus pontos de ação, ele descarta todas as cartas restantes em sua mão, e a vez do oponente é resolvida. Se a saúde do personagem do jogador cair a zero, o jogo termina. Alternativamente, o jogador pode atacar para matar seus oponentes da mesma maneira, mas também pode tentar simplesmente dominá-los, permitindo que o oponente fuja se receber dano suficiente. Essa escolha pode ter impactos futuros na disponibilidade e recompensas da missão.

As negociações acontecem de forma semelhante ao combate, embora sejam entre o personagem do jogador e um único inimigo. O objetivo nas negociações é levar a resolução do oponente a zero antes da do personagem do jogador. Aqui, as cartas representam negociações amigáveis ​​que geralmente não têm efeitos nocivos, comentários hostis que podem desencadear certas ações e cartas de compostura defensiva para evitar a perda de resolução. Como no combate, o jogador recebe informações sobre quais movimentos o oponente fará. Além disso, argumentos especiais podem se tornar ativos como resultado de cartas ou outras habilidades. Esses argumentos podem prejudicar a resolução do oponente ou fornecer outros incentivos, entre outros efeitos, enquanto permanecem ativos. O jogador, em vez de testar a resolução do oponente, pode tentar tirar o argumento atacando-o diretamente.

Se o jogador morrer, o jogo será reiniciado, mas dá ao jogador a opção de carregar um resultado positivo da corrida anterior para o novo jogo, como ter feito aliados com um personagem diferente ou ter um implante disponível para o novo personagem.

Escolha ouro como presente de Fssh

No início do jogo você vai ao bar do seu velho amigo Fssh. Ela oferece ajuda e acomodação. Além disso, ela oferece 3 prêmios iniciais aleatórios. Esta reserva contém Shills, a moeda Griftlands, espaço extra em nossa armadura (inventário) para itens, atualizações de cartas, cartas em si e reforços de estatísticas básicas (saúde e resolução). O melhor desses prêmios é ouro, mas você nem sempre tem uma opção de ouro. Em tal situação vale a pena melhorar uma das cartas, tirar 2 cartas para um baralho de negociação ou de batalha e fortalecer as estatísticas. Melhorias na armadura não são importantes na fase inicial do jogo e as cartas reutilizáveis ​​geralmente não são muito lucrativas.

As negociações são uma forma mais segura de combate

Normalmente, as negociações são mais fáceis do que usar os punhos. Em particular, se falamos de adversários mais fortes do que nós. Se você perder as negociações, perderá pontos de resolução e poderá não conseguir concluir a tarefa atual. No caso de uma briga, a situação piora porque você pode acabar com o jogo acabado. Outra vantagem das negociações é uma oportunidade mais barata de comprar suporte. Se você for a qualquer local e houver outros companheiros nele, você pode suborná-los para ajudar nas negociações ou na briga. Claro, no caso de negociações, é mais barato.

Leia atentamente as descrições dos cartões

Pode parecer prosaico, mas algumas cartas oferecem vantagens se você jogá-las no início de um turno e outras no final. Griftlands tem muitos efeitos mecânicos de cartas. No entanto, não tenha medo deles. Ao passar o mouse sobre o cartão do lado direito, você verá um glossário de termos que dissipará todas as suas dúvidas. Desta forma, você pode descobrir como uma carta funcionará se você jogá-la, quanto dano ela inflige e quais benefícios você pode receber.

Após cada batalha que você vence, você obtém uma “resolução” – é uma forma de retorno

Como mencionei antes, as negociações são melhores do que o combate. No entanto, algumas missões exigem que você use a força. Também pode terminar com uma ‘resolução’, que é necessária para as negociações. Nesses casos, você deve demonstrar suas habilidades de combate. Depois de vencer a batalha, você recebe recompensas na forma de cartas, itens ou ouro. Um prêmio adicional é a restauração de vários pontos de “resolução”. Existem outras maneiras de gerar novamente essas estatísticas. No bar do Fssh você pode comprar uma bebida que vai renovar 10 pontos pelo preço de 22 ouro. Outra forma é completar a missão. Depois de terminar alguns deles como recompensa, você pode escolher regenerar 10 pontos de saúde ou “resolver”. Também existe a possibilidade de meditar ou conversar com nossos amigos. A primeira forma não é recomendada,

Sempre negocie uma taxa de missão mais alta

Ao aceitar a missão, é possível concordar com o pagamento adicional na forma de ouro como bônus. Tal negociação não é diferente de qualquer outra, exceto que quando você anula os argumentos do oponente, você recebe Shills adicionais para pagar. Após cada turno, a quantidade de ouro para quebrar uma discussão é reduzida em 25%. Normalmente, você será capaz de negociar a taxa mais baixa sem perder um único ponto de resolução. No entanto, você pode gastar mais alguns pontos para obter um bônus maior. Mas você tem que contar sua força com suas intenções. Você também pode negociar, o que resulta na perda dos bônus negociados, mas não recuperará os pontos de resolução perdidos.

Ter amigos é importante…

Em Griftlands existe um sistema de relacionamento com personagens que vivem no mundo do jogo. Existem 5 diferentes estados de relacionamento com o herói: alguém nos ama, gosta, não gosta, nos odeia ou é neutro em relação a nós. Se o personagem gostar de você, ele pode ajudá-lo nas negociações ou se for comerciante, você pode obter um desconto. E se um personagem te ama, então você recebe um bônus dele ou dela. Pode ser pontos extras de saúde ou dano extra para sua primeira carta. Você consegue isso executando tarefas do personagem ou dando a ele / ela um presente: 100/150 shills. Além disso, se você tem um bom relacionamento com um personagem, pode contar com eventos adicionais no mapa. Você pode pegar um presente dele, vir conversar com ele, para que você possa se recuperar um pouco “resolver” ou ajudá-lo com alguns problemas.

… tão importante quanto não ter inimigos

Existe o outro lado da moeda. Se um personagem não gosta de nós, será mais difícil para nós negociar. E se algum personagem nos odeia, receberemos uma punição dele na forma de rebaixamento de nossas estatísticas ou dificuldades durante a luta ou negociação. Este personagem pode atrair você para uma emboscada quando você se mover pelo mapa. Um herói pode ter uma atitude negativa em relação a nós se vencermos um duelo contra ele, matarmos seu companheiro de uma dada facção ou se escolhermos outra pessoa para fazer a tarefa. Em um estágio posterior da campanha, o último motivo é inevitável. Por isso, é preciso encontrar um equilíbrio no desempenho das tarefas e, às vezes, abrir mão da melhor recompensa por melhores relacionamentos. Você sempre pode melhorar o relacionamento com um drink no bar.

Não mate seus oponentes

Por ter um duelo com outros personagens em Griftlands, você pode causar-lhes um estado de pânico. No estado, eles anunciam sua vontade de se render e uma bandeira branca aparece acima de suas cabeças. Este estado dura 3 turnos. Se você lutar com mais de um oponente, todos eles precisam estar em estado de pânico para se render. Esta mecânica é tão importante que salva seus pontos de saúde durante o combate. Além disso, sem matar o oponente, você não se expõe à agressão de seus amigos ou companheiros de sua facção.

Não importa o quão bem você jogue duelos e negociações, você ainda perderá mais ou menos de suas estatísticas iniciais. Em caso de perder toda a “resolução” você pode continuar o jogo, mas sem a possibilidade de conduzir negociações. No que diz respeito aos pontos de saúde, eles são necessários para a continuação do jogo. Se durante uma das lutas perder uma parte significativa de alguma destas estatísticas, pode ir à barra do Fssh onde por algumas moedas de ouro podem ser renovadas, mas não por completo. A única maneira de regenerar totalmente seus pontos de HP e “resolver” estatísticas é dormir. No mesmo bar que pertence ao Fssh, você pode descansar e se regenerar. Mas você não pode fazer isso quando quiser. Após completar as tarefas principais, uma noite começará no mundo do jogo. Quando você chegar à barra, uma nova caixa de diálogo com Fssh aparecerá,

Não compre cartões descartáveis

No jogo, além das cartas padrão, também existem cartas que você pode jogar um número limitado de vezes. Você pode obtê-los como um presente ou como recompensa por tarefa. Nesse caso, essas cartas são lucrativas. No entanto, em nenhum caso vale a pena comprar esses cartões de lojistas. Por um preço semelhante ou ainda mais barato, você pode subornar um personagem para ajudá-lo com o problema. Além disso, os jogadores podem não ter certeza se escolherão tal carta no momento certo ou se terão pontos de ação suficientes para jogá-la.

Aumente o nível de suas cartas

Ter um deck focado cheio de cartas atualizadas é o que você quer antes de enfrentar o chefe final de uma corrida. Griftlands faz um excelente trabalho ao explicar a maior parte da mecânica do jogo, mas não está imediatamente claro de que forma você atualiza suas cartas. Seus cartões têm duas partes principais, uma imagem e um texto que descreve o que o cartão faz. Mas se você olhar com atenção, encontrará uma barra de progresso bem entre a imagem e o texto, que é usada para mostrar a quantidade de experiência que seu cartão tem. A barra de progresso é composta de seções que se iluminam conforme a carta ganha experiência. Cartões diferentes têm diferentes níveis de experiência necessários para um upgrade, então é difícil dizer qual é o número médio de seções de experiência.

Cada vez que você usa uma carta em uma batalha ou negociação, uma dessas seções acende. Quando todos eles estiverem acesos, você pode atualizar o cartão para uma versão melhor. Quanto mais cartas atualizadas você tiver, maiores serão suas chances de chegar ao final da corrida. Portanto, é importante que você se concentre em atualizar seus cartões.

Se você está dominando uma batalha ou negociação e há poucas chances de sofrer danos, tente esticar o encontro e usar o máximo possível de suas cartas atualizáveis. Eventualmente, você ganhará um debuff onde suas cartas não podem ganhar mais experiência, mas tente atingir esse limite sempre que puder para maximizar o potencial do seu deck.

Concentre seu deck

Com tantas cartas pendentes para escolher, é fácil aumentar o seu deck. Embora haja um monte de cartas que são fortes em seus próprios méritos, o poder e o sucesso de um baralho estão em suas sinergias. Portanto, é sempre melhor adicionar cartas que apoiem a estratégia do seu baralho em vez de adicionar cartas individualmente poderosas.

Para o baralho de negociação de Sal, é melhor você ir apenas para as cartas vermelhas (dominação) ou verdes (influência) e construir um baralho em torno delas. Para o deck de batalha dela, escolha uma estratégia (sangrar, descartar, etc) e tente construir um deck em torno dessa estratégia. O mesmo é verdade para Rook, escolha uma das opções de negociação e escolha uma estratégia para seu deck de batalha.

Embora seja divertido ter um enorme baralho cheio de cartas emocionantes, um baralho focado o ajudará a ganhar mais corridas.

Reabasteça sua determinação e saúde

Não seja econômico. Tentar economizar dinheiro em Griftlands não é aconselhável. No modo história, você lutará contra algum tipo de chefe no final de cada dia. Não entre nessas lutas com baixa determinação ou saúde, você corre o risco de começar do zero se perder. Se você tem algum dinheiro, vá para a pousada e beba com alguns amigos para restaurar sua determinação ou coma alguma comida desagradável oferecida para restaurar sua saúde. Livrar-se das cartas que você ganha com essas atividades é mais fácil do que começar uma nova corrida.

Também descobri que raramente vale a pena atualizar sua resolução ou capacidade de saúde se você tiver um deck decente. Em vez disso, use essas oportunidades para restaurar alguns recursos perdidos.

Recrute companheiros e animais de estimação

Intimamente relacionado à dica anterior, não tenha medo de gastar seu dinheiro com animais de estimação e companheiros. Conforme você avança em uma corrida, as batalhas podem se tornar difíceis dependendo das escolhas que você fez. Se você travar essas batalhas sozinho, há grandes chances de morrer.

Tente comprar um animal de estimação assim que estiver disponível, eles são salva-vidas e qualquer animal servirá. Eles têm benefícios diferentes na batalha, mas todos eles aguentam alguns golpes para que você possa sobreviver ao encontro. Também fique de olho nas missões de atualização, elas são muito mais úteis se forem atualizadas e treinadas.

Durante o modo de história, às vezes você terá uma missão vermelha ou perigosa disponível. Eu sempre recruto um companheiro para ajudar nessas missões, pois os encontros de combate costumam ser difíceis. As recompensas superam em muito o custo de um acompanhante, então, se você tiver dinheiro disponível, não precisa pensar duas vezes.

Faça muitos amigos e menos inimigos

Em Griftlands você pode poupar ou matar inimigos no final de um encontro de combate. Todos os NPCs no jogo estão conectados de alguma forma, portanto, matando alguém, você pode fazer com que outra pessoa o odeie. Quando alguém te odeia, você ganha alguns debuffs desagradáveis ​​que podem tornar o combate ainda mais difícil no futuro.

Nem tudo é desgraça e tristeza, pois você também ganha acesso a cartas únicas se você entrar em uma matança. Algumas dessas cartas são úteis, mas raramente compensam os erros que o ódio trouxe a você.

Os aliados são sempre uma ideia maravilhosa. A maneira mais fácil de fazer amigos é embebedá-los e pagar para que gostem de você, sem brincadeira. Vá ao bar mais próximo, compre uma bebida para alguém e, se gostar do que ele oferece como amigo, pague.

Aliados podem fornecer buffs poderosos, que valem bem a pena.

Obtenha enxertos mais cedo

Em Griftlands, Grafts são suas habilidades passivas ou o equivalente a relíquias em Slay the Spire. Por meio de bônus incrementais, eles aumentam a potência de seus decks.

Assim como suas cartas, os Grafts também têm atualizações e fornecem bônus ainda mais fortes quando são atualizados. Portanto, pegue aqueles que você gosta e que dão suporte ao seu deck o mais rápido possível. Se você jogar o modo de história, visite o mercado assim que tiver algum dinheiro e compre os enxertos de que gosta. Isso irá garantir que eles sejam atualizados no momento em que a dificuldade aumentar.

Prepare-se para a luta final do chefe

Dedicamos a última de nossas dicas Griftlands em nossa lista ao chefe final de uma história ou de uma jogada do tipo briga. Cuidado com esses encontros, pois eles são difíceis, pode-se até dizer um pico de dificuldade. Em todos os encontros finais com o chefe, você terá que lutar, então, se você confiou apenas na negociação, provavelmente está a caminho da derrota.

Essas lutas são difíceis, então você precisa se preparar para elas. Mesmo com um deck muito forte você pode perder facilmente. Eu sugeriria que você mantivesse seus olhos abertos para usar cartas que tenham um efeito poderoso ou convocar aliados. Essas cartas são inestimáveis ​​nos encontros finais e podem ser a diferença entre um wipe e uma vitória.

Se você conseguir colocar as mãos em algumas cartas de atordoamento para o encontro final, elas são salva-vidas.

Comece a ganhar mais corridas

São as nossas dicas Griftlands e embora haja muito mais que podemos dizer, essas dicas certamente o levarão ao fim da corrida. Se você achou nossas dicas Griftlands úteis, deixe-nos um comentário e diga-nos como você chegou ao final de sua corrida.

Dicas Gerais

Você tem dois baralhos de cartas. Um é para negociação, o outro é para combate. Pode ser tentador negligenciar um em favor do outro, mas você sobe de nível (e consegue novos) usando cada baralho, então você deseja usar ambas as abordagens de maneira bastante uniforme. Chegar ao final de uma corrida com um deck de combate raramente usado resultará em você ter que começar de novo.

Escolha um foco para seu deck. Você é tudo sobre Diplomacia ou Intimidação? Você empilha Bleeds em seus oponentes ou descarrega enormes cordas Combo sobre eles? Você não pode planejar tudo, mas quer fazer pelo menos uma coisa muito bem e adquirir cartas que joguem com seus pontos fortes.

Todos os personagens em Griftlands jogam de maneira muito diferente, geralmente usando mecânicas diferentes para ações semelhantes. Sal luta de forma diferente de Rook, por exemplo. Portanto, não presuma que você usará as mesmas cartas em todas as histórias.

Quanto mais você joga, mais novas cartas você desbloqueará para cada personagem. Experimente sacudir seu deck com novas opções à medida que elas se tornam disponíveis.

Referências:

BSS Gaming, Gameplay Tips, Games Pressure, wikipedia.

Deixe seu comentário: