1HitGames

Pesquise

Google Stadia chegará ao fim em 2023

O Google anunciou nesta quinta (29) que o Google Stadia, serviço de games na nuvem da empresa, será encerrado em 18 janeiro de 2023. A informação foi divulgada por Phil Harrison no site oficial do Stadia.

No entanto, a empresa prometeu que quem abraçou o projeto abrindo a carteira, terá o dinheiro, gasto em hardware, jogos e DLCs, de volta. A companhia planeja realizar a maioria dos reembolsos até o meio de janeiro do ano que vem.

https://twitter.com/GoogleStadia/status/1575524318481879040

No momento em que encerrar suas atividades, o Stadia terá três anos e dois meses de existência e 94 jogos lançados para a plataforma. E apesar do Google ser um dos principais nomes da computação em nuvem, e de sua tecnologia em cloud gaming ser elogiada, o serviço simplesmente não decolou.

“Há alguns anos, lançamos um serviço de jogos para consumidores, o Stadia. E embora a abordagem da Stadia para streaming de jogos para consumidores tenha sido construída em uma forte base tecnológica, ela não ganhou a tração com os usuários que esperávamos, então tomamos a difícil decisão de começar a encerrar nosso serviço de streaming Stadia”

Phil Harrison, Vice-presidente e gerente geral, Stadia

Contudo, boa parte da tecnologia continuará sendo usada com produtos da empresa como YouTube e Google Play. Além disso, parceiros da marca poderão usufruir do hardware como os controles.

Google Stadia

Embora tenha recebido parte dos grandes lançamentos da indústria dos últimos anos, como Assassin’s Valhalla, Far Cry 6, FIFA 22, o Stadia sempre teve um catálogo bem mais limitado que de plataformas como Xbox, e PlayStation e PC.

O desfalque de vários dos principais títulos da indústria, como jogos da série Call of Duty, Elden Ring, Dark Souls entre outros games de peso, parece ter tido grande impacto para o desinteresse do público pelo serviço.

Trajetória do Google Stadia

Lançado oficialmente em 19 de novembro de 2019, o Stadia surgiu como um projeto extremamente promissor. Pois dispensava a compra de um hardware para jogar grandes lançamentos dos games.

Primeiramente, uma biblioteca pouco interessante fazia parte do lançamento. Muitos jogos bons, sem dúvida, mas quase todos disponíveis em plataformas concorrentes. Além disso, o consumidor precisava comprar cada título, normalmente em preço cheio, além de pagar a assinatura.

Google Stadia

Mesmo com um plano gratuito lançado em 2020, o Stadia não conseguiu dar aquela arrancada, e os rumores sobre o fim do Stadia começaram a circular em 2021. Quando diversos estúdios foram fechados e diversos líderes deixaram o projeto.

No início de 2022, mais reclamações vieram, especialmente porque o serviço não havia entregue boa parte do que tinha prometido em seu lançamento. Por exemplo, 4K nativo, 120 quadros por segundo e latência baixa.

Assim, com o lançamento de outros serviços de jogos em nuvem como o Xbox Cloud Gaming e o GeForce Now da Nvidia, ficava cada vez mais difícil para o Stadia encontrar seu público.

No fim das contas, o Google simplesmente não conseguiu alcançar a competência que queria.

Google Stadia

Referencias

The Enemy, Techno Blog.

Extras Tags:, , , , , , , , , ,

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.