Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela Sucker Punch Productions e publicado pela Sony Interactive Entertainment. Foi lançado em 17 de julho de 2020 exclusivamente para PlayStation 4. A história gira em torno de Jin Sakai, o último samurai na Ilha de Tsushima durante a primeira invasão Mongol no Japão no século XIII.

Ghost of Tsushima recebeu análises geralmente favoráveis da crítica após o seu lançamento, com elogios direcionados para seus visuais e combate, e críticas por suas atividades do mundo aberto. O jogo vendeu mais de 2,4 milhões de unidades em seus primeiros três dias de lançamento.

Jogabilidade

Ghost of Tsushima é um jogo eletrônico de ação-aventura e stealth. Jogado a partir de uma perspectiva em terceira pessoa, o jogo apresenta um grande mundo aberto que pode ser explorado livremente. O mundo do jogo não apresenta nenhum waypoint e pode ser explorado sem orientação. Os jogadores podem viajar para diferentes partes do mundo do jogo rapidamente montando um cavalo. Um item que funciona como um gancho está disponível para acessar áreas de difícil acesso. O jogo conta com missões secundárias e outros personagens podem ser interagidos.

Os jogadores podem entrar em confronto direto com inimigos usando armas como uma katana. Eles também podem acorrentar uma série de ataques fatais depois de destacar os inimigos. Alternativamente, usar o modo stealth permite fugir dos inimigos e atingi-los silenciosamente. Um duelo corpo a corpo contra personagens não jogáveis (NPCs) também é opcional.

Escolha sua classe

Ghost of Tsushima: Legends tem quatro classes no lançamento, cada uma com suas próprias habilidades e técnicas exclusivas. Todos eles compartilham a mesma jogabilidade de combate, furtividade e travessia, mas são voltados para funções específicas. O Samurai é um lutador corpo a corpo confiável, enquanto o Caçador se destaca no combate à distância. A melhor classe furtiva é The Assassin, enquanto The Ronin desempenha mais um papel de suporte, capaz de curar e reviver seus companheiros de equipe.

Você só pode escolher uma classe para começar, desbloqueando outras à medida que ganha experiência e sobe na classificação. Não existe uma classe “melhor”, embora optemos por Samurai ou Ronin para começar, já que as outras duas requerem mais precisão para serem usadas com eficácia.

Faça as primeiras missões da história imediatamente ou você perderá ferramentas cruciais

É tentador simplesmente correr para o grande mundo aberto de Tsushima assim que o jogo permitir. No entanto, há algumas coisas vitais de que você precisa que estão bloqueadas nas duas primeiras missões. Ou seja, um arco e seu sentido de escuta que detecta o inimigo. Sem eles, você não terá uma opção de ataque à distância ou a capacidade de localizar inimigos fora da vista, o que torna difícil enfrentar quaisquer acampamentos ou bases. Portanto, conclua as duas primeiras missões antes de tentar qualquer coisa de herói. 

Derrote os arqueiros em uma luta primeiro, se puder 

Até as batalhas mais básicas em Tsushima envolviam o equilíbrio de várias ameaças de todos os ângulos. Arqueiros tornam isso mais complicado atirando flechas da periferia, dando a você mais uma coisa com que se preocupar enquanto você lida com defesas, posições e posicionamento. Você pode se esquivar das flechas se escutar os gritos e depois desbloquear a habilidade de bloquear as flechas, mas por que não tornar a vida mais fácil matando todos os arqueiros primeiro, se puder alcançá-los. Algumas das lutas maiores permitem que você lide com seis ou sete inimigos facilmente, às vezes mais, e é fácil perder os avisos de flecha em todo o caos. Priorizar os arqueiros simplesmente nivela o campo de jogo um pouco a seu favor. 

Não se esqueça das diferentes posições de combate e use-as para obter uma vantagem

Usar posições é uma parte fundamental do combate em Tsushima, então adquira o hábito de usar e alternar entre elas o quanto antes. O principal benefício é usar o ataque pesado de cada postura para derrubar a guarda inimiga correspondente – espadachins, escudeiros, lanceiros e brutos. Usar a opção certa pode fazer com que você destrua o bloqueio de um oponente em dois ou três golpes, enquanto que usar o errado fará com que você corte para fora com pouco ganho. Você também obtém um pequeno momento de câmera lenta conforme muda e pode usar para fazer um balanço da luta e decidir o que fazer a seguir (spoilers: é colocar a ponta da espada em pessoas más). 

Use suas facas de arremesso Kunai para recuperar o controle se um vôo estiver oprimindo você

Você desbloqueará Kunai no início do jogo e esses pequenos espinhos são extremamente úteis em uma luta. Se você os tiver equipado, pode lançar um no inimigo mais próximo com um toque de R1 (e mais inimigos depois, conforme você atualiza a habilidade). Embora eles geralmente não matem ninguém, a menos que já estejam em baixa saúde, eles sempre irão cambalear qualquer um que atingirem e quebrarão sua guarda. Isso os torna incrivelmente úteis para uma opção de controle de multidão, pois eles abrirão algum espaço e abrirão os inimigos para uma matança de acompanhamento fácil. 

Lembre-se sempre de verificar os corpos em busca de munição e suprimentos

Conforme Tsushima avança, você acabará com uma variedade de consumíveis e tipos de munição para completar – flechas, facas de arremesso, bombas e assim por diante. Inimigos derrotados geralmente terão algo que você pode pegar e lembrar-se de revistar corpos após uma luta pode facilmente mantê-lo abastecido. Você pode comprar a maior parte do que precisa em várias bases e acampamentos, mas isso não ajuda muito no meio de um posto avançado inimigo ou em uma missão de várias etapas. É fácil esquecer de olhar em volta quando você está seguindo um aliado ou missão de história. Portanto, tente evitar a pressa sem dar uma olhada rápida em volta ou você logo ficará sem opções vitalmente úteis. 

Stand offs são legais, mas fique escondido e use stealth kills para carregar o Ghost Meter

No início do jogo, você é um nobre samurai que enfrenta seus oponentes de frente, e é aí que os confrontos entram. Eles permitem que você desafie os inimigos em batalhas mano-a-mano com a espada mais rápida. Eles parecem incrivelmente legais quando você os puxa, mas acabe com todo o fingimento de furtividade ao anunciar você para todos ao alcance da voz. Conforme o jogo avança, você desbloqueará um medidor de fantasma que pode carregar e liberar para matar com um golpe que aterroriza o inimigo até a submissão. Ele só pode ser carregado acumulando mortes sem sofrer nenhum dano, o que é quase impossível em combate aberto. Uma vez que você tenha a habilidade, use stealth kills para carregar este poder e então liberá-lo para o máximo efeito.

Evite esquiva de martelo, já que rolar geralmente o deixa muito longe para atacar

Há um botão de esquiva muito útil em Ghost of Tsushima que evita o ataque com um toque e sai do perigo com um toque duplo. É fácil se deixar levar e martelar no meio de uma batalha agitada, mas rolar muitas vezes pode deixá-lo muito longe depois para revidar. Pode ser útil em grandes lutas para escapar de mobs, ou se aproximar de um alvo específico, mas geralmente você deve tentar se esquivar, pois isso o deixará ao alcance da espada, pronto para contra-atacar. Isso é especialmente relevante em duelos um-a-um, onde a janela para acertar um ataque pode ser breve e fácil de perder se você estiver muito longe. Alguns ataques só podem ser evitados com um teste, então tente aprender os sinais e faça isso apenas quando necessário.  

Aprenda o som para ataques desbloqueáveis ​​para ajudar a evitá-los

Enquanto a maioria dos ataques podem ser parries e bloqueados (mais se você desbloquear certas habilidades), existem alguns que você nunca pode desviar. Eles são indicados por um brilho vermelho aparecendo ao iniciar. Quando isso acontece, se esquivar ou rolar é a única opção. É importante notar que o ruído que acompanha o indicador vermelho na verdade começa a tocar uma fração de segundo antes de aparecer, então se você aprender e reagir a isso em vez do prompt visual, você receberá um pouco mais de aviso. 

Sempre verifique as cidades e centros de conversas para abrir novas missões

Existem numerosos contos em Tsushima. Essas missões secundárias desbloqueiam recursos, XP, roupas e muito mais. Você encontrará alguns conforme explora, mas muitos são descobertos em cidades e centros ao conversar com qualquer pessoa com um balão de fala pairando sobre eles. Eles nem sempre aparecem, a menos que você chegue perto, podem ocasionalmente estar escondidos em edifícios ou, devido à natureza não linear do jogo, podem ser desbloqueados em uma área para a qual você não voltou. Portanto, não se esqueça de passar por aqui e dizer oi a qualquer pessoa que tenha algo a dizer. 

Você pode trocar de armadura sempre que quiser, então troque-a quando precisar 

Há muitas armaduras diferentes em Tsushima, todas com diferentes benefícios, como aumento de saúde, dano, furtividade, arco e flecha e assim por diante. Você pode pausar o jogo e trocar entre eles a qualquer momento, então use o que precisar quando precisar – armadura furtiva para entrar em um acampamento, armadura poderosa quando tudo começar e assim por diante. Como cada opção tem benefícios específicos, você obterá o melhor uso alternando rigidamente conforme suas necessidades mudam.

Venda outros recursos para obter mais suprimentos

Os suprimentos são basicamente dinheiro em Tsushima. Esses pequenos pacotes de … coisas são o que você troca com os comerciantes por atualizações de armas e armaduras, então sempre os pegue quando puder. Você pode encontrar suprimentos em todo o mundo, de bases e aldeias a corpos e muito mais. Você também geralmente encontrará mais nas missões principais, mas mesmo se não perder nada, provavelmente ainda lutará para ter o suficiente para mais do que algumas atualizações de uma vez. Portanto, venda todos os recursos de que não precisa – como madeira e tecido – para o caçador e você terá mais do que o suficiente.

Encontre Ishikawa, as missões do arqueiro, para obter flechas em chamas que podem incendiar a grama dos Pampas

Você encontrará muitas missões secundárias vinculadas a personagens que realmente não oferecem muito além de XP e recursos. No entanto, quando você encontrar Ishikawa, o arqueiro, vale a pena chegar a pelo menos sua quinta missão, pois você desbloqueará flechas em chamas. Eles podem incendiar os inimigos, obviamente, mas também incendiarão a grama branca dos pampas que você vê no mundo. Isso significa que um tiro bem direcionado pode devastar vários inimigos e deixar pouca resistência para ataques mais próximos e pessoais.

Libere cidades para revelar o mapa 

Ghost of Tsushima tem um grande mapa e, a não ser que você ande sem rumo, costuma ser difícil descobrir onde está o próximo objetivo opcional. Felizmente, há uma maneira fácil de revelar grandes áreas do mapa: libertando cidades e fortes ocupados. Ao explorar Tsushima, você descobrirá acampamentos, encruzilhadas e cidades sob controle mongol. Derrotando os mongóis (e geralmente completando algum tipo de objetivo secundário, como juntar bandeiras), você pode ajudar os cidadãos japoneses a reassentar seu território. Depois de libertar uma cidade, ela revelará um grande pedaço do mapa ao redor dela, quase sempre mostrando dois ou três objetivos opcionais que você não tinha visto antes. 

Mude sua postura 

Enquanto Jin começa o jogo com apenas uma postura de luta de espadas, ele eventualmente desbloqueará quatro diferentes: Pedra, Água, Vento e Lua. Pedra contra espadachins, Água contra inimigos com escudos, Vento contra lanceiros e Lua contra “brutos” (inimigos enormes que atingem com muita força). Você pode mudar de postura quase instantaneamente, e o tempo fica mais lento conforme você faz isso. Como tal, você será capaz de mudar sua postura em segundos, e você deve fazer isso tão frequentemente quanto possível. No Ato I, a postura da Pedra funcionará contra quase qualquer inimigo, mas quando chegar o Ato II, você precisará combinar as posições aos inimigos se quiser causar algum dano sério.

Use seus poderes de exploração 

Entre aparar, esquivar, posturas e habilidades do Ghost, há muitas coisas para atualizar no Ghost of Tsushima. Sendo assim, você pode se perguntar por que gastou seus pontos de atualização conquistados com tanto esforço em cinco poderes despretensiosos na primeira página de habilidades. Eles são chamados de poderes de exploração e podem levar você a fontes termais, tocas de raposas, santuários xintoístas e muito mais. Embora o uso deles possa ser um pouco complicado (eles não dizem exatamente onde está o próximo objetivo opcional), cada um irá apontar a direção certa para uma atualização útil. Eles são especialmente úteis se você estiver desenvolvendo suas habilidades ou equipamento antes de uma missão de história difícil. 

Armas fantasmas facilitam as batalhas difíceis 

Cada ato de Ghost of Tsushima vem com um grande pico de dificuldade. Isso o força a melhorar na luta de espadas, mas mesmo o melhor combatente ainda pode se encontrar cercado e derrotado. Porém, lembre-se: você pode usar suas ferramentas Ghost na batalha, e elas podem mudar a maré dramaticamente. Uma bomba de fumaça totalmente atualizada, por exemplo, irá curá-lo e permitir que você execute um assassinato em vários alvos, enquanto uma kunai totalmente atualizada pode cambalear os inimigos apenas o tempo suficiente para você receber o golpe mortal. Trazer bombas e fogos de artifício para uma luta de espadas pode parecer desonroso, mas se você quiser a pureza de uma luta de espadas de samurai, procure os Duelos opcionais no Ato II. 

Parry sempre que possível 

Inimigos fortes podem derrubar Jin em apenas três ou quatro ataques, então você precisa evitar danos o máximo possível. Para isso, você tem duas opções: desviar ou esquivar. Ambas são habilidades atualizáveis ​​e você deve colocar alguns pontos em ambas antes do final do jogo. No entanto, quando possível, aparar é o caminho a percorrer. Isso porque o parry reabastece sua resolução (o que permite que você use habilidades especiais), e pode até restaurar a saúde e assustar os inimigos próximos, dependendo de suas atualizações. Quando o ataque de um inimigo brilha em azul, isso significa que está pronto para ser defendido; se for laranja, você terá que se esquivar. Aperte o botão L1 um segundo antes de a arma do seu oponente se conectar para a potência máxima. 

Como curar

Encontrando-se constantemente com pouca ou nenhuma saúde? Pode valer a pena verificar se você tem o Ki recomendado antes de entrar em uma partida, pois inimigos de nível mais alto serão muito mais letais e mais difíceis de matar.

Duas maneiras de restaurar sua saúde (independentemente da classe) são os tambores de cura e as ofertas encontradas em cada mapa. Você só pode usá-los uma vez, então não os desperdice, especialmente quando aciona os tambores – eles são projetados para serem zonas de cura para toda a sua equipe.

Você também pode equipar um frasco de cura, uma das bênçãos disponíveis em Sobrevivência sendo uma habilidade de regeneração de saúde. Alguns poderes de classe também podem ser modificados para ter um efeito de cura com o Ronin sendo o médico fantasma de Tsushima.

Referências:

The Six Thaxis, Toms Guide, Games Radar, wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.