Flotsam

Flotsam é um videogame de simulação de sobrevivência desenvolvido e publicado pela Pyjama Llama Games, que foi lançado com acesso antecipado no Steam, Kartridge, GoG, Itch.io e na Humble Store em 26 de setembro de 2019. Foi publicado anteriormente pela Kongregate, até os próprios desenvolvedores – publicado em 2020 e lançados para Microsoft Windows, Mac OS.

Gameplay 

Flotsam é um jogo de sobrevivência de construção de cidades. No jogo, você começa com um grupo de sobreviventes presos em um mundo inundado. A jogabilidade gira em torno de você como um jogador guiando esses sobreviventes pelo mundo enquanto recicla todo o lixo que é encontrado no oceano.

Comece A Coletar Sucata

Sem dúvida, a primeira coisa que um jogador deseja fazer ao iniciar um jogo é começar a coletar recursos. Literalmente, apenas colete o que estiver por perto: plástico, madeira, peixes, etc. Se os errantes se cansarem porque o jogador os está nadando em pedaços, tudo bem. Mas é importante coletar o máximo de material possível antes que as correntes oceânicas comecem a arrastá-los.

Mas para realmente permitir a coleta massiva de sucata, certifique-se de construir algumas passarelas e pelo menos 4 unidades de armazenamento pequenas . O jogador pode construir mais se sentir necessidade. Mas é importante que os errantes tenham um local para armazenar todo o material coletado.

Isso é importante porque, como o jogo provavelmente indicou, o jogador não tem mais combustível e, portanto, não tem meio de transporte. Como tal, o jogador precisa coletar e fazer uso de tudo o que está à deriva até que possa construir um meio de navegar no mar. Mas se o jogador for obrigado a priorizar qual material coletar, certifique-se de priorizar o plástico, pois é um componente necessário para várias estruturas.

Construir Estruturas Básicas

Mas não deixe que coletar sucata seja a única coisa que os errantes estão fazendo. Faça com que construam algumas estruturas básicas enquanto o resto da cidade continua a coleta de sucata. Essas estruturas podem incluir passarelas, algumas prateleiras de secagem, um destilador, galpão de marcenaria e até mesmo alguns canteiros, se a cidade puder pagar. Basta construir o mínimo necessário para permitir a coleta de sucata enquanto atende às necessidades básicas do vagabundo, como comida e água.

As prateleiras de secagem, em particular, são importantes. Eles são usados ​​para secar itens como madeira e peixes para uso futuro. E como o jogo acabou de começar, isso significa que o escorredor de pratos será o principal meio de sustento do jogador. Portanto, sinta-se à vontade para construir 3 ou mais prateleiras de secagem para garantir que haja um suprimento constante de madeira seca e peixes para a favela flutuante.

Colete Combustível, Comece A Viajar E Pesquise

Um dos edifícios mais importantes para o início do jogo é a marcenaria. Capaz de produzir coisas como lenha e corda, a marcenaria é obrigatória se o jogador quiser construir coisas como ancoradouros, combustível e eventualmente velas.

Mas, para começar, peça a um errante que use a marcenaria para criar corda suficiente para pelo menos duas estações de amarração. Em seguida, configure-o para criar lenha, que pode ser usada como combustível no futuro. Mas por que criar duas estações de amarração? Bem, essas estações de atracação servem como vagas de estacionamento para os dois tipos de barco: o barco de pesca e o barco de salvamento. Ambos têm funções autoexplicativas. Seu principal objetivo é agilizar a coleta de peixes e salvamento, respectivamente. Eles ajudam a reduzir a fadiga dos errantes e melhoram muito quanto os errantes podem coletar em um determinado período de tempo.

Eventualmente, o jogador ganhará material suficiente para criar uma vela e começar a viajar pelo oceano a sério. Isso inclui visitar ilhas para pegar vagabundos adicionais, visitar pontos de referência para salvamento, encontrar algas marinhas, etc. Mas, sem dúvida, a parte mais importante da viagem é a pesquisa. Cada ilha ou marco que o jogador visita dará à cidade mais pontos para investir em pesquisas. Esses pontos de pesquisa podem ser usados ​​para aprender como construir estruturas avançadas e criar certos itens.

Como este é o início do jogo, é altamente recomendável que os jogadores priorizem a pesquisa de itens que contribuirão para a sobrevivência da cidade. Isso inclui opções como espetinhos de peixe e destilador solar, que ajudarão a reduzir a fome e a sede da cidade, respectivamente.

Como conseguir comida

Manter seus Drifters e Animais alimentados em Flotsam é uma das partes mais importantes da sobrevivência. Não há muitas maneiras de obter comida, mas existem várias maneiras de criar receitas mais complexas. A primeira forma de obter comida requer a criação de um Ponto de Ancoragem, mais comumente conhecido como cais para barcos. Em seguida, você pode criar um barco de pesca naquela doca para pescar na área circundante.

Cada cardume de peixes em uma região tem um máximo de 25 peixes atribuídos a ele. Na minha experiência, eles sempre têm 25. Os vagabundos trazem de volta o Peixe Nibble, que não é comestível até que esteja seco ou cozido. Sua primeira fonte de comida comestível desde o início é secando Peixe Nibble em uma prateleira de secagem. O Rack de Secagem atende a mais de um propósito e é barato. Isso faz com que valha a pena construir alguns no início.

Dica Avançada: Aqueles mais experientes em Flotsam deveriam pesquisar o Fish Kabob para uma comida mais nutritiva. Outros prédios de artesanato podem criar alimentos diferentes, mas este é o único de que você precisa.

Como obter água

O segundo objetivo mais importante no Flotsam é manter os Drifters hidratados com uma boa fonte de água. Você pensaria que isso seria fácil quando todo o oceano está cheio de água, mas como muitos de nós sabemos, a água salgada não é potável.

Um destilador é usado em Flotsam para obter água doce. Utiliza lenha produzida em um galpão de marcenaria para retirar o sal da água salgada. É um processo lento, mas cria água doce potável para seus Drifters.

Dica Avançada: Dois Distillers no início são proficientes em manter seus Drifters hidratados se houver lenha suficiente por perto. No entanto, vale a pena pesquisar Solar Stills para criar água doce passivamente. Além disso, o Desalinator é uma prioridade no final do jogo devido à rapidez com que se hidrata uma colônia inteira. Um dessalinizador em vários destiladores só precisa de um derivador também.

Clique duas vezes em recursos para encontrar mais

Essa dica é direta, mas não é algo que percebi quando comecei a jogar. Clicar duas vezes em recursos na água, como madeira molhada ou resíduos de plástico, destaca cada parte desse recurso. Isso torna mais fácil encontrar outras fontes do que você precisa, em vez de procurar sem rumo.

Embora não seja uma dica superavançada, mas é importante saber, as áreas de pesca também podem ser clicadas duas vezes. Uma das partes mais frustrantes do Flotsam é encontrar áreas de pesca em um grande mapa, mesmo com o zoom totalmente afastado. Ao clicar duas vezes em um cardume de peixes, outros são destacados também. Eles têm uma pequena área para clicar, geralmente um pouco acima deles.

Construa passagens em direção a recursos e destroços logo no início

Esta é outra dica relativamente básica que se aplica principalmente ao início do jogo. No início, quando você ainda não tem um Barco de Salvamento, faz sentido construir passagens para os destroços. Este não é apenas o nome do jogo. flotsam também é conhecido como lixo aleatório flutuando no mar.

Construir caminhos para os recursos torna mais fácil para os Drifters irem e virem rapidamente com eles. Isso é importante no início, quando o tempo é mais importante.

Dica Avançada: De acordo com o usuário Tooth and Nail, os caminhos podem ser desconstruídos se você destacar especificamente um nó em vez do caminho. Parabéns a eles por apontar isso.

Ajustando a Velocidade e Pausando

A velocidade com que tudo ocorre no Flotsam é controlável no canto superior esquerdo do jogo. É pausável e funciona entre três velocidades diferentes, cada uma exponencialmente mais rápida. É algo simples de mencionar, mas faz uma grande diferença nos momentos difíceis.

Quando você estiver praticamente sem comida ou água, é importante fazer uma pausa e entender por quê. Ou como consertar a situação.

Aproveite ao máximo os barcos

O Flotsam possui dois tipos de barcos, um Barco de Pesca e um Barco de Salvamento. Os barcos pesqueiros são a principal forma de levar comida para seus Drifters. Quando uma região fica sem peixes, isso significa essencialmente que você precisa seguir em frente. Os barcos pesqueiros são atribuídos a cardumes de peixes para colher 10 peixes mordiscados por viagem.

Os barcos de salvamento são necessários desde o início para começar a viajar entre as regiões em Flotsam. Os barcos de salvamento são a única maneira de limpar ilhas e grupos de destroços distantes. Uma coisa é reunir recursos perto de sua base com nadadores, mas outra quando está fora de seu alcance.

Dica Avançada: Priorize os barcos de pesca em vez dos barcos de salvamento, porque a comida geralmente é mais importante para sua sobrevivência. Um barco de resgate pode fornecer os recursos para alcançar uma nova região quando você estiver com poucos suprimentos. Eventualmente, é importante adquirir mais barcos de salvamento para manter seus edifícios abastecidos.

Bloquear pontos de amarração / docas não os quebra

Nunca quis perder o progresso bloqueando meus pontos de amarração e fechando os barcos. No entanto, finalmente fiz isso para ver o que aconteceria e descobri que isso leva a algumas situações estranhas. Tenho certeza de que o desenvolvedor não pretendia que as pessoas bloqueassem seus próprios barcos, porque essa não é uma ideia inteligente, obviamente.

Apesar disso, aprendi que leva a uma de duas situações. Em primeiro lugar, o seu barco vai submerso e desliza em torno de edifícios ou calçadas sem falhar. Isso não causa problemas além de parecer estranho e gaguejar um pouco às vezes. Em segundo lugar, ele apresenta erros graves e se torna um exploit. Esse exploit tende a acontecer com freqüência suficiente para ser corrigido.

O problema é que seu barco permanece no lugar ou se move ligeiramente e então coleta o recurso ao qual está atribuído. Ele não se move daquele ponto e prossegue em direção à área onde o recurso está como deveria. Em vez disso, independentemente de onde o peixe ou a madeira molhada estejam, ele permanece próximo ao Ponto de Amarração. Isso leva a uma situação em que os destroços se acumulam ridiculamente rápido.

Planeje

Uma parte empolgante do Flotsam é conseguir novos Drifters para expandir sua colônia flutuante. Expandir sua colônia apresenta desafios semelhantes a outros jogos de construção de cidades. Nesse caso, conseguir novos Drifters significa ter mais bocas para alimentar tanto com comida quanto com água. Outra parte de manter seus Drifters felizes é mantê-los energizados com camas para descansar.

Ao entrar em novos territórios com aldeões disponíveis, esta é uma oportunidade de conseguir novos trabalhadores. No entanto, nem sempre vale a pena obtê-los imediatamente se você não estiver preparado. Criar pequenas casas com antecedência é uma maneira inteligente de alcançá-los se você acha que pode cuidar de suas outras necessidades também.

Se você está lutando para alimentar sua atual colônia de Drifters, adicionar mais dois pode não ser a melhor opção. Isso nem sempre é verdade, porque você pode usá-los com eficácia para revisar sua produção. Ter mais duas pessoas para trabalhar em seus novos barcos pode ser uma mudança no jogo. Digo duas pessoas, já que toda vez que você encontra pessoas, são duas.

Como funciona a priorização de empregos?

Acredito que a priorização de empregos e tarefas no Flotsam ainda está sendo aprimorada pelo desenvolvedor. Apesar disso, ainda é útil saber como, principalmente quando é implementado corretamente.

Para qualquer um que já jogou RimWorld, priorizar trabalhos funciona de forma semelhante no Flotsam. Existem oito trabalhos diferentes que um Drifter executa e cada um pode ser priorizado de forma diferente. Ao clicar no pequeno ícone do Drifter no canto inferior direito do jogo ou pressionando a tecla de atalho “Y” por padrão, a visão geral aparece. Um trabalho pode ser priorizado de zero a três.

Quando as prioridades funcionam corretamente, pode-se presumir que um cargo em três é mais importante do que um abaixo disso. Um trabalho em zero provavelmente nunca será executado por aquele Drifter também.

Dica Avançada: Uma maneira inteligente de tirar vantagem das prioridades é dar tarefas aos Drifters com base em suas características. Nem todo traço é aplicável, mas você não quer alguém puxando com um traço lento. Outro exemplo, não vale a pena enviar alguém em um barco se ficar com fome ou sede rapidamente.

Se você não está familiarizado com o funcionamento dos traços, a Dica 14 os descreve em detalhes.

Benefícios de limitar a produção do produtor

O ícone de serra no canto inferior direito ou a tecla de atalho “P” por padrão abre o menu Saída do produtor. É mais fácil ignorar este menu e não perceber o quão útil ele se torna especialmente mais tarde. O objetivo da Saída do Produtor é limitar quanto de um determinado produto é produzido.

Por exemplo, eu limite a quantidade de comida e água produzida a uma grande quantidade. Essa é uma maneira de eu ter um estoque pronto, mas assim que atinge esse limite, esses trabalhadores fazem outra coisa. Em vez de produzir peixes cozidos ou de água doce em massa, meus trabalhadores podem se deslocar para outros empregos úteis.

Dica Avançada: Limitar a quantidade máxima de água doce corta qualquer produção de água doce na Solar Stills. Felizmente, isso é algo que muda, porque é bobagem que eles parem de coletar água. Se quiser continuar a coletar água doce no Solar Stills, desligue o destilador ou dessalinizador e aumente o limite máximo.

Como obter sucata de metal

A sucata de metal não é coletada da mesma forma que outros Flotsam na água. É eliminado de ilhas específicas em certas regiões com um Barco de Salvamento. Alguns exemplos incluem cidades abandonadas, cabanas abandonadas e rodovias submersas chamadas viadutos.

Dica Avançada: Isso é mais um PSA do que uma dica avançada, elimine o máximo de sucata de metal possível. Até que você esteja pronto, a sucata de metal é importante para os edifícios do jogo final. Eles são importantes para tornar sua vida mais fácil a longo prazo.

O que os animais fazem?

Animais em Flotsam são simples porque não fazem muita coisa. Se uma região no mapa mundial tem animais, ela se refere a uma gaivota ali. Os jogadores podem pegar um Barco de Salvamento para ganhar uma nova forma de Drifter em sua colônia, na forma de uma Gaivota.

As gaivotas precisam de cama e comida, mas não de água. Eles irão transportar um item por vez e resgatar em qualquer lugar em sua região. Transportar um item por vez em curtas distâncias em sua colônia pode ser eficaz. No entanto, usar gaivotas para salvar é um pouco bobo. O desenvolvedor confirmou que as Gaivotas têm a mesma taxa de fome que os Drifters.

Melhor pesquisa para enfocar primeiro

Pesquisar receitas para novos edifícios é uma maneira vital de tornar sua sobrevivência mais fácil em Flotsam. A melhor pesquisa para focar no início gira em torno de manter seus Drifters alimentados e hidratados.

Solar Still – Fonte passiva de água doce sem necessidade.

Fish Kabob – principal fonte de alimento que substitui os suportes de secagem. Apenas um é necessário para alimentar um grande número de pessoas. Eu usei um para alimentar até 17 Drifters.

Scrapsmith – Isso é importante para criar certos edifícios no final do jogo, como o Desalinator.

Dessalinizador – fonte primária de água doce que substitui o destilador. Semelhante ao Espetinho de Peixe, pode-se hidratar muitos.

Pátio ou  casa de armazenamento – O pátio de armazenamento aumenta de 20 para 100. A casa atualizada cria espaço para dois residentes em vez de um.

Quaisquer outras receitas não são necessárias. A cabana de pesca não é uma maneira ruim de obter peixes se você tiver uma fonte de algas marinhas crus. Mas a alga crua não é comum. É mais provável que você vá para a próxima região em busca de mais peixes do que perder tempo na Cabana de Pesca. Até que algo mude, recipientes de água adicionais são uma perda de tempo.

Dica Avançada: Abordei a maior parte do que você precisa saber acima. No entanto, vale a pena reiterar que um Espetinho de Peixe e um Desalinador são provavelmente suficientes para toda a sua colônia. Isso economiza tempo, pois usa menos trabalhadores e libera outras pessoas para trabalhos diferentes.

Compreendendo os traços dos errantes

Cada um dos Drifters e das Gaivotas em Flotsam tem uma característica que os ajuda ou prejudica. As características são mostradas no perfil de um Drifter, sob suas estatísticas. Para acessar o perfil deles, você pode clicar neles ou abrir todos os Drifter com o menu de teclas de atalho “Y”. Se você esquecer a tecla de atalho, é o ícone do Drifter no canto inferior direito. Clicar em qualquer pessoa dessa lista irá abrir seu perfil.

Todas as características em Flotsam seguem efeitos semelhantes, como tornar algo mais rápido ou mais lento. 

Torpedo – Drifters movem-se mais rápido.

Tartaruga – Drifters movem-se mais devagar.

Menu infantil – os errantes comem menos.

Hungry Hippo – Drifters ficam com fome mais rápido.

Colocando jardas de armazenamento com eficiência

Colocar os Yards de armazenamento de forma eficiente é algo que eu gostaria de ter feito mais antes. Semelhante a outros construtores de cidades, cada lote de armazenamento pode ser classificado em apenas alguns bens colocados lá. Posicionar estrategicamente os pátios de armazenamento pequenos facilita para os barcos deixarem suas mercadorias e voltarem.

O mesmo conceito se aplica a áreas onde ter lenha prontamente disponível beneficia uma oficina. Dominar o posicionamento dos pátios de armazenamento é uma maneira de economizar muito tempo e maximizar a eficiência de seus Drifters.

Referências:

Slyther Games, Screen Rant, wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.