Fallout 4

Fallout 4 é um jogo eletrônico do gênero RPG de ação ambientado em mundo aberto produzido pela Bethesda Game Studios, sendo o quinto título principal da série Fallout. O game foi lançado para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One no dia 10 de Novembro de 2015 pela Bethesda Softworks.

O jogador assume um personagem referido como “Sole Survivor” (“sobrevivente solitário”), que emerge da Vault 111 (traduzido como “refúgio”), um abrigo nuclear subterrâneo. Após o personagem testemunhar a morte do seu cônjuge e o sequestro do filho, o “sobrevivente solitário” viaja pela Commonwealth de Massachusetts, nas áreas ao redor de Boston. O jogo é baseado em sistema de RPG, de modo single player, com exploração de mundo aberto. Fallout 4 é o primeiro jogo da franquia em que o protagonista tem voz.

Fallout 4 foi um sucesso de vendas e de crítica, com muitos elogiando a profundidade do mundo do jogo, a liberdade dada ao jogador, a quantidade de coisas para fazer, a história, sistema de profissões, as personagens e a trilha sonora. A qualidade gráfica, contudo, não foi unânime e os problemas técnicos foram criticados. O jogo vendeu mais de 12 milhões de unidades e faturou 750 milhões de dólares nas primeiras 24 horas de lançamento.

A história

Os jogos da franquia Fallout colocam você em um futuro distópico, em que a humanidade entrou em guerra por causa de recursos. Os combates só foram encerrados depois de um verdadeiro holocausto nuclear que dizimou quase toda a população mundial. Algumas pessoas, no entanto, sobreviveram por terem se abrigado a tempo em fortes subterrâneos, os chamados Vaults. É de um deles, o Vault 111, que sai o protagonista de Fallout 4, que se passa em sua maior parte 200 anos após o fim da guerra nuclear, mais precisamente em 2277 – o mesmo ano de Fallout 3. E, enquanto o abrigo do jogo anterior estava perto de Washington, o do novo se situa em Boston e é rodeado por um ambiente retrô e, ao mesmo tempo, futurista, que promete ser do tamanho do mapa de The Elder Scrolls V: Skyrim.

É do Vault 111, que sai o protagonista de Fallout 4, que se passa em sua maior parte 200 anos após o fim da guerra nuclear, mais precisamente em 2277 – o mesmo ano de Fallout 3

A história toda será narrada pelo ator Ron Perlmann, que fez Hellboy, e o protagonista, pela primeira vez, não será mudo. Mais de 13 mil linhas de diálogo foram gravadas para Fallout 4, o que é mais que Fallout 3 e Skyrim combinados. A trama também continuará depois que o jogo for finalizado, e será possível terminar tudo sem matar personagens.

O combate

O terceiro game da série pós-apocalíptica deixou de lado a visão isométrica e os combates por turno dos dois anteriores. No lugar, os desenvolvedores da Bethesda incluíram um estilo mais próximo do tiro em primeira pessoa que continuará em Fallout 4. O jogador poderá mirar a seu bel-prazer, mas também poderá contar com um recurso chamado de V.A.T.S., ou Vault-Tec Assisted Targeting System. O sistema desacelera o tempo e mostra em que parte do corpo os tiros darão mais dano, o que deve tornar as coisas um pouco menos difíceis no mundo devastado por bombas nucleares e repleto de animais e humanos mutantes. Inimigos mortos (e missões, é claro) renderão pontos de experiência, que virarão níveis e serão transformados em mais habilidades para usar em combate ou fora dele.

Shooter ou combate tático? Você decide

Em Fallout 4, as mecânicas de tiro foram nitidamente aperfeiçoadas em comparação a Fallout 3 e New Vegas, tanto na visão em primeira quanto em terceira pessoa. A câmera pode ser alterada a qualquer momento do gameplay, mas a opção em primeira pessoa continua ideal para explorar os ambientes em busca de equipamentos, armas e recursos.

Quem é novato na série Fallout ainda não deve conhecer muito bem o incrível sistema tático V.A.T.S, no qual o jogador pode desacelerar o tempo para acertar com mais precisão pontos específicos do corpo do oponente. O V.A.T.S pode ser acessado pelo do botão L1, no joystick do PlayStation 4, ou usando o LB, um dos gatilhos alocados do lado esquerdo do controle de Xbox One.

Especialmente no início da jogatina, o recurso de mira assistente da Vault-Tec é indispensável, pois os equipamentos são de baixa qualidade e há poucas munições à disposição. Por isso, o V.A.T.S é uma ótima forma de iniciar bem a aventura, os acertos precisos certamente vão salvar a sua vida e, é claro, poupar muitos de seus recursos escassos.

Assim como nos outros games da franquia, o desempenho do jogador ao utilizar o sistema V.A.T.S depende do tipo de arma utilizada e dos atributos aplicados. Ao focar na habilidade “Percepção”, por exemplo, você poderá visualizar os pontos fracos do inimigo, enquanto a “Inteligência” aprimorada consegue destacar o oponente mais próximo. Além disso, qualidade “Sorte” também pode ser de grande ajuda, já que eleva consideravelmente as chances de dano crítico.

Se você ainda prefere utilizar o sistema de mira aberta, saiba que guardar a arma em momentos pontuais do combate pode ajudá-lo a escapar de inimigos mais fortes, pois o personagem vai ficar mais ágil e, consequentemente, conseguirá correr com maior rapidez. Para armazenar o armamento principal, pressione e segure o botão quadrado/X no joystick.

Sempre que possível deixe Dogmeat, o parceiro canino do protagonista, avançar sobre o oponente. Isso vai fazer com que a criatura rival se distraia e tenha bastante trabalho para lidar com as investidas do cachorro. Aproveite os momentos de distração para descarregar o pente de balas no adversário.

Atenção à radiação

Basicamente, a cidade de Boston de Fallout 4 é um mar de radiação. Ser afetado pela radioatividade diminui a sua saúde máxima, deixando, assim, o personagem mais vulnerável a ataques. Os alimentos, por exemplo, quando estão crus, devem ser cozidos em uma estação para serem devidamente esterelizados.

Fique atento também aos monstros que têm ataques radioativos, pois as investidas corpo a corpo deles conseguem diminuir consideravelmente a sua barra de vida. Não se desespere com a radiação, afinal existem materiais no jogo com a finalidade de desintoxicar o sobrevivente, como os itens RadAway e Rad-X.

Outros componentes medicinais imprescindíveis na terra desolada são os Stimpaks. Há grande variedade deles espalhados pelo extenso mapa do jogo, que variam de acordo com a eficácia. Um Ultra Stimpak, por exemplo, é capaz de reconstituir praticamente todos os pontos de vida do personagem, enquanto o item comum regenera apenas 30% do total.

Vez ou outra você, inevitavelmente, vai ficar sem recursos medicinais para restabelecer os pontos de vida. Quando isso acontecer, vasculhe residências em busca de camas ou colchões para dormir, já que descansar também restaura o HP. Outra opção é fazer uma viagem rápida para relaxar em algum local seguro, como o Santuário ou Diamond City.

Favorite itens 

Assim como em todo RPG, o personagem de Fallout 4 necessita de alguns recursos essenciais para sobreviver à cidade desolada. Para evitar ter que abrir o Pip-Boy – o acessório de gerenciamento de recursos do game – a todo momento com os botões “círculo” ou “B”, destaque os itens favoritos no inventário rápido, acessível por meio dos direcionais do joystick.

Abra o Pip-Boy, acesse as abas de consumíveis e armas para favoritar os objetos desejados pressionando os botões “R1″/”RB”. Em seguida, basta posicionar os itens no menu rápido da forma que bem entender. Procure deixar mais de um tipo de armamento no inventário para quando o personagem ficar sem munição, bem como Stimpaks, RadAway e outros artigos que regeneram o HP e amplificam habilidades.

 Salve o jogo com frequência

Embora Fallout 4 seja uma das maiores franquias single player dos games, não há como negar que ela tem um passado bastante conturbado em relação a problemas de salvamento e bugs.

Por isso certifique-se de utilizar a opção “Salvar rápido” – disponível ao pausar o título –  sempre que possível, porque será a partir daquele ponto que o personagem vai renascer depois de morrer (esteja ciente de que é você o responsável pelos checkpoints). Antes de desligar o console ou PC, salve mais uma vez por precaução em um slot diferente na opção “Salvar”.

Você pode guardar itens nas mesas de fabricação de itens

Cada região com uma mesa de fabricação de itens é uma central de armazenamento de itens em potencial. Você pode depositar suas tralhas por lá sem medo de perdê-las posteriormente. Melhor ainda, todas as mesas de fabricação de uma mesma região são conectadas: Se você colocar seus itens em uma mesa de fabricação de armas, eles estarão disponíveis na mesa de fabricação de armaduras ou de poções.

Isso é muito útil no complexo sistema de fabricação de Fallout 4, que exige que você acumule itens constantemente para construir e arrumar equipamentos. Use o recurso de viagem rápida entre seu workshop favorito e a área que você está explorando para não deixar nenhuma bugiganga para trás.

Você pode reconstruir Sanctuary para conseguir itens bacanas

Usando suas habilidades de fabricação, você pode destruir as casas velhas de Sanctuary (não se esqueça de saqueá-las antes) e colocar novas construções bacanas no seu lugar. Fazendo camas, abrigos e cumprindo missões do Minutemen, você terá um belo vilarejo em breve.

Isso, por sua vez, vai atrair mercadores que vão tentar trocar um monte de itens bacanas com você, inclusive algumas armas poderosíssimas. Você também pode subir de nível só reconstruindo a sua cidade. Isso é muito bacana.

A Power Armor fica onde você a deixou

A sua Power Armor fica onde você a deixou, então se você quer economizar Fusion Cores não tenha medo de deixá-la para trás… só não se esqueça do lugar onde você está fazendo isso.

Assim que ganhar sua primeira Power Armor vai ter vontade de a usar o tempo todo, mas se fizer isso irá gastar os Fusion Core com rapidez. A maioria está espalhada ao longo da Wasteland, e por vezes até terá de invadir outros Vaults para recolher alguns (a não ser que tenham um carisma elevado).

Prefira guardar a armadura no Sanctuary, reservada para situações particularmente difíceis ou para explorar zonas muito contaminadas. Já agora, se encontrarem um inimigo montado numa Power Armor, lembrem-se que elas também usam Fusion Cores. Tentem esgueirar-se do alvo e roubar o núcleo antes que se apercebam da sua presença.

Construa um sino

Conforme você ganha seguidores, você vai perceber que eles tendem a sumir nos arredores de seu vilarejo caso não estejam te acompanhando. Você pode perder muito tempo procurando por eles, então é uma boa ideia construir um sino. Basta tocá-lo para que todos venham até você.

Vasculhem bem os arredores

Esta dica é válida assim que começam a dar os primeiros passos no Vault 111, mas aplica-se a todo o jogo. Procurem bem cada edifício e estrutura que encontrarem, porque nunca se sabe onde podem encontrar uma banda desenhada, uma revista, ou figuras. São itens valiosos que podem ser facilmente ignorados, mas garantem efeitos duradouros ao jogador.

Mais dano para as armas, maior agilidade, melhores técnicas de negociação, e outras vantagens semelhantes, é o que vos espera se recolherem estes objetos, por isso estejam atentos.

Já agora, outra pequena dica. Ao explorarem os edifícios e estruturas da Wasteland, que por vezes são enormes, podem perder um pouco a direção. Se for o caso, considerem ativar a habilidade V.A.N.S. da árvore de talentos de Inteligência. Assim podem consultar o V.A.T.S. – fora de combate – e receber indicações para o próximo objetivo.

Alimentação saudável

Enquanto exploram as ruínas de Boston, vão encontrar muita comida e bebida, mas nem todas estão em condições para serem digeridas. Aliás, a maioria da comida e da bebida que vão encontrar está contaminada com radiação, e se comerem demasiado, isso terá efeitos muito negativos na saúde do jogador. Em vez de comerem carne crua, aconselhamos que experimentem as várias estações de culinária espalhadas pelo mapa. O processo remove a radiação e aumenta a saúde restaurada pelo alimento.

Algumas receitas até incluem vantagens temporárias para o jogador, como a capacidade de transportar mais equipamento, ou maior resistência a dano. A forma mais segura e rápida de ganhar saúde passa pelo uso de Stimpacks, mas sugerimos que os guardem para alturas de pânico, ou em caso de um dos membros ficar danificado.

Em boa companhia

Os companheiros de Fallout 4 desempenham um papel importante no jogo, e podem ser uma ajuda preciosa para o vosso combate. Também podem fornecer outro tipo de serviços, como a capacidade para fazerem hack a terminais, dependendo do companheiro. A relação também vai evoluído, permitindo desbloquear ainda mais vantagens com o tempo.

Cada companheiro tem uma personalidade única, e se prestarem atenção aos seus comentários, vão aprender que tipo de atitudes aprovam ou desaprovam por parte do jogador. Se a personalidade do jogador e do companheiro for muito díspar, talvez seja boa ideia procurar um parceiro que partilhe as mesmas convicções. Até podem avançar para uma aventura romântica com o companheiro, o que desbloqueará outras vantagens, mas essas vão descobrir sozinhos.

Materiais

O sistema de construções de Fallout 4 requer muitos recursos, especialmente devido ao amontoado de objetos que precisam de colecionar para terem os itens necessários para construírem algo. Isso significa que pode ser difícil acompanhar o recurso necessário, sobretudo quando estão a pesquisar uma gaveta com balas a voar por todo o lado.

Aconselhamos a “marcar” os objetos que querem construir através do menu de construções, já que todos os itens com as partes necessárias serão assinalados com um pequeno ícone. Isso facilitará a recolha de materiais específicos, mas quando começarem a vossa aventura, não se acanhem e apanhem tudo o que não estiver pregado ao chão. Isto pode dar um bom arranque ao jogador quando finalmente decidir começar a construir.

Donos do comércio

Além de servirem como o local perfeito para construírem a vossa casa de sonho, as pequenas aldeias também podem ser uma boa forma de ganhar algum dinheiro. Se construírem lojas perto dos acampamentos e convencerem a população a habitá-las, vão começar a receber caricas (o dinheiro de Fallout 4) na nossa estação de construção. Esta é uma função que pode passar despercebida ao jogador, mas se quiserem recolher o dinheiro, carreguem em “Transfer”, e depois na categoria “Misc.” Passados alguns dias podem voltar para levantarem mais caricas.

Retirada estratégica

Não há vergonha nenhuma em assumir a derrota, sobretudo numa situação complicada. Se a saúde estiver em baixo, se não tiverem Stimpacks, e o vosso parceiro estiver indisponível, têm duas escolhas: lutar até ao último suspiro, ou fugir. Alguns jogadores podem sentir-se tentados a ignorar a segunda opção, mas não devem fazê-lo. Isto é um RPG, e vão acontecer situações em que podem encontrar inimigos de nível superior.

Nestes casos, o melhor mesmo é fugir e tentar subir mais alguns níveis, antes de regressarem mais tarde para o tira-teimas. Já agora, fica outro conselho. Se um combate parecer mais trabalhoso do que se calhar vale a pena, podem tentar ignorá-lo. Os robôs de segurança são particularmente duros, e raramente terão recompensas pelo vosso trabalho, por isso tentem agir de forma sorrateira para evitar os combates.

Melhorem suas armas

Em Fallout 4 podem melhorar as vossas armaduras e armas, e devem fazê-lo, mas não exagerem de início e não melhorem cada arma que apanham. Esperem por armas lendárias, que são normalmente largadas por inimigos especiais devidamente assinalados. Já agora, estes inimigos costumam sofrer mutações, o que na prática significa que terão de os combater duas vezes.

Estas armas lendárias costumam ter características fantásticas logo à partida, e se forem melhoradas tornam-se em ferramentas essenciais para distribuírem a vossa fúria por toda a Wasteland.

Ataquem primeiro (de preferência sem o inimigo perceber)

Sempre que possível, sobretudo com inimigos mais duros, tentem ser os primeiros a atacar. Melhor ainda, façam-no a partir da posição furtiva, o que duplica o dano causado no ataque inicial. Isto é particularmente verdade com as Sniper Rifle: um tiro certeiro na cabeça é vitória quase garantida. Mas se não puder ser, uma boa cacetada com um taco cheio de picos também costuma resultar.

Para estes ataques sorrateiros, aconselhamos a utilização da mira manual, que pode ser imprecisa à distância. O V.A.T.S. também tem ataques críticos, que podem ser ativados manualmente, mas estes disparos devem ser guardados para situações críticas.

Dicas

Carregando corpos e objetos

PS4: Segurar o X, Xbox One: Segurar o A, PC: Segurar o E.

Bom comando para “limpar” os settlements de corpos de inimigos ou para decorá-lo. E não é tão intuitivo – no Fallout: New Vegas, o atalho de teclado para segurar e carregar as coisas é Z.

Esperar / wait

Use o T (PC) quando estiver sentado (a) em uma cadeira ou sofá qualquer. Uma mensagem no jogo te mostrará o botão de atalho para esperar.

Lanterna e mudar a cor da interface/Pip-boy

Segure o botão correspondente ao pip-boy para ativar a lanterna. Ela te torna mais facilmente detectável por inimigos, e, por padrão, é verde.

Trocar itens com o Dogmeat sem ele correr de você

Você vai tentar trocar itens com o seu cachorro, e ele sai correndo. É mais fácil dar primeiro um comando “go” para ele chegar mais perto e depois ativar o diálogo para troca de itens.

Local Leader: Conecte seus settlements (nível 1) e tenha lojas (nível 2)

Com a perk Local Leader, no nível 6 de Charisma, você pode usar um settler para viajar entre 2 settlements e conectá-los. Use a visão do workshop, olhe para o settler e aperte Q (PC) para escolher para onde ele vai. Isso significa que os junk itens deles serão compartilhados. Só os junk + crafting itens, e não armas, armaduras, etc. Água e comida são divididos caso um dos settlements esteja com fome/sede.

No nível 2 você pode começar a construir lojas. Cada loja precisa de um settler trabalhando nela para funcionar, e de tempo em tempo vai gerar bottlecaps, que serão armazenados no seu workshop.

Se você tem um settlement X conectado ao settlement Y, conectar qualquer supply line ao settlement X também te dará acesso aos junk items de Y. 

Atenção: Conectar TODOS os settlements a um lugar só (como Sanctuary Hills) pode ser um problema mais tarde no jogo, pois toda vez que você visitar o local ele estará cheio de caravanas.

Adesivo

Item importante para a modificação de armaduras, ele costuma ficar em falta.

Uma solução é ir na cooking station e fazer vegetable starch, com corn + tato + mutfruit + purified water. Rende 5 adesivos.

A defesa dos settlements

Para minimizar a quantidade de invasões nos seus settlements, mantenha o número de defesa acima da soma de água + comida. Se você tem 5 de água e 5 de comida, a defesa deve estar em 10+.

Cada settler pode tomar conta de 3 postos/guard posts, com cada posto gerando 2 pontos. Turrets também aumentam sua defesa. Você também pode colocar os turrets em cima de telhados, na beira; ou em locais onde os inimigos teriam dificuldade para chegar neles a pé.

Equipando os settlers

Troque equipamentos com eles para aumentar as defesas dos personagens. As armas de fogo iniciais deles costumam ser pipe pistols, bem fracas.

Caso você dê a eles uma arma com outro tipo de munição, também é necessário equipar neles 1 bala do novo tipo de munição (basta 1 bala e eles terão munição infinita.)

Nota: Já seus followers consomem as balas que você der para eles. Se as balas de todas as armas deles acabarem, eles voltam a usar a arma padrão deles, que tem munição infinita.

Guardar a arma

Segure o botão para recarregar. Essa é conhecida para os jogadores de Fallout, mas vale a menção.

Como funciona o stealth

Quando você está em modo furtivo, alguns indicadores aparecem no topo da tela, como [Hidden], [Detected] e [Danger]

Quanto mais próximos os colchetes estiverem da palavra no centro, mais próximo você está do próximo nível – ou seja, os colchetes se fechando em “hidden” indicam que você está próximo (a) de ser detectado. Da mesma maneira, ir para um canto seguro e não chamar a atenção por um tempo “afrouxa” os colchetes caso tenham te visto.

Não correr e não usar a lanterna minimizam sua chance de ser detectado (a).

Usando o sistema de cobertura/cover

Sabe quando os inimigos miram em você por trás de uma parede? O (a) Sole Survivor pode fazer isso também: Encoste na parede que quer usar como cover, próximo ao canto, então use o botão de mira.

Roubaram sua power armor?

É isso mesmo, NPCs podem pegar a sua power armor caso ela esteja parada em algum lugar que não seja uma das estações amarelas. Tire o fusion core delas para que o NPC não tenha interesse nela.

Nomeando suas armas e armaduras

Você pode dar nomes novos aos equipamentos nas estações de crafting de armas de fogo e armaduras. Elas também podem receber certos tipos de formatação html, como <u>NOME</u> para o texto aparecer grifado, <i>NOME</i> para itálico e <b>NOME</b> para negrito.

Guarde todos os Overdue Books que encontrar

Estes itens podem ser trocados por tokens e prêmios em terminais pelo Commonwealth.

Montando novos settlements rapidamente / coletando junk

O ideal é conectar o novo settlement imediatamente com outro, assim você tem acesso a mais junk items para montar os turrets e outros recursos locais, sem precisar sair por aí coletando coisas. Se não tiver um settler disponível para criar uma supply line, construa primeiro um gerador e uma estação de rádio que chama novos settlers.

Memorize os itens que geram o tipo de scrap que você precisa para construir os settlements. Exemplo: precisar de muita cerâmica, borracha e cobre, por exemplo (para fazer os geradores, estações e turrets), então pegue o costume de coletar canecas, cinzeiros, chaves inglesas, etc. Não custa nada pegar fontes de óleo também, como sabão e isqueiros.

Para fazer mods em armaduras, pegue todas as fontes de adesivo que encontro, assim como fontes de ballistic fiber, que são bem raras (military ammo bag e military duct tape.)

Referências:

Game Reactor, Terra, Bichos Geek, Br Ing, Wikipedia, Techtudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.