Ever Oasis

Ever Oasis é um videogame RPG de ação e aventura desenvolvido pela Grezzo e publicado pela Nintendo para o console de videogame Nintendo 3DS. Ever Oasis lembra a série Mana, que também envolveu o diretor Koichi Ishii, em seus elementos de jogabilidade, e é considerado o sucessor espiritual dessa série. O jogo foi lançado na América do Norte, Europa e Austrália em junho de 2017, e no Japão no mês seguinte. O jogo é compatível com todos os dispositivos da família Nintendo 3DS e usa funções do Novo Nintendo 3DS. Não é compatível com o Circle Pad Pro.

Gameplay

No jogo, os jogadores tentam construir um oásis próspero completando missões em masmorras e cavernas no deserto. Os jogadores podem formar um grupo de até três personagens e lutar contra os inimigos possuídos pelo Caos em combate em tempo real, com a capacidade de alternar entre três membros do grupo. Os jogadores podem procurar materiais em cavernas e masmorras cheias de quebra-cabeças que podem ser usados para reabastecer Bloom Booths. Os Bloom Booths podem produzir Dewadems, que são uma forma de moeda. Outras mudas podem se juntar ao oásis do jogador e criar seu próprio Bloom Booth exclusivo, que pode ser classificado por meio de reabastecimento e conclusão de missões. Existem algumas mudas, no entanto, que não podem criar estandes de flores. Membros de outras tribos que os jogadores encontram em sua jornada podem ajudar entrando em missões e explorando materiais. O jogo é influenciado pela estética egípcia antiga.

Bônus de estande

Não existem lojas no meio do deserto. Pelo menos, não até você começar a construí-los! Você pode preencher seu oásis com pequenas lojas chamadas Bloom Booths. Residentes e visitantes podem estocar alimentos e outros materiais – e você receberá uma parte dos lucros. Você pode ajudar a aumentar seu bônus de desparasitação (a moeda do jogo) ao colocar lojas semelhantes próximas umas das outras e, em seguida, colocar uma planta auxiliar em um pilar entre as duas lojas. Por exemplo, se você plantar uma Tasty-Treat Seed entre duas lojas de alimentos, poderá aumentar as vendas de ambas as Bloom Booths.

Ajuda contratada

Agora que você é um chefe ocupado, pode não ter tempo para sair para explorar o deserto. Mas não se preocupe – você pode enviar uma equipe de exploradores para fazer o trabalho por você. Basta selecionar no mapa a localização que deseja que eles explorem e, em seguida, escolher se deseja que eles caçam monstros ou materiais. Você pode selecionar membros da equipe com base em suas habilidades específicas, como Mineração. Você também pode contratar alguém para cuidar de sua horta. Ou seja, você pode aumentar os itens do inventário em vez de caçá-los.

Materiais e sementes

Os residentes e visitantes de seu oásis precisam de um lugar para conseguir coisas importantes como comida, roupas e, claro, brinquedos. Você pode pesquisar itens e materiais enquanto explora o deserto. Quem sabe o que está escondido por aí! Cultivar sua própria comida é outra boa maneira de fornecer um estoque estável para Bloom Booths. Você pode obter sementes para grãos como cevada, centeio e trigo, depois plantá-las em um jardim e esperar que a floração comece.

Estocagem de prateleiras

Um Bloom Booth vazio é uma coisa triste. Se a felicidade do dono de uma loja é baixa, a felicidade geral do oásis é baixa. Portanto, tente manter seu oásis feliz mantendo as prateleiras abastecidas com os produtos e materiais de que precisam para sobreviver e prosperar no meio do deserto. E não se esqueça de coletar seu lucro! Procure o ícone de gota de chuva azul acima de uma cabine de flores e use o poder Green Gale na loja para obter seus desodorantes.

Árvore de Síntese

Você pode coletar itens em suas expedições pelo deserto – e receitas para transformar esses itens em itens ainda melhores. Reúna o que você precisa e vá até o segundo andar da sua casa no jogo e faça uma pequena visita à Árvore de Síntese. Selecione uma receita e assista com espanto como itens como armas e roupas aparecem magicamente diante de seus olhos!

Não durma em aventuras noturnas

Você pode se aventurar no deserto a qualquer momento para reunir recursos, lutar contra monstros, completar missões secundárias e explorar novas áreas. Você pode ficar tentado a voltar ao Oasis à noite para terminar as tarefas diárias e evitar os inimigos mais assustadores, mas não faça isso todas as noites.

Os inimigos que saem à noite são diferentes dos diurnos e, embora sejam mais resistentes, eles vão recompensá-lo com itens melhores e mais raros. Alguns você pode trocar com mercadores por recursos de terras distantes, alguns você pode usar na elaboração de receitas e alguns você pode usar para estocar novos Estandes de Flores!

Além disso, você viu como essa areia azul cintilante é bonita uma noite? Ever Oasis muda lindamente ao longo do dia conforme o sol nasce, viaja pelo céu e se põe para revelar uma paisagem noturna mágica. Fique pelo deserto para ver e lute contra monstros mais difíceis de vez em quando.

Encontre itens raros em seu Oasis

Embora o deserto tenha muitos itens raros para todos os tipos de propósitos, também há alguns bem debaixo do seu nariz, se você souber onde procurar. Conforme seu Oasis sobe de nível e se torna mais próspero, a fonte começará a atrair fadas, que parecem pequenos pontos de luz voando ao redor. Esna diz que quanto mais fadas você tiver, melhor será o seu Oasis.

O que você pode não saber sobre essas fadas é que elas estão segurando os itens que você deseja. Simplesmente use a habilidade Wind Gale de sua muda para explodir através das fadas e coletar uma flor especial ou duas. Você pode ter que inclinar seu Wind Gale algumas vezes antes de acertar os dois, mas continue tentando. E não se preocupe, as fadas reaparecerão antes que você perceba, mas você só pode obter itens delas uma vez por dia.

Outro lugar para adquirir recursos especiais é fora de sua casa na primavera. Parece muito sereno durante o dia, mas à noite você notará luzes mágicas brilhantes – mais fadas? – flutuando acima da superfície da água. Use seu vendaval aqui também para coletar mais itens raros todas as noites.

Manter a proteção do arco-íris ou plantas de caos de risco

Uma vez que seu Oasis atinge o nível 3, você ganha Proteção Arco-Íris, que dá a você um aumento de saúde que é diretamente proporcional ao quão felizes seus residentes estão. Se você não mantiver sua proteção de arco-íris, você corre o risco de crescer as plantas do caos, o que faz com que Noots relute em visitar seu oásis e comprar seus produtos.

Manter seus residentes felizes é tão simples quanto manter suas lojas abastecidas e movimentadas. Certifique-se de verificar seus suprimentos todos os dias e reabastecer sempre que puder. Se uma loja ficar sem estoque, o lojista ficará realmente insatisfeito, então é melhor não permitir que isso aconteça.

Plante as lojas que os residentes desejam

Cada residente tem algo que o faz sentir-se realizado, e isso geralmente é encontrado em várias lojas. Ao decidir qual Bloom Booth plantar em seguida, sempre considere as necessidades de seus residentes primeiro. Afinal, um oásis feliz é um oásis saudável.

Sintetizar e equipar melhor equipamento sempre que possível

As atualizações de equipamento vêm rapidamente em Ever Oasis, e sempre que você tiver os materiais, é pertinente sempre se equipar com equipamentos melhores. Como em qualquer RPG, o equipamento determina em grande parte sua capacidade de sobreviver e causar danos em batalha. Os inimigos ganham poder rapidamente e, com razão, você também deveria. Lembre-se de ficar por dentro disso tanto para você quanto para os membros do seu grupo.

Use a melhor arma para cada encontro

Cada arma em Ever Oasis é forte contra certos tipos de monstros. Quando uma arma é forte contra um monstro, os números dos danos aparecem com uma moldura vermelha explosiva. Experimente diferentes armas contra novos tipos de monstros para descobrir do que eles são fracos.

Atrair mais viajantes

Você joga como Tethu, o chefe do último oásis e é seu trabalho transformar sua casa do pequeno paraíso que você criou com o espírito da água Esna em uma eutopia expansiva com espaço para viajantes do deserto, e a única maneira de aumentar o tamanho do seu oásis é nivelando-o.

Os viajantes são a chave para a progressão rápida, pois trazem comércio para sua casa na forma de cabines de flores, podem ajudá-lo em combate, oferecem habilidades únicas ideais para a resolução de quebra-cabeças e, se você reservar um tempo para conversar com eles, poderá desbloquear um algumas missões extras ao longo do caminho. Como tal, quanto mais visitas, melhor.

Missões paralelas e solicitações

A fim de conquistar os viajantes visitantes a ponto de eles decidirem se tornar residentes de seu oásis, a maioria irá apresentar a você missões paralelas pessoais para eles. É absolutamente vantajoso jogar como completista em Ever Oasis, já que os viajantes que se tornam residentes trazem mais variedade, não apenas para os tipos de cabine de flores que você pode montar, mas também para combater; com conjuntos de movimentos exclusivos, ataques e itens especiais.

Como tal, sempre que você estiver dando um passeio pelo seu oásis, mantenha o controle de sua lista de tarefas pendentes e lista de solicitações (encontrada no menu iniciar). A maioria das missões secundárias relacionadas à lista de tarefas também aparecem como divisas com detalhes em azul em seu mapa, então tente eliminá-las sempre que possível para conquistar novos habitantes da cidade antes de prosseguir com a história principal.

Dica bônus:  ative missões antes de deixar seu oásis – você não pode alterar os objetivos uma vez que está no mundo exterior e terá que voltar para casa para fazer isso.

Combate

Não importa o quão seguro você possa se sentir dentro das paredes de seu oásis, você terá que se aventurar além deles para encontrar novos viajantes, desbloquear novas áreas e derrotar o Caos que assola a terra e seus habitantes. Parte dessa jornada exigirá que você dê alguns socos (ou melhor, use uma espada) de vez em quando. Como tal, certifique-se de que esses conceitos básicos de combate estão sob seu controle antes de enfrentar quaisquer bestas.

Esquiva e contra-ataque

A maioria dos inimigos sinaliza seus ataques mais fortes antes de atacar você, certifique-se de travar em seu oponente (usando ‘L’) e metralhar para que você fique ao lado ou atrás dele para evitar ser atingido. Você também pode pressionar ‘B’ para se esquivar, no entanto, alguns personagens se movem mais devagar do que outros, o que às vezes pode deixá-lo vulnerável por um ou dois segundos. Teste a esquiva do seu personagem antes de entrar em uma situação de combate.

Contanto que você tenha evitado com sucesso um ataque vindo, a maioria dos inimigos irá apresentar a você uma janela de oportunidade onde você e seus companheiros podem lançar um contra-ataque rápido sem medo de sofrer danos.

Cura

Sempre saia para o mundo com muitos itens de cura em você. Eles podem ser encontrados, comprados ou feitos e, com base em quais você está usando, curarão diferentes quantidades de pontos de vida (HP). Usar a cura em um personagem também afeta todos dentro do seu grupo, então eles podem percorrer um longo caminho.

Contanto que Tethu ainda esteja vivo no final de uma batalha de chefe, toda a sua equipe será curada automaticamente quando você derrotar o referido chefe, então salve seus itens de cura se você não estiver com extrema necessidade deles.

Alterando personagens

Você pode trazer até dois viajantes com você em sua jornada pelas areias, que você provavelmente escolherá com base em suas habilidades únicas e / ou eficácia em combate. Lembre-se de que na maioria dos casos você pode se teletransportar de volta para mudar sua equipe no meio da missão (desde que você não esteja em combate) sem precisar voltar atrás.

Coletando experiência

Cada membro do seu grupo ganha pontos de experiência (XP) em combate independentemente e não é contado até que todos retornem ao oásis. Como tal, vale a pena viajar de volta com frequência para elevar o nível de seus residentes, para que possam retornar rapidamente ao deserto mais fortes e melhor equipados para enfrentar inimigos ainda mais difíceis.

Dica bônus:  às vezes você encontrará personagens de todo o mundo que vão querer se juntar ao seu grupo imediatamente. Se já estiver cheio e você decidir trocar um de seus companheiros de equipe, eles podem não ser capazes de coletar a experiência que ganharam desde a última vez que você deixou o oásis.

Em vez disso, rejeite a oferta inicial de um novo companheiro de equipe em potencial, teletransporte-se de volta para o seu oásis para coletar seu XP e libere um de seus lugares de equipe conversando com Shakuro antes de teletransportar de volta para adicionar esse novo membro ao slot agora gratuito em seu grupo, não tendo perdido nenhum XP no processo.

Referências:

a 90’s Kid, Recombu, Play Nintendo, Game Skinny, wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.