Enter the Gungeon

Enter the Gungeon é um video game bullet hell roguelike desenvolvido pela Dodge Roll e publicado pela Devolver Digital. O jogo foi lançado mundialmente para Microsoft Windows, OS X, Linux e PlayStation 4 em 5 de abril de 2016, no Xbox One em 5 de abril de 2017, no Nintendo Switch em 14 de dezembro de 2017 e no Stadia em 22 de dezembro de 2020.

O jogo segue quatro aventureiros enquanto eles descem para o Gungeon titular (uma masmorra com tema de armas de fogo) para encontrar uma máquina do tempo que tem o poder de matar seu passado. O jogo apresenta níveis gerados por procedimentos para o jogador, onde eles lutam contra inimigos e adquirem novas armas e itens com habilidades e efeitos únicos ao longo de sua jornada.

Um spin-off, Exit the Gungeon, que usa uma abordagem de jogo de plataforma em vez do rastreador de masmorra de cima para baixo, mas com uma mecânica semelhante, foi lançado pela primeira vez no iOS em outubro de 2019 e lançado em computadores e consoles em 17 de março de 2020.

Gameplay 

Enter the Gungeon é um atirador de bala no inferno em ritmo acelerado com elementos roguelike e, portanto, é frequentemente comparado a The Binding of Isaac e Nuclear Throne. O jogador escolhe um dos quatro protagonistas chamados Fuzileiro Naval, Convicto, Piloto e Caçador (mais podem ser desbloqueados conforme o jogo avança), todos com diferentes habilidades especiais, como chamar por suporte ou trancar baús. Um segundo jogador é capaz de entrar no modo cooperativo e controlar um quinto personagem (The Cultist) Enquanto o jogador desce o Gungeon, eles são configurados para passar por vários andares, cada um com um número aleatório de quartos nele. Enquanto as salas são predefinidas, a constelação de salas em um andar, os inimigos que aparecem nas salas e o tesouro são gerados processualmente. Cada sala contém um conjunto de inimigos, que variam em força, resistência e comportamento de ataque, onde o ataque pode variar de tiros simples e diretos a uma mistura complicada de tiros disparados ao mesmo tempo. O jogador pode se esquivar de ataques realizando um teste de esquiva, inspirado na série de videogames Souls, e são invulneráveis ​​durante a ação, ou alternativamente virar as mesas e usá-las como tampas, embora as mesas possam ser destruídas se eles forem alvejados. O jogador tem um número limitado de “espaços em branco” para cada andar que podem ser usados ​​para eliminar todos os projéteis atuais e causando 10 de dano a todos os inimigos naquela sala, certos itens adicionam buffs aos “espaços em branco”. Para derrotar os inimigos, o jogador deve usar armas, que podem ser encontradas em baús, ganhas ao derrotar chefes ou compradas em lojas espalhadas pelos andares do Gungeon. O jogo apresenta mais de 300 armas e itens diferentes que podem ser combinados para alcançar efeitos mais poderosos chamados “Sinergias” que foram adicionados na “Atualização Avançada de Gungeons & Draguns”. No final de cada andar, um chefe aguarda o jogador; derrotar o chefe concede ao jogador uma arma ou item e dinheiro para gastar nas lojas e desbloqueia o próximo andar.

Conforme o jogador avança através de várias jogadas, eles podem encontrar personagens não-jogadores que podem ser resgatados do Gungeon. Uma vez resgatados, esses personagens passam a residir na Brecha, um nível seguro acima do Gungeon, e onde o jogador, antes de iniciar uma nova jogada, pode gastar um tipo de moeda do jogo ganha em lutas contra chefes para desbloquear permanentemente itens especiais que irão em seguida, tem a chance de aparecer no Gungeon em todas as jogadas subsequentes. Na atualização “A Farewell to Arms” do jogo, um novo modo de jogo, o Rainbow Mode, garante que cada nível conterá um baú colorido do arco-íris com uma coleção de armas, mas o jogador só pode selecionar uma dessas armas, e não outros baús serão oferecidos; este modo foi inspirado em uma jogabilidade autorregulada popularizada na comunidade do jogo.

Domine o Dodge Roll (mas também, procure alternativas)

Este é desnecessário dizer, especialmente porque Ser Manuel o realça no tutorial do jogo. A jogada de esquiva é uma manobra crítica e a chave para a sobrevivência, especialmente quando o aspecto “inferno das balas” do jogo entra em ação. Inimigos mais resistentes como Gun Nut, Gun Cultist e Lead Maiden (e isso apenas nos níveis iniciais) irá rapidamente encher quartos com balas e saber quando usar a jogada de esquiva será a diferença entre a sobrevivência e a morte.

Lembre-se de que a primeira metade do teste de esquiva pode evitar balas, mas a segunda metade do teste pode deixá-lo vulnerável. Portanto, é importante reconhecer onde você está rolando e não apenas se debater cegamente. Esteja pronto para sair do campo de tiro, para que você possa destruir os inimigos. O movimento também tem seus usos utilitários, como lançar barris rolantes para frente ou destruir limos menores inteiramente. Inimigos posteriores podem incendiá-lo, então lembre-se de usar sua jogada de esquiva para apagar qualquer incêndio. E, claro, lembre-se de que você pode pular buracos com esse movimento.

Além disso, é importante reconhecer o que está ao seu redor e usar o ambiente a seu favor. Se você puder rolar para trás de uma parede para evitar o fogo inimigo, faça isso. Se houver uma mesa por perto, role em direção à área e chute a mesa para cima. As mesas podem resistir a vários golpes antes de cair e, muitas vezes, podem ser um salva-vidas.

Pratique com cada arma à medida que a encontrar

Você encontrará muitas armas em Enter the Gungeon e será importante reconhecer como cada uma delas funciona. O Ammonomicon localizado no menu de pausa é um ótimo recurso para aprender sobre cada arma. Ele pode oferecer algumas informações cruciais que nem sempre são óbvias, como um disparo alternativo especial ou um segredo que pode ajudar em uma situação difícil.

Lembre-se de que cada arma possui uma taxa de disparo diferente, portanto, nem sempre mantenha pressionado o botão de disparo. Às vezes, enviar spam para o botão será mais eficaz e terá uma maior taxa de tiro. Outras armas exigirão uma carga, o que significa que você terá que gerenciar suas jogadas de esquiva para ter a chance de carregar seu tiro.

Algumas das armas que você encontrará serão até mesmo explosivas, incluindo algumas das armas de carga ou lançadores de foguetes e granadas mencionadas anteriormente. Como você tem munição limitada, mantenha essas armas no bolso de trás. Esses filhotes são desperdiçados com inimigos comuns, mas podem ajudar a tornar as lutas contra chefes muito mais suaves. Mas em sua 10ª ou 20ª corrida, chefes como Bullet King e Gatling Gull devem ser uma segunda natureza e você vai querer passar por eles o mais rápido possível para minimizar os danos sofridos. Pegue suas grandes armas e deixe-a atacar, porque se você realmente sobreviver a uma batalha contra um chefe sem ser atingido, você receberá um upgrade de saúde. Acredite em mim, um coração extra será útil.

Procure segredos nas salas do Gungeon (e salve suas chaves)

O Gungeon está cheio de segredos e passagens secretas devem ser esperadas. Se você encontrar uma lareira, certifique-se de encontrar uma arma à base de água. Armas como o Mega Douser não são boas apenas para lançar alvos, mas também apagam lareiras, que escondem coisas especiais, como dinheiro e armaduras. Lanternas penduradas acima das portas também são um sinal de uma passagem secreta, portanto, certifique-se de encontrar um interruptor ou uma parede fraca nas proximidades.

Na maioria das vezes, você também encontrará baús dentro de salas secretas. Os baús frequentemente estarão trancados e a tentação será usar sua chave imediatamente. Resista a esse impulso! Alguns andares têm vários baús e, se você usar a chave imediatamente, está sem sorte. A ordem de raridade do baú é marrom, azul, verde, vermelho, preto e arco-íris, portanto, examine essas cores antes de usar qualquer tecla. Também existem baús de glitch muito raros, mas eles levarão os jogadores a um andar com glitches especial com vários chefes. Se você estiver com pouca saúde, não abra os Baús de Glitch! Se você está à altura do desafio, aceite, porque as recompensas são grandes.

E o mais importante, quando chegar ao segundo andar e começar a encontrar alguns dos primeiros NPCs do jogo, você precisará libertá-los de seu cativeiro. Se você não tem as chaves, adivinhe? Você está sem sorte. Não desperdice suas chaves!

Gerencie seus espaços em branco com cuidado

Os espaços em branco são um salva-vidas, pois podem limpar todas as balas da tela. Se você está à beira da morte, não há nada a perder nesse ponto se a tela começar a se encher de projéteis. Mas se você dominou a jogada de esquiva e se acostumou com os padrões de ataque do inimigo, não desperdice seus espaços em branco. Estes devem ser guardados especialmente para chefes.

Chefes como Bullet King não hesitarão em encher a sala de balas. Sim, é possível passar por muitos desses ataques ou desviar de muitos deles. No entanto, seus ataques posteriores serão muito mais difíceis de evitar. É quando você quer usar seus espaços em branco e disparar, de preferência finalizando a saliência. Você também pode usar blanks em mid-dodge roll, então se você errou e está prestes a voar para um tiro inimigo, use seu blank para se salvar.

Os espaços em branco também podem ser usados ​​para abrir alguns caminhos secretos. Se você vir uma parede enfraquecida, indicada por uma rachadura brilhante, e não tiver nenhuma arma poderosa para estourá-la, uma placa em branco pode ser usada em seu lugar. Visto que a parede secreta pode conter outra lacuna, pode valer a pena o sacrifício. E por falar em sacrifício, se você vir um Santuário em Branco, certifique-se de estourar um Em Branco na frente dele para obter algum saque rápido.

Etiqueta da sala do tesouro

Já examinamos a escala de raridade do baú do tesouro. Mas aqui estão algumas outras coisas que você deve ter em mente ao encontrar um baú do tesouro. Em primeiro lugar, como discutimos, as chaves são um recurso precioso. Não se preocupe com baús marrons trancados, porque muitas vezes o conteúdo não vale o esforço. Isso não quer dizer que você deva abandonar totalmente o baú. Se você atirar na fechadura do baú, o baú irá gerar um item “Junk”. O item em si é totalmente inútil, mas se você encontrar uma loja no chão, poderá encontrar um Sell Creep em algum lugar da sala. Solte o Junk em sua grade e ele oferecerá algum dinheiro rápido por seus problemas. (Você também pode vender qualquer arma inútil da mesma maneira.)

Mesmo que a intenção não seja atirar na fechadura e transformar o conteúdo em lixo, geralmente é uma boa prática dar alguns tiros em qualquer baú, independentemente. Sempre há uma chance de que um baú acabe sendo um mímico, que é um inimigo extremamente perigoso disfarçado de baú. Se o baú ganhar vida, prepare-se para atirar. Agora deve ser notado que se você está jogando como o Caçador, cuidado com o seu cachorro! O cachorro sempre latirá ao sinal de um mímico, então se ele começar a latir, afaste-se.

Finalmente, não deixe nenhum conteúdo nas salas do tesouro ou em qualquer outro lugar, porque um rato sujo tentará roubar suas coisas. Você pode sair da sala e voltar rapidamente para pegar o ladrão em flagrante. Dê um tiro na direção dele e isso o desencorajará de voltar para o resto da corrida.

Correr pelo último andar

Há uma exceção à regra de levar o seu tempo, e essa seria o andar final do jogo. Conduzir até os chefes finais do jogo envolverá encontros massivos de inimigos de alta saúde, e com as lojas ficando mais caras conforme você avança, é difícil reabastecer os itens depois de chegar ao quarto andar.

Isso significa que é muito mais eficaz explodir o chão com o menor número de cômodos possível. Pegar caminhos alternativos ou explorar antes do chefe dificilmente é necessário, já que você provavelmente terá tudo de que precisa para enfrentá-lo até lá, então apenas libere quartos o suficiente para reabastecer sua munição e terminar rápido.

Comece com o caçador e o fuzileiro naval

Com quatro personagens que parecem quase idênticos, pode ser fácil presumir que todo Gungeoneer começa com a mesma arma e estatísticas, eles têm diferentes armas e vantagens que são importantes para ler no Ammonomicon. O Marine é ótimo para os recém-chegados, tendo um escudo que atua como um ponto de coração extra.

Alternativamente, The Hunter é outro grande começo graças a sua besta incrivelmente poderosa. Ele tem munição limitada, mas seu poder excede a arma inicial de qualquer outro personagem e pode causar toneladas de danos aos chefes se as primeiras armas que você encontrar não forem muito úteis.

Salve suas armas para os chefes

A melhor coisa que você pode fazer no início do jogo é certificar-se de usar sua arma inicial pelo maior tempo possível. Isso é especialmente verdadeiro para o primeiro andar, já que você terá poucas armas e suas armas iniciais geralmente não afetam muito os chefes. Se você conseguir algo bom cedo, você precisa estar cheio e pronto para o desafio maior.

Isso se torna menos importante nos andares posteriores, onde você terá equipamento mais do que suficiente para que possa normalmente reservar algumas armas para os chefes enquanto outras são destinadas a limpar salas. Foguetes e atiradores são normalmente melhores para chefes, já que são alvos mais fáceis de acertar, e recarregam muito lentamente para limpar salas com eficiência.

Explore totalmente o primeiro andar

Uma corrida bem-sucedida não precisa ter todos os cômodos esvaziados, mas o primeiro andar é o principal que você deve sempre pilhar e explorar ao máximo. Obter novas armas é importante no início, e se você conseguir uma boa arma para limpar salas e outra para derrubar chefes, pode começar sua corrida de forma incrível.

Embora possa parecer uma tarefa árdua, também é importante lembrar que o primeiro andar é o menor do jogo. Limpar tudo não deve demorar muito, e com o equipamento, você vai conseguir e ficará feliz por ter dedicado aquele tempo extra.

Economize seu dinheiro para a saúde

Existem toneladas de armas e itens interessantes na loja, mas a coisa mais importante que o vendedor de cada andar vende é a saúde e a armadura. Eles ficam mais caros a cada andar, então não se esqueça de economizar seu dinheiro para recargas de saúde é fundamental para garantir que você não enfrente um chefe com um só coração.

Além disso, lembre-se de que você ganhará muito dinheiro matando um chefe e não poderá retornar aos andares anteriores. Se você sofrer muito dano na batalha, certifique-se de não se apressar e voltar para recarregar a saúde no vendedor se você não precisou comprá-lo mais cedo naquele andar.

Saiba quando fazer hits

A menos que você seja um especialista, você deve esperar algum dano durante o jogo. O jogo lança toneladas de inimigos e perigos em você, e não há vergonha em perder saúde. Dito isso, você também deve se certificar de que, se perder saúde, você não perderá muito.

Às vezes, pode fazer mais sentido apenas deixar um ataque te atingir para que você possa continuar atirando em um chefe ou inimigo, ao invés de se debater ou desperdiçar uma peça em branco por algo que vai te machucar em um momento de qualquer maneira. Você também ficará invulnerável brevemente após ser atingido, então use esse momento para se levantar novamente.

Não tenha medo de reiniciar cedo

Se você nunca jogou roguelikes aleatórios como este antes, pode parecer barato ou impróprio reiniciar o jogo com frequência antes de perder. Em Enter the Gungeon, entretanto, é completamente razoável e normal reiniciar sua corrida se você não gosta das armas que você encontra no primeiro andar, ou se você tem alguns quartos desleixados no início e perde muita saúde.

Uma boa corrida leva muito tempo para ser concluída, então, se você sentir que será condenado mais tarde, é mais fácil começar do zero. Se você conseguir passar pelo primeiro andar sem problemas, é melhor continuar até morrer, mas se você estiver tendo um primeiro andar difícil, basta abrir o menu e dar outro chute.

Faça as missões paralelas

Embora seja importante gastar seu tempo e dinheiro progredindo, as missões secundárias no início do jogo são importantes para você concluir sempre que as encontrar. Libertar prisioneiros e resgatar NPCs pode ser difícil, mas muitos deles abrem lojas no mundo central onde você pode comprar itens.

Às vezes, isso também pode significar sacrificar uma corrida para se concentrar na missão secundária. Se tudo que você faz é resgatar um NPC e você perde muita saúde para completar uma corrida, você ainda teve sucesso o suficiente para não ter problema desistir. Ter mais itens para comprar significa que suas execuções posteriores serão mais fáceis.

Compre todas as lojas da overworld

Algo que o jogo não diz é que os itens que você encontra variam enormemente conforme você desbloqueia mais e mais, e completar a seleção de uma loja revelará outros itens para comprar com as moedas do mundo superior do jogo. Pode ser ruim comprar armas que você não quer, mas é especialmente importante que você compre tudo o que puder de cada uma.

Quanto mais novas seleções você revelar, mais fortes serão os itens que você poderá comprar. Este jogo está absolutamente cheio de itens exclusivos que você só pode obter comprando aqueles que não deseja, então não sinta que precisa sempre guardar seu dinheiro entre as corridas.

Esteja preparado para perder

O melhor conselho a dar é que provavelmente você não vencerá o jogo por várias corridas. Este jogo é difícil e ninguém deveria esperar vencer facilmente. Mesmo jogadores experientes ainda cometerão erros e acabarão em situações inesperadamente desafiadoras.

Tente definir seu sucesso pelo quanto você avançou além da última corrida, e não se você a concluiu. Contanto que você esteja melhorando e obtendo dinheiro para comprar itens no mundo do hub, você teve uma corrida que valeu a pena.

Baús

Só porque você não pode abrir um baú, não significa que ele seja completamente inútil. Antes de lutar contra o chefe, atire em todos os baús fechados. Fazer os baús explodirem às vezes expõe um item útil.

Embora atirar em baús frequentemente produza lixo, mesmo esse item não é totalmente inútil.

Você já viu aquela figura parecida com uma bolha que aparece na grade de uma loja? Soltar seu lixo na grade (selecionando-o na tela do mapa) permitirá que você venda seu lixo para o Sell Creep.

O Sell Creep comprará armas indesejadas de você também. É a maneira perfeita de ganhar algum dinheiro extra quando estiver em apuros.

Comece com o personagem certo

O jogo começa com quatro personagens para escolher: o fuzileiro naval, a caçadora, o piloto e o condenado.

Muitos jogadores consideram o Piloto o melhor personagem para usar, especialmente se você for um iniciante. Embora o Piloto não venha equipado com a melhor arma, ele compensa isso com sua desenvoltura.

Os Trusty Lockpicks dão a ele 50% de chance de abrir qualquer baú. Seu traço de Personalidade de Desarmamento também permite um desconto de 15% nas lojas, enquanto seu Compartimento Oculto dá a ele um espaço extra em seu inventário, além de aumentar a munição máxima de todas as armas.

Ao escolher o Piloto, você começará com uma arma de má qualidade, mas pelo menos poderá encontrar e comprar armas melhores mais rápido do que qualquer outro personagem.

Ligue sua cruz

Se uma mira não aparecer quando você apontar sua arma, você deve ativar esse recurso. Acesse as opções de jogo e escolha o desenho do cursor que deseja usar. Ter uma mira é essencial para aperfeiçoar sua pontaria.

Referências:

Shack News, What Nerd, The Gamer, Wikipedia.

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