Elite: Dangerous

Elite Dangerous é um jogo de simulação de voo espacial desenvolvido e publicado pela Frontier Developments. O jogador assume o papel de um piloto (coloquialmente referido como “Comandante” ou “CMDR”) de uma nave espacial e explora uma representação realista de mundo aberto em escala 1: 1da Via Láctea, com a jogabilidade sendo aberta. O jogo é o primeiro da série a tentar uma jogabilidade multiplayer massiva , com as ações dos jogadores afetando a narrativa do universo persistente do jogo, ao mesmo tempo em que mantém um modo de um jogador. Elite Dangerous é o quarto jogo da Elite série de videogame, uma das franquias de videogame mais antiga. É a sequência de Frontier: First Encounters, lançado em 1995.

Não conseguindo chegar a um acordo de financiamento com uma editora por muitos anos, a Frontier começou sua campanha Kickstarter em novembro de 2012. Versões de teste de pré-lançamento do jogo estavam disponíveis para patrocinadores desde dezembro de 2013, e o jogo final foi lançado para Windows em dezembro de 2014, com a versão do macOS lançada posteriormente em maio de 2015. Uma versão “prévia” do jogo para o Xbox One foi lançada posteriormente por meio do Xbox Game Preview Program em junho de 2015 durante o briefing da Microsoft na Electronic Entertainment Expo 2015, e foi totalmente lançado em outubro de 2015, enquanto uma versão para PlayStation 4 foi lançada em 27 de junho de 2017. Elite Dangerous também oferece suporte a todos os dispositivos de realidade virtual de PC.

No final de abril de 2015, Elite Dangerous vendeu mais de 500.000 cópias, com a Frontier Developments esperada para gerar £ 22 milhões em vendas. Em 15 de janeiro de 2019, as vendas cumulativas de Elite Dangerous ultrapassaram 4,3 milhões de unidades de franquia, compostas por 3 milhões de unidades de jogo de base e 1,3 milhões de unidades de expansão Horizons. Em abril de 2020, as vendas de unidades de jogos base Elite Dangerous ultrapassaram 3,5 milhões. Durante uma entrevista publicada em 23 de outubro de 2020, o CFO da Frontier, Alex Bevis, anunciou que a Elite Dangerous gerou mais de £ 100 milhões de receita. 

Gameplay 

Após seu lançamento em 2014, Elite Dangerous começou no ano 3300 e está em sincronia com o UTC, embora 1286 anos no futuro. O jogo se passa cerca de 45 anos depois de Frontier: First Encounters. Elite Dangerous mantém a premissa básica dos jogos anteriores – os jogadores começam com uma nave espacial e uma pequena quantia de dinheiro em uma galáxia aberta e jogam em várias atividades para adquirir mais dinheiro e mérito. Essas atividades incluem comércio, mineração, exploração, transporte de passageiros, caça de recompensas, pirataria e assassinato.

O jogo é o primeiro da série a apresentar multiplayer online com acesso a um mundo persistente multiplayer massivo chamado Open Play, bem como um modo single player apenas online. O jogo Open Play é semelhante ao Eve Online em que muitas ações que seriam consideradas luto em outros jogos multiplayer são geralmente permitidas, desde que haja uma razão válida para o RPG (por exemplo, roubo, extorsão e bloqueio de sistemas estelares). No entanto, algumas ações, como “mentalidade de turba”, perseguição de jogadores, exploração da mecânica do jogo (como sair do jogo no meio de uma luta para evitar a morte) e palavrões não são permitidos, e pode resultar no banimento do servidor principal.

O dinheiro ganho ao longo do jogo pode ser gasto na atualização de navios ou na compra de novos. Os jogadores podem personalizar seus navios alterando os módulos, ou seja, motores, armas, scanners, etc. Com a segunda moeda do jogo chamada Arx (também pode ser comprada com dinheiro real), os jogadores podem comprar mudanças visuais para seus navios, como outras cores ou cosméticos partes.

Dentro da galáxia virtual, o jogador pode explorar cerca de 400 bilhões de sistemas estelares completos com planetas e luas que giram e orbitam em tempo real, refletindo ciclos dinâmicos de dia e noite. Cerca de 150.000 dos sistemas estelares do jogo são retirados de dados astronômicos reais, enquanto alguns sistemas planetários parcialmente fictícios, que foram criados na Fronteira e nos Primeiros Encontros antes que um número significativo de exoplanetas fosse descoberto, são transportados sobre. Por exemplo, nenhum dos gigantes gasosos do sistema Fomalhaut corresponde às propriedades detectadas de Fomalhaut b. Um punhado de sistemas inteiramente fictícios nomeados no Elite original, e também apresentado em jogos posteriores, estão incluídos (por exemplo, o sistema inicial original Lave). O restante é gerado processualmente de acordo com modelos científicos. Os jogadores podem atracar suas naves em estações espaciais e postos avançados localizados por toda a galáxia em sistemas estelares para negociar mercadorias, comprar novas naves espaciais, rearmar sua nave, efetuar reparos e fazer missões de Mission Board. Os jogadores também podem encontrar cargas perdidas ou encontrar outros navios durante o vôo, investigando fontes de sinais não identificados.

Facções: Existem três facções principais, o Império de Achenar, a Federação e a Aliança de Sistemas Independentes. Patch 1.3, lançado em junho de 2015, apresentou a adição Power Play que introduziu desafios competitivos de facção galáctica. Os jogadores podem se aliar a uma facção no jogo e contribuir com ela, completando as missões da facção, ao mesmo tempo que ganham várias recompensas. O resultado coletivo das conquistas de cada facção determina os poderes da facção, o controle territorial e seus objetivos posteriores. Cada facção tem sua própria linha de navios que são obtidos ao adquirir postos dentro da respectiva facção, exceto os navios da Aliança que não estão bloqueados por um sistema de classificação. A Federação tem quatro navios feitos por uma corporação federal do jogo chamada Core Dynamics. O Império possui quatro navios fabricados pela Gutamaya, uma corporação Imperial. A Aliança tem três navios, nenhum dos quais requer patente, fabricados pela Lakon Spaceways.

Papéis de jogadores e classificação

Existem três papéis arquetípicos de jogador associados a classificações individuais (também conhecidas como status de jogador) separadas das classificações de facção: Combate, Exploração e Negociação. Os jogadores ganham pontos de experiência e classificação nessas áreas ao completar atividades que são divididas entre as três funções. Por exemplo, um caçador de recompensas destruindo piratas ganhará pontos de experiência em Combate e progredirá na classificação de Combate. Em 15 de março de 2015, o primeiro jogador a alcançar o status de Triple Elite (classificação Elite em Combate, classificação Elite em Exploração e classificação Elite em Negociação), o status mais alto, ganhou £ 10.000. Um certo status ou posição com uma facção pode conceder permissões de acesso a uma série de sistemas que as exigem. Os benefícios também incluem preços com desconto de navio. 

Assista aos tutoriais em vídeo oficiais do jogo

Há uma série de tutoriais em vídeo oficiais para Elite Dangerous: Horizons . Esses tutoriais em vídeo podem ser esclarecedores para a maioria dos jogadores novos no Elite Dangerous . Você pode assistir a todos eles na seção Ajuda do site oficial do jogo.

Seguindo as dicas para iniciantes de Elite Dangerous: Horizons , você terá um início de jogo melhor. Além dessas dicas, verifique o guia do Codex Pilot’s Handbook do jogo, no painel do hub direito do seu navio, que fornece mais orientações. A Elite Dangerous Wiki também é um ótimo recurso para verificar mais detalhes sobre o jogo.

Não saia do distrito da federação de pilotos tão cedo

Após o tutorial introdutório, muitos jogadores irão voar para Mawson Dock, Dromi no Pilots ‘Federation District para completar a primeira missão. O Pilots ‘Federation District é uma coleção de 10 sistemas de estrelas para novos jogadores começarem em Elite Dangerous. Lá você pode completar missões mais básicas para começar no jogo.

Alguns jogadores podem não perceber que perderão as permissões do Distrito da Federação de Pilotos ao atracar em estações fora do PFD. Você receberá uma mensagem do PFD informando isso, mas os jogadores que não verificarem suas mensagens a perderão. Lembre-se de que você não pode voar de volta aos sistemas estelares PFD quando atracar em uma estação fora do Distrito da Federação dos Pilotos. É uma boa ideia para os novos jogadores completar algumas missões dentro do PFD antes de se aventurar no universo mais amplo. Portanto, não voe para uma doca fora do PFD se quiser ficar no Distrito da Federação de Pilotos.

Atenha-se a missões mais diretos (não de combate)

É melhor se limitar a missões mais diretas que são mais fáceis de completar quando você começa a jogar Elite Dangerous . As missões de transporte de dados do comerciante estão entre as mais diretas do jogo, para as quais você precisa enviar dados para outra docking station. Tudo o que você precisa fazer para essas missões é voar de uma estação e atracar em outra em um sistema estelar diferente, que é algo abordado no tutorial introdutório do jogo. Portanto, as missões de transporte de dados são boas para começar com voos interestelares entre as estações.

As missões de transporte de carga são semelhantes às de correio de dados, exceto que você também precisa carregar e descarregar cargas nas estações de encaixe. Portanto, pode ser necessário expandir o armazenamento de carga do seu navio com um serviço de equipamentos para algumas missões. Você também pode ser interceptado e atacado por um piloto espacial sujo durante o transporte de carga. No entanto, além disso, uma missão de carga é quase tão direta quanto uma de mensageiro de dados. Portanto, experimente algumas missões de transporte de carga antes de tentar atribuições mais difíceis.

Tanto as missões de carga quanto de transporte de dados aumentarão sua classificação no Trader. Não recomendo que pilotos novatos tentem missões de combate mais arriscadas. Perder navios em missões de combate custará créditos. Limite-se a trocar missões para acumular créditos e se familiarizar mais com os controles da nave durante os primeiros dias no universo Elite, pelo menos.

Economize alguns créditos para o seguro do nave

As naves espaciais vêm com seguro de 95% na Elite Dangerous . Sempre que você perde um navio, o que geralmente acontece em combate, você pode recomprá-lo por 5% do valor original. Por exemplo, você pode recomprar um navio perdido no valor de 500.000 créditos por 25.000.

Se você não puder pagar o custo do seguro depois de perder um navio, no entanto, você terá que fazer um pequeno empréstimo para recomprá-lo ou desmarcar os módulos. Módulos desmarcados não são devolvidos com o resto da nave. Caso contrário, você perderá a nave e terá que conseguir uma completamente nova.

Certifique-se de sempre ter créditos suficientes para cobrir o custo do seguro do seu navio. Para verificar o custo do seguro do seu navio, pressione a tecla de atalho Shift + D para abrir o painel do lado direito. A guia Status nesse painel exibe o valor do seguro do navio como um custo de recompra.

Atualize sua unidade frame shift

O alcance de salto da sua nave é o quão longe ela pode saltar no Hiperespaço, que é medido em anos-luz. Com um alcance de salto maior, sua espaçonave pode alcançar sistemas estelares mais distantes em um salto no hiperespaço. Assim, estender o alcance de salto de sua nave permite que você alcance estrelas mais distantes com menos saltos, o que acaba tornando mais rápido viajar pela galáxia.

Estender seu alcance de salto é uma das melhores maneiras de atualizar sua nave. Para fazer isso, você precisará investir em melhores unidades de deslocamento de quadro nos serviços de equipamento das estações de encaixe. Selecione Core Internal no menu Outfitting de uma estação para ver se há algum Frame Shift Drives disponível que irá estender o alcance de salto de sua nave espacial. Quando você encontrar um Frame Shift Drive que aumentará o alcance de salto da sua nave espacial, pegue-o o mais rápido possível. Embora alguns FSDs possam reduzir um pouco a velocidade padrão da sua nave, seu alcance de salto é o que realmente leva você através da galáxia mais rápido.

Ligue a visão noturna

Visão noturna é um modo prático com o qual todas as naves vêm equipadas, que destaca os objetos no espaço e no terreno planetário. Esta ferramenta torna as pequenas naves e objetos na distância do espaço escuro muito mais claros, o que pode ser útil para detectar espaçonaves hostis e Nav Beacons. Também é inestimável para pousar sua nave em estações de ancoragem baseadas em terra no lado escuro dos planetas.

Para ativar a Visão Noturna, pressione a tecla de atalho Shift + D para abrir o painel direito do seu navio. Selecione a guia Navio no painel direito. Em seguida, ative a opção do modo Night Vision nessa guia.

Torne-se um táxi espacial

Quando você deixar o Pilots ‘Federation District para trás, sem dúvida notará a seção Passenger Lounge nos menus de serviços de suporte das estações de acoplamento. É aí que você pode aceitar algumas missões de passageiros com um navio devidamente equipado que inclui cabines. Vale a pena investir em algumas cabines para o seu navio mais cedo ou mais tarde, pois as missões de passageiros darão a você mais opções e também podem ser muito lucrativas.

Para encontrar um lugar onde você possa comprar cabines de passageiros, abra o mapa da galáxia. Selecione  Mapa no mapa da galáxia. Em seguida, selecione o filtro de turismo para destacar sistemas estelares com indústrias turísticas. Lá você encontrará estações de acoplamento com indústrias turísticas, onde poderá comprar cabines de passageiros para sua nave espacial. Depois de adicionar algumas cabines à sua nave, você pode começar a transportar passageiros pela galáxia para ganhar mais créditos.

Confira elite & Dangerous Roguey

Como alternativa, você pode encontrar estações de encaixe que vendem equipamentos de que você precisa no site Elite & Dangerous Roguey . Esse site fornece um mecanismo de pesquisa inestimável para commodities, equipamentos, navios e muito mais dentro do universo Elite Dangerous . Também inclui um fórum que incorpora um fórum de discussão Elite Dangerous .

Para encontrar uma estação de acoplamento que forneça o equipamento da nave espacial de que você precisa, clique na guia Equipment no site Elite & Dangerous. Selecione um tipo de equipamento listado lá, como Cargo Rack, para abrir uma lista para ele. Em seguida, clique em um dos links Onde comprar de um equipamento específico para abrir uma caixa de pesquisa para ele. Digite o sistema de estrelas em que você está na caixa de pesquisa e selecione 20 li no menu suspenso Dentro. O mecanismo de busca encontrará então todas as estações de acoplamento que vendem o equipamento de que você precisa dentro de 20 anos-luz de seu sistema estelar.

Complete mais missões para facções menores alinhadas com superpoderes

O Império, a Federação e a Aliança são as três principais facções (superpoderes) em Elite Dangerous , cada uma com 14 classificações para os jogadores escalarem. Aumentar sua classificação com uma facção principal em Elite Dangerous desbloqueará suas naves exclusivas e permissões restritas do sistema estelar. Portanto, tente aumentar sua classificação com uma facção principal para obter bônus extras.

Para fazer isso, você precisará aceitar missões de facções menores que estão alinhadas com as maiores. Uma facção secundária é alinhada com uma superpotência se incluir o logotipo da facção principal sob seu título no tabuleiro da missão, como o da foto diretamente abaixo. Quando você tiver a classificação de sua facção principal em até 100 por cento, poderá completar uma missão de promoção a partir de um fator secundário alinhado com o qual você tem uma posição cordial para subir de posição.

Pratique antes de entrar no modo multijogador

O modo multijogador é uma coisa nova na franquia Elite . Para os fãs, é a parte mais emocionante e intrigante do jogo, mas isso não significa que eles possam começar imediatamente. Depois de terminar os tutoriais, os jogadores têm a oportunidade de começar a jogar no modo multiplayer. Porém, para quem não quer morrer a cada 5 segundos, ou para quem quer ter sucesso no jogo, não é recomendável começar por aí.

O espaço neste jogo é altamente perigoso e implacável. Os jogadores não terão misericórdia após falhar, eles terão que enfrentar as consequências financeiras e outras. É melhor praticar manobras básicas e estratégias de combate no modo solo para realmente pegar o jeito antes de ir para a “arena”.

Aprenda a acoplar corretamente

Docking é algo que os jogadores farão centenas, senão milhares, de vezes ao longo do jogo. Além disso, há penalidades para uma doca ruim e podem ser muito altas. Uma das primeiras coisas que os jogadores devem fazer após mergulhar no jogo é aprender como encaixar corretamente.

Algumas pessoas realmente gostam, a maioria odeia com paixão. Mas, uma vez que um jogador se torna um mestre em docking, ele pode governar o mundo, então, não importa o que ache desse exercício, ele deve acabar com isso e fazê-lo bem.

Faça anotações ao longo do caminho

Este jogo não ajuda o jogador em nada. O espaço é enorme e complexo, e a jogabilidade também. É importante armazenar todas as informações importantes e fazer anotações quando necessário. Muitas pessoas não fazem isso no início, mas rapidamente pegam o jeito, depois de esquecer em qual planeta esses recursos estavam.

Ao saltar de planeta em planeta, de um sistema solar a outro, os jogadores obtêm muitas informações muito importantes que são impossíveis de armazenar em um curto espaço de tempo. É melhor manter um telefone, tablet ou bloco de notas por perto, para rabiscar algumas informações valiosas. Esta informação pode ser em qual sistema solar um planeta está, o nome do planeta onde o jogador encontrou recursos valiosos, etc.

Encontre um grupo

Elite Dangerous é um jogo enorme e tem muitos desafios e ameaças. Uma maneira fácil de crescer como indivíduo é ingressar em um grupo. Existem muitos grupos ativos no jogo, todos úteis para coisas diferentes. O primeiro passo é descobrir que tipo de personagem o jogador quer ser e quais são suas prioridades.

Grupos como o Fuel Rats reúnem combustível por toda a galáxia e o entregam aos pilotos perdidos. O grupo Code está cheio de piratas e vários exploradores que executam missão após missão por toda a galáxia, sejam boas ou más. O grupo da Primeira Grande Expedição é o melhor em viagens e exploração. Os grupos são fáceis de encontrar nos fóruns Elite Dangerous .

Remova as atualizações antes de vender naves espaciais antigas

Quando os jogadores chegarem ao ponto de mudar para um navio diferente, maior e melhor, eles provavelmente venderão o que usaram. Mas as chances são de que ao longo do jogo, eles adicionaram atualizações valiosas a esse navio.

Para garantir uma venda mais rápida e melhor, os jogadores terão que remover essas atualizações levando o navio ao Outfitter mais próximo. Aqui, eles podem trocar essas atualizações por peças que podem usar no futuro ou vender com o navio.

Negociar é a melhor maneira de ganhar dinheiro rapidamente

Ser bom em negociações é a maneira mais eficiente de ganhar dinheiro rapidamente no Elite Dangerous . A maioria dos jogadores valoriza o dinheiro neste jogo mais do que qualquer outra coisa. Depois de fazer algumas missões, os jogadores ficarão cientes dos planetas e sistemas solares mais próximos nos quais eles podem saltar. Eles também verão que cada planeta tem recursos diferentes.

Ao visitar um planeta, a coisa inteligente a fazer é estocar qualquer coisa que o jogador possa vender pelo preço mais barato. Eles devem então encontrar um planeta que tenha menos desse recurso. Dessa forma, os jogadores podem obter lucro rapidamente. O comércio também pode ser conectado diretamente à exploração, portanto, se um jogador optar por ser mais um explorador, esta é a maneira mais fácil de ganhar dinheiro.

Planeje expedições e aventuras

Depois de começar a entrar ativamente no jogo, os jogadores provavelmente farão muitas coisas ao mesmo tempo. Eles se perderão na exploração, farão missões, começarão a negociar e transportarão pessoas do ponto A ao ponto B. Tudo pode ficar muito rápido.

Os jogadores devem começar a planejar com antecedência, para tornar o tempo gasto no jogo o mais eficiente possível. Se eles começarem a transportar pessoas, eles devem verificar os recursos desses planetas. Se eles forem explorar, é recomendável verificar as missões, os recursos e os contatos de táxi também. Seja eficiente e planeje com antecedência.

Coloque alguma música

Criar uma lista de reprodução para jogar Elite Dangerous pode salvar vidas. Este jogo pode tornar-se monótono e viajar de um lugar para outro ou sair para explorar e não encontrar nada pode irritar uma pessoa rapidamente.

Para evitar isso, é bom ter uma lista de reprodução ou um podcast pronto para entreter os jogadores enquanto voam pelo espaço. Se os jogadores adicionarem boa música ao jogo, ele se tornará ainda mais viciante e divertido.

Referências:

Keen Gamer, Game Rant, wikipedia.

Deixe seu comentário: