Dreams

Dreams é um sistema de criação de jogos desenvolvido pela Media Molecule e publicado pela Sony Interactive Entertainment. Ele foi lançado mundialmente em 14 de fevereiro de 2020 exclusivamente para PlayStation 4. Dreams tem como foco “jogar, criar e compartilhar” e permite aos jogadores criarem conteúdos gerados pelo usuário na forma de jogos eletrônicos completos, lógica e mecânica de jogos, objetos tridimensionais, músicas, artes e muito mais. Esse conteúdo pode ser compartilhado ou remixado para ser usado nas criações de outras pessoas. No dia 1 de maio de 2020, a Media Molecula anunciou que Dreams tem um trial que os jogadores podem usar para experimentar o jogo.

Jogabilidade

Dreams apresenta um modo campanha desenvolvido pela Media Molecule, conhecido como Art’s Dream, e um ambiente em que os usuários podem criar seus próprios jogos para que outros possam jogar, ou jogar uma lista crescente de jogos criados por outros.

Em Dreams, os jogadores controlam um “imp”, que é usado para interagir com o mundo do jogo (como um cursor do mouse), criar novos itens e personagens e manipular objetos, agarrando-os e puxando-os. Os jogadores movem o imp usando os controladores DualShock 4 ou o PlayStation Move. O imp é personalizável e pode possuir personagens apresentados em um sonho, permitindo que os jogadores assumam o controle direto desses personagens.

Os níveis de Dreams são separados por diferentes segmentos conhecidos como “sonhos”, e esses sonhos são conectados por diferentes portais, como portas. Os jogadores encontram quebra-cabeças diferentes no jogo, que devem ser resolvidos usando as habilidades do imp e dos personagens possuídos, bem como os objetos que os jogadores recuperaram em um sonho. Os itens coletados pelos jogadores podem ser usados ​​para alterar e modificar o estado do mundo do jogo.

Os jogadores podem criar seus níveis no jogo usando objetos personalizados ou pré-criados. Os jogadores podem compartilhar seus sonhos realizados online. O modo multiplayer cooperativo é apresentado no jogo, permitindo que os jogadores criem e manipulem seus sonhos personalizados juntos.

O essencial: Seu menu principal

Dreams não é apenas uma nova ferramenta de criação de jogos, é uma maneira de liberar sua imaginação, compartilhá-la com outras pessoas e deixá-las compartilhar a sua com você. Estes são os principais modos de jogo:

DreamSurfing

Este é o seu portal para os sonhos dos outros – uma enorme lista de reprodução que mostra criações únicas de todo o mundo nas quais você pode entrar, tocar pelo tempo que quiser e classificá-las quando terminar. Os sonhos que você cria também podem ser compartilhados aqui.

DreamShaping

Este é o seu workshop, onde você pode dar vida aos seus próprios sonhos, criando personagens e ambientes, criando scripts, escrevendo músicas e testando o que criou. Tudo o que você precisa para criar um jogo completo está aqui.

O sonho da arte

Esta é uma aventura baseada em histórias, criada por Media Molecule inteiramente no Dreams, usando as mesmas ferramentas que você usará para criar a sua. Abrangendo vários gêneros, estilos e tipos de jogos, é uma ótima maneira de ver exatamente o que é possível.

Apresentações: Conheça o seu time dos sonhos

Seu imp

Não é apenas um cursor colorido, seu imp está no centro de tudo o que você faz no Dreams, ajudando você no DreamShaping e DreamSurfing e até imbuindo suas criações no jogo com vida (não, realmente!).

O diabrete, no entanto, se move como um cursor do mouse. Você não o controlará usando um polegar como muitos personagens do jogo, mas inclinando o controle para guiá-lo pela tela.

A Rainha dos Sonhos

A Rainha dos Sonhos preside o Dreamiverse, ajudando você a começar no seu Espaço em Casa e a introduzir as várias áreas do jogo. Você seguirá automaticamente a conta do Dream Queen quando iniciar o Dreams e a usará para encontrar coleções de conteúdo e criações da comunidade da equipe do Media Molecule.

Arquiteto e Designer

O arquiteto e o designer são os veneráveis ​​especialistas do Dreamiverse e estão lá para ajudá-lo a começar a criar no Dreams. Você os encontrará ao embarcar nos tutoriais incorporados do Dreams, oferecendo orientação e assistência à medida que você se familiariza com cada recurso.

Por onde começar?

Obtenha uma introdução adequada

Naturalmente, não existem regras rígidas – você pode começar honestamente onde quiser – mas sugerimos começar com o Art’s Dream.

É uma experiência relativamente curta e independente que fornece uma idéia do que o Dreams tem a oferecer. Também é uma ótima maneira de obter alguma inspiração para os tipos de jogos que você gostaria de fazer.

Navegue um pouco

A partir daí, por que não entrar no DreamSurfing e ver o que outros criadores já criaram?

Isso dará uma idéia de como transformar idéias básicas em jogos funcionais e, novamente, poderá fornecer algumas idéias do que você deseja criar.

Começar a trabalhar

Depois de sentir a atitude e a filosofia da Dreams, é hora de enfrentar o DreamShaping.

Agora, divulgação completa, há muito o que fazer aqui e você pode perder horas brincando com a variedade de ferramentas de criação. Sugerimos começar de forma simples, trabalhando nos tutoriais e não tentando fazer muito rápido demais.

Dica rápida: Como navegar pelo conteúdo enquanto o DreamSurfing

Você encontrará muito o que explorar no DreamSurfing – uma maneira fácil de começar é navegar por Mm Picks, onde você encontrará uma série de conteúdos com curadoria da equipe de desenvolvimento da Dreams. Você também pode ver o conteúdo mais recente criado. 

Moldando: começando a criar

Criar seus próprios jogos pode levar um pouco de tempo e comprometimento, mas não deixe que isso o desencoraje. Conhecer as ferramentas do Dreams é um pouco como aprender um instrumento musical – a curva pode ser íngreme, mas a recompensa é extremamente gratificante.

Deixe os especialistas serem seu guia

A equipe da Media Molecule criou cuidadosamente todos os recursos do Dreams para ser o mais intuitivo possível.

Para garantir que ninguém seja deixado para trás, o estúdio reuniu dezenas de tutoriais para ajudá-lo a dominar todos os recursos do seu conjunto de ferramentas DreamShaping.

Esses vídeos são organizados em uma ordem lógica, então comece com eles e deixe seu diabrete guiar você pelo básico.

Enfrente uma coisa de cada vez

Os jogos são coisas multifacetadas: ambientes, animação, música, lógica de jogo e muito mais, todos juntos para criar a experiência final.

O Dreams fornece as ferramentas para você fazer tudo, desde a escultura do seu primeiro bloco colorido até a composição de um tema de chefe arrepiante, mas tentar resolver tudo de uma só vez pode ser um pouco … bem,  esmagador .

Escolha um ponto de partida e concentre-se nisso. O ethos central dos sonhos é universal; portanto, ao fazer uma coisa, você naturalmente desenvolverá uma intuição sobre como os outros funcionam, para que cada coisa nova que você lide seja um pouco menos assustadora.

Envolva-se com a comunidade

O Dreams é uma comunidade – e é uma comunidade dedicada ao compartilhamento -, portanto, não se preocupe se achar que não está tão confiante em uma área quanto em outra.

Você pode colaborar com outros criadores do Dreamiverse, remixar as criações de outras pessoas ou emprestar itens ou ambientes que eles já criaram.

Talvez você acabe sendo um escultor assassino ou um compositor talentoso, então brinque e não desanime se você não é natural em todos os campos – a comunidade está pronta para participar.

Dica rápida: Movendo-se no espaço 3D

Conheça a grabcam. É a maneira mais precisa e eficiente de se mover e olhar ao redor no espaço 3D, por isso é uma boa idéia se familiarizar com ele. Use seu imp para agarrar em qualquer lugar com R1 e, enquanto segura R1, use o manípulo esquerdo para se mover em direção a esse ponto, e o manípulo direito para se mover em torno dele.

Apresentações: Conheça o seu time dos sonhos

Se você está procurando inspiração, consulte a seção Atolamento da comunidade. A cada duas semanas, há um novo assunto para trabalhar, como “piratas” ou “ficção científica”. Você pode inserir sua criação favorita, participar como juiz ou navegar no Hall of Fame para ver as entradas mais populares.

Início de corrida: cinco dicas para iniciantes da Media Molecule

Comece pequeno! Você pode criar um RPG épico, mas achará mais fácil se criar algumas coisas básicas primeiro. Que tal uma árvore? Uma pedra musgosa? Ou use criações da comunidade para colar a taverna medieval dos seus sonhos.

Pesquise o Dreamiverse! Há uma boa chance de alguém ter feito algo no Dreams que possa ajudá-lo. Você pode remixar a criação de outra pessoa para se ajustar à sua visão ou descobrir como eles criaram algo!

Participe da comunidade! A comunidade Dreams é ativa, colaborativa e muito útil. Do Reddit ao Discord, do Twitter ao YouTube, os jogadores do Dreams têm muitos tutoriais e conselhos úteis. Não sabe para onde ir primeiro? Participe das transmissões semanais da Media Molecule às terças e quintas-feiras às 17:00 GMT para obter orientação direta do desenvolvedor. 

Cumpri-lo. Pode parecer clichê, mas todos os criadores do Dreamiverse começaram do zero! Não deixe que a curva de aprendizado o abaixe e não tenha medo de experimentar. Muitas vezes existem muitas maneiras de fazer algo no Dreams.

Decore o seu espaço em casa! O Homespace é ótimo para entender como colocar coisas no espaço 3D. Possui guias úteis, como o snap à superfície, para facilitar o início da colagem.

Onde você deve começar com sonhos?

Quando você acaba de colocar as mãos no Dreams pela primeira vez, o que deve fazer primeiro? No jogo do Media Molecule, você pode criar seus próprios níveis a partir do zero ou pegar os níveis existentes da comunidade Dreams e remixá-los, dividindo-os em partes individuais e vendo como eles funcionam.

Diantha Crystal: Para a maioria das pessoas, eu recomendaria definitivamente remixar algumas coisas, principalmente para que você possa separar algo e ver como funciona.

Quinn Barnett: Entrar em cenas existentes e tentar dar uma boa olhada ao redor é uma maneira divertida de se familiarizar com os controles 3D e também de alguma inspiração.

Desarmado: A primeira coisa que você deve fazer é olhar em volta e reproduzir as maravilhosas criações que outros fizeram, elas ajudarão a inspirá-lo com certeza.

Joshua Carttar: Jogue algumas coisas! Você terá uma ótima idéia de que tipo de coisas é possível e verá como a comunidade é incrível!

Existem mundos esperando para serem construídos nos Sonhos. | Molécula de mídia / Sony

É melhor usar o DualShock ou mover o controlador com sonhos?

Os sonhos podem ser controlados de duas maneiras: com as entradas padrão do controlador DualShock 4 ou através de um par de controladores PS Move. Com os criadores do Dreams que procuramos, não houve muita competição entre as duas opções de controle.

Joshua Carttar: Tenho certeza de que os controladores do Move são ótimos, mas achei o DualShock realmente intuitivo, por isso fiquei preso nisso.

Desarmado: tenho certeza de que os controladores Move têm um esquema mais refinado para criar em termos de controles, mas eu realmente adorei usar o DualShock 4.

Quinn Barnett: Eu quase exclusivamente usei o DualShock. É confortável, mas requer um pouco mais de deliberação do que os Moves, que são muito mais rápidos e fornecem entrada 3D muito direta, comparável aos controles de VR.

Quanto tempo leva para fazer um nível nos sonhos?

Para muitos jogadores em potencial do Dreams, essa pode ser uma questão de fazer ou quebrar. Qual é o tipo de tempo que você está procurando para criar um nível jogável e totalmente funcional no Dreams?

Quinn Barnett: A cena do Dead Space que refiz me levou mais de uma semana, mas eu ainda estava aprendendo a usar as ferramentas, então as coisas foram feitas a uma taxa exponencial. Eu construí o interior da Kellion (o pequeno ônibus espacial no qual o jogo começa) em vários dias (foi o que vazou durante o período NDA do beta) e, em seguida, decidi reconstruir tudo novamente com a minha capacidade aprimorada, bem como o hangar do Ishimura fora dele, e eu fiz isso em uma fração do tempo.

Joshua Carttar: Eu diria cerca de duas a três semanas, mas isso nunca havia tocado o Dreams antes, então demorou um pouco para me acostumar com as ferramentas. Fazer o mesmo novamente provavelmente levaria dois ou três dias.

Desarmado: Eu já tinha algum tempo antes da versão beta do Dreams para planejar algumas idéias que queria ver o que era possível com o mecanismo, e escusado será dizer que elas saíram muito melhor do que eu esperava anteriormente do jogo.

Diantha Crystal:: Vindo do ponto de vista de um personagem (é nisso que me especializo), demorou cerca de 15 minutos para conceituar um personagem, com 15 minutos a 3 horas para esculpir e até 12 horas para programar todos os tipos de gadgets exclusivos. Criaturas simples podem ser criadas em uma hora, enquanto criaturas complexas exigem mais dedicação.

Sonhos vs. Pequeno grande planeta

Então, como o Dreams se compara às ferramentas de criação do LittleBigPlanet? A Media Molecule não é estranha para armar os jogadores com todas as ferramentas necessárias para níveis divertidos e imaginativos, mas parece que o Dreams leva o processo criativo e as ferramentas um passo adiante.

Quinn Barnett: Acho que é bem diferente. Eu avisaria aos veteranos da LBP que essas coisas parecem muito diferentes. Só não entre em pânico. O Dreams é muito refinado para a criação em 3D, e qualquer coisa que você possa fazer no LBP também é possível no Dreams. Eu diria, abordá-lo com a mente aberta. É muito mais poderoso e libertador.

Joshua Carttar: Eu joguei LBP religiosamente naquela época. Até conseguiu fazer um FPS ou dois, mas era um desafio constante trabalhar contra certas limitações. No Dreams, finalmente sou capaz de fazer os jogos que imaginei tão rápido, se não mais rápido, do que no LBP.

Desarmado: Eles são definitivamente cortados do mesmo tecido, mas muito diferentes do LBP, muito mais pode ser feito com a lógica apresentada no Dreams.

Diantha Crystal: As ferramentas do Dreams são notavelmente semelhantes às do LittleBigPlanet, embora com alguns ajustes aleatórios nos controles e mais opções nos menus de ajustes. Se você se sentir confortável com a criação no LittleBigPlanet, não demorará muito para se adaptar ao Dreams.

Dicas para novos criadores de sonhos

Por fim, pedimos aos criadores do Dreams algumas dicas específicas que eles dariam a todos os recém-chegados ao Dreams que desejam começar a criar pela primeira vez.

Quinn Barnett: Preste atenção aos tutoriais e instruções no editor. Acho o Dreams perfeitamente natural de usar, mas no começo eu achava difícil imaginar que pudesse fazer algo decente nele. Em pouco tempo, houve um clique e as coisas fizeram sentido. E experimente. O Dreams é tão indulgente, rápido e bem-feito que você pode realmente ficar louco e se esquivar.

Diantha Crystal: Não espere perfeição e aceite a estranheza. Se você pretende fazer o novo jogo de ficção científica premiado e acabar com um pinguim amarelo com uma banana olímpica, não seja muito duro consigo mesmo. Aceite que talvez fazer um jogo inteiro sozinho não seja sua xícara de chá. Junte o lixo, encerre o dia e você ficará melhor como criador.

Joshua Carttar: Planeje o plano. A melhor maneira de otimizar a produção de um jogo é detalhando quais mecânicas você deseja, a configuração, se houver uma história, os componentes da interface do usuário, etc. Comunique-se com outros criadores. Não seja tímido e tente entrar em contato com qualquer pessoa para a qual tenha perguntas.

Desarmado: não se julgue muito severamente ao criar. Tente entrar em contato com qualquer pessoa para a qual você tenha perguntas. Mantenha-se conectado nas plataformas de mídia social e compartilhe seu processo criativo com outras pessoas.

US Gamer, Playstation, wikipedia.

Deixe seu comentário: