Dota 2

Dota 2 é um jogo eletrônico do gênero Multiplayer Online Battle Arena (abreviado como MOBA)(RPG), foi desenvolvido pela Valve Corporation como sequência do Defense of the Ancients (DotA), uma modificação (mod) em um mapa desenvolvido para Warcraft III: The Frozen Throne. Embora seu antecessor tenha sido desenvolvido de forma amadora, Dota 2 foi acolhido pela Valve — em estreita parceria com o produtor original, IceFrog — para ser desenvolvido e lançado no mercado mundial de forma profissional. Oficialmente foi lançado no dia 9 de Julho de 2013 a versão completa do jogo em Free to Play (Jogo Gratuito) disponível somente na plataforma Steam.

Estilo MOBA: Características

MOBA, é um termo dado para um estilo de jogo onde há multiplayer online em batalhas de equipes ao qual você tem que usar estratégias em tempo real.

Neste estilo você não precisa gerenciar torres ou uma base, você somente joga com um personagem. No caso do Dota 2 você escolhe um herói e se une com outras pessoas para proteger a sua base e destruir a base do inimigo.

A equipe que destruir a base inimiga primeiro, vence a partida.

Requisitos Dota 2

O jogo é gratuito e você pode optar por comprar itens cosméticos para mudar a aparência de seus personagens e de sua interface.

Para poder jogar Dota 2, você primeiro precisa usar uma conta na loja Steam ou criar uma nova. O cadastro é também gratuito. Note que depois de criar a conta na Steam, você deve instalar o aplicativo da loja, é através dele que você vai baixar o Dota 2.

Aprendendo a Jogar

Existe uma curva grande na aprendizagem de Dota 2.

Nesse jogo não basta que você saiba controlar os personagens.

O seu primeiro e pequeno passo, é fazer o tutorial do jogo que é muito básico e somente lhe mostra alguns dos comandos e objetivos.

Existe uma seção somente para tutoriais e se você está começando agora, você não pode deixar de fazê-los.

Complete o tutorial de Dota 2

A partir deste momento você já pode começar a treinar contra os Bots acessando o tutorial: Training Skirmishes (Play Vs. Bots).

Acessando esse tutorial você poderá escolher uma gama limitada de heróis, Dota 2 tem mais de 100 heróis e neste tutorial você poderá escolher em uma lista de 20 heróis, o fato de ter heróis limitados ajuda você a se acostumar com os seus companheiros de equipe e inimigos.

Para completar o tutorial de bots é necessário vencer 5 partidas, recomendo que você escolha um personagem que você tenha gostado de jogar ou que achou mais fácil para jogar estas partidas.

Faça uma busca no youtube sobre o personagem que você escolheu e assista a alguns vídeos de partidas, assim você pode entender como os jogadores mais experientes ou profissionais jogam e aprender bastante.

Fatores importantes

Lembre-se de usar as dicas dos primeiros tutoriais, eu sei que neste momento é muita informação para processar; last hit, deny, hérois, itens, lanes e etc, mas não se preocupe, quanto mais você jogar mais você vai se sentir familiarizado com tudo isso.

Sobre atacar creeps constantemente

Algo importante que você deve saber é que as dicas do tutorial oficial do jogo não devem ser levadas a risca, em momento algum o tutorial informa ao jogador que no início do jogo nem sempre é bom ficar atacando constantemente os creeps (aquelas criaturas que aparecem em cada lado do time e que não podemos controlar), isso porque se você acabar matando todos os creeps adversários, os seus creeps vão chegar mais perto da torre inimiga e você vai ficar mais vulnerável a ataques de inimigos, por isso no início não é bom você fazer isso e esperar o seu personagem ganhar mais nível e dinheiro antes de começar a avançar para destruir as torres adversárias.

Ao invés de sempre atacá-los, somente dê o golpe para conseguir o Last Hit, assim você estará ganhando mais ouro e não estará “puxando” seus creeps para perto da torre inimiga, você não precisa atacar num creep para conseguir experiência para subir de nível, somente ficar perto de creeps ou heróis inimigos que morrem já lhe garante experiência.

Não morra no jogo

Evite morrer em Dota 2, além de você ficar bastante tempo esperando seu herói renascer, tempo esse que poderia ser usado para subir de nível e ganhar dinheiro, você também perderá dinheiro e o pior de tudo é que dará uma grande quantidade de experiência ao herói adversário, deixando sua equipe em desvantagem.

Então tenha sempre em mente que é melhor viver do que matar um inimigo, pelo menos para os iniciantes ou na maioria dos casos, já que em determinados momentos morrer para salvar uma estratégia que possa levar sua equipe a vencer seja indicado.

Fique de olho no mapa

O mapa do jogo é uma das ferramentas mais importantes da partida, através dela você pode ver o que está acontecendo ao seu redor e com os seus companheiros, por isso comece a desenvolver o habito de olhar o mapa sempre que possível.

Use as guias de build

As build dos heróis em Dota 2 é o nome dado ao conjunto de dicas de itens e a ordem em que você adiciona as habilidades, dentro do jogo há um pequeno botão no canto superior esquerdo que contém algumas builds prontas para o herói que você escolheu.

Na imagem acima você verá os passos para acessar o menu das builds, existem guias em várias linguagens, eles deixam algumas dicas sobre a estratégia, ao acessar a loja os itens recomendados serão também da build e o mais interessante é que toda vez que você subir o nível de seu herói é possível ver uma das habilidades contornada de amarelo, essas são as recomendações da build para qual habilidade você deve escolher.

Comece a usar os atalhos do teclado

Em Dota 2 a agilidade nos dedos é importante para que você avance mais rapidamente no jogo, por isso é importante que você vá no menu de configurações do Dota 2 e selecione os comandos que você mais se sentir confortável.

Uma dica válida é a de manter os dedos da mão esquerda em cima das teclas de atalho das habilidades e usar a mão direita para movimentar a câmera com o mouse, acostume movimentar a câmera sempre no mouse para lhe poupar tempo, algumas pessoas usam a mão esquerda para clicar nas setas do teclado e mover a câmera, mas a mão esquerda tem que ficar pronta para clicar nas habilidades ou itens se necessário.

Menu de configurações de Dota 2.

A imagem logo acima ilustra o menu de configurações de atalhos, essa é a configuração que achei mais agradável, mas é recomendável você escolher aquela que você achar mais fácil.

Não se esqueça de memorizar os atalhos para o Courier (o cavalinho) e também para a compra de itens. Saiba que você pode arrastar os itens que você quer comprar para uma pequena região no canto inferior direito da tela.

Itens para comprar

Na imagem acima você pode ver contornado de vermelho as duas regiões onde você pode arrastar os itens para comprar, a primeira lhe mostra quais itens você tem que comprar para formar o item desejado, na segunda é a mesma coisa, porém é uma região usada para facilitar a compra durante o jogo sem precisar abrir a loja.

A estratégia de sempre comprar itens é boa para que você não fique com muito ouro acumulado, se um herói inimigo te matar ele vai pegar uma porcentagem de seu ouro, quanto menos você tiver carregando melhor.

Eu sei que no início vai ser difícil lembrar de todos os atalhos, mas com a prática você vai se acostumando e por fim ficará natural.

Se preparando para as partidas online

Neste momento você já está treinando bastante contra os bots, recomendo que você jogue umas 10 partidas antes de seguir este passo. Acesse o tutorial contra jogadores online, Play Vs Humans.Para completar esse tutorial é necessário vencer 10 partidas contra adversários online, a partir deste momento você vai perceber que jogar contra outras pessoas é muito diferente de jogar contra a máquina.

Objetivos do jogo

Basicamente, cada um dos times (Radiant e Dire) possuem suas áreas distintas, que por sua vez possuem torres, mercadores secretos, trilhas e a base em si. O objetivo do jogo é destruir a Ancient do time inimigo, que é a principal estrutura da base. Porém, para chegar até ela é necessário eliminar todas as torres encontradas pelo caminho.

Como é possível observar pelo mapa, o jogo se divide em três rotas (top, mid e bot) e em cada uma delas se encontram torres e as tropas de cada time. Após quebrar todas as três torres de uma rota você poderá atacar as barracks que, ao serem destruídas, fortalecem as tropas do seu time, gerando uma vantagem para sua equipe.

Proteger suas torres, ajudar seus companheiros de time a vencerem em suas respectivas rotas e ter um bom trabalho em equipe nas team fights são algumas das formas de dominar a partida. Trataremos especificamente destas estratégias em tutoriais futuros.

Você se assustou com tanta informação para aprender?

Não se sinta assim, apesar de ser muito a princípio, com o tempo você vai se acostumando. E acredite, depois que você começar a jogar bem no Dota 2, você vai se divertir muito e consequentemente viciar, a ponto de querer jogar sempre. Todo o seu esforço será recompensado com horas maravilhosas jogando, perdendo até a noção do tempo.

Heróis e suas funções

Cada herói possui uma característica única e também semelhanças entre si. Saber o papel para qual cada herói é destinado é ESSENCIAL.

Saiba que não existe o melhor herói de todos, cada um deles pode ser usados em situações diferentes (alguns levam clara vantagem sobre outros em determinadas situações).

Cada personagem tem o seu papel na batalha: Alguns são melhores para atacar, outros para defender ou dar suporte.

Lembre-se que um mesmo herói pode se dar muito bem em vários papéis no jogo.

Uma partida pode ser decidida através dos heróis que foram escolhidos.

No Dota 2 você somente escolhe o seu personagem uma vez para cada partida (depois de escolhido, não pode ser alterado na mesma partida).

Na lista abaixo eu explico o significado das posições mais populares ou nomenclatura para os tipos de heróis, com essas informações você vai poder escolher ele na hora certa.

Suporte

Como o próprio nome já diz, são eles que dão suporte ao time, normalmente toda equipe terá pelo menos um suporte.

São vários heróis disponíveis para este papel, alguns podem ser um suporte mais agressivo ou um suporte que também pode assumir outras posições.

Exemplos: Whitch Doctor, Chen e Omniknight.

Carry/Carrier

São personagens que no início da partida podem não ser muito poderosos, mas que no final dela podem fazer grandes estragos e literalmente “carregar” o time nas costas.

Se você pretende levar a batalha em longo prazo, é bom que você tenha um bom Carry.

Exemplos: Kunkka, Sven e Viper.

Tanker/Durable

Esses heróis possuem uma quantidade alta de vitalidade e defesa, um golpe que poderia deixar outro herói à beira da morte, somente causa um machucado em um Tanker.

É sempre bom ter um herói deste tipo em seu time.

Exemplos: Wraith King, Ursa e Tidehunter.

Jungler

Os Junglers são os heróis que conseguem evoluir e conquistar ouro na floresta do mapa, dessa forma eles se fortalecem mais rápido, muitas vezes de forma mais segura e ainda deixam mais ouro e experiência para o Carrier do time.

Exemplo: Enchantress, Beastmaster e Nature’s Prophet.

Ganker

Estes heróis sempre estão à espreita, esperando o momento certo para pegar os inimigos desprevenidos e atacar sem deixar nenhuma chance de sobrevivência. É sempre bom ter um elemento surpresa guardado para reverter um jogo.

Exemplo: Bounty Hunter, Slark e Riki.

Pusher

Quer terminar a partida mais rápido já que o inimigo está com vários Carriers, use um Pusher para derrubar as torres e construções em tempo recorde e vencer o jogo.

Exemplo: Broodmother, Juggernaut e Death Prophet.

Initiator

São esses os heróis responsáveis por iniciarem uma batalha, eles possuem habilidades que podem incapacitar os adversários e facilitar a vitória para seu time.

Exemplo: Centaur Warrunner, Faceless Void e Silencer.

Disabler

Com esses heróis você pode desarmar os adversários mais fortes e dar para a sua equipe uma vantagem temporária que pode ser decisiva para o resultado final.

Exemplo: Disruptor, Invoker e Lion.

Heróis para Iniciantes no Dota 2 Brasil

São mais de 100 heróis disponíveis no Dota 2. Alguns deles são mais fáceis de jogar do que outros, comece jogando por eles. Para lhe ajudar eu separei o nome de alguns dos heróis que são interessantes para um iniciante em Dota 2 começar:

Lich, Crystal Maiden, Omniknight, Lion, Sniper, Juggernaut, TIdehunter, Ursa, Nature’s Prophet e Viper.

O ideal é que os heróis tenham habilidades simples de aprender e que elas não atrapalhem o curso da batalha se você não souber jogar muito bem. Acredite, tem heróis que são um perigo para a batalha em time se o jogador não sabe jogar as habilidades no momento certo.

Um interessante fato é que os jogadores novatos normalmente gostam de escolher heróis do estilo Carrier e isso é um perigo, somente jogadores mais experientes conseguem tirar o melhor proveito de heróis deste tipo.

O motivo principal para os novatos escolherem esse tipo de herói, é a capacidade de realizar assassinatos em uma partida, em muitos jogos, acontece do jogador melhor ser aquele que mata mais, mas em Dota 2 isso é uma grande mentira.

Alguns jogadores se concentram somente em matar heróis dos adversários e se esquecem do objetivo real do jogo que é trabalhar em equipe para destruir a base inimiga.

Builds: Como Maximizar um Herói

São através das Builds que você consegue seguir uma estratégia para utilização de itens e habilidades para um herói. Escolher os itens e habilidades certas no momento correto da partida é crucial para a vitória.

As Builds são nada mais do que um guia de qual habilidade você vai adquirir quando sobe de nível e quais itens vai comprar primeiro para cada situação de jogo, sem seguir uma Build, você está fadado a derrota, pois as chances são grandes que você não conseguirá deixar o seu herói forte o suficiente para a batalha.

Existem várias Builds diferentes, os jogadores mais experientes já sabem montá-las sem nenhum guia, mas para os iniciantes é recomendado seguir uma Build pronta.

Dicas Essenciais

Vou listar agora as ações ou atitudes recomendáveis para que você melhore cada dia no Dota 2.

Por ser um jogo bem complexo e com constantes atualizações, já é obvio que você deve dedicar muito tempo jogando. Se possível, não fique longos períodos sem jogar.

Não escolha heróis que você não conhece

Vai entrar em uma partida online contra outros jogadores? Não escolha um herói que você não sabe jogar ainda.

Em Dota 2 é importante que você saiba que não dá para continuar jogando bem usando somente um herói, por isso é bom que você sempre procure aprender a jogar com um novo.

Para conhecer um herói, treine contra os Bots, faça um teste de suas habilidades, assista tutoriais, faça algumas partidas usando ele em cooperativo contra Bots para depois se aventurar em partidas online.

Outra dica que posso lhe dar é não escolher um herói que não é necessário na equipe, às vezes outra pessoa já escolheu um herói parecido, nestes casos mude para um outro tipo que sua equipe necessita.

Comunique-se

Diferente de muitos jogos multiplayer cooperativos, em Dota 2 você deve se comunicar bastante, seja por microfone, mensagens ou sinais no mapa.

Lembre-se que este é um jogo que é acima de tudo em equipe e é importante você saber o que cada um vai fazer para organizar armadilhas contra inimigos.

Use atalhos

A utilização de atalhos em Dota 2 é de extrema importância.

No início você pode anotar para poder decorar mais rápido.

Quase tudo no jogo tem uma tecla de atalho para você utilizar de forma mais rápida do que acessando com o cursor do mouse.

Você pode também modificar o teclado a seu gosto através do menu de atalhos, ele está representado pelo símbolo de uma engrenagem e fica no canto superior esquerdo da tela.

Clicando em “Atalhos Avançados”, você poderá modificar outros atalhos.

Conheça as gírias do jogo

O Dota 2 é um jogo particularmente repleto de termos ou gírias usadas para simplificar algumas ações, táticas e situações.

Não fique para trás e conheça os termos mais usados no jogo, assim você não perderá tempo tentando entender o que seu companheiro de equipe quer.

Assista partidas de Dota 2

Uma das melhores formas de adquirir conhecimento, é observando outras pessoas que sabem jogar bem.

Saiba que o mais simples detalhe no jogo pode valer uma partida inteira, seja o tempo que o herói leva para comprar os itens ou para subir de nível.

Não seja ganancioso

Enquanto estiver jogando uma partida de Dota 2, pense bem antes de roubar a experiência e ouro de seus colegas.

Se o seu herói não precisar de tanta experiência quanto o de seu companheiro, a sua equipe poderá sofrer as consequências mais na frente caso você tenha sido ganancioso demais.

Distribuir as experiências corretamente entre os heróis do time pode ser um dos fatores para a vitória, não estrague isso.

Referências:

Tec 8, Seu Game, Wikihow, Techtudo, wikipedia.

Deixe seu comentário: