Doom Eternal

Doom Eternal é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela id Software e publicado pela Bethesda Softworks. Foi lançado em 20 de março de 2020 para Google Stadia, Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One, com previsão de lançamento para Nintendo Switch mais tarde nesse mesmo ano. É o quinto título principal da série Doom e a sequência de Doom (2016).

Jogabilidade

Os jogadores mais uma vez assumem o papel de Doom Slayer, um antigo guerreiro que luta contra as forças demoníacas do inferno a partir de uma perspectiva em primeira pessoa. O jogo continua a ênfase do seu predecessor no combate “push-forward”, encorajando o jogador a atacar inimigos agressivamente para adquirir saúde e munição. O jogador tem acesso a várias armas de fogo, como Combat Shotgun, Super Shotgun , Heavy Cannon, Rocket Launcher, Plasma Rifle e Ballista. Armas brancas, como uma motosserra, espada energética “Crucible Blade” e uma lâmina de braço retrátil também podem ser usadas. A lâmina do braço oferece a oportunidade para uma variedade maior de execuções rápidas e violentas. A Super Shotgun agora é equipada com um “Meat Hook”, que ataca o jogador em direção a um inimigo, funcionando como um gancho em ambos os cenários de combate e navegação ambiental. Armamentos incluindo mísseis, lançadores de granadas e lança – chamas também podem ser anexados à armadura do Exterminador do Destino. Também serão introduzidas novas mecânicas de movimento, como a escalada na parede e os movimentos do painel.

O diretor criativo Hugo Martin afirmou que haverá o dobro de tipos de demônios do que no jogo anterior. Existem novos tipos de inimigos, como o Marauder e Doom Hunter, enquanto outros, como Pain Elemental, Arachnotron e Archvile, serão reintroduzidos de jogos anteriores de Doom. Um novo sistema chamado “Destructible Demons” é caracterizado, no qual os corpos dos inimigos se tornam progressivamente destruídos e se deterioram em combate à medida que sofrem danos.

O jogo conta com um modo multijogador assimétrico chamado “Invasão”, no qual os jogadores podem se juntar a outras campanhas de um jogador, lutando contra eles como demônios. Este modo pode ser desativado por jogadores que desejam jogar o jogo solo. Além da “Invasão”, o jogo apresenta outros modos multiplayer padrão.

Elimine manualmente e não gaste munições

Um dos maiores segredos de Doom Eternal está nas munições e nas eliminações manuais. As munições são sempre escassas – vai ser comum você ficar sem tiros em suas armas ao longo do gameplay. Por isso, o ideal é dar apenas alguns tiros nos inimigos e esperar que eles comecem a piscar – a partir daí, vá pela eliminação instantânea e manual. Isso ajuda a economizar munições e também a levar ao próximo ponto das dicas.

Inimigos comuns dão itens

Quando você elimina um inimigo manualmente ou com ajuda da motosserra, ele deixa cair vários itens, entre eles munições, escudos e vida, que é o mais importante de tudo. Quando estiver enfrentando dificuldades para vencer um chefão ou um inimigo mais forte, tente eliminar alguns oponentes mais simples antes, para conseguir mais munições, vida e tentar novamente.

Tente não parar no meio da fase

Doom Eternal é um jogo com progressão bem linear e dividido em fases. Ele funciona melhor se uma fase inteira for jogada sem interrupções, pois depende muito do jogador estar no ritmo da fase. Acertar tiros e lidar com as hordas de demônios pode ser mais difícil se você parar no meio da fase e retornar depois. Tente jogar Doom Eternal, pelo menos, uma fase por vez, sem parar no meio. Se tiver tempo sobrando para jogar mais, melhor ainda, pois o ritmo se mantém por mais tempo.

Melhore sempre

Doom Eternal oferece a chance de melhorar armas, armaduras e seu personagem com o tempo. O game concede novas habilidades, munições e outros elementos que vão auxiliar no combate aos demônios que invadiram a Terra. Não perca a oportunidade de melhorar sempre que possível, pois as fases ficarão cada vez mais complicadas.

Seguindo estas dicas e sempre mantendo sua mira nos locais certos, Doom Eternal deve ser uma experiência um pouco mais tranquila para quem chegou agora. Se tiver mais problemas, lembre-se de reduzir o nível de dificuldade no início do jogo.

Nunca pare de se mover

Esta dica já era boa para Doom de 2016, mas é ainda mais importante para Doom Eternal: fique parado por muito tempo e você inevitavelmente será aniquilado por seus inimigos.

Ao se mover constantemente (e, idealmente, procurar lugares mais altos), o jogador tem uma ideia melhor de que tipos de inimigo está enfrentando, como lidar com eles, e até assumir melhor o controle do campo de batalha, já que os demônios vão invariavelmente atrás do Slayer.

O protagonista tem uma grande mobilidade, e conforme o jogo progride é possível ganhar novas habilidades como Impulso e o gancho da Super Escopeta, que pode ser usada para fugir de encrencas enquanto já se prepara para derrubar outro monstro no caminho.

“Reabasteça” com demônios menores

Zumbis e diabretes não são grandes ameaças para o jogador (embora é bom não subestimá-los), mas eles têm um papel importante durante o combate: reabastecimento de recursos.

Estes inimigos menores são mais fáceis de desequilibrar e ativar suas Execuções Gloriosas, que recuperam a vida do jogador, mas eles também podem ser usados para recuperar munição via motosserra, ou fontes de pontos de armadura com o cuspidor de chamas.

Ao enfrentar especialmente inimigos mais formidáveis como o Saqueadores, os demônios menores são uma fonte de recursos essencial para sobrevivência no jogo.

Nunca esqueça do cuspidor de chamas

Relacionado ao ponto acima, uma nova arma/habilidade para o Doom Slayer é o cuspidor de chamas, que além do óbvio fator de atear fogo nos inimigos também os faz soltar pedaços de armadura.

Não só isso, quanto mais dano estes inimigos receberem enquanto estão pegando fogo, mais partes de armadura serão jogadas para fora.

Sendo assim, o cuspidor de chamas é uma habilidade muito útil e versátil, podendo ser usada em grupos de inimigos para “farmar” armadura, e em demônios mais fortes para enfraquecê-los mais rapidamente ao furá-los de balas.

Por isso, nunca se esqueça de usar o lança-chamas sempre que puder.

Veja qual é a maior ameaça no momento

Ligado ao ponto anterior, é importante que o jogador sempre esteja atento a qual é a maior ameaça para ele durante o combate.

É importante notar que isso não é necessariamente a mesma coisa do que focar no inimigo mais forte em campo, já que os golpes deles talvez não sejam tão efetivos sem a presença de outros monstros.

Ao entrar em uma batalha que envolva um Saqueador e um Ciber Mancubus, por exemplo, o ideal é que o jogador se livre do segundo inimigo antes, já que ele é capaz de usar golpes de longa e curta distância que podem atrapalhar a mobilidade do Doom Slayer – e mobilidade é tudo ao lutar com um Saqueador.

Por isso, saber quais os inimigos a serem eliminados inicialmente é a melhor forma de vencer as arenas espalhadas pelo jogo.

Explore!

As fases de Doom Eternal são enormes e repletas de segredos, que vão desde colecionáveis como bonequinhos e discos de vinil até itens úteis para melhorias nas armas e armadura do Doom Slayer.

Falando por mim, ao fazer os upgrades no Traje Pretor do personagem, eu daria um foco inicial nas habilidades de exploração, incluindo revelar os segredos espalhados no mapa, já que eles serão importantes para tornar o jogador ainda mais perigoso e letal para seus inimigos.

Fique de olho nos Cristais Sentinela

Os Cristais Sentinela são responsáveis por melhorias específicas, como quantidade de vida, armadura e munição, e ao serem pareados corretamente também dão bônus passivos ao Doom Slayer, incluindo uma redução no carregamento do cuspidor de chamas, uma área maior de absorção de vida, armadura e munição, entre outros.

Eles também são os itens mais raros do jogo, e – como apontado acima – são recompensas para quem explorar o mapa com mais cuidado.

Complete os Desafios de Missão

Desafios de Missão são objetivos específicos para cada fase, que ao serem completos dão um ponto extra para o Traje Pretor, melhorando as habilidades da armadura do Doom Slayer.

Não só isso, ao completar os três desafios, o jogador é recompensado com uma Bateria Sentinela, que pode ser usada na Fortaleza da Destruição para desbloquear modificações de arma, Cristais, mais pontos de Traje, e até skins para o personagem.

Aposte nas Fichas de Domínio

Nas fases mais avançadas do jogo, é possível encontrar Fichas de Domínio, que são essencialmente “atalhos” para desbloquear a versão mais poderosa das modificações finais das armas.

Normalmente, esta habilidade final requer que o jogador cumpra um desafio especial durante o game, mas se você preferir acelerar o processo ou estiver com dificuldade em cumprir este objetivo, a Ficha imediatamente desbloqueia a última modificação.

Sendo assim, se você quiser apressar o processo de deixar o Gancho da Super Escopeta pegando fogo mais rápido, as Fichas de Domínio podem ser uma forma de acelerar o processo.

Pegue o Dardo de Precisão assim que possível!

Em um jogo tão rápido e agressivo como Doom Eternal, quem imaginaria que uma atualização de mira com precisão transformaria o Canhão Pesado em um rifle sniper de médio alcance. Pois bem, esta arma é absolutamente essencial. Veja, a maioria dos inimigos agora tem pontos fracos específicos – a metralhadora do Arachnotron, ou os enormes braços de armas dos Mancubus, por exemplo – e um tiro bem dado será o fim deles, limitando seus meios de ataque e, em alguns casos, isso poderá deixá-los cambaleando – perfeitos para uma Execução Gloriosa. Ser capaz de acertar esses pontos fracos com precisão é uma parte importante da sobrevivência nas dificuldades mais elevadas, então concentre-se em adquirir essa atualização de arma assim que estiver disponível.

Nada de só jogar com sua arma favorita

Se você não aprendeu isso com os pontos fracos, saiba que Doom Eternal quer que você troque constantemente de armas em meio ao tiroteio. Assim como é possível deixá-los cambaleando, os inimigos sofrem mais danos, podem ser ficar mais resistentes instantaneamente e algumas outras peculiaridades únicas podem ser desencadeadas por tipos específicos de munição. Agora, o assunto aqui é Doom e ninguém quer gastar seu tempo lendo quando poderia estar destruindo demônios, contudo não custa nada dar uma olhadinha no códice e descobrir o que funciona melhor para cada inimigo / situação. Aprenda a maneira mais eficaz de causar o maior dano possível e você terá muito mais sucesso nas batalhas mais difíceis e maiores, desde que sempre use a arma certa para tanto.

Esteja sempre em movimento

Assim como praticamente todos os outros jogos FPS, correr e disparar é o segredo em Doom Eternal. Para facilitar ainda mais, você começa com a capacidade de dar um pulo duplo desta vez e posteriormente conquista a habilidade de dar uma esquiva dupla, ideal para evitar ataques ou encurtar a distância até um inimigo. Ficar parado significa morrer, então mantenha-se em movimento o tempo todo. Essas opções de movimento desde o início do jogo mostram que Doom Eternal tem mais níveis e arenas bem mais variadas que nunca, portanto, esteja ciente de sua posição e de onde pode ir. Fique atento aos impulsos horizontais azuis, que podem lançar você em plataformas mais altas e certifique-se de ter sempre um plano de fuga se as coisas ficarem um tanto agitadas. O tuíte acima é fora do comum, sabemos, mas é um bom exemplo de tudo isso e você também chega lá.

Use a viagem rápida sabiamente

Doom Eternal tem um sistema de viagens rápidas que até funciona e pode ser bem útil, porém é um pouco estranha e usada de uma maneira bastante específica. Quando chegar ao final de cada nível, você verá um alerta informando que a viagem rápida está desbloqueada. No entanto, se terminar esse estágio e entrar nele novamente, não será mais possível viajar rapidamente. Estranho, não é? Essencialmente, a viagem rápida deve ser usada para voltar a um nível que você esteja quase finalizado e apenas então você deve utilizá-la para limpar quaisquer segredos que possa ter perdido. Ela basicamente é perfeita para quem quer completar o jogo 100%.

Junte armadura

O lança-chamas do Doom Slayer faz com que inimigos forneçam armadura e podem causar dano a múltiplos inimigos de uma vez. Para potencializar a sua armadura, tente atingir o máximo de demônios possível no menor tempo e mate-os antes deles pararem de queimar.

Use o Soco Sangrento sabiamente

O Soco Sangrento é ótimo para remover peças de armaduras de inimigos maiores, então guarde-o para isso. A habilidade pode ser usada até para enfrentar Pinkys. Pois é.

Potencialize o uso da motosserra

Usar a motosserra vai fazer com que oponentes concedam diversos tipos de munição, independente da sua necessidade. Então é melhor fazer bom uso disso ao trocar de armas frequentemente e guardar a motosserra para quando você já usou a maior parte da munição (se não tudo) em vez de gastar combustível quando você apenas acabou com a munição de escopeta.

Se você está sem cargas de motosserra, você naturalmente recarregará uma ao longo do tempo. Evite pegar gasolina enquanto você ainda carrega, ou você ficará apenas com uma carga em vez de duas.

Deixe a área com a munição cheia

Se seu combustível de motosserra está cheio e você vê uma gasolina coletável em uma área que você vai deixar, tente usar em um zumbi próximo. Dessa maneira, você deixa a área com o máximo de munição e cargas de motosserra.

“Farme” inimigos pequenos para obter vida

Além disso, tente manter um pouco de munição no seu Canhão Pesado ou Rifle de Plasma para realizar execuções gloriosas em inimigos fracos para obter saúde. Bastam alguns disparos para que a execução fique disponível, então não tenha medo de recuar e se recuperar.

Guarde granadas de gelo para grupos grandes

A granada de gelo pode congelar um grupo de inimigos, fazendo dela um ótimo par para o modo de disparo secundário da balista, que demora para carregar, mas pode eliminar grandes grupos de inimigos de uma vez.

Conheça os pontos fracos dos oponentes

Conhecer os pontos fracos dos oponentes é vital para se manter vivo e guardar munição. Não hesite em verificar o Codex para se lembrar de quais armas funcionam melhor contra quais demônios e quais são os pontos fracos deles. Ainda neste assunto, o modo de disparo de precisão do Canhão Pesado é obrigatório, já que ele permite que você elimine esses pontos fracos com um único tiro.

Guarde as Super Armas para Super Inimigos

Guarde as super armas, como a BFG 9000, para quando você precisa lidar com demônios do tipo Super Pesado: O Arquivil, o Barão do Inferno, o Doom Hunter e Tirano são ótimos alvos para as suas armas mais poderosas. Por outro lado, Marauders tomam menos dano das super armas.

Derrube totens de buff rapidamente

Quando você for notificado que há um totem de buff próximo, ignore tudo e torne isso sua prioridade nº 1. O totem não apenas deixa os inimigos mais fortes, mas faz com que eles apareçam infinitamente. Normalmente está escondido no fundo da área de combate ou em alguma borda. Com isso dito, Arquivils criam uma aura parecida, então se você ver inimigos brilhantes sem ser notificado de um totem, você precisará derrotar o Arquivil primeiro.

Referências:

Red Bull, The Enemy, Br Ing, Techtudo, wikipedia.

Deixe seu comentário: