Dirt Rally 2.0

Dirt Rally 2.0 é um jogo de corrida desenvolvido e publicado pela Codemasters para o Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One. Foi lançado em 26 de fevereiro de 2019. O jogo é o décimo terceiro título da série Colin McRae Rally e o sétimo título para levar o nome Dirt. É um sucessor do videogame de 2015 Dirt Rally e enfatiza a física de condução realista.

Jogabilidade

Dirt Rally 2.0 está focado em rallying e rallycross. Os jogadores competem em eventos de estágio cronometrado em terrenos asfaltados e off-road em diferentes condições climáticas. O jogo apresenta etapas na Argentina, Austrália, Nova Zelândia, Polônia, Espanha e Estados Unidos. A Codemasters também anunciou planos para expandir o jogo através do lançamento de conteúdo para download. O Dirt Rally 2.0 permite aos jogadores escolher entre um total de cinquenta carros, incluindo o World Rallycross Supercars e oito circuitos do Campeonato Mundial de Rallycross. Cada carro pode ter sua configuração ajustada antes de uma corrida.

Estes são definitivamente necessários, já que o jogo agora também apresenta um novo sistema de modelagem de tempo, onde as mudanças no clima afetam o nível relativo de aderência e exigem que os jogadores adotem uma abordagem mais sutil para dirigir. O clima também afeta a visibilidade em etapas. A superfície dos estágios também está sujeita à degradação; à medida que mais carros passam sobre um palco, mais de 100 camadas garantem que a superfície da estrada comece a mudar e se romper, afetando os níveis de aderência. A jogabilidade, portanto, exige concentração máxima, especialmente porque algumas faixas levam mais de 10 minutos para serem concluídas. Não há função de retrocesso e os danos não apenas têm um efeito visual, mas também mecânico.

O modo “My Team” introduzido no Dirt 4 é expandido, exigindo que os jogadores contratem engenheiros especializados para manter o carro. Dano sofrido durante um rali transita de evento para evento. Os jogadores também são capazes de fazer uma gama mais ampla de escolhas estratégicas, como compostos de pneus; pneus mais macios oferecem mais aderência, mas se desgastam mais rápido, enquanto pneus mais duros são mais duráveis, mas produzem tempos de estágio mais lentos. A Codemasters está planejando introduzir um tutorial mais abrangente para configurar o carro para tornar o processo mais acessível para recém-chegados, amadores e jogadores que foram dissuadidos de explorar opções de configuração no passado.

O DLC segue um cronograma quinzenal e incluirá o retorno dos locais de rally desde o primeiro jogo, bem como carros como o Škoda Fabia e BMW M1.

Com o manuseio, volte ao básico

Para qualquer um que jogou o primeiro jogo DiRT Rally, você não ficará surpreso ao saber que o realismo está mais uma vez na frente e no centro. Isso se reflete muito no manuseio, que mais uma vez foi ajustado para se parecer muito com a coisa real.

A experiência de direção de rally é mais autêntica de todos os tempos, tanto quanto a coisa real, sua direção precisa ser precisa. Para começar, a melhor coisa a fazer é tentar aprender as manobras básicas necessárias para dirigir um carro de rally. Essas habilidades incluem controle de aceleração e aceleração, frenagem em linha reta, curvas com freio de mão e transferência de peso, para citar alguns.

Vá devagar em superfícies soltas

Uma nova adição ao DiRT Rally 2.0 é o manuseio de superfície solto. É justo esperar que uma estrada de terra fique gasta depois que toneladas de metal e borracha a mastiguem, então a Codemasters agora incluiu um recurso em que o solo se torna mais solto e mais difícil de manobrar conforme a corrida continua. 

No início, lento é rápido. É fácil se comprometer demais com as superfícies de cascalho no DiRT Rally 2.0, mas começe a dirigir devagar e dentro dos seus limites. Aumente a velocidade gradualmente conforme você começa a aprender os níveis de aderência e equilibra o carro com as entradas do acelerador e do freio.

Esteja preparado para cometer erros no Modo Carreira

A prática leva à perfeição, e isso é especialmente o caso quando se inicia a vida como piloto de rally. O novo modo de carreira abrangente do DiRT Rally 2.0 oferece a chance de você mesmo fazer essa jornada, mas, primeiro, você deve estar preparado (e disposto) para o fracasso.

Você começa sua carreira com dois carros iniciais: um para rally e outro para rallycross. Esses carros são ótimos, porque os reparos para eles são gratuitos, o que significa que você deve usá-los para se acostumar com o manuseio – erros nesses carros não vão custar nada além de tempo. Tente usá-los o máximo que puder no início de sua carreira para ganhar créditos e upgrades. Então, depois de eliminar a maioria dos erros e ficar mais confortável ao volante, você pode expandir sua garagem.

Se você estiver usando um rig, acertar as configurações

Um equipamento de corrida pode ser uma ótima maneira de dar vida ao jogo e, com a ênfase do DiRT Rally 2.0 no realismo, pode ser uma maneira ainda melhor de vivenciar as nuances do jogo. Para obter o máximo disso, no entanto, você deve estar preparado para mexer.

Concentre-se em ajustar as configurações de feedback de força e de roda para se adequar ao seu estilo de direção. Um equipamento de corrida vai aprimorar sua experiência com DiRT Rally 2.0, pois dá a sensação de estar sentado em uma cabine real e permite que você seja mais preciso. Com pedais, é muito mais fácil suavizar o acelerador e ter entradas mais matizadas na aceleração e nos freios.

Carros de baixa potência podem ajudá-lo a aprender

Quando você mergulha pela primeira vez em um jogo de corrida, é sempre tentador optar pelo veículo mais potente de cara. A isca de um veículo com potência suficiente para transformar qualquer pista em pó é forte, mas não é a escolha mais sensata se você deseja melhorar.

Comece com um carro de tração dianteira de baixa potência, como a classe R2. O Ford Fiesta R2 é um ótimo lugar para começar. É muito fácil de aprender e é um ótimo carro para aprender o básico do rally conduzir. Se quiser começar a melhorar os seus tempos, a paciência é uma virtude. Parece simples, mas para ficar cada vez melhor no DiRT Rally 2.0, só tem de praticar e desfrutar do processo de aprendizagem. Isto exigirá paciência, mas vale totalmente a pena.

Suss out a competição no rallycross

DiRT Rally 2.0 agora possui uma abundância de conteúdo de rallycross, incluindo oito pistas do Campeonato Mundial de Rallycross 2018 da FIA. O Rallycross é um esporte de contato e você precisa estar pronto para reagir ao comportamento deles. Também preste atenção na volta do Joker, que é uma volta um pouco mais longa que precisa ser feita uma vez por corrida. É importante taticamente fazer no momento certo, porque quando você faz isso pode fazer ou quebrar sua corrida.

Ouça o seu navegador

Seu co-piloto é seu melhor amigo em eventos de rally. Conforme descrito acima, suas notas de ritmo permitem que você antecipe o que está por vir na estrada. Não preste atenção a essas informações cruciais e você poderá dizer adeus a qualquer momento decente.

Não segure apenas acelerar

Você precisa controlar seu hábito de segurar o R2 o máximo possível enquanto joga jogos de corrida. Isso não o levará muito longe no DiRT Rally 2.0. Em vez disso, você precisará aprender a jogar com um pouco mais de cautela, usando o acelerador e o freio com mais nuances do que apenas pisar no chão. Os gatilhos são analógicos por uma razão – use toda a gama para ter muito mais controle sobre seu carro, especialmente em superfícies soltas como sujeira ou cascalho.

Você não precisa usar o freio de mão o tempo todo

Fazer curvas com freio de mão em corredores é divertido porque normalmente iniciará uma deriva, mas neste jogo, não é realmente necessário. Você vai passar um bom tempo derrapando nas curvas, mas o freio de mão só precisa realmente entrar em ação para apertar uma curva. Uma combinação de freio e acelerador fará com que você contorne a maioria das curvas.

Sua escolha de pneu fará a diferença

DiRT Rally 2.0 apresenta diferentes compostos para pneus. Entre as fases, você poderá ajustar suas rodas com pneus diferentes dependendo do que está enfrentando. Normalmente, você terá pneus macios, médios ou duros para escolher. Os pneus macios proporcionam melhor aderência a curto prazo, mas não são tão duráveis, enquanto os pneus duros duram muito mais do que os outros tipos. O meio obviamente estabelece um equilíbrio entre os dois. Se você tem um par de estágios muito longos chegando, você pode querer usar pneus duros, por exemplo.

Repare as peças internas do seu carro antes da carroceria

Nas estações entre as fases, você pode fazer reparos em seu carro. No entanto, o tempo para fazer isso é restrito e, se você ultrapassar esse limite, terá uma penalidade de tempo. Obviamente, quanto menos você precisar consertar, melhor, mas se seu veículo estiver amassado e tiver várias peças danificadas, pode ser difícil saber o que consertar e o que deixar.

O jogo tem uma opção de “Reparos Recomendados” que pode decidir por você, mas na verdade é muito simples: os danos superficiais ao corpo do seu carro devem ser sua última prioridade. Arrume tudo o mais primeiro.

FWD, RWD, 4WD – qual é a diferença?

Cada carro no DiRT Rally 2.0 será FWD, RWD ou 4WD. Simplificando, eles se referem a quais rodas do veículo são movidas pelo motor. Todos os três tipos se comportam de maneira diferente.

FWD significa tração dianteira. As duas rodas dianteiras são acionadas. Esse é o sistema de tração mais comum e, como a maior parte do peso do carro está sobre as rodas dianteiras, eles tendem a ter uma tração melhor. Provavelmente os carros mais fáceis de dominar.

RWD significa tração traseira. As duas rodas traseiras são acionadas. Esses carros são muito mais difíceis de manusear. Eles normalmente são capazes de lidar com mais potência, mas é incrivelmente fácil sobrevirar e girar se você não tiver cuidado com o acelerador. Eles exigem uma abordagem muito mais delicada e são mais difíceis de aprender a dirigir com eficácia.

4WD significa tração nas quatro rodas. Todas as quatro rodas são acionadas. Efetivamente, isso significa que os carros 4×4 tendem a ter melhor tração, porque todas as rodas estão engajadas em puxar o carro. As rodas traseiras ainda podem fazer o carro derrapar, mas como as rodas dianteiras também são acionadas, esses carros também são mais eficientes em abrir caminho para a frente.

Carros – por onde começar e como desbloqueá-los

Desde o início do jogo, você terá alguns carros em sua garagem, mas assim que começar a ganhar alguns créditos, poderá comprar praticamente o que quiser. Os veículos podem ser comprados a qualquer momento, independentemente de quanto tempo você investiu no jogo. Você pode conseguir alguns carros da classe R2 ou Rally GT bem cedo, se tiver dinheiro.

No entanto, se você é novo no DiRT Rally, recomendamos começar com os motores menos potentes. O Lancia Fulvia HF é perfeito para começar porque é fácil de conduzir e não é muito rápido. A forma como o jogo está estruturado, você pode usá-lo para quantos eventos de rally quiser – você pode entrar em qualquer carro em qualquer campeonato. Também vale a pena lembrar que você pode fazer um test drive em qualquer veículo que esteja à venda antes de comprá-lo.

Conquistas diversas

Algumas outras conquistas são baseadas no seu desempenho em comparação com outras pessoas online, que podem ser as mais desafiadoras. Eu pessoalmente achei algumas das conquistas para um jogador muito mais exigentes e, para ser honesto, irritantes. Vamos falar sobre eles caso a caso. Além disso, alguns outros podem ser desbloqueados facilmente e falaremos sobre eles por último.

Ter paciência / Hotlapping

Acima de tudo, este jogo exige paciência e persistência. Se nada parece estar funcionando, faça uma pausa e volte ao assunto. Tudo se resume a obter experiência suficiente com cada carro e as etapas, então hotlapping (executar a mesma etapa repetidamente para memorizá-lo, como um circuito) é algo que você fará e ajudará muito também.

Controles

DiRT Rally 2.0 aspira ao gênero de simulação, é por isso que controlar o carro não é a tarefa mais fácil e você precisa levar em consideração a física mais complexa, ao contrário de jogos como DiRT 4 ou The Crew 2 . Você obterá os melhores efeitos usando o volante com pedais. Você terá um pouco menos de controle em um gamepad, embora DiRT Rally 2.0 seja bastante jogável no pad sem grandes modificações nas configurações de controle. Uma opção extrema é usar um teclado. Porém, mesmo que você possa definir suas próprias chaves, o controle sobre o veículo será extremamente difícil e competir em partidas online e obter os melhores tempos quase impossível. Se ainda quiser usá-lo, você também deve usar os assistentes do jogo.

A lista de assistências é a seguinte:

Transmissão – automática, semiautomática, manual, manual com transmissão H.

Clutch Override – você sempre pode usar a embreagem.

Reparos automáticos – o jogo reparará carros automaticamente.

Sistema de travagem anti-bloqueio – evita que as rodas bloqueiem durante a travagem.

Frenagem com aceleração – tirar os pés do pedal do acelerador aciona o freio.

Limpadores de pára-brisa automáticos – o pára-brisa é limpo automaticamente.

Câmeras externas – desligá-lo força a visão da cabine.

Controle de lançamento – evita o giro excessivo da roda durante a partida.

Controle de estabilidade – ajuda você a manter o controle sobre o carro em todas as situações.

Controle de tração – tem uma importância particular em carros com tração traseira.

Frenagem com controle de tempo – diminui a velocidade do carro após cruzar a linha de chegada, evitando que ele sofra danos após o término da corrida.

Ao usar o volante, você deve desligar a maioria das assistências imediatamente. Auxílios como câmbio automático, ABS, Controle de Tração ou Estabilidade tornam o veículo um pouco mais lento, impedindo que você tenha o controle total sobre ele – que, por sua vez, o volante com pedais proporciona. Vale a pena aprender a jogar sem assistências desde o início para evitar maus hábitos. Se você não tiver sucesso, tente com uma ajudinha de ABS e Controle de tração.

Ao jogar com o gamepad, você também deve começar com o mínimo de assistências, pois ainda terá o controle adequado sobre o veículo usando os eixos analógicos. Você deve, entretanto, ter em mente que mudar de marcha será um pouco mais problemático com o gamepad, especialmente devido ao fato de que você fará isso constantemente. Você pode tentar o modo semiautomático, no qual você tem acesso à transmissão automática, mas ainda pode mudar as marchas manualmente, permitindo, por exemplo, diminuir as marchas rapidamente. Se dirigir sem assistências for muito difícil para você, ative os menores valores de ABS, Controle de tração e Controle de estabilidade. É importante notar queem DiRT Rally 2.0, ao contrário de outros títulos, jogar com um gamepad não requer nenhuma correção adicional nas configurações do controlador.

Dirigir usando o teclado não tem nada a ver com realismo ou simulação, é por isso que você não deve ter escrúpulos em usar as assistências. Isso ocorre porque o teclado oferece apenas controle “binário” – ou você tem gás pressionado contra o metal ou força zero . O mesmo se aplica a freios e curvas – os pneus são direcionados para frente ou totalmente para a esquerda ou direita. Uma forma de se livrar desse efeito é apertar rapidamente o acelerador ou o freio, permitindo que você tenha um controle maior sobre o veículo, mas isso requer muita prática. Você pode fazer o oposto – começar com as ajudas ABS, controle de tração e controle de estabilidade e, em seguida, abaixá-los gradualmente até sentir que não tem controle sobre o carro.

Em todos os casos, independentemente do controlador, você nunca deve ter a opção “Frenagem com aceleração” ativada – ela simula pedais uniaxiais e combina de forma não natural o gás com o freio.

Técnicas de direção em rally

É preciso muita habilidade para dirigir para completar uma pista rapidamente, e é por isso que no começo você não deveria pensar em completar corridas em primeiro lugar, mas sim se concentrar em evitar que seu carro seja danificado. Dirigir em cascalho ou lama requer um estilo completamente diferente das corridas que acontecem no asfalto. Você obterá resultados muito melhores equilibrando com toda a massa do veículo, em vez de apenas girar as rodas, mas isso requer aceleração adequada e manuseio do freio. Além disso, muito depende do tipo de tração do carro – um carro com tração traseira se comporta de maneira diferente de um carro com tração dianteira ou 4×4. Aprender o uso correto do freio de mão também é benéfico, pois ele será usado em alguns dos truques mais avançados, como o movimento escandinavo.

Ao dirigir em cascalho, esteja preparado para um funcionamento muito suave dos pedais do acelerador e do freio e, acima de tudo, para o aproveitamento total de seus intervalos. Muito raramente você terá a oportunidade de empurrar qualquer um deles contra o metal. Normalmente você estará operando no meio de sua faixa, razão pela qual dirigir em um teclado é tão difícil. Nas corridas de rally, a técnica de ” suavizar o acelerador” – com foco na adição e redução suaves de gás – permite que você mantenha uma melhor aderência. Você também usará o freio da mesma maneira.

Você observará a rota desta posição com frequência.

Esteja preparado para contagens constantes com o volante. Frequentemente, as rodas serão direcionadas na direção oposta à da curva. Em carros com tração real, você pode usar o pedal do acelerador para virar o carro corretamente em direção a uma saída melhor em uma curva. Isso, combinado com a manobra adequada do volante, permitirá que você execute o movimento escandinavo – uma manobra em que primeiro você posiciona o carro oposto à direção da curva e depois retorna rapidamente para a direção, em uma posição que permite um movimento muito mais rápido saia de uma curva fechada.

Você começa no lado interno antes da curva e depois vira rapidamente na direção oposta. Imediatamente depois, você libera o acelerador, pisa no freio e volta na direção da curva. Agora você libera o acelerador e o freio ao mesmo tempo. A traseira do carro deve virar de forma a permitir que você saia rapidamente, aumentando a velocidade ao mesmo tempo. A manobra é muito difícil e requer prática para dominá-la. Lembre-se de que você pode usá-lo em superfícies soltas ou escorregadias e apenas em curvas, curvas de 90 graus e alguns dos “1-s” no jogo.

Você deve, no entanto, mudar os hábitos acima quando em rotas de asfalto. Lá, como nas corridas, a maior aderência é o que mais importa – quanto menos escorregões e contra-ataques, mais rápido e suave para os pneus.

Dicas gerais

Desligue os comandos do navegador – eles o distraem do curso da pista em que cada pedra conta. É melhor apenas ouvir o co-piloto e focar sua visão na pista.

Comece com um passeio muito lento no modo de jogo livre. Aprenda como são as curvas com diferentes marcações e quais surpresas o aguardam ao longo do caminho. Tente superá-los gradualmente, cada vez mais rápido.

Use o freio de mão apenas em curvas, curvas de 90 graus (Quadrado) e em curvas fechadas com a marca “1”. Ative-o antes de entrar na curva.

É melhor desacelerar demais e perder 2 segundos em uma curva do que correr o risco de dirigir “na borda” e perder mais tempo arrastando o carro para fora da vala e depois em reparos.

Comece aprendendo a dirigir com os carros de tração dianteira (FWD) e all-wheel drive (AWD) e depois passe para os carros de tração traseira (RWD).

Se a pista for curta (até alguns quilômetros) – use pneus macios com melhor aderência.

É melhor frear muito cedo do que tarde demais. O importante é como você sai da curva, não como você entra nela.

Comece a virar mais cedo – mesmo antes de entrar na curva. Use o pedal do acelerador para equilibrar o carro e contra-atacá-lo com o volante.

Referências:

Push Square, True Achievements, Game Pressure, Redbull, wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.