Dead Cells

Dead Cells é um jogo eletrônico roguelike-metroidvania desenvolvido e publicado pela Motion Twin. Após cerca de um ano de acesso antecipado, Dead Cells foi lançado para Microsoft Windows, macOS, Linux, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One em 7 de agosto de 2018. Portes para versões móveis, iOS e Android, estão previstos para 2019.

No jogo, o jogador assume o papel de uma criatura parecida com um lodo que assume o controle de um cadáver em uma masmorra, através do qual eles devem lutar para sair. O jogador ganha várias armas, tesouros e outras ferramentas através da exploração dos níveis gerados proceduralmente para combater criaturas mortas-vivas dentro dele. Às vezes, o jogador pode ganhar “células”, um tipo de moeda no jogo que pode ser usado para comprar atualizações permanentes ou desbloquear novos itens para o jogador, se eles chegarem ao fornecedor entre cada nível. Dead Cells usa um sistema permadeath, fazendo com que o jogador perca todas as células e outras moedas ou itens em cada instância da morte. A Motion Twin foi inspirada por The Binding of Isaac no desenvolvimento do jogo.

Pergaminhos e escala de itens

Existem 3 tipos de atributos que podem ser pegos durante o nosso progresso em forma de pergaminhos.Brutalidade, tática e sobrevivência-respectivamente, vermelho,roxo e verde. Armas de curto alcance como longo alcance (melee e ranged) também como escudos e habilidades caem em uma ou duas dessas categorías. Quanto mais pontos você tem em um atributo, mais poderoso seu item será. Para aquelas armas que escalam em 2 atributos, escalará somente o seu atributo maior. Então por exemplo,ter 10 de brutalidade e 5 de tática para uma espada amaldiçoada, o dano dela escalará somente com a brutalidade e investir em tática não vai deixa-lá mais forte (A não ser que você tenha 11 de tática).

Todo atributo melhorado em 1 te dá 15% a mais de dano no item com sua respectiva cor. Além disso, você ganha +X de vida para cada atributo gasto. O bônus de vída fica menor conforme você investe em somente um atributo. Mas se você decide começar a investir em um atributo diferente,você vai adicionar muito mais à sua barra de vida. A ideia é que builds onde se investe somente em um atributo são glass cannons (Dano alto,vida baixa), builds em que se investe em dois atributos é balanceado, e builds em que você investe nas 3 você tem muita vida mas pouco dano. Tenha em mente que sobrevivência dá a maior vida, começando com 60%,depois é a brutalidade começando com 50% e por ultimo tática começando com 40%

Agora vamos para o infográfico. Atualmente existem 60 armas e 31 habilidades = 91 itens no total. 48 deles está escalado com brutalidade, 49 com tática e 30 com sobrevivência (Esses números incluem itens que são escalados em 2 atributos). A imagem a seguir mostra exatamente qual item pertence a qual atributo.

Itens

No mapa de progressão você percebe que todo bioma tem um nível do bioma. Esse nível influencia nos itens queocê vai pegar dentro desse bioma. Existem conjuntos de regras que tem um efeito no item. Some o número do nível do bioma de acordo com a condição e entenda como funciona:
0-Para itens encontrados livremente no chão
0-Dropado por um monstro
0-Atrás de uma porta dourada
+1-Comprada de um vendedor
+1-Báu comum
+1-Báu amaldiçoado, junto com a gema e o pergaminho do poder, além disso o item vai ser incolor(Escala com o nível do seu maior atributo independentemente de sua escala original)
+2-De monstros elites
+2-Recompensa por completar uma challenge(desafio) de área secreta

As Runas

As runas são desbloqueios permanentes que dará direito a você acessar partes bloqueadas do mapa-incluindo biomas.Você vai querer conseguir elas o mais rápido possível para não pular nenhum item possível no seu caminho.

A Runa da Videira pode ser pega na Esplanada dos Condenados por lutar com um Arqueiro Morto-Vivo elite(dica:esquive de sua dupla flecha).

A Runa de Teletransporte está nos Esgotos Tóxicos e é desbloqeuada lutando com um Golpeador elite(dica:traga um escudo ou alguma coisa para stunnar ou imobilizar ele).

A Runa de Bode está no Ossuário, e é desbloqueada lutando com um Golpeador elite denovo.

A Runa de Aranha está no Santuário Adormecido e é desbloqueada lutando com um Invocador elite(dica:traga uma arma ranged(longa distância).

Então se você está na pressa pra pegar elas, sua rota seria:
Alojamento dos Prisioneiros>Esplanada dos Condenados
Alojamento dos Prisioneiros>Os Esgotos Tóxicos
Alojamento dos Prisioneiros>Esplanada dos Condenados>Ossuário
Alojamento dos Prisioneiros>Os Esgotos Tóxicos>Esgotos antigos>Cripta Insuportável>Santuário Adormecido

Você não pode pegar todas elas de uma vez.Então quando você pegar uma ou continue ou morra e comece denovo no Alojamento dos Prisioneiros. Tem também a Runa do Desafiador que você desbloqueia as daily runs(Runs diárias)na zona do começo e pode ser encontrado depois de lutar contra o chefe na Ponte Negra, mas essa não é necessária para a progressão e eventualmente você vai pega-lá.

A Forja

A Forja pode ser encontrada depois das lutas dos chefões e somente.Lá você pode permanentemente melhorar suas armas para +,++ e S. em uma run que você tem 0 CDF (Celulas de chefe) você só pode melhorar suas armas para +,em runs com 1-2 CDF você pode melhorar para ++ e em runs com 3 CDF você pode melhora-lás para S. Cada melhoria em armas ou habilidades vai dar dano extra,e afixos melhores e mais fortes (os efeitos tipo +100% de dano em inimigos queimando). Além de que melhorias ++ te garantem +1 pros seus atributos (Brutalidade, Tática ou sobrevivência,o bônus será no atributo que o item pertencer) e as melhorias S darão +2. No caso de itens que pertencem a 2 atributos,o atributo bônus será gerado aleatoriamente entre esses dois atributos-por exemplo,para a [Espada Amaldiçoada S] você pode ter +2 de tática ou +2 de Brutalidade ou +1 de Tática e +1 de Brutalidade.

Celulas de Chefe

As células de chefe (CDF) são desbloqueios permanentes que podem deixar seu jogo mais difícil e mais recompensador. Elas podem ser obtidas matando o atual chefe final.Quando você matar ele,receberá a célula de chefe que permitirá você jogar no próximo nível de dificuldade onde você tem que matar o mesmo chefe de novo para ganhar acesso à próxima dificuldade e por aí vai até você ter 4 CDF. Cada dificuldade vai fazer seus inimigos tirarem mais dano e ter mais PV(Pontos de Vida).Começando da dificuldade de 1 CDF você vai perceber que surgiram inimigos de outros biomas no bioma que você está,e isso acontecerá até a 3ª CDF. Na quarta outros tipos de inimigos serão adicionados em todos os biomas,além disso,nessa imagem,estão as coisas que são afetadas pela CDF.

Pulo “Bem na hora”

Quando o jogador pula um pouquinho atrasado, por exemplo depois de cair da plataforma, o jogo permite que o salto seja executado: Isso impede grandes frustrações, pois sem isso, parece que todo pulo é super difícil, e o jogador fica caindo a cada pulo por conta de um input levemente atrasado.

Aterrissagem “Teleporte”

Parecido com o “boi” que o jogo te dá na hora de pular, ele repete a técnica na aterrissagem. Se o jogador pousar um pouquinho fora da plataforma, o jogo adivinha o que o player queria fazer e o teleporta para cima da plataforma.

Parkour Automático

Quando “Dead Cells” percebeu que queria ser um jogo de ação e combate, e não um de pulos e plataformas, criou uma série de recursos para ajudar o player a jogar melhor e não se frustrar. Escalar  plataformas e pequenos declives no terreno automaticamente adicionaram imensa fluidez ao game.

Giro automático

O game gitra seu personagem automaticamente para o outro lado em determinadas situações. Por exemplo, se o player aterrisou virado para a direita e apertou o botão de ataque, mas o inimigo está à sua esquerda, “Dead Cells” gira o personagem automaticamente, impedindo um ataque no vazio.

Comece, explore, morra, aprenda e repita

O ponto mais importante no Dead Cells é aprender. Conhecer os inimigos que encontraremos pelo caminho, os perigos espalhados por cada estágios e principalmente, as armas e equipamentos a que teremos acesso. Como em qualquer roguelike, a morte estará sempre nos rondando e quando ela inevitavelmente chegar, tenha paciência, tente entender o que você aprendeu naquela partida e se prepare para não cometer os mesmos erros de antes.

Saiba também que ao matar inimigos você poderá encontrar células e será com elas que você poderá adquirir uma grande quantidade de itens. O problema é que elas só poderão ser utilizadas após concluirmos um estágios e as perderemos ao morrer. Sendo assim, muitas vezes é melhor procurar logo a saída de uma fase do que continuar explorando.

Invista com cuidado e pense no futuro

“Mas o que eu deveria comprar com as células”, você pode estar se perguntando. A primeira dica é investir em poções de cura. Funcionando como vidas extras, elas serão de grande ajuda quando estivermos perto de morrer e com isso poderão estender bastante a partida. Também vale a pena ficar de olho em todos os outros upgrades disponíveis, como um que guarda algum ouro após morrermos ou outro em que itens que não nos interessam podem ser transformados em moedas.

Outro bom negócio é pensar a longo prazo. Se existe algum item na loja que exige muitas almas, mas que lhe parece útil, comece a investir nele. Em Dead Cells você não poderá sair do vendedor sem ter gasto tudo o que tem, então, ao invés de sair comprando todo o tipo de porcaria, prefira colocar as almas que sobraram em algo que pode lhe ser mais útil no futuro.

Lembre-se que o objetivo no jogo é tornar o seu personagem o mais forte possível e para isso você terá que sofrer bastante. Com o tempo você perceberá que aquilo que parecia muito difícil antes, agora pode ser vencido com certa tranquilidade e o que adquirimos com almas terá papel fundamental neste processo.

Ainda pensando nas partidas seguintes, os diagramas de armas que podem ser comprados com almas também podem ser bem úteis. Após os desbloquearmos, os respectivos itens poderão ser encontradas aleatoriamente pelas fases em investidas futuras. Portanto, se o vendedor tiver o diagrama daquela espada que você tanto gostou de usar, vale a pena garantir que ela aparecerá na próxima sessão.

Mutações e armadilhas

Além de poder gastar as células que encontramos, a loja entre fases também nos dará o direito de adquirir mutações. Funcionando como perks, elas poderão nos ajudar das mais diferentes maneiras, mas num primeiro momento, a mais recomendada é a Revival. Se as porções poderão servir como um vida extra, o que esta mutação faz é exatamente isso. Ser salvo por esta belezinha quando menos esperamos será muito gratificante e só não podemos esquecer quando o item já tiver sido usado.

Algo que também poderá te ajudar muito são as armadilhas. Disponíveis em variados tipos, elas precisam de um tempo para serem utilizadas novamente, mas algumas mutações poderão diminuí-lo consideravelmente. Dentre elas, a que mais gostei são as turrets. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma espécie de metralhadora que atirará em qualquer inimigo que entre o seu raio de ação e acredite, ela poderá te tirar de situações bem ruins.

Além de servirem de alvo para os inimigos, que as atacarão imediatamente, o poder de fogo desse equipamento pode ser bem alto, com a vantagem de que mais de uma pode ser deixada ao mesmo tempo. A única coisa com a qual você deve se preocupar é que para funcionar essas armas precisam de energia, o que significa que precisaremos estar a uma certa distância delas.

As runas e os novos caminhos

Um dos principais elementos do Dead Cells são as runas. São elas que nos garantirão habilidades especiais que nos permitirão alcançar pontos específicos dos cenários e após encontrá-las, nosso progresso poderá se tornar bem mais fácil. Um dos poucos upgrades persistentes do jogo, são as runas que dão um ar de metroidvania ao título e procurá-las o quanto antes deverá ser um dos seus principais objetivos.

Ao todo teremos cinco runas para encontrar e abaixo deixarei uma breve descrição delas e onde encontrá-las:

Vine Rune – permite crescer vinhas em pequenas manchas verdes – localizada em Promenade of the Condemned.

Teleportation Rune – permite o teletransporte em caixões eletrificados – localizada em Toxic Sewers.

Spider Rune – permite escalar paredes e pular de uma para a outra – localizada em Slumbering Sanctuary.

Ram Rune – permite quebrar pisos fracos (marcados com um sinal) – localizada em Ossuary.

Challenger Rune – garante acesso aos Desafios Diários – derrote o chefe Incomplete One.

Não tenha pressa

Embora o Dead Cells conte com portas que se fecham após um determinado tempo, no início não tente alcança-las. Tudo bem, a recompensa encontrada nessas salas é boa, mas correr é um dos erros mais básicos que podemos cometer nesse jogo.

Procure explorar os cenários, conseguir o maior número possível de almas e equipamentos, pois isso será crucial para progredir pelas fases. Depois de algumas partidas e com o seu personagem estando mais fortes, você conseguirá avançar mais rapidamente pelas fases e uma hora acabará chegando nessas portas.

E no fim das contas, nunca esqueça que uma vez morto, você voltará lá para o começo, então pense bem os seus passos e tome todo o cuidado do mundo!

(Re)comece, experimente, aproveite a viagem e repita

Nunca tenha medo de experimentar. Uma coisa muito comum no Dead Cells é cairmos numa zona de conforto, sempre tentando encontrar o mesmo equipamento de antes e tentando repetir os passos da partida anterior. Tente variar suas ações, dê uma chance a uma arma que não lhe parecia muito boa ou ir por um caminho diferente.

Mas acima de tudo, procure curtir a viagem. Este não é um jogo em que você deveria mirar no final e sim aproveitar tudo o que ele tem a lhe oferecer. Eu sei que o percurso será dolorido, sei que muitas vezes sentiremos vontade de jogar o controle na parede, mas acredite, a sensação de superar um inimigo que nos derrotou anteriormente ou conseguir uma arma mais poderosa valerá a pena. Mas quando uma morte acontecer, é simples: repita!

Caminhos alternativos

Conforme progride no jogo, destravará novas habilidades permanentes que darão acesso a novas fases e novos caminhos até o final. Novas armas e itens o aguardam nessas fases alternativas, então não deixe de explorar todas!

Aprenda os padrões de ataque

Cada monstro e chefe tem seu próprio grupo de ataques e timing. Quando aprendê-los, poderá antecipar golpes, de esquivando deles e derrotando seus oponentes com mais facilidade.

Use suas habilidades

Além das suas duas armas, poderá equipar poderes e itens como granadas, torres e armadilhas. TOdas possuem um tempo de recarga, então não se preocupe com munição e aproveite tudo ao máximo durante cada encontro.

Escolha suas batalhas

Está vendo uma sala cheia de inimigos morrendo de vontade de devorá-lo no café da manhã? Sem poções para aguentar todo o dano? Equipamento ruim? Não é necessário matar todos os zumbis e monstros que encontrar pelo caminho. Além disso, nunca se sabe quando uma arma melhor ou baú pode estar esperando virando a esquina.

Dicas e Truques

Dead Cells é feito para ser um jogo incrivelmente difícil. Mas enquanto o combate é difícil de entender, existem algumas dicas gerais que você deve ter em mente ao jogar. Aqui estão algumas dicas e truques para ajudá-lo a sobreviver:

Trate todos os inimigos como se fossem um chefe – até inimigos comuns podem matá-lo facilmente se você não for cuidadoso.

Use as portas como aríetes – Você pode atravessar as portas para bater nos inimigos, atordoando-os no processo.

Rolando – Role para atacar os inimigos depois que eles atacarem, você pode matar rapidamente dessa maneira.

O status de habilidades é ruim – O status de habilidades é de longe o pior no wual gastar pontos.

Esmague seus inimigos – Segure o botão para descer e o de pular enquanto no ar e você cairá pisando nos seus inimigos. Isso pode ser usado para se esquivar ou como um ataque.

Não tenha medo de correr – assim como em Dark Souls, às vezes correr para a próxima área é a melhor opção que você terá.

No começo, concentre-se em Diagramas e Runas – Você não conseguirá chegar tão longe sem boas armas e Runas para ajudá-lo.

Experimente com builds – existem muitos estilos de jogo diferentes que você pode usar em Dead Cells, tenha a mente aberta e experimente.

Nunca pare de se mover – Há portas cronometradas em algumas áreas que irão acionar quando você entrar, então continue em movimento e você estará sempre preparado para alcançá-las. Elas oferecem grandes recompensas, por isso vale a pena se apressar.

O Escudo é seu amigo – faça uso da função de parry do jogo, ela pode anular dano e atordoar inimigos se feita corretamente.

Referências:

Meio Bit, Playstation Blog, Game Detonado, Blog do Paulão, Steam Community, Wikipedia.

Deixe seu comentário: