Dead by Daylight

Dead by Daylight é um jogo de terror de sobrevivência multijogador indie desenvolvido pela Behaviour Interactive e publicado pela Starbreeze Studios. Lançado no sistema operacional Microsoft Windows em junho de 2016, lançado nos consoles PlayStation 4 e Xbox One em junho de 2017, e com lançamento para Nintendo Switch, Android e IOS previsto para o 2º semestre de 2019. Dead by Daylight é jogado exclusivamente um jogador contra quatro, onde um jogador assume o papel do assassino selvagem, e os outros quatro jogadores jogam como sobreviventes, tentando escapar do assassino, fazer cinco geradores e abrir a saída para evitar ser pego, torturado e morto.

Lembre-se da assimetria

O Dead By Daylight consiste em disputas entre um assassino e um grupo de quatro sobreviventes “indefesos”. Fora as diferenças óbvias de poder, é importante lembrar que a jogabilidade dos dois times é diferente, o que ajuda as partes mais fracas.

Enquanto o assassino joga em primeira pessoa, os sobreviventes têm câmera em terceira pessoa, ou seja, um campo de visão muito maior. Aproveite e lembre desse fato quando precisar fugir do assassino durante uma perseguição. Diferente dos sobreviventes, ele não tem “olhos nas costas”.

Conserte com cautela

O objetivo dos sobreviventes é consertar 5 geradores espalhados pelo cenário. No entanto, é preciso tomar cuidado, já que ficar muito tempo reparando um só gerador fará com que o assassino descubra sua localização.

Cada gerador demorar 80 segundos para ser reparado por 1 player, caso haja 2 players reparando um gerador esse tempo cai pra 40 segundos,3 players cai pra 33 segundos e 4 players para 28 segundos.
Assim que os 5 geradores foram reparados e possível “ligar” o portão e fugir, demora cerca de 20 segundo para ligar um portão, uma vez ligado é só escapar.
Para se gerar mais pontos e necessário o escape de o máximo de players, quanto mais gente fugir melhor.

Enquanto estiver perto da máquina, rode a câmera constantemente e preste atenção especial aos buracos nas paredes, pois você pode utilizá-los para monitorar a aproximação do assassino. Caso o aviste, tente escapar sem chamar atenção.

Resgate seus amigos

É uma questão de tempo até que o assassino apanhe algum membro do seu time, mas isso não significa necessariamente um game over para a vítima. O monstro pode tanto prender o personagem em uma armadilha como deixá-lo sangrando no chão.

Nos dois casos os seus amigos podem socorrê-lo e salvar sua vida, já que só precisam se aproximar e usar itens de cura para que tudo volte ao normal. O problema é que o assassino sabe disso e, se for um bom jogador, aproveitará esse fato para colocar armadilhas ao redor da vítima presa, chamando todos os sobreviventes para um mesmo ponto do mapa.

Cuidado com o ambiente

Armadilhas são o maior risco do game, especialmente caso seu grupo esteja enfrentando um assassino do tipo Trapper. Ande sempre devagar e pare ao lado das armadilhas para desarmá-las. Se pisar nelas, o assassino saberá qual é a sua localização exata.

Fuja também dos pássaros, já que espantá-los causará sons que alertam o assassino sobre sua posição atual. Por outro lado, na hora da fuga, tente correr entre árvores e pilares para despistar seu perseguidor.

Na mira dos assassinos

Quando estiver jogando de assassino, é importante decorar o mapa e utilizá-lo a seu favor a fim de contornar sua limitada visão. Sua prioridade é lembrar onde ficam os geradores e tentar verificá-los constantemente, já que os sobreviventes sempre irão para perto deles tentar cumprir o objetivo. Use os talentos específicos de cada assassino, já que eles são a melhor forma de dar cabo dos sobreviventes. Hillbilly possui uma poderosa serra elétrica e corre bem rápido; Wraith pode ficar invisível; Trapper coloca armadilhas no chão, então tente escondê-las fora de vista, como na grama alta.

Blefe e trabalhe em equipe

Quando os sobreviventes falham em uma missão ou erram um prompt de comando, o assassino é alertado sobre sua posição atual. O interessante é que esse “problema” também pode ser bem utilizado, especialmente se seu time souber trabalhar em equipe.

É uma boa ideia separar seu grupo. Enquanto um jogador ativa um gerador e, propositalmente, pressiona o botão errado para chamar atenção do assassino e atraí-lo, os outros sobreviventes podem correr tranquilamente em direção aos outros objetivos.

Ataque na hora certa

Ainda que os sobreviventes pareçam estar em desvantagem, o assassino também possui formas mais discretas de revelar sua localização. Bons jogadores sabem tirar proveito desse fato para fugir e se esquivar.

Quando o Hillbilly liga sua serra, por exemplo, ela emite um alto som antes de estar pronta para ser utilizada. Da mesma forma, o Wraith emite badaladas quando muda da forma invisível para visível. Use essas deixas para se agachar e fugir se for sobrevivente. Como assassino, tenha certeza de só atacar quando tiver uma visão clara de seus alvos.

Mapas

Existe basicamente 13 mapas em Dbd, Conhecer os mapas é vital para aumentar sua expectativa de sobrevivência, os sobreviventes e o assassino não podem escolher um mapa especifico pois o jogo escolhe ele de maneira randômica dentre os 13 mapas disponíveis, porém é possível aumentar as possibilidades de um mapa ser escolhido sacrificando certos itens.

Assim como o mapa é escolhido maneira randômica, certos elementos são randomicamente despostos no mapa; geradores, caixas, totens, assim como os sobreviventes e o assassino, vale ressaltar que todos os mapas possuem 1 porão assim como uma escotilha de fuga (existe certas ‘condições’ para se habilitar ela) e 2 portões de saída.

A entre 7-9 geradores que podem ser disponibilizados no mapa, das quais 5 são necessários para cumprir o objetivo. Há também pelo menos 5 totens no mapa, assim como baús (entre 3-6).

Todos os elementos do mapa (prédios, plantações, morros ,arvores ,carros e etc) são randomicamente desposto nele, sendo assim, numa partida no mapa X uma casa pode estar num lugar e numa 2º partida no mapa X a casa mudar de posição.

Itens

Há pelo menos 6 itens principais no jogo com variedades qualidades: Kit-medico, chaves, lanternas, caixa de ferramentas, mapas e fogos de artificio.
Kit-medico:
Usado para curar sobreviventes feridos.
Chaves: Podem ser usadas para abrir a escotilha de fuga, caso você ache ou tenha este item, você precisa ligar 2 geradores pra usar.
Lanternas:
E um item muito útil que pouca gente sabe usar, a lanterna usada de maneira certa e capaz de cegar/atordoa o assassino por um tempo dando brecha pra você escapar.
Caixa de ferramentas: O melhor item pra se ter, você aumenta a velocidade do reparo dos geradores e de quebra pode SABOTAR ganchos, a qualidade mais comum pode sabotar 2 ganchos ou reparar um gerador.
Mapas:
muito útil mais também muito raro, com ele e possível rastrear geradores e dependendo do mapa itens, escotilha, baús e até o assassino por um tempo.
Fogos de artificio: Um dos itens mais poderosos contra o assassino, e possível cega-lo e atordoa-lo para fugir ou ajudar alguém, muito útil.
Estes itens são dispostos no menu “equipamentos”, neste menu há 3 opções de itens:
1º-item:
nesse slot você usara um item para levar com você para o mapa. Aqui ficam os itens “usáveis” na partida (Kits, chaves e etc).Existe também a ‘qualidade’ dos itens, quanto maior mais durável.
2º-Complemento: você tem acesso a 2 slots que podem ser usados para “fortificar” o item que está sendo levado para o mapa. Eles podem variar entre aumentar o número de uso, quantidade de uso e etc.
3º-oferenda: aqui você pode sacrificar um itens para dar alguma vantagens na partida ou aumentar as chances de escolher um mapa.
E possível recolher itens de baús no mapa (Kits, chaves e etc) e leva-los com você.

PERKS

Existem uma infinidade de perks no jogo, cabe você como jogador escolher o que se enquadra melhor no seu estilo de jogo, outra dica importante e nivelá-lo(upar o sobrevivente escolhido) até pelo menos o level 30 no jogo, pois a parti do level 30 seu sobrevivente terá acesso as “vantagens” do sobrevivente que são perks próprias e individuais do sobrevivente, sendo o primeiro pode ser desbloqueado no lvl 30 e o último no 40 (tenha em vista que você pode comprar as vantagens antes do grind)
Perks mais uteis: Alguns perks são exclusivos de um sobrevivente outros podem ser adquiridos por qualquer um.
Sentido obscuro: Após ligar os 5 geradores a áurea do assassino e revela pra você, muito importante pra decidir qual portão escolher pra fugir, ser pego porque escolheu o portão errado e a mesma coisa que morrer na praia.
Auto cura: Como já expliquei acima, e a habilidade de se curar, muito útil(Claudete tem por padrão).
Instinto do saqueador: liberar a áurea de um baú quando você está perto
Peso leve: diminui o rastro que você deixa ao correr.
Frio na espinha: você ouve um aviso sonoro quando o assassino tiver olhando na sua direção.
Isso não está acontecendo: Melhora testes, sabotagem e cura são aumentados quando ferido.

Conheça as características dos sobreviventes

Ace Visconti

Especialista em Sorte, maior chance de se libertar de um anzol sozinho, pode se libertar de uma armadilha de urso e Maior chance de ganhar os melhores itens de um baú.

Bill Overbeck

Especialista em Sobrevivência, sobrevive 40 segundos extras ao ser atingido após estar machucado, podendo se curar, consegue escapar do estado moribundo sozinho, e se estiver sozinho, consegue fazer reparações mais rápido.

Claudette Morel

Especialista em Suporte e Cura, consegue curar sem precisar de um kit médico, cura mais rápido e silenciosamente e detecta sobreviventes que estejam machucados que se encontrem perto.

Feng Min

Especialista em Sobrevivência a Solo, durante uma perseguição, ganha velocidade ao saltar uma janela ou palete, detecta o assassino se este danificar um gerador ou palete e repara geradores de forma mais silenciosa.

Dwight Fairfield

Especialista em Trabalho de Equipe, consegue detectar aliados que se encontrem perto, aumenta a velocidade das reparações, sabotagens e investigações se estiver perto de outros sobreviventes

Nea Karlsson

Especialista em Movimento, consegue se movimentar mais rápido enquanto abaixada, aumenta a duração dos itens e não se arrasta ao cair.

Jake Park

Especialista em Sabotagem, destrói armadilhas de urso e anzóis sem necessitar de uma caixa de ferramentas, não chama a atenção de corvos ao passar junto deles e consegue ficar 100% silencioso quando machucado.

Laurie Strode

Especialista em Sobrevivência, reduz a capacidade de leitura de auras dos assassinos, detecta a localização dos assassinos e consegue escapar das mãos dos assassinos uma vez por partida.

Meg Thomas

Especialista em Corrida, consegue correr mais rápido, consegue se curar quando os cinco geradores estiverem reparados, e é mais silenciosa a entrar em cacifos, a correr e a saltar por janelas e paletes.

David King

Especialista em Defesa, ganha pontos extras sempre que é atacado ou salva um aliado de um anzol, consegue correr durante alguns segundos se estiver machucado, e consegue se recuperar do estado moribundo

Interagindo com o ambiente

Durante sua tentativa de fuga, existem várias ações que pode fazer e diversos objetos com que pode interagir. Conhecer tudo isso vai ser fundamental para o sucesso.

Baixar: os sobreviventes podem se abaixar para se mover muito devagar. Esse tipo de movimentação não alerta os corvos.

Andar: você pode andar devagar e sem fazer barulho, não alertando os assassinos.

Correr: embora seja a forma mais rápida de se movimentar, correr continua sendo mais vagaroso do que o andar normal dos assassinos. Além disso, vai fazer barulho, deixar rastros que os assassinos podem ver e fazer com que o seu personagem respire de forma ruidosa, mesmo depois de parado.

Reparar: você pode reparar geradores manualmente, o que vai demorar muito tempo, ou usando uma caixa de ferramentas, que aumenta a velocidade de reparação. É necessário ter em conta que os assassinos conseguem ouvir um gerador funcionando e também suas tentativas de o reparar.

Consulta: aleatoriamente, vai ocorrer um mini-game quando os sobreviventes estiverem reparando geradores ou sabotando itens. Basicamente, você terá de pressionar SPACE quando uma linha vermelha entrar na zona de sucesso. Existe apenas uma tentativa e, se errar, os assassinos serão avisados da sua localização.

Sabotagem: você pode sabotar os assassinos destruindo os seus equipamentos de forma permanente. É possível fazer isso com a ajuda de uma caixa de ferramentas ou manualmente, se jogar com Jake. É preciso ser cauteloso, pois a sabotagem é ruidosa.

Paletes de madeira: essas tábuas podem ser usadas como obstáculo para impedir um assassino de te perseguir. Os sobreviventes podem também jogar uma palete no assassino para o atordoar, desorientando a sua visão e movimento temporariamente.

Cacifos: Os sobreviventes podem se esconder em cacifos. Porém, abrir um deles faz um som alto. Além disso, se você entrar no cacifo de forma rápida vai alertar os assassinos.

Baús: estes aparecem aleatoriamente no início de cada partida e podem ser investigados para ganhar itens. Ao fazer isso, no entanto, você faz algum ruído. Esses baús contêm itens muito úteis para sobreviver, por isso, vale a pena o risco.

Cair: se você cair vai ficar se arrastando durante um curto espaço de tempo.

Totens: esses itens estão conectados a uma das habilidades dos assassinos. Você pode eliminá-los, mas isso vai alertar os assassinos da sua presença.

Os vários estados

Saudável: você não está machucado.

Machucado: você pode ficar machucado ao ser atingido por um assassino ou ao pisar em uma armadilha. Nesse estado, você vai deixar rastros de sangue por onde passa e gemer de dor, o que alerta os assassinos para a sua localização. Você tem de tentar se curar, ou fazer que alguém o cure o mais rápido possível.

Moribundo: se você estiver nesse estado no chão, é possível rastejar para a saída. Se, por outro lado, estiver sendo carregado por um assassino, pode tentar se libertar, continuando no mesmo estado, mas no chão. Você entra no estado moribundo ao ser atingido por um assassino enquanto machucado, ao ser serrado ou ao ser atingido por certos efeitos.

Pendurado: ao chegar no estado moribundo, o assassino pode te pendurar em um anzol. Se a sua vida estiver acima dos 50%, ainda há a possibilidade de se desprender. No entanto, o melhor é aguardar por um aliado, pois se não tiver sucesso a se desprender, vai sangrar mais rápido.

Armadilhado: ao pisar em uma armadilha de urso, você vai ficar preso temporariamente. Para conseguir escapar, é necessário tentar se libertar ou aguardar pela ajuda de um aliado.

Conheça os assassinos

Para sobreviver, é necessário entender o que você pode fazer para se defender de cada um dos diferentes assassinos.

Trapper: confira a área em torno dos geradores e das saídas e janelas, pois é possível que existam armadilhas de urso.

Hillbilly: evite áreas abertas e tire partido da impossibilidade desse assassino conseguir mover a câmera assim que comece a correr.

Wraith: você consegue perceber a direção em que esse assassino se encontra ao ouvir o seu sino e o seu grito.

Nurse: tente sempre se manter escondido desse assassino, mas, se falhar, corra em direção dele quando este se teleportar.

Shape: é muito importante quebrar a linha de visão o mais rápido possível com esse assassino.

Hag: queime as suas armadilhas com a lanterna e, se não conseguir, passe por elas abaixado para não as ativar.

Doctor: evite permanecer na mesma área por muito tempo, especialmente do lado de paletes.

Huntress: tente se mover de forma aleatória enquanto tenta escapar para não ser atingido pelos seus machados.

Cannibal: tente se manter longe dos outros sobreviventes, pois esse assassino consegue atingir vários oponentes ao mesmo tempo com as suas habilidades.

Nightmare: tente acordar o mais rápido possível perdendo uma Consulta ou ao pedir a outro sobrevivente que o ajude, pois esse assassino consegue perceber onde está a sua aura se estiver dormindo.

Pig: tenha atenção às emboscadas que pode sofrer e remova todo tipo de armadilhas antes de escapar.

Cloud: é fundamental evitar a sua nuvem de gás para conseguir sobreviver.

Spirit: quando ele estiver parado, significa que vai usar uma habilidade, esse é o momento para você escapar.

Como ganhar a partida?

Durante a partida, o seu objetivo principal é escapar da zona em que se encontra. Para fazer isso, você terá de encontrar formas de abrir uma saída. Existem, então, duas formas de sobreviver:

Complete a reparação de cinco geradores, liberando, assim, dois portões que precisam ser abertos para você escapar;

Utilize uma escotilha que aparece aleatoriamente no mapa assim que cinco, quatro ou três geradores fiquem reparados e dependendo do número de sobreviventes que restam. Você pode abrir essa escotilha com uma chave-mestra ou quando apenas restar um sobrevivente vivo.

Dicas para ter sucesso

Para conseguir atingir um desses dois objetivos e escapar do perigo, existem algumas coisas básicas que você pode levar em conta e que podem ajudá-lo. Tente fazer tudo de forma calma para não causar muito barulho, a não ser que esteja sendo perseguido e necessite de velocidade para sobreviver.

Não vale a pena tentar cegar o assassino com a lanterna enquanto estiver sendo perseguido, a não ser que ele esteja destruindo uma palete e, por isso, não possa se virar. No entanto, se vir um assassino carregando um aliado, você pode o cegar de forma que o sobrevivente tente escapar. Tenha em atenção à luz vermelha que mostra a direção que o assassino está olhando para prever os seus movimentos.

Não utilize as paletes de madeira, a não ser que seja realmente necessário para ajudá-lo a escapar. Se estiver preso no anzol, a sua chance de escapar é de 5%. O melhor é esperar que um aliado o ajude. Aprenda a reconhecer o áudio que avisa que uma Consulta está chegando para conseguir ter sucesso.

Gire a sua visão para cima de forma a ver as luzes que indicam os locais dos geradores. Dessa forma, você pode encontrá-los sem problemas. Se você vir que um dos seus aliados está sendo perseguido ou carregado, essa é a altura ideal para fazer algum barulho extra abrindo baús ou reparando geradores, enquanto o assassino estiver distraído.

Sempre que entrar em um local, planeje várias rotas de fuga para o caso de ser perseguido. Você deve sempre dar prioridade a curar os seus aliados em vez de reparar os geradores. Porém, confira sempre se não está correndo riscos desnecessários. Se um sobrevivente estiver preso em um anzol, a sua chance de sobreviver é mínima e, por isso, o risco para você é muito grande.

É essencial tentar levar os assassinos para geradores que não tenham ninguém, para que os outros possam ser reparados sem interferências. Se estiver em estado de moribundo, não rasteje até os seus aliados. Tente se manter escondido perto de uma saída de forma a rastejar até à liberdade e sem colocar os outros em perigo.

Extras:

Use a corrida como última opção: É possível correr em DbD, mais só porque você pode não quer dizer que você deva correr gera um rastro muito grande e logicamente será mais difícil de se livrar do assassino, use a cabeça para despistar ele assim como os elementos do mapa.

Altruísmo: Dbd é um jogo coop, e o jogo lhe recompensa por isso, a perks para isso e você ganha pontos com isso, ajude o máximo os outros players, além de concluírem os objetivos mais rápido você sobreviverá mais tempo.

Use a imaginação para se esconder: O pior lugar para se esconder são os armários, além de ser muito obvio os assassinos checam eles com certa frequência, sempre use qualquer coisa que bloqueie a visão direta do assassino (arvore, mesas e até arbustos fazem o trabalho), o assassino tem visão em 1º pessoa e player em 3º use ao seu favor. 

Corra em círculos para escapar: O assassino não segue exatamente você, eles quase sempre seguem o rastro vermelho, use isto em seu favor, vale também para ajudar outros players a fugir.

Comunicação: E possível se comunicar de forma indireta no game através de sinais, se agachando, apontando (apertando 1) ou pedindo para seguir (apertando 2).

Hora de curar: Existem perks no assassino que ele detecta pessoas feridas ou se curando num certo raio próximo a ele, então só cure ou seja curado bem longe dele.

Prioridades: Sempre que puder siga essa ordem de objetivos caso esteja em dúvida:
Ajudar sobreviventes>>Reparar Geradores>> Sabotagem 

Se for para o gancho, ganhe tempo: Muito provavelmente você será capturado, isso e normal e acontece com todos os players, caso seja capturado nunca… TENTE NÃO ESCAPAR DO GANCHO UMA VEZ PRESO NELE, porque você só tem 3 tentativas e cada tentativa você tem apenas 5% de chance de escapar, dito isto ganhe tempo para os outros players concluírem o objetivo, cedo ou a tarde alguém tentara salva-lo, caso isso não aconteça você ganhará mais pontos lutando contra a morte e subsequentemente ganhará mais pontos se eles fugirem.

Localizando o assassino: Uma boa dica de sobrevivência e saber onde o assassino vai se encontrar, a visão do assassino possui a localização de todos os geradores, isso quer dizer que caso você precise se curar ou ganhar algum tempo, basta corre para longe de um gerador, pois assassino verifica com certa regularidade todos os geradores.

Totens: É possível usar totens para remover ou diminuir maldiçoes, basta destrui-lo.

Escotilha: E possível escapar no game antes de reparar os geradores, para isso existe a escotilha, porem para ser usada e necessária ter a chave (Você tem de comprar e levar OU achar uma nos baús mapa chave no baú do mapa e raro ou todos do seu time devem morrer e ter no mínimo 2 geradores ligados. E escotilha também e déspota no mapa ao se ligar 2 geradores.

Dead loot: Muito jogadores não se atentam, mas e possível recuperar itens traduzidos por outros jogadores, caso um jogador morra, basta ir no local de sua morte e pegar o item que ele trouxe.

Referências:

Steamcommunity, Techtudo, wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.